sábado, 24 de março de 2012

Macro-projeto

PROJETO: VIVENDO VALORES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Equipe de Execução: Comunidade Escolar EMEF. Fernando Guilhon
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar (funcionários, alunos, pais ou responsáveis)
vA ESCOLA:
A EMEF. Gov. José de Leão Guilhon foi inaugurada em janeiro de 1982, através do decreto nº 01 de 29/12/82, situada na rua Goiânia S/N, no Bairro da Terra Prometida. Atualmente possui cerca de 1200alunos divididos em quatro turnos, manhã, intermediário, tarde e noturno. Nossa Missão é: "Assegurar a qualidade de ensino de maneira crítica, para que nossos alunos possam participar da sociedade como verdadeiros cidadãos".
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Ano de 2010
JUSTIFICATIVA:
Percebendo a desvalorização do ser humano, a perda da auto estima, faz se necessário o intenso trabalho sobre relacionamento interpessoal, valorizando a pessoa humana, reconhecendo a importância do outro para o nosso próprio crescimento.
A abordagem do tema gerador, através deste projeto parte da necessidade de aperfeiçoamento da convivência de toda a comunidade escolar, destacando a importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento social, baseado na justiça e no respeito mútuo, proporcionando condições para a percepção dos princípios éticos necessários na vivência em comunidade. O artigo 27, inciso I da Lei de Diretrizes e Base da Educação deve considerar os seguintes parâmetros: A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e ordem democrática, por tanto o papel da escola transcende a disseminação do conhecimento cientifico e tecnológico abrangendo a formação

humana, considerando a relevância do bem estar integral do individuo.
v OBJETIVOS:

ü Refletir os valores humanos na prática do dia a dia de um cidadão.
ü Refletir sobre posturas e atitudes comportamentais, relacionadas ao outro e ao meio ambiente.
ü Solucionar problemas sociais de forma humana, coerente e equilibrada.
ü Proporcionar a assimilação de valores através de atividades dirigidas.
ü Contribuir para o aprimoramento da convivência dos membros da comunidade escolar,
ü Valorizar e apreciar a pessoa humana.
ü Auxiliar o desenvolvimento pessoal e interpessoal.
ü Estimular a valorização de ações cooperativas, solidárias, de respeito ao outro e ao meio ambiente.
ü Sensibilizar a comunidade escolar da importância do exercício dos direitos e deveres para a pratica de um bom convívio social e preservação do meio ambiente.
v METODOLOGIA
Este macro projeto será executado na nossa comunidade durante o ano de 2010 dividido em micros projetos bimestral, visando o resgate e conscientização dos valores: amor, limpeza, compromisso, organização, responsabilidade, respeito, paz, cooperação, união e honestidade. Os valores serão distribuídos nos micros projetos com temas específicos que facilitarão o alcance dos objetivos almejados. Portanto este projeto será executado com os seguintes micros projetos:
• 1º bimestre: Aluno Educado. Patrimônio Preservado! Valores trabalhados: Organização e limpeza.
• 2º bimestre: Projeto de Integração Escola e Família. Valores trabalhados: amor, honestidade e união.
• 3º bimestre: Escola e Cidadania. Valores trabalhados: Compromisso e respeito.
• 4º bimestre: Ações do Pequeno Artista. Valores trabalhados: Cooperação, responsabilidade e paz.
Em cada bimestre será trabalhado dois ou três valores, porém durante todo o ano letivo será cobrado todos os valores.
As ações pedagógicas do PDE-Escola estarão incluídas nos micros projetos.
O lançamento do macro projeto será uma divulgação para a comunidade através do CARNAGUILHON e o bloco dos valores. Cada série representará um valor através de fantasias e faixas e toda a escola desfilará nas ruas dos bairros próximos à escola acompanhados de um carro som para divulgação do projeto: VIVENDO VALORES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Portanto, para que esse projeto seja assimilado e concretizado no âmbito escolar será necessário uma conscientização, acerca do que se quer alcançar com todos da comunidade escolar e por fim sistematizar todas as ações pedagógicas dentro dos micros projetos em anexo, os quais serão debatidos periodicamente no que diz respeito a sua aplicabilidade e adequação dos conteúdos do planejamento.
v CRONOGRAMA:
1º bimestre

Lançamento do projeto (12/02/2010)
CARNAGUILHON e os blocos dos valores.
PROJETO: ALUNO EDUCADO. PATRIMÔNIO PRESERVADO!
ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA.
2º bimestre

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA.
AMOR, HONESTIDADE E UNIÃO.
3º bimestre

PROJETO ESCOLA E CIDADANIA.
COMPROMISSO E RESPEITO.
4º bimestre

AÇÕES DO PEQUENO ARTISTA.
COOPERAÇÃO, RESPONSABILIDADE E PAZ.

