sábado, 7 de janeiro de 2012


Como utilizar os recursos da informática no desenvolvimento da Gincana Interdisciplinar?
JUSTIFICATIVA
Considerando que:
- O avanço tecnológico e a velocidade das informações nos põem à prova constantemente;
- A informação chega até nossos alunos, com uma grande velocidade e das mais diferentes maneiras;
- A motivação em descobrir e repassar coisas novas, trocar conhecimentos, trocar idéias nos propicia uma interação saudável;
- Os professores precisam trabalhar em equipe, com intuito de aprender a aprender, selecionando e analisando estas informações, transformando esta informação em formação na medida do possível;
- Caminhamos a passos largos para um mundo multimídia, onde o fato de saber ler e escrever vai muito além de decifrar códigos lingüísticos expressos em livros e escritas;
- O desafio da sociedade é de acompanhar a modernização assim como o desenvolvimento das novas tecnologias afim de não nos tornarmos “analfabetos digitais”;
- Dentro de um processo de Inclusão Digital, precisamos utilizar, compreender e dominar as novas tecnologias, especialmente a do uso do computador na construção do conhecimento, proporcionando ao aluno uma educação de qualidade, tornando-o incluído, alfabetizado digitalmente, com condições de buscar e compreender as novas idéias e os novos valores impostos pela sociedade do conhecimento.
Justifica-se o presente projeto.
OBJETIVOS
O presente Projeto tem como objetivos promover:
- A participação ativa dos professores no desenvolvimento e acompanhamento das atividades/tarefas organizadas para gincana interdisciplinar;
- A integração da comunidade escolar, estimulando a participação dos diferentes segmentos da mesma em todos os momentos do processo pedagógico;
- Atividades de Interação com a comunidade em geral através de ações de cunho social e cultural;
- Atividades interdisciplinares on-line através da participação em fóruns de discussão e no blog da gincana;
- Atividades que envolvam a utilização dos recursos da informática, através de softweres educativos, de edição de texto, planilha de cálculo e ou pesquisas orientadas na internet;
- Ações que demandem o resgate e a aplicação dos valores de solidariedade, respeito, companheirismo e determinação, assim com a importância da preservação do patrimônio público.
METODOLOGIA
As tarefas da Gincana serão disponibilizadas no blog da gincana, possibilitando o acesso pela comunidade escolar.
Este blog servirá para as turmas (equipes), tomarem conhecimento das tarefas, atualizarem-se quanto a sua classificação na Gincana e opinarem sobre as mesmas.
Algumas tarefas se desenvolverão durante todo o ano letivo.
As tarefas interdisciplinares serão disponibilizadas todas às sextas-feiras, para acesso das turmas (equipes), no final de semana. Estas deverão ser resolvidas até a quinta-feira da semana seguinte e entregue à equipe coordenadora para conferência. Uma vez conferida a tarefa, será atualizado o resultado parcial da gincana no referido blog.
AVALIAÇÃO
Será considerado satisfatório o desenvolvimento do Projeto se houver a participação efetiva dos alunos, professores, nas atividades e tarefas lançadas no blog.
1ª Tarefa: Arrecadar o maior número de gêneros alimentícios.
2ª Tarefa: Levar um pai que toque algum instrumento musical.
3ª Tarefa: Um estudante de cada equipe apresentar uma paródia para homenagiar os pais.
4ª Tarefa: Apresentar o pai que faça o maior número de embaixadinhas.
5ª Tarefa: Apresentar um pai que dance forró.
6ª Tarefa: Montar um álbum com a história do Parazinho.
7ª Tarefa: Apresentar um pai que conte uma piada.
8ª Tarefa: Participar da torcida.
9ª Tarefa: Levar o pai mais velho e o pai mais novo.
10ª Tarefa: Um estudante para cantar.
11ª Tarefa: Formar um grupo de dança para apresentar-se composto por estudantes.
12ª Tarefa: A melhor redação que tenha como tema: Quem sou eu como estudante.
Todas as tarefas valiam 10 pontos e também eram todas avaliadas pelos jurados convocados para a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário