sexta-feira, 6 de janeiro de 2012


PROJETO: AFRODESCEDÊNCIA – O JEITO DE SER E DE VIVER DE DIFERENTES POVOS

1. TEMA DO PROJETO: AFRODESCEDÊNCIA – O JEITO DE SER E DE VIVER DE DIFERENTES POVOS
2. Eixos Temáticos: Pluralidade Cultural e Cidadania

3. JUSTIFICATIVA

Diante da publicação da Lei nº 10.639/2003, o Conselho Nacional de Educação aprovou o Parecer CNE/CP 3/2004, que institui as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira a serem executadas pelos estabelecimentos de ensino de diferentes níveis e modalidades, cabendo aos sistemas de ensino, no âmbito de sua jurisdição, orientar e promover a formação de professores e professoras e supervisionar o cumprimento das Diretrizes.
Além das exigências legais, a obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e indígena nos currículos da Educação Básica não trata-se apenas de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Mas, com essa medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros e índios nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seus povos, buscando reparar danos que se repetem há cinco séculos, as suas identidades e a direitos seus. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira africana e indígena não se restringe à população negra e índia ao contrário diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, tornando-se capazes de construir uma nação democrática.
Nesta perspectiva, cabe às escolas incluir no contexto dos estudos atividades que proporcionam diariamente, também as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das de raiz africana e européia.
Assim, sendo a escola, um espaço privilegiado de inclusão, reconhecimento e combate às relações preconceituosas e discriminatórias e de apropriação de saberes e desconstrução das hierarquias entre as culturas, justifica-se a implementação e desenvolvimento desse projeto como uma das muitas oportunidades de firmação do caráter multirracial e pluriétnico da sociedade brasileira, visando o reconhecimento e resgate da história e cultura afro-brasileira e africana e indígena como condição para a construção da identidade étnico-racial de nossos alunos dentro e fora do espaço escolar.

4. OBJETIVOS:

.5. OBJETVO GERAL:

 Reconhecer e resgatar a história e cultura afro-brasileira africana e indígena como condição básica para a construção da nossa identidade étnico-racial.

5.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Socializar e visualizar a cultura negro-africana e indígena na escola;
 Valorizar as identidades presentes nas escolas;
 Promover o reconhecimento e combate às relações e preconceituosas e discriminatórias;
 Propiciar a apropriação de saberes e desconstrução das hierarquias entre as culturas.
 Afirmar o caráter multirracial e pluriétnico da sociedade brasileira.

6. ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS POR ÁREAS (MULTIDISCIPLINAR)

AREA DE EXPRESSÃO

• Cultura – conceito;
• Contribuições dos diferentes povos para a formação da cultura brasileira;
• Mitos e contos de assombração, lendas, histórias, contos, “causos”, cordéis e tradições orais do povo negro e indigena
• Provérbios africanos;
• Estudando o vocabulário africano e indígena na língua brasileira (leitura oral das palavras, pesquisa no dicionário dos significados das palavras);
• Produção de frases com as palavras em estudo;
• Observação e interpretação de gravura de obra de Cândido Portinari (representando o trabalho dos negros nos cafezais);
• Leitura e interpretação do texto:Poema : Terra de negros, Depoimento – Memória de um ex- escravo;
• Leitura e interpretação do texto : Brasil Negro;
• Estudo do poema Navio Negreiro;
• Leitura e interpretação de músicas afro
• Leitura e interpretação da poesia: Irene no céu de Manoel Bandeiras;
• Conceitos : cultura, raça, preconceito, discriminação, igualdade;
• Leituras de cordéis e lendas africanas;
• Leitura e interpretação da música Alagada - Pára-lamas do sucesso;
• Leitura e interpretação da poesia: Irene no céu de Manoel Bandeiras;
• Conceitos: cultura, raça, preconceito, discriminação, igualdade;
• Leitura e compreensão do texto: Oração da menina preta; atividades de gramática, vocabulário e ortografia relacionadas com os textos;
• Estudo da Biografia da princesa Isabel de Zumbi dos Palmares – O guerreiro da liberdade;
• Estudo sobre as denominações étnicas;
• Produções escritas (elaboração de resumos e sínteses).
• Discussão de conceitos: cultura, raça, preconceito, discriminação, igualdade;
2. A arte do povo brasileiro – expressões artísticas;
• Festas e folguedos do povo brasileiro;
• O jeito próprio de ser , de viver e pensar dos povos negros e indígenas manifestado no dia- á- dia, quanto em celebrações e práticas religiosas, maracatus, roda de samba, capoeira, entre outras;
• Artes plásticas; literatura, pintura corporal; indumentárias/ vestuários; utensílios; decoração de moradias; culinárias; música, dança. Teatro, festas, jogos, brincadeiras e brinquedos;
• - Instrumentos musicais africanos e indígenas

