sábado, 7 de janeiro de 2012

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996


*                                       LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996
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Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
              I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;
              II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;
              III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
*          IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
*          V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;
*          VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de  integração da sociedade com a escola;
*          VII - informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
*          VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei.(incluído pela Lei nº 10.287, de 20.9.2001)
Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:
*          I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
*        II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
*          III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
*          IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
*          V - ministrar os dias letivos e horas- aula  estabelecidos,  além de participar  integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
*          VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
*          Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de  acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
*          I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
                     II - participação das  comunidades escolar e local  em conselhos escolares ou equivalentes

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