Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 22 de janeiro de 2012

UM OLHAR SOBRE A REALIDADE"


PROJETO: "UM OLHAR SOBRE A REALIDADE"
Justificativa: é possível observar, hoje, uma agressividade crescente nos alunos, justificada pelo fato de a escola não estar adaptada ao perfil do jovem que a freqüenta. Esse fator fez com que o aluno perdesse o respeito pela escola, mostrando sua insatisfação através das freqüentes atitudes agressivas com colegas, professores, funcionários, e patrimônio escolar. Para resgatar o respeito pela escola, professores, funcionários, coordenadores e Direção planejaram formas de se trabalhar esse tema sem abordar a violência, mas de tal modo que fosse possível promover atitudes para melhorar a convivência dentro da escola, procurando adaptá-las ao novo perfil apresentado pelos jovens de hoje.
Objetivo: fazer da escola uma instituição formadora de pessoas e não apenas transmissora de conhecimento, resgatando valores morais através de atitudes que mostrem: RESPEITO MÚTUO, SOLIDARIEDADE, HUMILDADE, AMOR AO PRÓXIMO, etc...
Metas: melhorar a convivência do aluno com o aluno e do aluno com professores, funcionários e Direção, diminuindo sua agressividade.
População Alvo: alunos, pais, funcionários, professores, coordenadores e Direção da Escola.
1º momento: sensibilização sobre causas da violência.
2º momento: escolha de um texto para reflexão dos alunos. Título: "O velho e o seu neto" (Livro das Virtudes). Para os alunos de 1ª a 4ª série seriam usadas as fábulas "Por favor", "Alguém está vendo você", "O Menino que Mentia" e outras (Livro das Virtudes Infantis).
3º momento: decidiu-se que cada classe, da 5ª série ao 3º ano do ensino médio, deveria trabalhar com valores diferentes e que a Família, a Escola e Igreja fariam parte dessa etapa de reflexão, pois são as instituições que o jovem de hoje ainda respeita e valoriza.
Os professores levantaram como valores que deveriam ser trabalhados: a disciplina, responsabilidade, amizade, respeito, dignidade, honestidade, cooperação, fraternidade, solidariedade, liberdade, liderança, igualdade, equilíbrio, confiança, amor, perseverança, justiça, esperança, crença, obediência, paz, consciência, felicidade, bondade, otimismo, família, igreja, sociedade, escola, criança, adolescente, adulto e idoso.
Desse modo, cada classe recebeu uma palavra diferente e foi desenvolvido o projeto pelo professor orientador da classe. Entretanto, antes de aplicar a atividade, todos os professores da Escola vivenciaram-na para que se sentissem mais seguros na sua aplicação. Essa etapa foi fundamental porque alguns professores "ainda" apresentam grande dificuldade em desenvolver atividades "fora do conteúdo de sua disciplina".
4º momento: execução do Projeto.
1 Colocar os alunos um grande círculo na sala de aula.
2 Usar uma técnica de relaxamento (com música apropriada).
3 Fazer a leitura e reflexão do texto: "O velho e o seu neto"
4 Aplicar na lousa a técnica "chuva de idéias"
para a palavra FAMÍLIA, procurando trazer a palavra chave escolhida para sua classe
5 Repetir a técnica "chuva de Idéias" com a palavra da classe, que será colocada no centro do papel pardo. E as "idéias" serão colocadas ao redor da palavra.
6 Refletir com os alunos sobre o tema: Só o resgate de valores pode diminuir a agressividade e melhorar a convivência na Escola e na Família.
7 Cada classe escolherá 5 palavras do seu trabalho e montará uma frase.
8 Os trabalhos serão expostos nos corredores e salas de aula.
5º momento: avaliação do Projeto.
Professores:
houve grande participação dos alunos durante as atividades e, ao término delas, os alunos permaneceram na escola;
foi necessário desenvolver outras atividades semelhantes para aumentar o interesse do aluno pela escola;
os alunos foram muito criativos;
não houve aluno passeando pelo corredor;
o professor não teve problemas de indisciplina na classe;
Alunos:
consideraram a atividade como de "confraternização entre alunos";
foi uma boa idéia para melhorar o ritmo das aulas;
a atividade nos fez parar para pensar em nossas atitudes;
passamos a ter mais consciência de nossos atos;
aprendemos mais as lições de vida;
houve união entre os colegas;
pudemos "falar" sobre os assuntos do projeto;
compartilhamos pensamentos e idéias com os "colegas";
foi um incentivo para vir à escola;
houve ajuda de todos na execução da atividade;
falamos de coisas sérias, que há muito deveriam ser discutidas por nós;
aprendemos coisas novas;
o que não sabíamos até o presente momento, agora já sabemos, pois "aquilo que não sabíamos, outros sabiam";
tivemos um clima de paz.
Coordenadores:
nessa atividade permitiu motivar o professor para a necessidade, urgente, de se usar novas metodologias na sala de aula. Assim, foi-lhe permitido, desenvolver um trabalho voltado para o "ser". No lugar da indisciplina, observou-se a participação, o interesse, a criatividade e a satisfação dos alunos. E mais, onde o aluno falou, o professor ouviu e orientou a classe, para que chegassem aos objetivos propostos. Nessas atividades foi possível, ao professor, trabalhar como orientador do processo ENSINO-APRENDIZAGEM.