v AVALIAÇÃO:

A avaliação será de forma contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com os temas dos projetos, contextualizando o cotidiano escolar e vivência do aluno.
O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário, levará em consideração os seguintes questionamentos:
Quais os conhecimentos adquiridos?
As questões levantadas foram esclarecidas?
Que mudanças de atitudes foram observadas?
Que crescimento os alunos tiveram?
A equipe poderá no decorrer dos projetos avaliarem suas ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.
Ainda
v REFERÊNCIAS
Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) da EMEF. Fernando José Leão Guilhon.
Projeto da Secretaria Municipal de Educação/2010 Vivendo Valores para o Exercício da Cidadania.

LANÇAMENTO DO PROJETO
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA
COORDENADORES: Dorilene, Elizângela,Helecida, Helena, Luciene, Elza, Vamilson, Jonatha, Jedaias, João Sampaio, Luciana,Magno, Marcicléia,Margatt, Maria Aparecida e equipe técnica
EIXOS: AMOR, HONESTIDADE E UNIÃO PÚBLICO ALVO: Alunos, funcionários e comunidade
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 16/03 à 19/06
JUSTIFICATIVA:
Destacou-se a importância de trabalhar este projeto onde queremos resgatar valores já esquecidos, incluindo-os na vida social e moral da criança, conhecendo um pouquinho da família de cada aluno, através da participação da comunidade nas atividades e eventos da escola, estabelecendo assim uma integração entre família e escola.
A conquista dessa comunidade dependerá de ações sistematizadas focadas na integração entre escola e família que dependerá também da participação da escola em atividades dentro da comunidade, além de promover a participação de maneira prazerosa para esta comunidade que dificilmente participa ou tolera muito tempo na escola através das reuniões de rotina.

OBJETIVO GERAL
Conscientizar as famílias de nossa comunidade da importância de sua participação nas atividades escolares.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Incentivar a participação das famílias para motivar a o desenvolvimento do aluno.
Aumentar o rendimento dos alunos nas atividades avaliativas.
Conseguir parceria com a própria comunidade nas atividades e eventos da escola.
METODOLOGIA
As ações e atividades serão desenvolvidas buscando envolver a comunidade nas ações dentro da escola de maneira prazerosa, conscientizado-a da necessidade do resgate dos valores como amor, honestidade e união.
Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para incentivar as atividades diárias: gincanas, torneios matemáticos e esportivos, eventos culturais e outras atitudes de participação e parceria.
O lançamento do projeto acontecerá com a participação da comunidade católica e em outro momento a comunidade evangélica para cantar, falar dos valores da família. Ficando assim uma sugestão para os professores continuarem convidando pessoas para atividades desse tipo ou visitando as igrejas da comunidade.
Os professores poderão a qualquer atividade em sala convocar alguns pais para participarem seja falando de suas profissões, do seu modo de vida, numa dinâmica de nível de conhecimento entre filho ou em qualquer situação que considerar oportuno.
. A visita das mães ou pais na sala de aula levará os mesmos a refletirem sobre as dificuldades enfrentadas pelo professor .

