quinta-feira, 23 de junho de 2011

Valorizando a Cultura afro-brasileira e africana Através da Lei : 10639

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTE
         PRAÇA 29 DE DEZEMBRO ,Nº 57

 
   Valorizando a Cultura afro-brasileira  e  africana                               Através   da Lei : 10639

                                                                      APRESENTAÇÃO

          
            Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados  nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da  identidade  nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade  étnico cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes. O trabalho com Pluralidade Cultural se dá a cada instante, exige que a escola alimente uma “Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros.


                                                               JUSTIFICATIVA

    No mundo contemporâneo o sistema educacional brasileiro, tem enfrentado processos constantes de mudanças estruturais e conceituais, por conta das exigências sociais, que desejam uma educação de resultados positivos e práticos para o dia-a-dia. Uma educação que prepare para a diversidade e autonomia na construção do conhecimento, bem como, dos saberes constantes de aprender a aprender. O Projeto Cultura Afro – brasileira tem o propósito de atender a lei Nº 10.639/03 que alterou a lei de diretrizes e bases (LDB) e instituiu as Diretrizes Curriculares para a sua execução. A lei acima citada determina a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar das seguintes modalidades de ensino: Fundamental e Médio. A decisão oriunda da lei faz um resgate histórico da colaboração dos negros na estruturação e construção da sociedade brasileira. O projeto propõe palestras acerca da identidade cultural destacando as diferenças culturais.Visa ainda, o reconhecimento e a valorização da identidade, como também da cultura e da história dos negros brasileiros.

OBJETIVO GERAL :   

    Compreender a importância do legado cultural dos africanos e seus descendentes como patrimônio histórico  e cultural do povo  brasileiro,respeitando e valorizando suas manifestações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Perceber  a necessidade de  intervir  positivamente para  a erradicação das  desigualdades raciais.
 Levantar a discussão sobre as diferenças sociais e sua diversidade em escala mais próxima do aluno: seu dia a dia, seus colegas, seus interesses e costumes.
Possibilitar a discussão da diferença como parte do nosso cotidiano e inerente ao ser humano.
Tornar a discussão sobre as diferenças e diversidades sociais interessante do ponto de vista do aluno, possibilitando o crescimento pessoal deste indivíduo como cidadão transformador da sociedade
Identificar a importância  do papel dos  afro- brasileiros e suas contribuições  para    a sociedade brasileira
Apontar os traços culturais africanos que permanecem vivos no nosso dia  - a  dia.

Trabalhar a  auto  estima da criança negra, ajudando a ter orgulho de te  pertencer a sua etnia  mas  acima de  tudo  a ter orgulho  se ser brasileira.


Ressaltar  a importância  do  trabalho dos escravos para a economia  brasileira.


Explicar as  razões  histórico-culturais da existência da mentalidade  discriminativa em relação aos  negros  brasileiros


Destacar  a importância vivenciando o dia da Consciência Negra
                                         

Respeitar os direitos humanos e fundamentais  do cidadão
                                        

METODOLOGIA:

Para   atingir  as   metas,  a  metodologia   empregada  segue uma  linha de  ação  que podem ser realizadas conforme indicado abaixo.

Além  das  apresentações  em  palco, cada   sala  apresentará   seu  stand  de  acordo  com  o  que   foi  trabalhado  durante    os   dias  proposto    pelo  projeto.

O projeto   poderá  ser   vivenciado  e  apresentado   por   meio   de  várias  sugestões   como.


RECURSOS  UTILIZADOS

·         Projeção de vídeos
·         Pesquisas
·         Interpretação de textos
·         Redação
·         Exposição de trabalhos
·         Construção de mural
·         Leitura  de textos informativos ,literários narrativos descritivos visuais.
·         Mapas
·         Cartazes
·         Fotos
·         Desenhos
·         Debates
·         Seminários
·         Dramatização
·         Jornais


PÚBLICO –ALVO  :      

·         Alunos  de    ano  ao     ano
·         Professores
·         Comunidade   interna  e  externa


Duração  do  Projeto :  _________________________________________________
Culminância do  Projeto:  ______________________________________________
Local   de  apresentação:_______________________________________________



  CORTÊS,2011
  



 ÁREAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO


PORTUGUÊS


·         Trabalhar  a  etimologia  das  palavras de  origem  africana  que  hoje  são costumeiramente   falada  por  nós.
·         Provérbios   africanos
·         Produção de textos
·         Leitura e interpretação  de textos
·         Poemas músicas


MATEMÁTICA:
 

·         Tabela dos  países da África
·         Tabelas  mostrando a quantidade de escravos que desembarcaram  no Brasil de(1836 a 1855.


LÍNGUA ESTRANGEIRA  : 

·         Conhecer  a  História  dos países  da  África  que  falam  inglês e espanhol


GEOGRAFIA  :

·         Maquete  dos  quilombos e fazendas
·         A localização da áfrica
·         Mapa  do  continente africano
·         As  línguas faladas na  África
·         Paisagens
·         Pesquisa sobre aspectos físicos,econômicos e humanos
·         Moeda africana


LITERATURA:

    Poemas  de  Castro  Alves  e  Francisco Solano Trindad  (obras  literárias  de  destaque.)


EDUCAÇÃO FÍSICA :  Capoeira, Danças Africanas


CIÊNCIAS: Flora  e Fauna  Africana


HISTÓRIA: 

·         A história da África
·         História da colonização do Brasil dos povos africanos os costumes deixados pelos negros empregados na nossa culinária
·         Pluralidade  Cultural
·         Cultura
·         Os povos  africanos os quilombos
·         A formação do povo brasileiro
·         A origem dos escravos
·         A  luta  pela  liberdade
·         Zumbi dos palmares
·         Os movimentos abolicionistas
·         A lei áurea


RELIGIÃO

·         Conhecer a religião mais difundida na África
·         As religiões africanas
·         Sincretismo religioso

TEMAS  TRANSVERSAIS

·         Painéis  interativos representando a  fome na áfrica
·         Segregação racial
·         Preconceito
·         Racismo
·         Diversidade cultural
·         Etnia

ARTE

·         Danças  africanas
·         Capoeira
·         Musicas
·         Instrumentos musicais
·         Artesanato
·         Cartazes
·         Cantores
·         Bandeiras dos países africana
                              

                                                       




                                              Referências



HERNANDEZ,Leila.A África na sala de aula:visita  história contemporânea.São Paulo:Selo Negro,2005.


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SEPPIR: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília-DF: MEC/SEPPIR, 2004.



SILVA,  Alberto Costa.Um Rio Chamado  Atlântico.A  África  no   Brasil e o Brasil na África.Rio de Janeiro:Nova Fronteira.Ed.UFRJ,2000

                                                                   AVALIAÇÃO
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas, de forma contínua, mediante exercícios e apresentações  em  sala  de  aula.

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