sábado, 26 de novembro de 2011

PROJETO RESGATANDO VALORES


RESGATANDO VALORES
SUBTITULO
TRADIÇÕES E CULTURA EM MOVIMENTO
PUBLICO ALVO
A COMUNIDADE
DURAÇÃO
2 MESES
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se este projeto pela necessidade de se resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites materialista que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
OBJETIVOS
• Resgatar as tradições e culturas de nosso país dando ênfase à cultura da paz e respeito;
• Relacionar os modos de vida, passado e presente na sociedade brasileira e em sua cidade
• Agrupar fatores que influenciaram a nossa cultura e deram base as tradições tão presentes entre nós;
• Direcionar os valores morais como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
METODOLOGIA
Este projeto abrangerá toda a comunidade escolar e em torno, com participação efetiva dos alunos e professores do primeiro e segundos segmentos divididos e organizados por disciplinas.
RECURSOS
Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas possíveis:
• Vídeos;
• Revistas;
• DVD’s;
• Jornais
• Materiais recicláveis;
• Entrevistas;
• Palestra;
• Aulas extraclasses para pesquisa e levantamento de dados.
DESENVOLVIMENTO
2º SEGMENTO
Educação Preventiva
Fazer levantamento sobre o que se diz, se conta sobre o passado cultural de chaperó em relação a gravidez prematura, vícios, desvios de conduta familiar e mortalidade infantil.
Ensino Religioso
Pesquisar e documentar a diversidade religiosa promovendo danças, palestras, dramatizações, etc.
Língua Portuguesa
Registra as diversas formas de expressão dos alunos e moradores. Suas perspectiva em relação ao futuro. (Confecção e montagem de livros)
Literatura
Pesquisar as influências regionais tão marcantes neste bairro na cultura já existente. (Textos, desenhos, poesias, etc)
5ªs Série
História
Levantar dados populacionais e histórias do bairro desde a sua fundação. (Origem de sua cidade ,quem fundou, porque, para que, etc)
Matemática
Criar gráficos (Com todos os dados obtidos: gravidez, vício, mortalidade infantil, etc)
Geografia
Situação geográfica do bairro, produção e consumo. (Localização do bairro em relação bairro em relação ao município, estado e país)
Ciências
Pesquisar clima e poluição do meio ambiente (etc.)
Língua Portuguesa
Comparar a cultura da sua cidade modos de falar e viver com outras culturas. Todas as séries
Educação Artística
Descobrir através de pesquisa as diversas expressões e formas de artes existentes na cidade (Maquetes, tipos de roupas, etc.)
1º SEGMENTO
1ªs
Dramatização – “O Cravo e a Rosa”
Dramatização – “Terezinha de Jesus”
Brincadeiras de Roda e Brinquedos
Dramatização – “Se esta rua fosse Minha”
• Exposição de mine livros folclóricos;
• Dramatização – Boto Rosa;
• Frases de Para-Choque.
• Coral Folclórico (Musica: Sabiá / Andorinha Preta);
• Dramatização – A Lenda da Mandioca;
• Parlendas.
• Cantigas de Roda;
• Cantigas de Ninar;
• Dramatização – A Linda Rosa Juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário