Provinha
Brasil
2º Ciclo
da Provinha Brasil
1º
semestre / 2009
Os alunos matriculados no segundo
ano de escolarização terão a oportunidade de participar em 2009 do segundo
ciclo da Provinha Brasil, que se inicia neste primeiro semestre. Todas as
secretarias municipais de Educação, além de 26 secretarias estaduais e mais o
Distrito Federal, receberão o kit impresso da Provinha.
A avaliação é uma iniciativa
inaugurada pelo Ministério da Educação (MEC) no primeiro semestre de 2008, que
visa oferecer às redes públicas de ensino um instrumento de diagnóstico do
nível de alfabetização das crianças com idade entre seis e oito anos de idade.
O Inep/MEC disponibiliza, anualmente, duas versões da Provinha Brasil. A
primeira no início do ano e, a segunda, para ser aplicada no término do ano
letivo, caracterizando, assim, o ciclo da prova.
A data sugerida para a aplicação
desta primeira edição de 2009 é entre o período de 9 a 20 de março, sendo que a
adesão das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal à prova é
voluntária.
Nesta edição, os alunos
responderão somente a questões objetivas de leitura. Não serão avaliados itens
de escrita, como no ano passado. O teste é aplicado em sala-de-aula pelos
próprios professores.
As escolas que tiverem dúvidas em
relação à aplicação da prova devem entrar em contato com as secretarias de
educação, que já estão orientadas a prestar esclarecimentos. Os dados coletados
por meio da Provinha Brasil podem contribuir com o planejamento pedagógico dos
professores que trabalharão com estas crianças no terceiro ano de escolaridade.
Toda a aplicação, correção,
análise e utilização dos resultados da avaliação ficam sob a responsabilidade
direta de cada secretaria de educação. Também fica a critério das secretarias
realizar a aplicação nas escolas da rede privada sob sua administração.
IDEB
O
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em
2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois
conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar
e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos
resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de
resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas
de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir
dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas
avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da
federação e para o país, e a Prova Brasil – para
os municípios.
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Avaliação
Interna
O
que é?
É a avaliação realizada pelo professor que acontece
em sala de aula e corresponde à verificação da aprendizagem dos alunos. Nessa
modalidade, explicitam-se os resultados do processo de ensino e aprendizagem. A
avaliação interna acontece intencional e sistematicamente e o professor pode
recorrer a diferentes instrumentos avaliativos.
Quais
são seus objetivos?
A avaliação interna permite ao professor verificar
como o processo de ensino e aprendizagem tem ocorrido na sala de aula,
fornecendo informações específicas que refletem o seu próprio trabalho e a
realidade dos seus alunos.
Quais
são as suas características?
O universo da avaliação interna é a sala de aula.
Ao aplicar essa avaliação, o professor busca resultados de seu próprio trabalho
bem como do desempenho dos alunos. O modo como a avaliação interna se realiza é
múltiplo, pois sua aplicação se realiza por diferentes formas - provas abertas
ou objetivas, observação e registro, portifólio, autoavaliação etc.
Para
que servem os seus resultados?
Os resultados das avaliações internas
fornecem informações importantes para os professores no intuito de avançar em
suas práticas pedagógicas ou retomar alguma etapa a fim de vencer as
dificuldades nela apresentadas pelos alunos. Além disso, a avaliação interna identifica
o desempenho de cada aluno e possibilita o planejamento e a discussão de ações
específicas para cada caso.
Avaliação Externa
O que é?
Também chamada de avaliação em larga escala, a
avaliação externa é um dos principais instrumentos para a elaboração de
políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das
unidades escolares. Seu foco é o desempenho da escola e o seu resultado é uma
medida de proficiência que possibilita aos gestores a implementação de
políticas públicas, e às unidades escolares um retrato de seu desempenho. A
primeira iniciativa brasileira de avaliação em larga escala foi o Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que se desenvolveu a partir de
1990 e foi aplicado inicialmente em 1995. Atualmente os Estados têm procurado
desenvolver seus próprios sistemas de avaliação estabelecendo metas e
diretrizes específicas às suas realidades.
Quais são seus objetivos?
As avaliações em larga escala buscam assegurar a qualidade
da Educação, fortalecendo o direito a uma educação de qualidade a todos os
alunos. Os resultados dos testes aplicados apontam para a realidade de ensino,
oferecendo um panorama do desempenho educacional.
Quais são as suas características?
As avaliações em larga escala podem ser
censitárias ou amostrais. Essa modalidade avalia as redes ou os sistemas de
ensino, indo além da sala de aula. Por isso, ela requer metodologia e
instrumentos específicos de análise que possibilitem a manutenção da comparabilidade
e confiabilidade dos resultados. Para efetivar a comparabilidade, os testes são
construídos de forma padronizada e seus resultados são alocados em uma escala
de proficiência que varia de zero a 500 com intervalos de 25 a 25 pontos. Os
intervalos indicam a consolidação de competências e habilidades ao longo do
processo de ensino e aprendizagem.
Para que servem os seus resultados?
Os resultados da avaliação em larga escala
fornecem subsídios para a tomada de decisões destinadas a melhorias no sistema de
ensino e nas escolas. Eles também permitem acompanhar o desenvolvimento das
redes e sistemas de ensino, ao longo das diferentes edições dos testes em larga
escala, mediante a comparação dos resultados. Com os resultados das avaliações
em larga escala é possível construir indicadores nacionais, como, por exemplo,
o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), bem como a distribuição
do percentual de alunos em cada nível da escala de proficiência.
Avaliação Diagnóstica
O que é?
O conceito de avaliação diagnóstica não recebe
uma definição uniforme de todos os especialistas. No entanto pode-se, de
maneira geral, entendê-la como uma ação avaliativa realizada no início de um
processo de aprendizagem, que tem a função de obter informações sobre os
conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista à organização
dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as situações
identificadas.
Quais são seus objetivos?
Fundamentalmente identificar as características
de aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais
adequado a tais características. Ou seja, a avaliação diagnóstica coloca em
evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o
ponto adequado de entrada em uma seqüência da aprendizagem, o que permite a
partir daí determinar o modo de ensino mais adequado. Com esse tipo de
avaliação previne-se a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem dos
alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptidões, os
interesses e as capacidades e competências enquanto pré-requisitos para futuras
ações pedagógicas.
Quais as suas características?
Uma das mais importantes características da
avaliação diagnóstica é o seu aspecto preventivo, já que ao conhecer as
dificuldades dos alunos no início do processo educativo, é possível prever suas
reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento. Uma outra
característica refere-se a possibilidade que a avaliação diagnóstica tem de
determinar as causas das dificuldades de aprendizagens persistentes em alguns
alunos.
Para que servem os seus resultados?
As informações obtidas podem auxiliar as redes de
ensino bem como as unidades escolares, a planejar intervenções iniciais,
propondo procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de
conhecimento. Ou seja, seus resultados servem para explorar, identificar,
adaptar e predizer acerca das competências e aprendizagens dos alunos.
Avaliação Formativa
O que é?
Também chamada de avaliação para as
aprendizagens, a avaliação formativa tem seu foco no processo
ensino-aprendizagem. Alguns teóricos chegam a nomear essa modalidade com o nome
de avaliação formativa diagnóstica. A avaliação formativa não tem finalidade
probatória e está incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de formação.
Alguns autores consideram que a avaliação formativa englobe as outras
modalidades de avaliação já que ela se dá durante o processo educacional. Seu
caráter é especificamente pedagógico.
Quais são seus objetivos?
A avaliação formativa pretende melhorar o
processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de informações levantadas por
meio da ação avaliativa. Semelhantemente à avaliação diagnóstica, a avaliação
formativa busca detectar dificuldades suscetíveis de aparecer durante a
aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente. Todavia, seu foco está no
processo de ensino-aprendizagem. Através dessa modalidade de avaliação,
informações sobre o desenvolvimento do aluno são fornecidas ao professor,
permitindo que a prática docente se ajuste às necessidades discentes durante o
processo.
Quais são as suas características?
Uma das mais importantes características da
avaliação formativa é a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis
sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback
contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem. Com esse tipo
de avaliação é possível ter os subsídios para a busca de informações para
solução de problemas e dificuldades surgidas durante o trabalho com o aluno. Na
avaliação formativa, os fatores endógenos, ou seja, os fatores internos à
situação educacional são levados em conta para proceder à avaliação. Por
acontecer durante o processo de ensino e aprendizagem, a avaliação formativa se
caracteriza por possibilitar a proximidade, o conhecimento mútuo e o diálogo
entre professor e aluno.
Para que servem os seus resultados?
Os resultados da avaliação formativa servirão de
base para identificar como o processo de aprendizagem tem acontecido. As
informações que essa avaliação revela permitem o planejamento, o ajuste, o
redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar as
aprendizagens dos alunos. Ou seja, seus resultados servem para apoiar,
compreender, reforçar, facilitar, harmonizar as competências e aprendizagens
dos alunos.
Avaliação Somativa
O que é?
É uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao
fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.).
Atém-se à determinação do grau de domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos
propondo-se a realizar um balanço somatório de uma ou várias seqüências de um
trabalho de formação. É também chamada de avaliação das aprendizagens.
Quais são seus objetivos?
A avaliação somativa está preocupada com os
resultados das aprendizagens. Ela pretende, assim, fazer um balanço somatório
de uma ou várias sequências do trabalho de formação. Essa modalidade avaliativa
sintetiza as aprendizagens dos alunos tendo por base critérios gerais.
Quais são as suas características?
Sua principal característica é a capacidade de
além de informar, situar e classificar o avaliado, tendo a perspectiva de
conclusão em evidência, pois acontece no final de um processo educacional.
Para que servem os seus resultados?
A avaliação somativa fornece informações
sintetizadas que se destinam ao registro e à publicação do que parece ter sido
assimilado pelos alunos. Ou seja, seus resultados servem para verificar,
classificar, situar, informar e certificar.
Diferentemente das provas
aplicadas costumeiramente em sala-de-aula, a Prova Brasil e o Saeb são
construídos metodologicamente para avaliar sistemas de ensino e não alunos. São
avaliações em larga escala cujo objetivo é avaliar a qualidade dos sistemas
educacionais a partir do desempenho dos alunos nas provas.
Avaliações são importantes para
cálculo do Ideb
Em 2007, as provas foram
aplicadas no período de 5 a 20 de
novembro, em todos os Estados e no Distrito Federal. A participação na Prova
Brasil e no Saeb é feita mediante adesão das redes de educação. É importante
aos municípios participarem das avaliações para terem seu Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado. Com isso, poderão
participar dos programas baseados nas metas previstas no Compromisso Todos pela
Educação, do Ministério da Educação (MEC).
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