quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

cantigas de roda


PROJETO CORAL NA ESCOLA” -

1-APRESENTAÇÃO
Projeto elaborado para a realização de um “Coral na Escola” , envolvendo alunos das Quartas séries do ensino fundamental ,com a finalidade de levá-los a uma completa interação social. A música traz benefícios à criança na questão da memorização, promove a auto estima, desperta os sentimentos, promove a sensibilidade para elaborar as atividades de forma prazerosa.

2 – OBJETIVO GERAL:

Verificar a relação existente entre a aplicação da música na sala de aula e sua contribuição no desenvolvimento do aluno, especialmente no que diz respeito à alfabetização, à socialização e à expressão corporal.

3 - OBJETIV0 ESPECÍFICO

• Desenvolvimento do senso artístico, criativo e social.
• Enriquecimento da aprendizagem no estudo da língua portuguesa.
• Desenvolvimento integrado do aluno.
• Desenvolvimento e rapidez de compreensão e desembaraço na leitura da canção.
• Enriquecimento do vocabulário pela introdução gradativa de palavras de uso corrente.
• Desenvolvimento da atenção.
• Auxílio ao aluno em seus múltiplos aspectos de formação, quer sejam sob o ponto de vista pedagógico, psicológico, sociológico e cultural.

4 - CONTEÚDO :

• Músicas populares: melodias do povo que agradam as massas e que se propagam ao sabor do gosto popular, com termos ou expressões comuns, de uso diário e falam sobre os sentimentos em geral.
• Músicas Folclóricas: canções baseadas nas tradições , lendas ou crenças de um país ou região. Elas transmitem os fatos históricos, os usos e costumes, de geração em geração.
• Músicas Patrióticas ou Nacionais: as que exaltam o amor à Pátria e a dedicação aos seus interesses.
• Músicas Comemorativas: as que trazem à memória um acontecimento, celebram a lembrança de um fato importante.

5- METODOLOGIA
• Pesquisa ( livros, coletâneas, discos, CDs) de outras canções.
• Leitura e escrita das canções, obedecendo a estrutura da língua

6 - PÚBLICO ALVO

Alunos , professores , coordenador pedagógico, direção e pais desta Unidade Escolar.


Objetivo geral:

Que a criança interaja e expresse desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita pó meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.

Justificativa:

Aprender uma língua não é somente aprender palavras, mas também os seus significados, interpretações e representações da realidade.
A aprendizagem da linguagem oral é um dos mais importantes elementos para que as crianças ampliem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
Pensando em estimular a ampliação da linguagem oral do grupo é que estamos propondo o desenvolvimento deste projeto, onde acreditamos estar promovendo situações em que a criança desenvolva sua capacidade de ouvir, se expressar e amplie seu repertório de palavras.

Apresentação:

Este é um projeto que visa possibilitar o contato das crianças com as mais variadas situações comunicativas para que assim comecem a perceber a função social da oralidade, através das cantigas de roda, percebendo esta forma de linguagem como veículo de comunicação e idéias.
No seu decorrer as crianças terão a oportunidade de participar de situações de pesquisas das cantigas a serem trabalhadas, ouvir e discriminar eventos sonoros presentes no desenvolvimento das mesmas e compartilhar o material produzido com colegas e familiares.
Sua culminância será a apresentação de todo material coletado e organizado na Mostra de Conhecimentos realizada pela escola.

Objetivos Conceituais:

• Conhecer diversas cantigas de roda.

• Lembrar de situações de seu cotidiano em que as cantigas se fizeram presentes;

• Classificar as cantigas;

• Comentar as músicas trabalhadas;

• Conhecer, um pouco, a história das cantigas trabalhadas;

• Comparar as cantigas que conhecem;

• Interpretar as cantigas trabalhadas em sala;

• Situar a cantiga no tempo e no espaço;

• Reconhecer a linguagem oral como veículo de comunicação social;

• Identificar algumas cantigas através de sua pista gráfica;



Objetivos Procedimentais:

• Coletar dados e informações sobre o tema em questão;

• Utilizar os conhecimentos adquiridos em diversas situações comunicativas;

• Recorrer à linguagem para expressar necessidades e desejos;

• Reconstruir oralmente algumas cantigas;

• Representar ou dramatizar as cantigas;

• Partilhar as cantigas em conversas e brincadeiras;

• Elaborar novas cantigas;


Objetivos Atitudinais:

• Valorizar a nossa cultura, resgatando as cantigas de roda;

• Respeitar as idéias dos colegas;

• Apreciar o tema em questão;

• Respeitar o momento de falar e de ouvir;

• Partilhar o conhecimento adquirido;

•Cooperar com o desenvolvimento das apresentações das cantigas;


Interveção I:
Objetivo: Apresentar o projeto, levantando conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto.

O.D. 1: Questionar as crianças sobre o que sabem sobre as cantigas de roda.

O.D. 2: Registrar as primeiras hipóteses.


Intervenção II:
Objetivo: Apresentar ao grupo algumas das cantigas que serão trabalhadas.

O.D. 1: Ouvir Cd com cantigas de roda.

O.D. 2: Elaborar uma lista das cantigas;

O.D.3: Desenhar pistas gráficas das cantigas;

Intervenção III:
Objetivo: Conhecer a cantiga: “Atirei o pau no gato”, bem como suas características.

O.D.1: Cantar e registrar a cantiga;

O.D.2: Pesquisar informações, individualmente, sobre origem, personagens presentes e outros.

O.D.3: Confeccionar painel com informações coletadas;

O.D.4: Representar, em sala, esta cantiga.

O.D.5: Conhecer a versão “politicamente correta” desta cantiga.

O.D.6 Conversar sobre os cuidados com os animais;
( outras intervenções que serão elaboradas)


Situação Comunicativa:
• Confeccionar portfólio com todas as informações do projeto para exposição;



• Cantigas de roda (apresentação do material coletado e construído durante o projeto);

• Apresentação de brincadeiras com as cantigas estudadas;
Recursos:
• Cd’s de cantigas;
• Livros de histórias;
• Outros materiais que forem coletados;

Avaliação Formativa:
Efetuar avaliação durante todo o processo de construção de conhecimentos pelo aluno. 

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