sábado, 28 de janeiro de 2012

diversos



Aprendendo a conviver na escola com boas maneiras
                                              
                                                            ATIVIDADES:

- Trabalho com textos e ou livros diversos que sugerem temas como solidariedade, respeito aos outros, boas maneiras, cooperação, estímulo à sensibilidade e reflexão...
-Usar constantemente as frases: “Bom Dia”, “Boa Tarde”, “Obrigado”, “Por Favor”, “Com Licença”
- Jogos e dinâmicas que estimulem a amizade, cooperação e o respeito às diferenças.
- Elaboração de frases e histórias que enfatizem a convivência adequada no grupo.
- Dramatização de situações de conflito que podem surgir na escola, confrontando com a dramatização do que seria a atitude mais adequada para o momento.
_Atividades em grupo e duplas   /  - Manual da Convivência
- Definição das regras de convivência da turma
              - Eu vi uma barata: forma-se um círculo com as crianças. Uma inicia dizendo “ eu vi uma barata Na fulana”Quem estiver a sua direita deverá defender seu amigo dizendo: “ não, na fulana a barata não está. Eu vi foi na beltrana”. O jogo prossegue até que todos sejam chamados
               - Corpo a corpo: os alunos circulam pela sala e na ordem do professor juntam as partes do corpo solicitado: mão 5, braço 3, cabeça 4,...

- A bola da vez: forma-se um círculo com os alunos. Um começa jogando uma bola a um colega e dizendo o seu nome. Este continua o jogo, atirando a bola para o outro e assim por diante.

- Você sabe quem são seus colegas? : folha com perguntas.
- Dança das cadeiras: formam-se dois círculos de crianças, um fora e outro dentro. Os alunos deverão    conversar com o seu colega da frente sobre o que mais gosta de fazer em casa quando não está no colégio. Ao sinal da professora, a roda do meio irá girar uma vez, seguindo a mesma conversa até que todos conversem com todos.

Jogo do nome: cada aluno tira de um saco o nome de um colega. Escreve seu nome, bem grande, numa folha de ofício e procura escrever o maior número de palavras que conhece que começam com a mesma letra.
                 - Dinâmica do Elefante:  Cada criança receberá o desenho de um elefante onde deverá escrever uma palavra que a turma não deverá esquecer até o final do ano.
- Escrever um recadinho para um amigo ( sortear quem escreve para quem).
 Fazer um desenho bem bonito, escrevendo de: e para: ( sortear quem desenha para quem).
- Ursinho: forma-se um círculo. Neste círculo passará um ursinho. Cada criança deverá fazer nele um gesto. Quando todos tiverem terminado, a professora explicará que os alunos deverão fazer o mesmo gesto que fizeram no ursinho no colega da direita.

                 Empresta-me tua casinha? Desenha-se no chão vários círculos ( um a menos que o número de crianças). Cada círculo será ocupado por uma criança. A que ficar sem a casinha deverá chegar a uma criança e dizer: “ empresta-me tua casinha?”. Todas as outras deverão responder: “ pois não!”. Todas saem do seu círculo, trocando de lugar. A que estava fora, deverá buscar um círculo também. Quem ficar sem lugar, recomeça o jogo.
-Bingo humano: Cada criança receberá uma cartela. Após, deverá escolher o seu codinome: formado pelo seu apelido + seu prato predileto. Ao sinal, todos deverão preencher sua cartela com nome dos colegas. -- -Após joga-se bingo com as cartelas. Quem preencher a sua primeiro vence o jogo.

- Jogo do rabisco: joga-se em dupla. Cada uma recebe uma folha. Uma criança inicia um desenho e passa a folha para a outra continuar e assim por diante até terminar o desenho.

-: forma-se um Jogo dos olhos círculo. Quando dois olhares das crianças se cruzarem, elas deverão trocar de lugar. O jogo termina conforme o interesse da turma.

- Autógrafo: Cada aluno recebe uma folha. Deverá conseguir o maior número de autógrafo dos seus colegas.

- Expressão de amizade: forma-se um círculo. Quem começa, olha para o colega da direita e diz “ amo o meu colega com A, porque ele é... ( e diz um adjetivo que comece com a letra A). A jogo prossegue com todas as letras do alfabeto.

