Educar é Semear

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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Planejamento de Educação Física


EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO ANUAL


DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
SÉRIES: 5ª e 6ª
PROFESSORES: Alexandre Severo do Pinho, César Garcez e Rosana Patricio Inácio,
EMENTA: Dança, esporte, ginástica e atletismo.

OBJETIVO GERAL:
Trabalhar o esporte escolar de modo a poder desmistificá-lo, demonstrando a relação existente entre a preparação competitiva e as reais condições materiais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM


CONTEÚDOS


ESTRATÉGIA / METODOLOGIA

AVALIAÇÃO

Compreender o corpo como forma de comunicação e expressão de sentimentos e sentidos.
Compreender algumas interações (históricas e sociais) que determinam as práticas corporais na nossa sociedade, como questões de gênero, classe, raça, etnia, mídia e exclusão, etc.
Conhecer as múltiplas possibilidades de movimento com e sem aparelhos.
Conhecer as regras de diferentes praticas esportivas, adaptando-as de acordo com a realidade.
Ampliar seus conhecimentos gerais e de suas potencialidades e limitações físicas.
Apresentar aos alunos práticas corporais diferentes daquela que fazem parte do currículo tradicional da Educação
Física escolar.
DANÇA
Dança popular.
GINÁSTICA
Ginástica artística.
Ginástica olímpica.
ESPORTES
Volei: saque, recepção, levantamento, ataque, defesa, sistema 6×6, regras e histórico.
Basquete: passe, condução de bola, bandeja, jump, arremesso, drible, regras e histórico.
Futebol de campo: passe, domínio, chute, condução, regras e histórico.
Futsal: passe, domínio, chute, condução, regras e histórico.
Handebol: passe, recepção, drible, arremesso, deslocamento, regras e histórico.
Jogos de salão.
Tênis de mesa.
Pebolim.

ATLETISMO

Arremesso de bola.
Lançamento de arco.
Salto em altura “tesoura”.
Salto em distância “grupado”.
Corrida de velocidade.
Corrida de resistência.
Revezamento.

Formas diferenciadas de atividades físicas.

As unidades não estão organizadas de forma cronológica, elas serão desenvolvidas de forma entremeada umas com as outras.
As atividades servirão como diagnóstico dos limites e potencialidades dos alunos e turmas.
Elaboração de temáticas que subsidiem o trabalho lúdico com as crianças.
Explorar materiais, espaços e a cultura da comunidade local como possibilidade de trabalho.
Trabalhar na perspectiva de ação-reflexão-ação.
Buscar uma interação de trabalho com todos os professores envolvidos com a turma.
Por trimestre haverá pelo menos um trabalho de pesquisa numa das áreas dos conteúdos.
Os alunos serão avaliados de forma holística nas áreas motora, afetiva e cognitiva com propósito formativo.
Na área motora os alunos serão avaliados pela participação nas atividades práticas, sendo obrigatória a participação de todos, desde que aptos para tal.
Desempenho e performance não serão parâmetros para a avaliação somativa e sim formativa, pois características pessoais não servem a este propósito.
Na área cognitiva os alunos receberão nota no(s) trabalho(s) de pesquisa.
No aspecto qualitativo os alunos serão avaliados pela:
Apresentação dos materiais necessários;
Participação nas atividades propostas;
Comportamento adequado.
MT=MP+P+CQ
Recuperação Paralela
Os alunos serão comunicados constantemente sobre sua situação nas três áreas avaliadas, havendo mudança de atitude por parte do aluno de modo efetivo a avaliação será revista no item em questão.


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