Educar é Semear

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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Relatório final


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA
 PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57                                          
                                             RELATÓRIO FINAL
 O coordenador pedagógico  é  segundo Freire (1982, p. 95 um educador e, se ele é um educador, ele não escapa na sua prática a esta natureza epistemológica da educação.Tem a ver com conhecimento,com a teoria do conhecimento.O coordenador pedagógico precisa focar seu olhar nessa relação entre professor e o estudante e entender que, às vezes, alguns professores não sabem como se constrói o conhecimento.Torna-se fundamental então que o coordenador aja como professor, ajudando os professores na compreensão de sua educativa. Por isso uma das principais funções da coordenação pedagógica é o processo de Formação Continuada dos docentes. Segundo Christov (2003) a Formação Continuada é importante pois , os conhecimentos se atualizam a cada instante e é preciso que existam momentos para reflexão sobre a prática docente, oferecendo subsídios para que os professores consigam, por sua vez, facilitar a aprendizagem de seus alunos. As  atribuições  de uma coordenação são:
a)Articular com os membros da equipe gestora, os processos pedagógicos, mediando a interlocução entre os diferentes atores da Unidade Educacional e os responsáveis pela política educacional do município, o projeto político-pedagógico da Unidade Educacional e da prática docente, com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
b)Elaborar proposta de trabalho, definindo objetivos, estratégias e metas de acordo com a proposta pedagógica da Unidade Educacional.Elaborar, junto aos professores e direção, estratégias de ensino e aprendizagem, buscando um bom desempenho acadêmico de todos os estudantes.
d)Planejar, acompanhar e avaliar periodicamente, junto aos professores,as ações didático-pedagógicas da/na Unidade Educacional e coordenar os encontros de planejamento previstos no calendário escolar.
 e)Orientar pedagogicamente os professores, organizando atividades de formação continuada e socialização de experiências na Unidade Educacional.Coordenar os processos de avaliação e emissão de relatórios, em caso de classificação e reclassificação dos estudantes, de acordo com Instrução Normativa da Secretaria de Educação, Cultura  e Desporto.
 f)Coordenar e sistematizar os Conselhos de Ciclo como instância avaliativa do desempenho dos estudantes e da prática pedagógica dos professores. Analisar, junto à equipe gestora e docentes da Unidade Educacional, o resultado de avaliações internas e/ou externas à Unidade, elaborando relatórios do desempenho das turmas, como objeto de redirecionamento das práticas pedagógicas.
g)Mediar, junto à equipe gestora, a orientação pedagógica aos pais e/ou responsáveis, aos estudantes, professores, e componentes da Unidade Educacional.Participar da formação continuada,encontros de coordenadores e grupos de estudo.
h) No caso das Creches, orientar e apoiar os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil na  implementação  de atividades pedagógicas junto às crianças.

Enquanto Secretaria de Educação  o ano de  2011 superou 2009 e 2010 em relação a quantidade de formações e apoio pedagógico tanto aos professores como ao coordenadores pedagógicos. Foi um ano de investimento para professores das  modalidades citadas abaixo:
·        Escolas  Campesinas 
·        Educação de Jovens e Adultos
·        Educação Infantil
·        Alfabetizar  Com  Sucesso
·        Ensino Fundamental  1º ano ao  9º e Médio
·        Merendeiras
·        Agentes Administrativos


Realmente foi  Formação Continuada . Além das 3 formações em  rede que ocorreram nos meses de  março, julho e  setembro , durante os meses a diretoria de ensino junto a equipe pedagógica  desenvolveu as FOCOS bem como, Encontros Pedagógicos para trabalhar os descritores do SAEPE para a modalidade 1º ao  5º ano . Já o  pessoal de  6º ano ao 9º receberam apoio de  materiais. Apesar de tão  pouco tempo conseguimos  realizar  várias  atividades educativas onde destaca-se: Elaboração e desenvolvimento de projetos didáticos vivenciados em praça  pública e nas escolas os quais  podemos  citar :
Educação  na  Folia  onde  as escolas municipais  levaram os estudantes para as principais ruas da cidade  onde cada uma escola  apresentaram suas alegorias sendo um dia para  a Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental.Enfim foi muito dinamizado  trazendo a população   a participação.
O Projeto Meio Ambiente Em Ação: Em Defesa Pela Natureza,que teve como                            
 Justificativa:Apresentar projeto em praça pública com o objetivo de inserir alunos,familiares e autoridades no processo ensino aprendizagem interagindo Meio Ambiente, Saúde e Educação.
 Objetivo geral :Despertar a consciência ecológica nas crianças, no intuito de compreender a importância do equilíbrio entre o homem e seu meio ambiente de modo que a teoria se converta em atitudes significativas.
O Projeto Folclore foi vivenciado nas escolas  cada uma de acordo com a sua clientela. O Qual teve como objetivo:Resgatar as tradições nordestinas, assumindo o papel de co-responsável na transmissão desta cultura, expressando as riquezas do nosso folclore norteada pelas atividades de respeito e valorização quanto a preservação da cultura popular.
O Projeto Criança Feliz  foi um projeto bastante significativo pois o mesmo atraiu toda a comunidade escolar e externa  nas apresentações no centro da cidade culminando com um show  de Patati e Patatá. O Projeto teve como Justificativa :Chamamos de cultura aquilo que está ao redor do ser humano,tudo que ele viu, ouviu e compreendeu ao longo de sua vida e é nesse contexto que este projeto visa favorecer a autoestima das crianças e a valorização  de sua identidade cultural,oferencendo-lhes o lazer de forma organizada,  interagindo com os pais,os profissionais da educação e a  comunidade local, abordando conteúdos didáticos /pedagógicos como: artes visuais e plásticas, linguagem oral, teatro com fantoches, expressão corporal e linguagem  musical, literatura infantil e dramatizações.Sendo assim, mais do que aprender sobre a cultura, o que destacamos é a possibilidade de aprender com a cultura,cultura com espaço de significações e ressignificações. O objetivo do projeto foi: Promover atividades extra-classe visando oportunizar o lazer,a relação interpessoal e sociocultural das crianças,bem como,sua participação nas atividades  lúdicas fazendo-as apropriar-se do uso adequado das produções culturais.
O  Projeto Patriotismo foi realizado em setembro : Desfile Cívico das Escolas Municipais que teve como Justificativa: Tendo em vista a importância do patriotismo e o grave problema da falta de patriotismo, trabalharemos este tema com o intuito de resgatar o debate e a discussão sobre civismo e  cidadania,valores estes que aos poucos estão se perdendo . Esse é o objetivo do projeto Patriotismo que a Secretaria Municipal de Educação de Cortês, está desenvolvendo visando sua culminância no dia 07 de setembro representado por um grande desfile nas principais  ruas da cidade com todas as  escolas públicas do município ,abrangendo alunos da educação infantil ao ensino Fundamental , o projeto busca despertar a consciência dos estudantes sobre os direitos e responsabilidades do cidadão; desenvolver o respeito à nação brasileira; sensibilizar para a importância do papel como cidadão, por meio do resgate dos valores cívicos, morais e sociais com a participação ativa da família e da comunidade, além de promover o trabalho pedagógico sobre a cidadania e o civismo. O Projeto patriotismo tem como  objetivos  :
·        Estimular  a comunidade Cortesense, a valorizar e preservar  o contexto histórico, acompanhando as idéias proposta neste projeto, visando a informação e construção do conhecimento de cada cidadão e o desenvolvimento  da  prestação de serviços no que se refere à  exaltação cultural do município de  Cortês  
·        Identificar  e conscientizar os alunos sobre a importância do sentimento de amor a pátria.
O Projeto Cordel  também mereceu destaque  pois ,despertou a criatividade de vários alunos do  município, desenvolvendo cordéis sobre a cidade e incentivando os mesmos aos estudos por meio de premiações de troféus e prêmios  de valor como notebook  e celular  para os vencedores  de 1º ao 3º lugar. O Projeto Cordel teve como justificativa :Tendo em vista que a literatura de cordel  é um Patrimônio Cultural do Povo nordestino brasileiro, vimos sugerir através desse Projeto de“Literatura  de Cordel” premiar e descobrir novos talentos literários dentro da comunidade escolar, assim como, estimular o hábito da leitura, tendo como foco um gênero textual completamente diferente do habitual , onde a rima é um dos elementos que atrai, que desperta a curiosidade além de suscitar a sensibilidade artística dos nossos educandos. O  objetivo geral foi : Contribuir para o resgate da literatura de cordel na perspectiva de transformá-la em veículo de comunicação de massa , desenvolvendo o gosto pela leitura, bem como a capacidade de escrita.
 Objetivos Específicos  do Projeto foram :
·        Valorizar e respeitar a multiculturalidade própria do nosso município e os significados e coletividades, experiências comunitárias, e o imaginário do folclore, presente na produção do cordel;
·        Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura (nordestina) caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos) na utilização do Cordel;
·        Possibilitar o aluno o conhecimento da linguagem cordelista, enfocando a cultura cortesense  em prol da valorização das nossas raízes;
·        Utilizar a Literatura de Cordel como fonte de informação e ponto de partida para o desenvolver no aluno  a curiosidade de historiar desde o surgimento  até os dias atuais o município de  Cortês;
·        Reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo para o cortesense  nordestino e brasileiro
·        Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados ao município de Cortês.
·        Estimular a leitura, produção e edição de folhetos de cordel entre professores, alunos e demais integrantes da comunidade escolar.
O Projeto  Concluintes  do   ABC  foi realizado nomes de  novembro a dezembro tendo como Justificativa:Visto que a formatura é um ritual de passagem que precede os próximos desafios  a serem superados pelos que se formam.Qualquer que seja a idade é sempre motivo de orgulho para famílias e amigos e para tanto, não pode passar em branco.Diante disso, as Escolas Municipais de Cortês,em parceria com a Secretaria de Educação visando interagir de forma criativa e participativa com a comunidade inserida desenvolve no  mês de dezembro o presente  projeto de conclusão de turmas envolvendo estudantes  de  1º ano  e  5ºano.
 Objetivo geral:Fazer uma arrecadação antecipada de recursos com a finalidade de proporcionar uma festa de formatura bem sucedida, aos alunos das Escolas Municipais de Cortês.
                               
