Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 19 de junho de 2011


A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA ESCOLA:
AÇÃO A SER DINAMIZADA PELA EQUIPE ESCOLAR

OBJETIVO DO CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA

 ATUAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR QUANTO AO
§ ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DOS PROFESSORES COM VISTAS À MELHORIA DO TRABALHO ESCOLAR.
“A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO”

• A EQUIPE DEVE PERGUNTAR...
• O QUE DEVO ACOMPANHAR?
• COMO ACOMPANHAR?
• COM QUAIS OBJETIVOS?
• QUAIS OS REFERENCIAIS A SEREM SEGUIDOS?
• QUAIS ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO? (QUE INSTRUMENTAIS DEVO USAR PARA REGISTRO E ACOMPANHAMENTO)
PLANEJAR = EXECUTAR = AVALIAR

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OU ... TODO CUIDADO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA É POUCO

OBJETIVO ESPECÍFICO:
RECONHECER A IMPORTÂNCIA E A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTAS À MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS;QUAIS SÃO AS EXIGÊNCIAS OU NECESSIDADES DOS PROFESSORES? QUAIS INSTRUMENTOS SÃO UTILIZADOS PARA DIAGNOSTICAR SUA PRÁTICA?QUAL A CONSONÂNCIA DO RESULTADO COM A PROPOSTA DA ESCOLA?
• O PROFESSOR DEVE ESTAR ENVOLVIDO EM TODAS AS FASES DA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR.
PODE REALIZAR A COLETA DE DADOS E ELABORAR UM PLANO DE TRABALHO PARA SUPERAR DIFICULADADES E PROMOVER AVANÇOS NA SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA.

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
CARACTERIZAR AS DUAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

DIMENSÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA.
“PENSAR EM FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO, É PENSAR EM COMO ALCANÇAR OUTROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (ORIENTADORES, SUPERVISORES, DIRETORES E TRABALHADORES DE APOIO ADMINISTRATIVO)”


• PRINCIPAIS TENDÊNCIAS

FORMAÇÃO CONTINUADA:
ESTRUTURANTE

TENDÊNCIAS:
INTERATIVO-CONSTRUTIVISTA

TENDÊNCIA INTERATIVO-CONSTRUTIVISTA

ATITUDES FUNDAMENTAIS
• MENTALIDADE ABERTA;
• RESPONSABILIDADE;
• ENTUSIASMO.
• AMBIENTES ESCOLARES/QUADRO DE BROOKS E BROOKS
• A TENDÊNCIA ORIENTADORA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PODE INTERFERIR NA FORMA COMO ESTES INTERAGEM COM OS SEUS ALUNOS, INFLUENCIANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.(CRENÇAS E VALORES)


MODELOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

OBJETIVO ESPECÍFICO:
IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS MODELOS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES.

• Classificação de Vaillant e Garcia
Justaposição (ato ou efeito de colocar uma coisa junto à uma outra) Consonância em torno do perfil de um bom professor (acordo ou concordância em torno de algo) Dissonância crítica (desarmonia ou desacordo entre quaisquer coisas)Ressonância colaborativa (repercussão, intensificação, ou prolongamento de algo)


OBJETIVOS GERAIS APARTIR DOS DOIS ULTIMOS MODELOS CITADOS

• Propor novas metodologias de atuação para os professores na escola, considerando as necessidades dos alunos;
• Colocar os profissionais da educação em contato com discussões teóricas atuais sobre temas diversos que possam melhorar sua prática, por exemplo, em currículo, avaliação e planejamento curricular por competências e habilidades;
• Contribuir para as mudanças que se fazem necessárias, visando à melhoria da ação pedagógica na sala de aula, na escola e, consequentemente, da educação em geral.


FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA


AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO
PRÁTICA - REFLEXÃO TEÓRICA – PRÁTICA REFLETIDA

 Que tipo de instituição educativa queremos?
n
 Que tipo de
n profissional precisamos?
 Que formação se torna necessária?
n
 Formação
n vista como: organizar, fundamentar, revisar, descobrir e construir;

Como o professor é (ou deve ser) visto...

Professor é trabalhador do conhecimento, cuja dinâmica faz com que a educação assuma caráter de permanente recomeço e renovação. (Marques)

Algumas concepções necessárias....

A formação deve girar em torno da prática docente: o que o professor faz (ou não faz), o que o professor deve (ou não) fazer, o que o professor vai (ou não) fazer. (Gomes)

A construção da teoria de cada docente só é possível na medida em que ele dispõe a questionar sua própria prática.
É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. (Freire)

Perrenoud entende a formação continuada enquanto a última das dez competências profissionais a serem cultivadas com prioridade pelo professor. Última, não por ter menos importância que as demais, mas, ao contrário, por ser essa competência a responsável pela manutenção e pelo desenvolvimento de todas as outras adquiridas.

Coordenador Pedagógico .......

Se a formação continuada do professor exige acompanhamento e assessoramento constantes, o coordenador pedagógico adquire um papel fundamental na condução do processo de reflexão e a observação da atuação dos professores se torna parte intrínseca do seu trabalho pois é isso que lhe permite conhecer o processo de aprendizagem dos professores, adequar as ações de formação e avaliar seus resultados. (Valente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário