sábado, 7 de janeiro de 2012

projeto meio ambiente


PROJETO: PLANTA VIVA

ETAPAS OBRIGATÓRIAS QUE ANTECEDEM O PROJETO

Diagnóstico
Após entrevista com alunos, comunidade e encontro nas associações de moradores percebeu-se que na comunidade, muitos dos moradores desconhecem o valor nutritivo dos vegetais que geralmente estão disponíveis em sua roça e a importância que estes tem para a saúde.

Questões norteadoras
O que é um vegetal?
Qual as diferenças entre os vegetais e os animais?
Como podemos classificar os vegetais?
Como os vegetais podem contribuir para melhorar a alimentação humana?
Qual o valor nutritivo dos vegetais?
Qual a importância dos vegetais para a saúde humana?
Você conhece as vitaminas que estão presentes nas frutas que fazem parte da sua alimentação?
O que é uma alimentação alternativa?
Como reaproveitar os vegetais na alimentação alternativa?
De que forma os vegetais auxiliam no tratamento das doenças?
Quais produtos os vegetais da floresta podem oferecer?
Como os animais podem contribuir para a manutenção das florestas?
Qual a importância da biodiversidade dos vegetais ?
Quais as ameaças às florestas de sua região?

1. Tema : Biodiversidade

2. Problematização : Qual a contribuição dos vegetais para a vida humana ?
3. Tempo : 4 meses.
4. Clientela : Alunos, professores, pais e moradores da comunidade
5. Justificativa
Os vegetais são de grande importância para a sobrevivência humana e sustentabilidade do planeta. A partir da análise de que os alunos da comunidade não fazem uso freqüente dos vegetais na alimentação e desconhecem o valor destes para a vida humana na saúde mental e física, torna-se importante conhecer e construir conhecimentos com os estudantes da comunidade sobre o valor da biodiversidade dos vegetais, através do Projeto Didático : Planta Viva.

6. Objetivos Gerais
- Conscientizar os estudantes sobre a importância dos vegetais para a vida humana
- Promover a reflexão sobre a importância da manutenção da biodiversidade vegetal para o homem e para sustentabilidade do planeta.
.
7. Objetivos Específicos

- Identificar os vegetais como seres vivos;
- Diferenciar vegetais de animais;
- Conhecer as vitaminas que estão presentes nas frutas que fazem parte da alimentação
dos estudantes;
- Identificar as plantas medicinais que são utilizadas pelas pessoas que vivem na comunidade;
- Relacionar as plantas medicinais com as doenças;
-Discutir sobre a importância da alimentação alternativa para a saúde humana e para sustentabilidade da sociedade;
- Construir um cardápio com alimentação alternativa para as pessoas da comunidade;
- Reconhecer os produtos de origem vegetal que são extraídos das florestas tropicais;
- Conhecer a importância da manutenção da biodiversidade para vida humana e para a sustentabilidade do planeta;
- Identificar os animais responsáveis pela polinização e dispersão das plantas;
- Conhecer sobre as ameaças à biodiversidade vegetal da sua região.

8. Conteúdos
1. Seres vivos
2. Os Vegetais
2.1. Reprodução dos vegetais
2.2. Classificação dos vegetais
3. Os vegetais e a alimentação humana
3.1. Os vegetais e seus nutrientes
3.2. Alimentação alternativa
3.3. Plantas Medicinais
4. Produtos Florestais
5. Relação animal-planta
5.1. Polinização
5.2. Dispersão de sementes

9. Metodologia (Intervenções, Procedimentos, Disciplinas Envolvidas)

1. Promover a sensibilização sobre o tema do projeto
- Conto de uma história que enfatize a importância dos vegetais para a vida humana;
- Reconto da história pélas crianças na roda de leitura;
- Produção de texto sobre a história e criação de desenhos
Língua Portuguesa

2. Organizar um pique-nique com as crianças enfatizando que as frutas sejam as preferidas ;


- Solicitar com antecipação que as crianças levem para o pique-nique somente frutas;
- Cada criança deverá pesquisar sobre as vitaminas que estão presentes nas frutas que eles vão levar;
- Construir um painel de informações sobre as vitaminas presentes nas frutas e que são imprescindíveis para o equilíbrio da saúde.
- Cada criança deverá relatar o dia do pique-nique através da escrita de uma história.
Língua Portuguesa e Ciências
3. Fazer uma pesquisa em sala de aula sob a orientação do professor sobre as doenças que podem ser desenvolvidas pela ausência de vitaminas.

- Formar grupos na sala para que eles pesquisem sobre as doenças provocadas pela ausência das vitaminas;
- Solicitar que eles levem para sala material bibliográfico como fonte para a pesquisa.
- Registar todos os itens da pesquisa no caderno.
Ciências
4. Construir uma horta com plantas medicinais

- Discutir em sala de aula com as crianças sobre a importância das plantas medicinais;
- Listar as plantas medicinais mais usadas pelas famílias e sua indicação terapêutica;
- Preparar a terra para horta;
_ Formar grupos com as crianças para manutenção da horta;
- Construir um manual de cuidados com a horta.
Ciências
História
Geografia
5. Construir situações-problemas com as informações sobre os vegetais envolvendo as quatro operações básicas.

- Coletar dados com os alunos sobre as lavouras de suas famílias para construir os problemas.
- Fazer uma caixinha de problemas , com as sentenças desejadas, a fim de que as crianças criem os problemas.