- Sinais de trânsito: os alunos deverão, início da aula, colocar uma carinha ao lado do seu nome conforme seu humor.
   -Não se deve, de maneira alguma, tossir, espirrar ou arrotar no rosto dos outros. Se não puder evitar o espirro ou a tosse, deve-se usar um lenço ou fazê-lo sem escândalo;

  -Não se deve falar alto, ou gritar em locais públicos como: rua, supermercados, lojas, cinemas, hospitais, igrejas, etc;

- Respeitar e chamar com respeito, usando “Senhor” ou “Senhora” as pessoas mais velhas;
 
-Ceder lugar no ônibus para pessoas idosas, mulheres grávidas e pessoas deficientes;
 
-Jamais atirar pedras, tocar campainhas, ou promover “bagunça” na rua, ou qualquer lugar público
- No telefone seja educado e não grite e antes de desligar diga: Obrigado, até logo, Boa tarde, etc.
    - Não puxar as pessoas pelas mangas da blusa ou camisa, a fim de fazê-los  prestar atenção a  você
  -Não usar termos como: burro, estúpido, besta, ou palavrões ao se referir ao colega.
 - Não riscar e/ou escrever nas carteiras, paredes ou outros móveis da escola.
  - Usar o banheiro obedecendo as regras de higiene.
 - Pedir permissão para entrar na sala atrasado. Não se fala nem se bebe com a boca cheia.
 


Seguir regras básicas da boa convivência significa respeitar os outros e exigir respeito por si mesmo. As boas maneiras no ambiente escolar são baseadas na demonstração do interesse e da consideração pelas pessoas. O sucesso das pessoas se deve em parte ao fato de saber se comportar em quase todos os ambientes e situações.
Justificativa:
Tendo em vista que todo ser humano desde pequeno deve aprender e conhecer as boas maneiras sabendo como portar-se de maneira educada e inteligente, este projeto pretende ajudar aos pais e  educandos  nesta tarefa.
Objetivo:
• Definir boas maneiras;
• Conhecer e saber aplicar as boas maneiras e cortesia na família, escola, projetos, refeições e vida social.
• Aplicar os princípios de vida cristã, prescritos pela Bíblia.
o Caráter: Educação mostra caráter. Deus criou o homem a Sua imagem e semelhança. Deus é uma pessoa educada.
o Auto-governo: Saber-se comportar-se de maneira correta nos lugares certos, de maneira auto-governada.
o Mordomia: Cuidar bem das boas maneiras aprendidas, aplicando-se constantemente.
o União: Em casa, na Escola, às refeições, devemos estar de acordo em relação às regras estabelecidas, para que vivamos harmoniosamente.
o Individualidade: Regras diferentes para lugares e situações diferentes.
o Semear e Colher: Ao semear atitudes de cortesia, atenção, educação, iremos colher essas mesmas atitudes de respeito para conosco.
o Soberania: Deus nos deu capacidade de tomarmos as decisões de com se comportar, de maneira correta ou não.
o Conscientizar que as boas maneiras são importante para convivência harmoniosa e feliz no meio social.
Desenvolvimento:
• Trabalho com as regras sociais gerais:
 Usar constantemente as frases: “Bom Dia”, “Boa Tarde”, “Obrigado”, “Por Favor”, “Com Licença”;
 Cumprimentar, com cortesia e atenção as pessoas conhecidas que encontrar na rua;
 Estender sempre a mão a quem nos cumprimenta;
 Não se deve, de maneira alguma, tossir, espirrar ou arrotar no rosto dos outros. Se não puder evitar o espirro ou a tosse, deve-se usar um lenço ou fazê-lo sem escândalo;
 Não se deve falar alto, ou gritar em locais públicos como: rua, supermercados, lojas, cinemas, hospitais, igrejas, etc;
 Respeitar e chamar com respeito, usando “Senhor” ou “Senhora” as pessoas mais velhas; No telefone seja educado e verdadeiro, não grite e antes de desligar diga: Obrigado, até logo, Boa tarde, etc.

