Cultura
do Nordeste – Projeto Pedagógico
A cultura nordestina apresenta características das
três diferentes etnias que formaram o seu povo: índios, negros e europeus,
motivo pelo qual tornou-se muito rica e diversificada.
Estudar as riquezas desse povo, suas raízes
culturais, será uma ótima oportunidade de perceber que os aspectos sociais da
região nordeste trazem elementos próprios, como a linguagem, os símbolos que
representam os fatos históricos ali acontecidos, além da arte, alimentação,
etc., num trabalho interdisciplinar (envolvendo todas as matérias).
Levar a sugestão para a sala de aula é uma ótima
forma de se perceber qual o centro de interesse dos alunos diante do tema,
afinal, são eles os principais intérpretes do processo.
Como o tema é bem abrangente, existe a oportunidade
de ser trabalhado em qualquer turma, pois basta que o professor adapte as
ideias ao contexto de sua sala de aula.
Dentre as especificidades a serem trabalhadas,
podemos destacar as brincadeiras populares do nordeste, que são sugeridas para
as turmas de educação infantil; culinária, artesanato, literatura, danças,
lendas folclóricas e religião, ficam para as turmas mais avançadas, pois são
temas mais elaborados. Aqui seguem apenas sugestões, mas outros temas podem ser
inseridos ao projeto, ou mesmo adaptados para outras turmas, pois permite tal
flexibilidade.
Para o desenvolvimento do projeto é necessária
muita discussão e debate na sala de aula, além de seminários, apresentações,
pesquisas, atividades em grupo, atividades experimentais, passeios turísticos,
etc. Tudo depende dos objetivos a serem conquistados.
Para uma turma que estuda sobre o artesanato, por
exemplo, será muito importante o desenvolvimento de uma pesquisa sobre as
mulheres rendeiras, cultura aprendida com as portuguesas, na época do Brasil
colônia. Hoje as rendeiras são mundialmente conhecidas, pois seus trabalhos são
de uma delicadeza incomparável. Para a confecção das rendas são utilizadas
técnicas de bilros, alfinetes ou espinhos de cactos; labirinto, que consiste em
abrir pequenos espaços nos tecidos, desfiando-os; e o filé, feito numa trama de
rede, muito usado em toalhas, colchas e cortinas.
Com esses estudos direcionados, os alunos têm
contato com a realidade cultural da região, fazem contato direto com a produção,
podendo inferir conceitos sobre determinada cultura, estrutura de trabalho, de
moradia, de vida, refletindo sobre a dignidade desse trabalho pouco valorizado.
Nesse momento cabe propor que aprendam a fazer
crochê, sendo que cada um deverá montar um quadradinho, em sala de aula, pois
juntarão todas as peças para montar uma colcha.
A culminância do projeto poderá ser uma
apresentação, em praça pública, sobre os aspectos estudados, apresentações de
danças, peças teatrais, exposição dos materiais confeccionados pelos alunos,
enfim, uma forma de dar fechamento ao mesmo, mostrando para a sociedade os
valores implantados dentro da escola.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
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