                                    QUANTO AO PEDAGÓGICO

Desenvolvimento de Oficinas Pedagógicas com professores do Alfabetizar Com Sucesso  onde a equipe da secretaria desenvolveu este trabalho bem como o pessoal da Gerência  Mata Sul deu a sua contribuição nessas formações.
Inserção no currículo das escolas através dos temas transversais  assuntos relacionados aos problemas sociais que afetam a comunidade os quais foram trabalhados mensalmente de acordo com projeto anual.
As palestras mediadas no início do ano letivo foram bastante proveitosas as quais receberam muitos elogios dos professores presente no momento.
Subsidio para a elaboração da Proposta Pedagógica Escolar e Regimento escolar Com apostilas e CD com as informações precisas.
          ELABORAÇÃO  DOS REGIMENTOS DAS ESCOLAS:
·        Santo Antônio
·        Padre Borges
·        Mario Domingues
·        Santa Teresinha
·        Antônio Emídio
·        Francisca  Rocha
·        Carlos  de Lima
    SUPORTE E CORREÇÃO DOS REGIMENTOS  DAS ESCOLAS
ü Escola Andrea Aguiar (enviei todo digitado para fazer algumas alterações.
ü Escola João Venâncio
ü Escola Senador Antônio Farias 
ü Creche  Anny  Karolliny
ü Creche  Sonho de Criança
                                             OUTRAS ATIVIDADES
ü Envio de documentos para manutenção da secretaria escolar;
ü Reuniões pedagógicas quinzenalmente ou semanalmente de acordo com as necessidades  ;
ü Envio de roteiros de atividades para serem desenvolvidas durante o mês nas escolas;
ü Coordenação do SAEPE
ü Aplicação do  SAEPE  2011 no município
ü Censo  Rápido;
ü Aplicação  da  Prova Brasil   no  município
ü Documentação interna ( cadastros  ,organização de arquivos)
ü Atendimento ao público
ü Encontros pedagógicos com coordenadores
                                   EM RELAÇÃO  ÀS  ESCOLAS
A Escola  que merece  destaque em relação às atividades desenvolvidas  durante todo o ano  foi a Escola  Santo Antônio .Vivenciaram tudo de forma criativa  e precisa.
A Escola Mário Domingues se destacou em apresentações  em praça pública  fazendo um desfile em  homenagem ao dia do soldado entre outras apresentações na rua .Enfim  todas as escolas  vivenciaram as datas comemorativas sempre  tendo uma   comemoração como  destaque.
Escola Senador  Antônio Farias  se destacou  No  Folclore
a Escola Andrea Aguiar se destacou com as seguintes  comemorações:
ü Comemoração dos 20 anos de existência;
ü O Projeto Meio Ambiente;
ü As Festas Juninas;
ü O Projeto Neuromática
ü Apresentação da Carroça do Encantado.
ü Desfile Cívico
Fornecemos também apostilas de materiais sempre visando os descritores das avaliações externas.
Assistência de material pedagógico tanto para coordenadores como professores de 1º ao 5º ano e Fundamental II dando apostilas para suporte .
O apoio da secretária às escolas para o desenvolvimento do trabalho  bem como,  em relação  às  vivências  dos projetos .
A organização da secretaria quanto a estrutura física  etc.
Vale ressaltar, o apoio dado aos diretores em relação às Unidades Executoras e PDE monitorados pela técnica Raquel .
Vale  ressaltar  também  o trabalho da Coordenadora Ione junto a sua equipe.
As oficinas pedagógicas em rede monitoradas por Regina Célia e  Silvaneide Freitas que foram bastante elogiadas pelos professores. Precisamos dar mais oportunidades.
O apoio dado pela Coordenadora  Neyla aos  professores da  EJA ,sempre reunindo e tirando dúvidas.Sabemos que há muitas dificuldades em relação a essa modalidade.Professores para  EJA  precisam ser dinâmicos,que tenham uma bagagem profissional quando na maioria das vezes os próprios , não sabem nem escreverem  corretamente.

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