 Ceder lugar no ônibus para pessoas idosas, mulheres grávidas e pessoas deficientes;
 Jamais atirar pedras, tocar campainhas, ou promover “bagunça” na rua, ou qualquer lugar público;
 Não faça visitas muito longas;
 Não vá constantemente a casa dos vizinhos.
 Trabalho com as regras de “Boas Maneiras” em casa:
 Falar com educação e total respeito com os pais, irmãos e demais parentes, sem jamais gritar ou usar palavrões.
 Não deixar a campainha, interfone, ou telefone tocando por muito tempo.
 Não usar o telefone para passar “trotes” ou fazer brincadeiras indevidas.
 No telefone seja educado e verdadeiro, não grite e antes de desligar diga: Obrigado, até logo, Boa tarde, etc.
 Não contradizer seus pais na frente dos outros, se você tem alguma dúvida pergunte depois a sós.
 Receba as visitas com cortesia, educação e oferecendo o melhor.
 Jamais use de insistência, birra, com os seus pais principalmente na frente de convidados, visitas e amigos.
 Trabalho com as regras na Escola/Projeto:
 Falar com educação e total respeito com os professores e demais funcionários, sem gritar ou usar palavrões.
 Ir para escola/projeto limpo e uniformizado.
 Não correr ou falar alto nos corredores.
 Jamais zombar dos colegas que erram.
 Jamais sair da sala sem permissão dos professores.
 Não interromper de maneira grosseira professores e colegas, levantando a mão quando precisar falar.
                                                                                                                                                         Não puxar as pessoas pelas mangas da blusa ou camisa, a fim de fazê-los prestar atenção a você
 Não usar termos como: burro, estúpido, besta, ou palavrões ao se referir ao colega.
 Não riscar e/ou escrever nas carteiras, paredes ou outros móveis da escola/Projeto.
 Usar o banheiro obedecendo as regras de higiene.
 Pedir permissão para entrar na sala atrasado.
 Trabalho com as regras de “Boas Maneiras” às refeições:
 Não se deve debruçar sobre a mesa.
 Não se fala nem se bebe com a boca cheia.
 Respeitar os horários de refeição.
 Ao cortar os alimentos deve-se ter o cuidado de conservar os braços unidos ao corpo.
 Ao ser convidado para um almoço, jantar, lanche, espere a pessoa que te convidou mostrar seu lugar à mesa.
 Evitar barulho na mastigação e não chupar a sopa da colher.
 Não se deve cuspir no prato pedacinhos de ossos, pedrinhas, espinho de peixe. Para isso usa-se garfo.
Não usar a toalha de mesa como guardanapo.
 Não brincar com garfos ou facas à mesa.
 Não palitar ou limpar os dentes à mesa. Use somente o guardanapo.
 A comida deve ser levada a boca sem que a cabeça se incline  cada bocada.
 Não inclinar-se sobre os pratos servidos à mesa, peça por favor para que passe o prato desejado.
 Recusar algum alimento que lhe for oferecido, com delicadeza, agradecendo em seguida.
 Confecção de placas de sinalização sobre boas maneiras advertindo os alunos.
 Dramatização das regras em situação diversas.
 Confecção de cartazes com desenhos sobre boas maneiras.
 Álbum das boas maneiras.
 Brincadeiras para uso das regras (ex.:casinha, imaginar que estão no recreio da escola, etc.)
 Filmes.
 Dinâmicas diversas.
 Debates:
 Sou uma pessoa educada, as pessoas percebem em mim as boas maneiras?
 Quais as boas maneiras que preciso
§ trabalhar melhor em minha vida?
Sugestões de referências bíblicas a serem trabalhadas:
 Pv. 23:12
§
 Ef. 4:31
§
 Pv. 25:11
§
 Pv. 12: 36
§
§ Ef. 4:29
 Pv. 25: 17
§
 Pv. 26:18-19
§
 Mt. 5:22
§
Culminância
1ª) Um lanche em sala onde os alunos irão praticar as boas maneiras aprendidas durante o Projeto (Sugestão CPV’s).
2ª) “Detetive das Boas Maneiras”
Ação: Na última semana ao término do Projeto, cada aluno sorteará um amigo para policiá-lo durante toda a semana, apontando falhas e sucessos na aplicação que o detetive fez dele (Sugestão MQV’s).
Obs: O professor terá liberdade para escolher a culminância que encaixa melhor para sua turma.
Referência:
HÉLVIA, Alvim Freitas Brito. Pensando com Deus.
Postado por Blog do Educador Social on domingo, 11 de abril de 2010
Apresentação
O presente projeto aborda a amizade e suas formas de manifestações. Visa ampliar a socialização entre os educandos, levando-os a encontrar e preservar amizades duradouras que possibilitem seu crescimento. Pretende-se também ajudar os educandos a compreender a importância de cultivar amizade com Deus.
Justificativa
Considerando a influência das amizades para o desenvolvimento social dos educandos, o projeto foi escolhido a fim de conscientizar o que é amizade e sua importância na formação do caráter.
Objetivos
• Desenvolver competências sociais;
• Mostrar como escolher e construir uma amizade;
• Estimular o educando a identificar quando uma amizade não está sendo saudável;
• Exercitar a identificação, sensibilidade e expressão sobre diferentes sentimentos;
• Apontar as formas dos educandos de como desenvolver amizade com Deus (orar, leitura da palavra, momentos de intimidade).
Desenvolvimento:
1. Promover debates com alguns temas: “O que é amizade?”
• O que é um amigo de verdade?
• Qual a importância de um amigo?
• Amigos traem? Você já foi traído?
• Falar o que o amigo precisa e não o que ele quer ouvir?
• Qual é a minha atitude diante de uma ação errada de seu amigo?
• Como ser amigo de Deus?
1. Trabalhar a música:
• CD Crianças Diante do Trono Amigo de Deus. (CPV música e MQV com a letra impressa);
• CD Ludmila Ferber – Amigo de Deus;
• CD Milton Nascimento – Amigo do Peito
1. Filmes diversos:
• Stuart Little 1;
• O Resgate do Soldado Ryan;
• O Último Samurai;
• A Era do Gelo 1,2,3;
• Anjos ou Soldados.
1. Dinâmicas (que proporcionam conhecer novas pessoas podendo gerar amizade).
2. Atividades:
• Baseado em ICoríntios 13. Se Deus é amor e Deus habita dentro de nós, o amor habita em nós, então, podemos substituir a palavra amor pelo nosso nome.
EX: “O amor é paciente…”
“ A Tatiane é paciente…”
• Trabalhar a amizade das histórias bíblicas.
EX: Davi e Jônatas.
• Usar a História de Pedro para trabalhar a traição e o perdão.
• Trabalhar o texto II Timóteo 1:16-18, onde Paulo agradece a Onesíforo por sua amizade e intercede por ele.
Culminância
Para fechamento do projeto cada turma irá escolher um dos temas do debate proposto no início do desenvolvimento, com o objetivo de montar uma pequena encenação demonstrando cenas do cotidiano.
Anexo
Texto “A Dádiva da Amizade”.
Elaborado pelos educadores Marcos, Bruna, Adenilson, Tatiane e Mariane e coordenação pedagógica
Reações: 
Elaborado pelas educadoras Cláudia, Roberta e Rosemeire.
Reações: 
Apresentação