CRONOGRAMA:
16/04
Lançamento do projeto: Participação da comunidade católica e em outro momento a comunidade evangélica para cantar, falar dos valores da família.
Será organizado no pátio da escola um ambiente para recepção de pais e filhos para um momento com Deus. Oportunizando aos pais dá exemplo de gratidão a Deus pela vida com amor, honestidade e união.
30/04
Gincana de leitura e Português e redação ( concurso de paródia com o tema Mãe)
08/05
Família na Escola ( DIA DAS MÃES): Homenagens e apresentação das melhores paródias, vídeo com fotos das mães participativas e com a história de vida de algumas.Brincadeiras, brindes, lanche ...
28/05
Olimpíada de Matemática: Com a participação dos pais.
04/06
Torneio Esportivo: ( PAIS E FILHOS)
19/06
• Culminância do Projeto
Festa Junina com apresentações da comunidade (quadrilha, danças...). Parceria com as mães nas comidas típicas...
Som da comunidade.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com o tema do projeto, contextualizando assim com o cotidiano escolar.
O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário, levará em consideração os seguintes questionamentos:
Quais os conhecimentos adquiridos?
As questões levantadas foram esclarecidas?
Que mudanças de atitudes foram observadas?
Que crescimento os alunos tiveram?
A equipe poderá no decorrer do projeto avaliar ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.
PROJETO: Escola e Cidadania!
PROJETO: Escola e Cidadania!
Coordenadores:
Abel, Arthur, Caciane, Derivaldo, Deudimar, Elisselma, Orismar, Fátima,Maria de Fátima,Gorete,Maria Luzia, Maria Raimuinda, Roselita, Rosiléia, Rosinete e equipe técnica.
PÚBLICO ALVO: Alunos e comunidade em geral
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 14/08 á 01/10
JUSTIFICATIVA:
Este trabalho justifica-se em informar e conscientizar pais, alunos, comunidade em geral da importância de se desenvolve a cidadania com coerência na sociedade, conhecendo e exercendo o seu papel de cidadão de forma crítica.
A escola como formadora de cidadãos tem a função de antecipar e provocar sua comunidade de maneira consciente sobre os valores que o cidadão precisa possuir no cumprimento dos seus deveres, para usufruir de seus direitos perante a sociedade com respeito e compromisso de todos.
OBJETIVOs
Conscientizar os educando e comunidade escolar da importância dos direitos e deveres do cidadão como forma compromissada e respeitosa .
Informar e identificar de forma coerente o que é cidadania.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar e contínua, contando com a participação de toda a comunidade escolar.
Algumas sugestões podem ser seguidas pelos professores para melhor desenvolvimento de suas aulas: vídeos, palestras, textos informativos, confecção de cartazes, dramatização e simulação de campanha eleitoral.
O projeto se desenvolverá de acordo com as ações do cronograma abaixo, porém sugerimos que em sala os professores realize ações como exemplo de cidadania visando alcançar os valores a serem trabalhados: justiça diante de qualquer situação, mantendo a ordem de acordo com direitos e deveres dos alunos, impondo respeito entre todos, incentivando os alunos, a saber, a hora de ouvir, de falar...
Outras sugestões: No dia do estudante trabalhar como o estudante poderá usufruir plenamente seus direitos, qual a escola que queremos e o que posso fazer para tê-la, premiação para os estudantes. No dia da árvore fazer plantações de árvores na escola como forma de cidadania ambiental, distribuir no bairro muda de plantas, passeio no CPA ou Parque ecológico, exposição de fotos de árvores e sua importância.
Trabalhar cidadania para o trânsito, cartazes, panfletos....Fazer simulação de eleição ou convidar a Justiça Eleitoral para treinamento e palestra.Trabalhar cidadania e o meio ambiente, etc.
Em fim, cada série poderá adequar seus conteúdos de forma criativa com a cidadania e os valores a serem alcançados.

CRONOGRAMA:
14/08/2010
Lançamento do projeto: Dia dos pais ( PAPAI CIDADÃO)- Parceria com o SINE, instituições ou pessoas para inscrição e aperfeiçoamento de profissionais.Música-tema: Cidadão/ Uma palestra sobre prevenção de drogas e DSTs e Palestra sobre deficiência (PDE)
16/08 a 17/08
Torneio de Português( redação, soletrando e gincana de leitura) (PDE)
16/08 a 20/08
(PDE) Semana do Folclórica ( Cultura e cidadania): 1º ano – Apresentarão cantigas de roda com caracterização.

2º ano -trazer os pais para contar lendas e causos. Os melhores voltarão no dia 20.
3º ano - confeccionarão um livro com remédios caseiros ou adivinhações. Farão exposição dos trabalhos e apresentarão no dia 20.
3ª série- Apresentar dramatizações sobre as lendas no dia 20.
4ª série-Apresentarão um jornal falado sobre provérbios populares e dança folclórica.
A culminância poderá ser com uma manhã alegre com bingos, comidas típicas,brincadeiras, apresentações e o torneio esportivo.
01/09 a 05/09
Semana da Pátria ( cidadania e civismo)- Cantar o Hino Nacional, do Pará e Tucuruí no pátio da escola( um dia para cada série)
16 a 17/09
Torneio de Matemática ( Olimpíadas matemáticas) (PDE)
08/10

09/10- Caminhada da cidadania: Trabalho envolvendo eleições, meio ambiente e Trânsito.

(PDE) Culminância do Projeto: Dia das crianças (Criança cidadã): As crianças deverão trazer os pais para se beneficiar com serviços de corte de cabelo, medição de pressão arterial, glicose e massa corporal... Doação de roupas e cestas básicas para famílias carentes. Os pais deverão brincar com os filhos com brincadeiras organizadas pelos professores, e as crianças ganharão lanche e sorteio de brinquedos confeccionados pelos pais e alunos da EJA.

AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará continuamente durante e após o desenvolvimento das atividades enfatizando principalmente as atitudes dos alunos, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com o tema do projeto, contextualizando assim com o cotidiano escolar.
A equipe poderá no decorrer do projeto avaliar ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.
PROJETO: AÇÃO DO PEQUENO ARTISTA
COORDENADORES:
Laurentino, Ana Lúcia, Benedita, Milka, Fábio, Francisco, Elisvânia, Maria Dajuda Vanderléia, Shirlei,Valdiléia, Vânia, Rosinete, Valdirene e equipe técnica
PÚBLICO ALVO: Alunos , funcionários e comunidade
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 23/10 a 03/12
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista o ser humano e suas criações o qual tornou a arte como a mais bela de suas invenções é que a escola verificou a necessidade em elaborar ações que possibilitem o desenvolvimento de habilidades criativas nos seus educando, funcionários e comunidade em geral.
A arte acompanha a diversidade e evolução do ser humano.
A arte valoriza e motiva as múltiplas inteligências, além de possibilitar a construção de conhecimentos de difícil assimilação.
Há muito tempo a arte é reconhecida como grande facilitadora no desenvolvimento de competências nas crianças. E quanto mais cedo esta estiver contato com as diferentes formas de atividades artísticas, mais cedo descobrirá aptidões e habilidades com as quais se identificará.
Toda e qualquer arte precisa ser valorizada dentro da escola como forma de produção, incentivo e demonstração de responsabilidade, cooperação e paz.
OBJETIVO GERAL
- Despertar no aluno e comunidade suas habilidades artísticas como forma de adquirir conhecimentos e valorização humana.
v OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Fazer com que o aluno perceba suas aptidões artísticas de maneira livre e agradável.
Tornar o ambiente escolar e as atividades desenvolvidas em salas mais atrativas e motivadoras.
Incentivar os alunos a na assimilação de conteúdos através de atividades artísticas diversas.
BLOCOS DE CONTEÚDO RELACIONADOS AO ENSINO DA ARTE
1º EIXO- Dança ( movimento e ritmo): de rua, regional, atual, etc.
2º EIXO- Música ( expressão e criação) - criação de paródias, dramatizações e apresentações.
3º EIXO- Pintura ( criação e exposição) artesanato, grafite, pintura de mural, painel, e muro com temas específicos ( meio ambiente, trânsito, natal, valores...).Escolha de um desenho entre os alunos para o projeto.
METODOLOGIA
As ações e atividades serão direcionadas pelos professores em sala com música, pintura, artesanato e dança ficando a dança de responsabilidade dos professores de Educação Física.
As ações seguirão de acordo com o cronograma abaixo, porém algumas sugestões podem facilita o desenvolvimento das atividades: Expor em painéis trabalhos escolhidos em sala para pintura do muro, produção de paródias e poesias, confecção de instrumentos musicais e artesanato.
Recursos materiais: tinta,pincéis, sucatas,roupas adequada para danças e apresentações.

vCRONOGRAMA:
23/10
Lançamento do projeto: Dia das crianças- Apresentação dos artistas da escola professores e alunos numa demonstração de talentos. Exposição de pinturas relacionado ao tema, imitação, recitando poesia (PDE): ( gincana da leitura e redação: quem ganha o prêmio é o professor),cantando.../ESCOLHA DO DESENHO PARA O TEMA DO PROJETO.
05/11
Torneio de Matemática. (PDE)
19 e 20/11
Pintura do muro com diferentes temas
03/11
(PDE) CULMINÂNCIA/ OFICINAS DE LEITURA, DANÇA, ARTESANATO, JOGOS, MÚSICA ( KARAOKÊ).
SALA DO SISTEMA SOLAR, REINO ANIMAL, PECHINCHA.
COBERTURA TOTAL DA RÁDIO PRA KUKA. ( VEJA O VÍDEO RÁDIO ESCOLAR NO YOU TUBE)


AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com o tema do projeto, contextualizando assim com o cotidiano escolar.
A equipe poderá no decorrer do projeto avaliar ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.
Projeto: Aluno Educado. Patrimônio Preservado!
PROJETO: Aluno Educado. Patrimônio Preservado!
 PÚBLICO ALVO: Alunos de 1° ao 5º ano / E.J.A/ adaptável
 PERÍODO DE EXECUÇÃO: 02/09 a 30/09
 JUSTIFICATIVA:
As constantes depredações do espaço escolar confirmam que os nossos alunos não estão conscientes de sua participação na conservação do Patrimônio Escolar.
Compreendemos que de nada adianta abordarmos temas amplos relacionados à preservação ambiental, sem partir de questões conhecidas e vivenciadas pelos alunos como: sujar as paredes, quebrar as carteiras, torneiras...destruir o patrimônio escolar.
O grande desafio atualmente consiste em conscientizar alunos e pais, pois a preservação do Patrimônio está inteiramente ligada à educação familiar e escolar.
 OBJETIVO GERAL
 Conscientizar os educando e comunidade escolar da importância de conservação do Patrimônio Escolar.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Fazer com que o aluno perceba a necessidade de conservação do ambiente a sua volta.
 Tornar o ambiente escolar mais atrativo e agradável.
 Incentivar os alunos a adotarem atitudes conscientes de Conservação do Patrimônio Escolar.
 METODOLOGIA
As ações e atividades serão desenvolvidas buscando envolver o aluno em atitudes de preservação com responsabilidade e respeito ao Patrimônio Escolar.
Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para incentivar as atividades diárias: leituras, produções, interpretações, situações matemáticas, músicas, danças, dramatizações e etc.
O lançamento do projeto acontecerá na semana da Pátria o que é perfeitamente adequado, considerando que Civismo é a devoção pelo interesse público pelo bem público, pelas causas e interesses de toda sociedade pelo bem comum.
Iniciaremos expondo para os pais e alunos o projeto. Com os pais será através de uma reunião. Com os alunos será no pátio da escola através de pequenas conversas sobre temas que envolvem o projeto.
1º dia- O que é Patrimônio? – Cantar o hino deTucuruí e Nacional.
2º dia- Cidadania- Cantar o hino deTucuruí e Nacional.
3º dia- Direitos e deveres- Cantar o hino deTucuruí e Nacional.
4º dia- Respeito e responsabilidades- Cantar o hino deTucuruí e Nacional.
Nomear semanalmente os monitores do recreio para “fiscalizar” conversar e ajudar os colegas a não deixar vasilhas espalhadas aos arredores da escola, não sujar paredes, não quebrar matérias e plantas da escola.
Fazer uma campanha de doação de livros entre alunos, funcionários e toda comunidade tucuruiense para a biblioteca. O que será importante na culminância do projeto.
Sugestões de atividades em:
 Língua Portuguesa
Textos, leituras interpretações e produções referentes ao tema.
Música, frases, panfletos, placas, poesias...
Caça-palavras, cruzadinhas, produções de palavras e frases com nomes de coisas que pertencem ao Patrimônio Escolar...
Trabalhar a gramática a partir de um texto sobre o tema.
 Matemática
Situações Matemáticas envolvendo o tema como: número de materiais conservados ou danificados, números de pessoas e/ou alunos na escola, valores gastos nas prestações de conta da escola, número de alunos por série, turma ou turno, índice de aprovação ou reprovação no ano anterior ou corrente... Cada situação poderá ser elaborada envolvendo as quatro operações, sistema de numeração decimal, fração, desafios.
Pesquisa de dados na própria escola, leitura e montagem de gráficos e tabelas.
 Ciências
O tema será ponto de partida para trabalhar o Meio Ambiente e preservação, plantas, saúde, tipos de higiene,Recursos Naturais...
 História e Geografia
O tema será ponto de partida para trabalhar o Município e outros Patrimônios Públicos...
Dia da árvore (plantar árvores pela escola, preservação), Di a do estudante (o bom estudante)
Direitos e deveres no Trânsito (quem aprende a cuidar do Patrimônio escolar, não terá dificuldade em respeitar as leis do Trânsito.)
As Regiões do Brasil e os Patrimônios Históricos.
 CRONOGRAMA:
02/09 a 04/09 Lançamento do projeto: conscientização através de temas relacionados ao civismo- Cantar o Hino Nacional e de Tucuruí.
04/09 Reunião com os pais. Exposição do tema e ações.
Divulgação do Projeto na rádio local.
08/09 a 11/09 Confecção de placas de conscientização, lixeiras, arrecadação de plantas e sementes para jardim.
11/09 Mutirão da Limpeza/ Ornamentar a escola com plantas, placas, lixeiras, pintura, desenhar tabuleiros de damas, amarelinha, trilha...
14/09 a 24/09 Elaborar atividades de produção envolvendo o tema para exposição./ Programar apresentações para a culminância.

• Sugestão de atividades:
1ª série: Recorte e colagem
2ª série: pintura/ palavras de incentivo
3ª série: Mural informativo/ painel de frases
4ª série: Produção de texto/ Paródias

• Sugestão de apresentações:
Dança, música, teatro, jogral...
25/09 • Culminância do Projeto
 Inauguração de um Patrimônio Escolar ( biblioteca) como forma de presentear a comunidade escolar. Fazer uma cerimônia com leitores da escola e leitura livre.
 Exposição de atividades dos alunos confeccionadas durante o projeto.
 Ressaltar para a comunidade algumas mudanças ocorridas com as ações do projeto e a necessidade do seu apoio para continuação dessas mudanças.
 Breve prestação de contas a comunidade através do Conselho Escolar, bem como a apresentação do mesmo.
 Apresentações dos alunos.
 Apresentações da comunidade.
 Divulgar e apresentar a comunidade os talentos da escola como: vencedores do Soletrando e torneio de Matemática, leitores, cantores, dançarinos...

 AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com o tema do projeto, contextualizando assim com o cotidiano escolar.
O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário, levará em consideração os seguintes questionamentos:
Quais os conhecimentos adquiridos?
As questões levantadas foram esclarecidas?
Que mudanças de atitudes foram observadas?
Que crescimento os alunos tiveram?
A equipe poderá no decorrer do projeto avaliar ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.
Projeto CONSCIÊNCIA NEGRA
O projeto a seguir eu elaborei para uma professora que iria sugerir para a Secretaria de Educação do nosso Município. A qual queria um tema relacionado com a África do Sul, país que vai sediar a copa em 2010.
PROJETO:
CONSCIÊNCIA NEGRA E AS MANIFESTAÇÕES AFRICANAS
“NÃO SE SINTA SUPERIOR AOS SEUS IGUAIS”.

INTRODUÇÃO

O projeto CONSCIÊNCIA NEGRA E AS MANIFESTAÇÕES AFRICANAS, tem como finalidade principal a tentativa de despertar o educando e a sociedade para um fato do cotidiano que é a discriminação racial e que sempre é ignorado como se não existisse. Envolver crianças, adolescentes, jovens e adultos nesse tema requer um aspecto motivador, o qual está relacionado com a copa 2010 na África do Sul, surgindo assim o interesse maior pela cultura e tipo de vida dos nossos descendentes.
Portanto esperamos que todos ao final do projeto tenham essa consciência: “NÃO SE SINTA SUPERIOR AOS SEUS IGUAIS”.

Projeto: CONSCIÊNCIA NEGRA E AS MANIFESTAÇÕES AFRICANAS
“NÃO SE SINTA SUPERIOR AOS SEUS IGUAIS”.

OBJETIVOS GERAIS:
• Conhecer através de uma ação conjunta e de política educacional aspectos da cultura africana como forma de valorização e conhecimento voltado à pluralidade cultural.
• Propiciar à sociedade Tucuruiense a oportunidade de conhecer a História do negro brasileiro, numa lição repassada através dos trabalhos feitos pelos alunos como forma de comprometimento com o ensino e com os valores morais e sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Identificar manifestações culturais, políticas, sociais e econômicas da África.
• Relacionar o tema com a Copa de 2010 engrandecendo as potencialidades e mostrando a realidade do povo africano.
• Valorizar as diversidades através das manifestações desses povos e relacionando-as com nossa cultura.
• Preservar a memória de grandes representantes da raça negra como forma de construir a História.
• Mostrar quanto o nosso país esta marcado pelo racismo e que o simples fato de visibilidade do problema já é uma vitória.
• Oportunizar o conhecimento das manifestações africanas, sua influência na nossa cultura, bem como a situação de rejeição em que se encontra grande parte da população afro-descendente.

JUSTIFICATIVA:
No inicio do seu primeiro mandato o presidente Luís Inácio Lula da Silva aprovou a inclusão do dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e tornou obrigatório o ensino de História Africana nas escolas públicas e particulares.
O dia da consciência negra em 20/11 já é celebrado por algumas escolas do ensino fundamental II em Tucuruí, que fazem corretamente, pois o dia 20 de novembro marcado pelo assassinato de Zumbi dos Palmares, é muito mais do que uma oposição ao dia 13 de maio (abolição), os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o nosso país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Reforçar este movimento através de uma ação maior em conjunto, mostrará a sociedade nossa oposição em atitudes de racismo pela opressão de cor e de crueldade.
Tendo em vista também a Copa de 2010 na África do Sul como um excelente momento para sistematizar conhecimentos sobre nossos descendentes e sua cultura. Conscientizando alunos e todas as pessoas da responsabilidade que todos nós brasileiros temos em respeitar as manifestações desse povo que tanto influenciaram na nossa cultura.

Esse evento com um tema de tão grande importância no que diz respeito à valorização das diversidades e educação de cunho social, substitui as feiras culturais das escolas, já conhecidas como um dos maiores trabalhos internos e que muitas das vezes não são visitadas por todos os alunos e comunidade. Foi numa perspectiva de integração e seguindo o perfil de unificação das atividades e eventos escolares da rede municipal que se planejou e elaborou esse projeto.

