quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

1) Qual é a idade correta para ingresso no ensino fundamental de 9 anos?


As crianças com 6 anos completos até o dia 31 de março de 2010 devem ser matriculadas no primeiro ano do fundamental no ano que vem. Apesar disso, crianças de cinco anos que já tiverem cursado dois anos da pré-escola poderão entrar no ensino fundamental de nove anos em 2010 - essa determinação só vale para o ano que vem. Seu objetivo é evitar que as crianças sejam obrigadas a repetir algum ano da educação infantil.
Crianças de cinco anos que já tiverem cursado dois anos da pré-escola poderão entrar no ensino fundamental de nove anos em 2010 - essa determinação só vale para o ano que vem. O objetivo dessa medida é evitar que as crianças sejam obrigadas a repetir algum ano da educação infantil porque não têm a idade mínima para o 1º ano.
 Meu filho tem 5 anos e vai entrar no 1º ano do fundamental. Seu aprendizado será prejudicado? Não. As escolas estão sendo orientadas pela Seb a dar atendimento especial para crianças de 5 anos que ingressarem no 1º ano em 2010. "Temos insistido na elaboração de projetos pedagógicos criteriosos para respeitar a trajetória educativa da criança. Não queremos voltar ninguém para trás", afirma Maria do Pilar, da Seb. O CNE também recomenda as escolas a fazerem um acompanhamento dos alunos de 5 anos. Nessa idade, os especialistas recomendam atividades lúdicas, como ouvir histórias.
Não. Agora, o dispositivo segue para aprovação do ministro da Educação Fernando Haddad, o que deve ocorrer das próximas semanas. Além disso, o MEC planeja enviar um projeto de lei com este tema ao Congresso até o fim deste ano. O projeto, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO), pretende fixar a determinação do conselho. "As medidas do CNE não têm força de lei, nem são suficientes para os questionamentos judiciais que estão ocorrendo", afirma Cesar Callegari, presidente da Câmara de Educação Básica do CNE. Apesar da terminação do conselho, Estados e municípios têm autonomia para definir a idade de entrada na Escola em suas redes.


Confira na tabela abaixo o ano de matrícula no 1º ano a partir do nascimento da criança. Atenção à data de corte: 31 de março.
Ano de nascimento - Ano de matrícula no 1º ano
2003 - 2010
2004 - 2011
2005 - 2012
2006 - 2013
2007 - 2014
2008 - 2015
A inclusão das crianças de seis anos no Ensino Fundamental
Nessa idade, em contato com diferentes formas de representação e sendo desafiada a delas fazer uso, a criança vai descobrindo e, progressivamente, aprendendo a usar as múltiplas linguagens: gestual, corporal, plástica, oral, escrita, musical e, sobretudo, aquela que lhe é mais peculiar e específica, a linguagem do faz de conta, ou seja, do brincar.
Sua relação com o outro, consigo mesma e com diferentes objetos da natureza e da cultura que a circundam é mediada por essas formas de expressão e comunicação.
(Orientações para Ensino Fundamental 9 anos - MEC - p. 20)
Fonte: Jornal da Educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário