Expectativas de aprendizagem em Educação Física do 1º ao 9º ano
As Orientações Curriculares prevêem que os alunos de 5º ano sejam capazes de:
- Identificar, explicar e demonstrar corporalmente brincadeiras, esportes, danças, lutas e ginásticas vivenciados no contexto da comunidade.
- Buscar a participação de todos, independentemente de gênero, sexualidade, raça, etnia ou biótipo.
- Analisar e comentar em diversas situações o desempenho dos participantes, compreendendo-o como fruto das características pessoais e da diversidade da prática.
- Respeitar o direito de expressão dos colegas, aceitando diferentes graus de participação.
- Reconhecer as atividades que ocorrem em outros grupos culturais e vivenciá-las.
- Identificar as relações de poder presentes nas vivências esportivas.
- Apropriar-se da terminologia específica da modalidade.
O mesmo documento prevê que os estudantes de 9º ano saibam:
- Ser críticos perante a tentativa de imposição da indústria cultural.
- Reconhecer a intencionalidade de políticas esportivas públicas e do terceiro setor.
- Analisar os programas televisivos, as crônicas e a publicidade e seus efeitos.
- Identificar as características das brincadeiras vivenciadas (regras, estratégias, conteúdo e forma).
- Elaborar formas variadas de textos.
- Adaptar formas de participação, facilitando a atuação dos colegas.
- Conhecer e relacionar os tipos de modalidade com os espaços sociais onde ocorrem.
- Compreender a construção do mito do atleta.
- Identificar as práticas discursivas presentes nos esportes que reforçam pejorativamente a identidade de raça, gênero, sexualidade e idade.
- Identificar, explicar e demonstrar corporalmente brincadeiras, esportes, danças, lutas e ginásticas vivenciados no contexto da comunidade.
- Buscar a participação de todos, independentemente de gênero, sexualidade, raça, etnia ou biótipo.
- Analisar e comentar em diversas situações o desempenho dos participantes, compreendendo-o como fruto das características pessoais e da diversidade da prática.
- Respeitar o direito de expressão dos colegas, aceitando diferentes graus de participação.
- Reconhecer as atividades que ocorrem em outros grupos culturais e vivenciá-las.
- Identificar as relações de poder presentes nas vivências esportivas.
- Apropriar-se da terminologia específica da modalidade.
O mesmo documento prevê que os estudantes de 9º ano saibam:
- Ser críticos perante a tentativa de imposição da indústria cultural.
- Reconhecer a intencionalidade de políticas esportivas públicas e do terceiro setor.
- Analisar os programas televisivos, as crônicas e a publicidade e seus efeitos.
- Identificar as características das brincadeiras vivenciadas (regras, estratégias, conteúdo e forma).
- Elaborar formas variadas de textos.
- Adaptar formas de participação, facilitando a atuação dos colegas.
- Conhecer e relacionar os tipos de modalidade com os espaços sociais onde ocorrem.
- Compreender a construção do mito do atleta.
- Identificar as práticas discursivas presentes nos esportes que reforçam pejorativamente a identidade de raça, gênero, sexualidade e idade.
BIBLIOGRAFIA A Educação Física na Escola: Implicações para a Prática Pedagógica, Suraya Darido e Irene Rangel, 316 págs., Ed. Guanabara Kogan, tel. (21) 3970-9450, 69 reais
Educação de Corpo Inteiro, João Batista Freire, 224 págs., Ed. Scipione, tel. (11) 3990-1788 (edição esgotada)
Pedagogia da Cultura Corporal: Crítica e Alternativas, Marcos Garcia Neira e Mario Luiz Ferrari Nunes, 296 págs., Ed. Phorte, tel. (11) 3141-1033, 29 reais
Educação de Corpo Inteiro, João Batista Freire, 224 págs., Ed. Scipione, tel. (11) 3990-1788 (edição esgotada)
Pedagogia da Cultura Corporal: Crítica e Alternativas, Marcos Garcia Neira e Mario Luiz Ferrari Nunes, 296 págs., Ed. Phorte, tel. (11) 3141-1033, 29 reais
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