CIÊNCIAS SOCIAIS
• História da África e da ancestralidade e religiosidade africanas;
• Trajetória do povo negro no Brasil:
• Participação dos africanos e índios e de seus descendentes em episódios da historiado Brasil, na construção econômica, social e cultural da nação;
• atuação dos negros em diferentes áreas do conhecimento, de atuação profissional, de criação tecnológica e artística, de luta social (tais: como Zumbi, Luiza, Gilberto Gil , professor Milton santos e outros);
• A história da escravidão no Brasil;
• Africanos trazidos para o Brasil;
• Movimentos Abolicionistas:
- Leis que conduziram à libertação dos escravos
- O fim do escravagismo.
• Datas Significativas da Região Nordeste – Relacionadas com a história dos negros e índios:
- O 21 de Março – Dia Nacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial;
- 19 de abril;
- O 13 de Maio – Dia da Denúncia contra o Racismo;
- O 20 de Novembro – Dia nacional da Consciência Negra.
• O que a Lei diz sobre a prática do racismo no Brasil.
• Independência da Bahia – Movimentos e processo.
• Povos nativos Pré - colombianos, em geral e na América Latina:
• trajetórias das etnias no Brasil;
• África - Continente Africano no panorama mundial;
• Trajetória do povo negro no Brasil:
• áreas de ocupação e áreas de maior influência cultural do povo negro e indígena no Brasil;
• Organizações indígenas no Brasil e na Bahia;
- Organizações Negras:
• A História dos Quilombos:
• (A quilombagem -quilombo ou mocambo) – Principais quilombos brasileiros: A República do Palmares - Quilombo do Palmares, Quilombo do rio das Rãs e outros;
• Remanescentes dos quilombos que tem contribuído para o desenvolvimento de comunidades, bairros, localidades. Municípios, regiões e estados;

CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
• Princípios alimentares do povo negro e indígena: pesquisa sobre os alimentos de origem africana e indígena: O que é ? Como são preparados ? (tradições culinárias dos negros e índios – presentes na culinária brasileira e baiana);
• Esses alimentos e a saúde;
• Preparação do corpo para práticas sócio culturais;
• Tratamento de saúde utilizado pelos negros e índios (chás e ervas medicinais) – pesquisa – painel e/ou álbum ilustrados;
• Construção de maquetes retratando áreas e construções indígenas e negras.
• Trabalhar com medidas de receitas da culinária africana e indígena;





7. METODOLOGIAS

• Leituras e interpretação de textos de diversos gêneros;
• Leituras e interpretações de gravuras;
• Estudos de vocabulários;
• Escritas, reescritas e complementações de textos;
• Pesquisas de campo;
• Pesquisas bibliográficas;
• Exibição de DVDs relacionados;
• Interpretações de filmes;
• Dramatizações;
• Recortes e colagens;
• Desenhos e pinturas;
• Confecção de cartazes e murais ilustrativos;
• Confecções de maquetes;
• Confecção de brinquedos;
• Exercícios orais e escritos;
• Realização de palestras;
• Criação e apresentação de números artísticos.



8. RECURSOS

8. 1. HUMANOS: clientela escolar e comunidade local.

8. 2. MATERIAIS:
Todos os recursos necessários ao desenvolvimento do projeto disponíveis na unidade escolar ou providenciados na comunidade local.

9. AVALIAÇÃO
Contínua e durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, observando-se principalmente o grau de participação e envolvimento de todos os membros da comunidade escolar, nas atividades do projeto.

10. CULMINÂNCIA
O projeto culminará com a realização da I MOSTRA CULTURAL intitulada:
AFRODESCENDÊNCIA NA ESCOLA: O jeito de ser e de viver de DIFERENTES POVOS!

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Almanaque Pedagógico Afrobrasileiro, Rosa Margarida de Carvalho Rocha, 167 págs., Ed. Mazza


Fonte: estudos e pesquisas de Benilda Regina Paiva de Brito e Fúlvia Rosemberg

História do Negro Brasileiro / Clóvis Moura - São Paulo: Editora Ática S.A., 1992
Imagem publicada em Brasil Revisitado: palavras e imagens / Carlos Guilherme Mota, Adriana Lopez. - São Paulo: Editora Rios, 1989.

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