Depois desse projeto, ampliou-se a idéia de que a escola deveria também resgatar hábitos hoje esquecidos como: por favor, bom dia, obrigado, com licença, desculpe, etc., que seriam chamadas "palavras mágicas da semana". É preciso lembrar que, se você quiser modificar hábitos e atitudes de seu aluno, é preciso ter como protótipos: professores, funcionários, direção e coordenadores.
A partir da avaliação do projeto, houve um replanejamento dos temas a serem trabalhados nos HTPC para atender as necessidades dos professores (vide cronograma).
No mês de julho, um grupo de professores participou de um curso de capacitação desenvolvido pelo professor coordenador, mas construído através da colaboração de vários professores da escola. Nessa capacitação, trabalharam-se os temas: RELACIONAMENTO, AUTO-ESTIMA e AUTO-CONHECIMENTO.
Ao término do curso, o grupo de professores selecionou material (atividade e texto) e um novo Projeto nasceu a partir de agosto: "Como Melhorar a Auto-Estima do aluno".
Por decisão do grupo, cada professor ficou responsável por uma classe do período diurno. As atividades foram aplicadas, quinzenalmente, porém, no dia escolhido pelo professor. Entretanto, todos deveriam obedecer ao cronograma pré-estabelecido trabalhando, no mesmo período, com o mesmo tema, uma vez que o término do projeto foi planejado para o dia 26 de novembro (vide cronograma).
O professor coordenador do noturno construiu, juntamente com os professores desse período, outro projeto tendo como referência, datas comemorativas do calendário, tais como: dia do trabalho, das mães, do meio ambiente, dos namorados, do amigo, das artes etc.. Em datas pré-determinadas, realizaram-se atividades de reflexão e também de confraternização entre alunos e professores, sempre com o objetivo de resgatar os valores e melhorar a convivência escolar.
Nas classes, onde se trabalhou com projetos, observou-se sensível melhora no relacionamento professor-aluno e, conseqüentemente, diminuição da agressividade dentro e fora da sala de aula.
No final do mês de novembro, o projeto de Auto-estima seria concluído com a atividade "Assim é o mundo que desejo construir". Entretanto, de repente, observou-se um "algo novo" na escola: uma vontade crescente, entre alunos e professores, na construção de novos projetos. Assim nasceram:
A árvore da Paz;
Perspectivas do aluno e da sua família para o novo milênio;
A colcha de retalhos;
O que minha família deseja para o ano 2000;
Coisas que aprendi na vida até agora... (encontramos na fala dos alunos: "aprendi a confiar em mim e a perdoar", "a conhecer os outros", "a compartilhar", "a ser humilde", "a chorar com aqueles que choram" etc. – 1º A Ensino Médio);
Nossas perspectivas de vida
E mais 15 painéis diferentes dobre o tema "Assim é o mundo que desejo construir"
Além de: maquetes de geografia, letras de música (reggae e rap), trabalhos de geometria, jornais sobre sexualidade, trabalhos de educação artística etc., todos fazendo parte do projeto de recuperação paralela do 4º bimestre.
A quantidade e a variedade de temas trabalhados levaram a escola a realizar, em 1º/12/99, a I Exposição da Escola Estadual "Barão de Jundiaí", com o tema "Resgate de Valores". Os trabalhos expostos mostraram a diversidade de idéias, a criatividade do aluno e dos professores das diversas áreas do curriculo. Ao fazer a leitura de cada trabalho, o professor descobriu que ali estava a estória de vida do seu aluno, pois, a escola foi capaz de trabalhar com os sentimentos, além dos conteúdos. Observou-se, tanto na confecção dos trabalhos como na montagem da exposição, a Cooperação, a União, a Solidariedade, a Humildade e o Respeito entre alunos, professores e funcionários da escola.
Ao avaliar o resultado final do trabalho com projetos, desenvolvido durante este ano na Escola "Barão de Jundiaí", cujo objetivo foi Resgatar Valores, pode-se concluir que não há fórmula pronta para acabar com a Violência na Escola, porém, Valorizar o Ser Humano que lá estuda ou trabalha, pode ser um começo. Aumentar sua auto-estima com certeza é a solução para melhorar a convivência escolar.
"Não, não tenho caminho novo
O que tenho de novo é o jeito de caminhar"
Tiago de Mello
Jundiaí, dezembro de 1.999.
Organização, Colaboração e Participação dos professores-coordenadores e da equipe de professores da EE "Barão de Jundiaí"
Vilma Maria De Rosso Campos
Professor-Coordenador
Bibliografia Complementar
BENNETT, Willian J. O livro das virtudes: uma antologia de W.J. Bennet, selecionado e adaptado por Luiz Raul Machado – Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1995.
BENNETT, Willian O livro das virtudes para crianças. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1997.
Apostila – Sugestões de Dinâmica de Grupo, autor desconhecido, 1999.
GASPARETTO, Luiz Antonio. Se liga em Você. Centro de estudos Vida e Consciência. Editora Ltda.
Boletim Informativo – O Diretor – UDEMO. Edições de janeiro, março e abril de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário