terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Valores


DURAÇÃO: 1 ANO LETIVO.
SÉRIES A QUE SE DESTINA: EDUCAÇÃO INFANTIL A 4ª SÉRIE

JUSTIFICATIVA

            Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum. A escola se tornaria vazia e ineficiente se  omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.


OBJETIVOS

O professor, entendendo que o agente principal da escola é o aluno, deverá:
Compromissar-se com a filosofia de nossa escola;
Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação  humana;

Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.

PROCEDIMENTOS

Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas  de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos
para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma
notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou
ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.

Todos os docentes deverão ler, para suporte de seus enfoques, o Livro das
virtudes para crianças de William Bennett. Editora Nova Fronteira.

Selecionar canções coerentes com as temáticas em voga.
Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em
questão.

Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões (ver  sugestões).

Seguir o cronograma:

Valores trabalhados  no  ano  de 20___________

FEVEREIRO  /AGOSTO

2ª quinzena – amizade
1ª quinzena – verdade

MARÇO

2ª quinzena – União
1ª quinzena – cooperação


ABRIL
2ª quinzena – Dedicação
1ª quinzena –
Responsabilidade

MAIO
2ª quinzena – Partilha
1ª quinzena – amor

JUNHO

2ª quinzena – Paz
1ª quinzena – honestidade
2ª quinzena – justiça


AGOSTO

2ª quinzena – respeito
1ª quinzena – Liberdade

OUTUBRO

2ª quinzena – carinho
1ª quinzena – Alegria


NOVEMBRO
2ª quinzena – bondade
1ª quinzena – Solidariedade


  Os valores acima mencionados não foram escolhidos por mero acaso, mas por meio da pesquisa realizada pela escola, a qual possibilitou um levantamento dos anseios dos pais em relação ao que gostariam que fosse trabalhado com seus filhos.

Bibliografia de apoio
Coleção Valores para a Vida – Enciclopédia Britânica do Brasil.
Coleção Sentimentos, de Janine Amos. Editora EKO.
Fábulas,
·         Coleção Se Ligue em Você, de Luiz A. Gasparetto. São Paulo, Espaço, Vida &  Consciência.
·         O desafio do mar, de Vilmar Berna. São Paulo, Paulinas.
·         Aprendendo a ser e a conviver, de Margarida Serrão e Maria Clarice
          Baleeiro. São Paulo, FTD.

                               



Nenhum comentário:

Postar um comentário