Matemática
6. Construir um caderno de receitas com alimentação alternativa

Discutir o conceito de alimentação alternativa através da demonstração prática do uso de de cascas, talos, sementes e outras sobras vegetais;
Realizar as receitas com as crianças ;
- Construir um caderno de receitas com alimentação alternativas;
- Convidar os pais a participarem do dia da Saúde na mesa ( Todos degustarão das receitas).
Língua Portuguesa
- Texto Instrucional ( Receitas)
Ciências
Geografia
História
Matemática ( Medidas de capacidade kg, grama, litro)
7. Fazer uma exposição de produtos extraídos das florestas – Biodiversidade em nossa Casa

- Contar a história da exploração dos produtos das florestas brasileiras pelos portugueses na época da colonização;
-Utilize os procedimentos da atividade 6 do manual de Biodiversidade, p. 113.

Geografia
História
8. Realizar experimento para extração dos pigmentos dos vegetais.
- Explicar sobre o uso da tinta que era extraída do pau Brasil na época da colonização pelos índios e europeus;
- Utilize os procedimentos da atividade 5 do manual de Biodiversidade, p. 112 e 113.

Ciências
História
9. Organizar uma visita a uma matinha da região
Utilize os procedimentos da atividade 1 do manual de Biodiversidade, p. 101-108

Ciências
Português
Matemática
Geografia
10. Caracterizar os animais que são responsáveis pela propagação dos vegetais
- Construir cartazes com a imagem de animais que fazem a polinização e a dispersão das sementes;
- Caracterizar os animais que fazem a propagação dos vegetais;
- Criar uma história aonde Grãozito vai lutar para defender os animais responsáveis pela sobrevivência da floresta.
Ciências
Português
11. Construir livreto sobre o uso de plantas medicinais
- Pesquisar com as crianças através do conhecimento popular das famílias sobre a utilização das plantas medicinais;
- Fazer uma demonstração com as crianças sobre o uso dos chás;
- Construir um livreto contendo o nome da planta, a ilustração e sua indicação terapêutica;
- Fazer cópias dos livretos para distribuir nas comunidades.
História
Português
Ciências
12. Promover uma palestra com nutricionista na escola tendo como tema a importância dos vegetais para a saúde.
- Elaborar com os alunos uma entrevista sobre o que eles gostariam de saber a respeito de uma alimentação saudável;
- Entrevistar o nutricionista que visitará a escola.
_ Solicitar uma produção de texto sobre o que eles aprenderam na entrevista.
Ciências
Língua Portuguesa
13. Produção de poesias e panfletos em defesa das matas
- Incentivar a produção de poesias e textos informativos sobre os riscos que as matas estão sofrendo com as constantes ameaças;
- Mostrar primeiramente para as crianças a estrutura do texto poético e do texto informativo.
- Promover um concurso de poesias na escola sobre esse tema.
Língua Portuguesa
- Texto literário (Poesia)
- Texto Informativo ( Panfleto)
10. Avaliação:

- Acompanhamento contínuo dos alunos em todas as intervenções do projeto.
- Registro da participação dos alunos nos trabalhos individuais e coletivos;
- Registro do desempenho dos alunos nas atividades de produção oral e escrita, pesquisa, histórias, etc.

11. Ações Concretas (Pensando e Agindo Localmente)
Ações
Procedimentos
Acompanhamento nutricionista e distribuição da multi-mistura para as famílias;

Formar parcerias com outras instituições

Incentivo a criação de Hortas
comunitárias Medicinais

Distribuir panfletos nas comunidades para incentivar o plantio da horta medicinal;
Formar parcerias para arrecadação de mudas e sementes.
Distribuição de livreto sobre o uso das plantas medicinais para as famílias

- Solicitar patrocínio da prefeitura, sindicato rural e associações para impressão dos livretos;
Distribuição de Panfletos em defesa da manutenção das matas.
Solicitar patrocínio da prefeitura, sindicato rural e associações para impressão dos panfletos

12. Empreendimento
Sugestão: Realizar uma EXPO- BIODIVERSIDADE VEGETAL NA ESCOLA

Para realização dessa exposição cada disciplina responsabiliza-se pelo que será apresentado na exposição ;
São sugestões de trabalhos: Cartazes, histórias, poesias, danças, jograus, teatro de fantoches, etc.
13. Referências Bibliográficas ( Fontes que serão utilizadas para elaboração e execução do projeto)

ALMASSY, A. J. et al. Folhas de Chá : Plantas medicinais na Terapêutica Humana. Viçosa: Ed. UFV, 2005.

BARRETO, R. C. A. B. Biodiversidade. Manual do Professor. Programa Despertar/Meio Ambiente/SENAR/BA. Fortaleza: RDS Gráfica e Editora, 2006.
APRENDENDO BIODIVERSIDADE BRINCANDO
Atividade I - Definindo Biodiversidade

Objetivo
Compreender o que é Biodiversidade e suas categorias.

Material Necessário
Quadrados de cartolina dupla-face, nas cores: vermelha, verde, azul, amarela e rosa (a quantidade de quadrados depende do número de participantes).
Hidrocor.
Tesoura.

Procedimentos
1. Distribuir quadrados de 5 cores diferentes e tamanhos diferentes para os participantes (pequenos, médios e grandes)
2. Pedir que os alunos formem grupos conforme os desenhos que aparecem nos quadrados.
3. Após terem formado os grupos, o professor deve listar com os alunos as características apresentadas pelos quadrados;
4. A seguir, o professor deve relacionar os quadrados e as características com a diversidade de vida que existe no planeta;
5. O professor deve fazer uma legenda assim:
- Cor (representando a diversidade de ambientes ou ecossistemas do planeta)
- Desenhos (representando as espécies dos ecossistemas)
- Tamanho (representando a diversidade dentro das espécies)
- Padrão dos desenhos (Representando a adaptação das espécies aos ecossistemas)

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