domingo, 22 de janeiro de 2012


Projeto: Aluno Educado. Patrimônio Preservado!


PROJETO: Aluno Educado. Patrimônio Preservado!
v PÚBLICO ALVO: Alunos de 1° ao 5º ano / E.J.A/ adaptável
v PERÍODO DE EXECUÇÃO: 02/09 a 30/09
v JUSTIFICATIVA:
As constantes depredações do espaço escolar confirmam que os nossos alunos não estão conscientes de sua participação na conservação do Patrimônio Escolar.
Compreendemos que de nada adianta abordarmos temas amplos relacionados à preservação ambiental, sem partir de questões conhecidas e vivenciadas pelos alunos como: sujar as paredes, quebrar as carteiras, torneiras...destruir o patrimônio escolar.
O grande desafio atualmente consiste em conscientizar alunos e pais, pois a preservação do Patrimônio está inteiramente ligada à educação familiar e escolar.
v OBJETIVO GERAL
ü Conscientizar os educando e comunidade escolar da importância de conservação do Patrimônio Escolar.
v OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü Fazer com que o aluno perceba a necessidade de conservação do ambiente a sua volta.
ü Tornar o ambiente escolar mais atrativo e agradável.
ü Incentivar os alunos a adotarem atitudes conscientes de Conservação do Patrimônio Escolar.
v METODOLOGIA
As ações e atividades serão desenvolvidas buscando envolver o aluno em atitudes de preservação com responsabilidade e respeito ao Patrimônio Escolar.
Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para incentivar as atividades diárias: leituras, produções, interpretações, situações matemáticas, músicas, danças, dramatizações e etc.
O lançamento do projeto acontecerá na semana da Pátria o que é perfeitamente adequado, considerando que Civismo é a devoção pelo interesse público pelo bem público, pelas causas e interesses de toda sociedade pelo bem comum.
Iniciaremos expondo para os pais e alunos o projeto. Com os pais será através de uma reunião. Com os alunos será no pátio da escola através de pequenas conversas sobre temas que envolvem o projeto.
1º dia- O que é Patrimônio? – Cantar o hino de_______ e Nacional.
2º dia- Cidadania- Cantar o hino de__________ e Nacional.
3º dia- Direitos e deveres- Cantar o hino de___________ e Nacional.
4º dia- Respeito e responsabilidades- Cantar o hino de_____ e Nacional.
Nomear semanalmente os monitores do recreio para “fiscalizar” conversar e ajudar os colegas a não deixar vasilhas espalhadas aos arredores da escola, não sujar paredes, não quebrar matérias e plantas da escola.
Fazer uma campanha de doação de livros entre alunos, funcionários e toda comunidade tucuruiense para a biblioteca. O que será importante na culminância do projeto.
Sugestões de atividades em:
Ø Língua Portuguesa
Textos, leituras interpretações e produções referentes ao tema.
Música, frases, panfletos, placas, poesias...
Caça-palavras, cruzadinhas, produções de palavras e frases com nomes de coisas que pertencem ao Patrimônio Escolar...
Trabalhar a gramática a partir de um texto sobre o tema.
Ø Matemática
Situações Matemáticas envolvendo o tema como: número de materiais conservados ou danificados, números de pessoas e/ou alunos na escola, valores gastos nas prestações de conta da escola, número de alunos por série, turma ou turno, índice de aprovação ou reprovação no ano anterior ou corrente... Cada situação poderá ser elaborada envolvendo as quatro operações, sistema de numeração decimal, fração, desafios.
Pesquisa de dados na própria escola, leitura e montagem de gráficos e tabelas.
Ø Ciências
O tema será ponto de partida para trabalhar o Meio Ambiente e preservação, plantas, saúde, tipos de higiene,Recursos Naturais...
Ø História e Geografia
O tema será ponto de partida para trabalhar o Município e outros Patrimônios Públicos...
Dia da árvore (plantar árvores pela escola, preservação), Di a do estudante (o bom estudante)
Direitos e deveres no Trânsito (quem aprende a cuidar do Patrimônio escolar, não terá dificuldade em respeitar as leis do Trânsito.)
As Regiões do Brasil e os Patrimônios Históricos.
v CRONOGRAMA:
02/09 a 04/09 Lançamento do projeto: conscientização através de temas relacionados ao civismo- Cantar o Hino Nacional e de __________
04/09 Reunião com os pais. Exposição do tema e ações.
Divulgação do Projeto na rádio local.
08/09 a 11/09 Confecção de placas de conscientização, lixeiras, arrecadação de plantas e sementes para jardim.
11/09 Mutirão da Limpeza/ Ornamentar a escola com plantas, placas, lixeiras, pintura, desenhar tabuleiros de damas, amarelinha, trilha...
14/09 a 24/09 Elaborar atividades de produção envolvendo o tema para exposição./ Programar apresentações para a culminância.

• Sugestão de atividades:
1ª série: Recorte e colagem
2ª série: pintura/ palavras de incentivo
3ª série: Mural informativo/ painel de frases
4ª série: Produção de texto/ Paródias

• Sugestão de apresentações:
Dança, música, teatro, jogral...
25/09 • Culminância do Projeto
ü Inauguração de um Patrimônio Escolar ( biblioteca) como forma de presentear a comunidade escolar. Fazer uma cerimônia com leitores da escola e leitura livre.
ü Exposição de atividades dos alunos confeccionadas durante o projeto.
ü Ressaltar para a comunidade algumas mudanças ocorridas com as ações do projeto e a necessidade do seu apoio para continuação dessas mudanças.
ü Breve prestação de contas a comunidade através do Conselho Escolar, bem como a apresentação do mesmo.
ü Apresentações dos alunos.
ü Apresentações da comunidade.
ü Divulgar e apresentar a comunidade os talentos da escola como: vencedores do Soletrando e torneio de Matemática, leitores, cantores, dançarinos...

v AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com o tema do projeto, contextualizando assim com o cotidiano escolar.
O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário, levará em consideração os seguintes questionamentos:
Quais os conhecimentos adquiridos?
As questões levantadas foram esclarecidas?
Que mudanças de atitudes foram observadas?
Que crescimento os alunos tiveram?
A equipe poderá no decorrer do projeto avaliar ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.

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