A  família possui papel primordial na construção dos valores que serão incorporados pela criança e adolescente.Sendo assim, o Projeto Família pretende resgatar valores familiares importantes, mas que se tem perdido ao longo dos anos.As mudanças no conceito do de família, assim como as diferentes estruturas encontradas no lar das crianças e adolescentes educandos do Centro Estudantil nos levou a escolher esta abordagem.

Justificativa

Como parte da igreja do Senhor Jesus, queremos restaurar o plano original de Deus para a família, levando cada educando a amar, respeitar e zelar pelos seus familiares como presentes de Deus, ainda que não sejam o que eles gostariam que fosse.
Muitas das famílias dos educandos não são compostas por pai e mãe juntos. Por isso a importância de resgatar o valor familiar de acordo com a individualidade de cada família, sendo avós, tios (as), outros parentes ou responsáveis.
Propomos este projeto como veiculo para reunirmos as famílias para uma confraternização e celebração, promovendo união e resgate de valores familiares.

Objetivos

• Mostrar aos alunos que o plano de Deus é que nós vivamos em família
• Conhecer o que a palavra de Deus fala sobre família
• Reconhecer as várias relações de parentescos
• Proporcionar situações que contribuem para integração família e Centro Estudantil
• Valorizar a família como base, alicerce, vinculo afetivo
• Amar e valorizar a família

Desenvolvimento
A aplicação do projeto será uma vez por semana nas aulas do projeto institucional no prazo estipulado pelo Centro Estudantil, que envolve os meses de abril e maio.
Poderá ser aplicado durante os devocionais, conversas em rodas, alguma situação vivenciada pelos educandos, sendo orientados através de conselhos e acompanhamento.
Para finalizar o projeto Família iremos realizar a “Festa da Família”.

PLANEJAMENTO DA FESTA:
• Palavra: Pra. Mirian;
• Louvor: Centro Estudantil (3 músicas);
• Entrega dos frutos de papel: somente os familiares receberão (eles escreveram uma palavra para representar o que significa família);
• Apresentação de uma peça teatral: MQV;
• Momento de caracterização: um aluno de cada sala (CPV, MQV), irá escolher um dos seus familiares para representar através de roupas, falas, gesto, etc;
• Dança: alunos dos CPV1, CPV2 e CPV3 apresentarão a música Rap da família Diante do Trono Infantil;
• Construção da árvore: com os frutos que os familiares escreveram;
• Leitura de um poema: um aluno do MQV.
• Oração de encerramento: Noemi.

Metodologia

Área cognitiva
• Confecção de cartões e cartas para familiares
• Produção de textos
• Texto coletivo
• Aproveitamento das datas comemorativas de abril e maio
• Confecção de porta retrato para colocar foto de familiares
• Trabalho com poemas
• Trabalho com contos que envolvem família e trazem lição de moral (Chapeuzinho Vermelho – obediência; Os Três Porquinhos – união entre irmãos , etc)
• Ouvir histórias de CD
• Leitura de livros
• Parlendas
• Poemas sobre família
• Letras de músicas sobre família
• Desenho da família

Área sócio emocional
• Ser obediente aos responsáveis
• Ser amigo dos meus irmãos
• Dramatização com o tema família utilizando diversos recursos
• Músicas sobre o tema
• Roda de conversas sobre família, abordando o que gosta ou não gosta
• Reflexão sobre o que poderia mudar para melhorar o relacionamento com familiares
• Por que é importante ouvir as autoridades da casa
• A importância da família viver em união

Área Espiritual
• Aplicação dos princípios bíblicos:
 Caráter – Deus usa nossa família para trabalhar em nosso caráter
Ø (Ex. José)
 Soberania – Deus é soberano sobre a família, Ele constituiu a
Ø primeira família (Adão e Eva)
 Mordomia – Deus ao nos dar uma família requer
Ø que nós tenhamos cuidado e zelo para com os membros da família. Devemos ser cuidadosos para com a nossa casa: limpeza, conservação e higiene.
 Auto
Ø governo – respeitar, honrar e obedecer aos pais, pois é mandamento do Senhor. Honrar todos os membros da família, principalmente aos mais velhos.
 Semear
Ø e colher – uma família que vive em amor e respeito colherá bênçãos em sua descendência. Filhos obedientes colherão uma vida feliz e longa (Ef 6: 1)
Ø União – uma família deve unida em seus objetivos, alegrias e momentos difíceis.
• A primeira família: Adão e Eva
• O primeiro milagre de Jesus foi em um casamento
• O fruto do Espírito e família
• Confeccionar um quadro com pedidos de oração pela família
• Historias bíblicas sobre família

Área física
• Ensaios de dança para apresentações

Culminância

Encerraremos nosso projeto com uma grande Festa da Família, que acontecerá dia 16 de maio de 2009, às 15:00h na sala de Diáconos da Igreja Batista da Lagoinha. Término: 17:00h

Projeto elaborado pelas educadoras Roberta Tamietti e Bruna Beijo

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