Período de execução: 16 a 20 de novembro (sugestão)
Público alvo: Comunidade tucuruiense
Metodologia:
A importância e abrangência do tema é o principal motivo para a ação em conjunto com todas as escolas da rede. Para tanto é importante uma organização que seguirá em caráter de proposta as etapas abaixo:
Escolha prévia do local, o qual deverá ser amplo e acessível como Ginásio Poli esportivo, ao lado Centro de Convenções ou Centro Cultural.
Lançamento da proposta para as escolas com a devida antecedência.
Divisão dos subtemas que podem ser sugeridos pelas escolas ou adequados às propostas abaixo:
História da África
Divisão política e regime político. (atualidades)
Contrastes africanos (riquezas e miséria)
Cultura Africana
Arte e literatura.
Linguagem, dialetos...
A música e a dança.
Religião.
Influencia da África na cultura brasileira.
Discriminação, preconceito, direitos conquistados.
Juventude e a consciência negra.
Lutas por reparação caracterizam movimento negro contemporâneo.
População negra e o mercado do trabalho, sistema de cotas nas universidades.
Quilombos, titulação de terras...
O mundo na África - Copa 2010.
Comidas típicas
As escolas farão exposição de seus trabalhos em estandes com dois dias para cada segmento dependendo do número de estandes disponíveis.
Expor e fazer apresentações teatrais, danças, poesias...
Apresentações e shows em todos os estilos e principalmente samba, pagode, capoeira... Com pessoas convidadas.
Culminar com uma passeata voltada ao dia da Consciência Negra e erradicação do preconceito com muita música, desfile de afro-descendentes, talentos diversos participação de escolas de samba, divulgação de artistas negros locais e show no final.
Sistematiza cada ação através de um cronograma, elaborado pela secretaria de educação e envolvidos. E este poderá ser apresentado às escolas em folder ou outros documentos.
A divulgação é essencial e as parcerias entre outras secretarias como é o caso da Secretaria de Cultura e Desporto, instituições de causas sociais...


AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ser feita através de observações nas atitudes, atividades e envolvimento dos alunos. Podendo ser feita de forma diagnóstica, contínua e quantitativa.
A avaliação do projeto será feita a partir das sugestões, através do ponto de vista dos educadores envolvidos nas ações. E no decorrer do proje to.
Projeto: Os valores estão se perdendo. O que está acontecendo?
JUSTIFICATIVA:
A qualidade de uma instituição escolar depende em grande parte do modo pelo qual ela enfoca o processo de condução das atividades que se desenvolvem nas classes, pois ali não é somente o lugar onde realiza o processo de ensino-aprendizagem, como também, o lugar que traz sempre o momento oportuno para desenvolver e promover os valores humanos nos alunos. Essa qualidade depende sobretudo também da capacidade dos professores em estimularem nos alunos atitudes de respeito, companheirismo e solidariedade.
OBJETIVO:
Oportunizar na escola ações de resgate aos valores morais na família e escola.
Desenvolver atividades no processo ensino aprendizagem relacionando-as com os valores morais.

BLOCOS DE CONTEÚDOS:
Colocar nesse espaço o planejamento do bimestre de todas as séries, inclusive Educação Física adptáveis ao tema. Sugiro esse projeto para o 1° bimestre, pois os conteúdos são mais adequados e realizar o projeto no início do ano ajudará a escola a ter melhores resultados no decorrer do mesmo.
METODOLOGIA:
A busca por alternativas que melhorem o rendimento do aluno está inteiramente ligada à aquisição de valores morais que refletem no comportamento do mesmo em sala de aula.
Para tanto é necessário atividades que envolvam alunos, pais e escola.
As sugestões dessas atividades, as quais estão relacionadas às ações do projeto e atividades do cotidiano como: conversas de sensibilização diariamente, pesquisas, filmes, entrevistas, passeios, realizar ações em que os alunos possam descobrir atitudes em si mesmo de solidariedade(doações, companheirismo...)promover atitudes de valorização e respeito ao próximo no cotidiano escolar e para isso o professor precisa astá atento a cada ato ou fato que ocorrer.
É importante o trabalho em equipe e principalmente dentro da escolas as pessoas devem demonstrar esses valores no tratamento com todos da comunidade escolar.

CRONOGRAMA DAS AÇÕES

26/01- Lançamento do projeto através da 1ª reunião de pais na escola.
Com dramatização, teatro, palestra realizada pela equipe escolar.
02/02- Carnaval e os blocos dos valores
Cada bloco representará através de fantasias, faixas dois valores morais, escolha da melhor fantasia, escolha da garota super valores, painel de atividades sobre pontos positivos e negativos do carnaval, desfile no bairro com a participação de escola de samba local.
22/02- Eleição para representante de turma.
Trabalhar cidadania e ética através das eleições.
07/03- Dia Internacional da Mulher
Trabalhar o respeito, valorização através de Serviços beneficientes na area da saúde,beleza, lazer e diversão.
15/03- Páscoa
Trabalhar com corais, dramatização,torneio de redação com tema Solidariedade, doação de cestas básicas para alunos carentes de cada turma.
31/03- Circo e Educação para o Trânsito
Trabalhar a alegria e paz por conta do dia do circo, atrvés de um passeio no circo e no percurso para o circo utlizar faixas, entrega de panfletos sobre a conscientização no trânsito.

AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma contínua no decorrer do projeto, atrvés de observação, fichas de acompanhamento e outros registro que se fizerem necessáris, levando em consideração o acompanhamento do aluno e da família.
A equipe precisará a cada ação refletir sobre a continuidade do projeto e executar as outras ações.
O projeto será executado

PROJETO: AMBIENTE ESCOLAR. CUIDE COMO SE FOSSE O SEU LAR!

JUSTIFICATIVA:
O estudo do meio ambiente tem um contexto muito, amplo, englobando temas diversificados, cada um com suas peculiaridades. Porém são temas que possuem uma situação de interdependência, já que o estudo do meio ambiente se refere às relações entre os seres vivos. No entanto este tema se torna complexo e de uma difícil assimilação coerente com a realidade do educando, quando tentamos trabalha-lo de forma global.
Entendemos que para haver esta assimilação é necessário partir de um estudo específico sobre determinado tema. Neste caso o limitamos ao âmbito escolar.
Abordar temas relacionados ao meio ambiente de forma globalizada e esperar dos educandos resultados positivos sem que estes vivenciem no seu cotidiano familiar e escolar é no mínimo um paradoxo.
É essencial a elaboração de um projeto que articule ações voltadas à realidade do aluno, onde ele possa ter oportunidade de conhecer, refletir, sensibilizar-se e atuar dentro do seu próprio ambiente. Começando no seu universo que é um tanto “limitado” em função de sua visão de mundo está perpassando por nível de aprendizagem que ainda restringe ao espaço em que vive o qual precisará vivenciar situações concretas para compreender os conhecimentos em estudo.
Compreendemos que de nada adianta abordarmos temas como aquecimento global, preservação dos recursos naturais... Sem partir de questões conhecidas e vivenciadas pelos alunos como: jogar papel no chão, cuidados de limpeza no dia-a-dia familiar, e escolar, desperdícios de água nas torneiras e bebedouros... Enfim, o grande desfio que a sociedade atualmente enfrenta em conscientizar as pessoas sobre a preservação ambiental, está inteiramente ligado à educação familiar e escolar. Onde, a família não trabalha o assunto com a preocupação específica com o meio ambiente. E a escola que geralmente enfatiza o tema num contexto muito amplo.

Período de Execução: 11/04 a 07/o6

OBJETIVOS:
• Abordar o tema sobre o meio ambiente relacionando especificamente ao cotidiano escolar e familiar, buscando mudanças de comportamento nos educandos no que diz respeito â preservação do ambiente em que vivem.
• Observar e explorar o ambiente escolar com atitudes, curiosidades, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente, agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
• Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vistas com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

BLOCOS DE CONTEÚDOS
(Colocar nesse espaço os conteúdos mais adequados ao projeto, eu sugiro esse projeto para o 2º bimestre, os conteúdos são adaptáveis).

O ideal é que para cada conteúdo colocado aqui, venha com sugestões adequadas ao tema: textos, filmes, passeios...

METODOLOGIA:

Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para as crianças e utilizá-los em atividades de preparo para a leitura, produções, interpretações para os números, conceitos lógicos que envolva situações problemas, seriação, classificação, ordenação, músicas, danças, dramatizações e etc. Estando cada educador acompanhando o desenvolvimento do aluno, intervindo para levantar problemas que o leve a formular hipóteses sempre que necessário.
As ações e atividades neste bimestre serão desenvolvidas buscando envolver o aluno em atitudes de preservação com responsabilidades e respeito ao ambiente escolar.
Cada ação desenvolvida deverá ter o seu cronograma de atividades.


CRONOGRAMA DO PROJETO

DATAS AÇÕES
11/04/2008 Lançamento do projeto: Mutirão de limpeza
14/ 15/16/17 e 18/04/2008 Maratona da leitura
18/04/2009 Homenagem ao dia do Livro, índio.
10/05/2008 Torneio de redação e muro ecológico
30/05/2008 Torneio de Matemática
07/06/2008 Culminância do projeto festa junina


AVALIAÇÃO:

A avaliação será de forma continua no decorrer do projeto, através de observação, trabalhos avaliativos e avaliações bimestrais, para tanto é necessário que o professor contextualize suas atividades com o tema do projeto.
O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário levará em consideração as mudanças de atitudes, envolvimento e conhecimento adquiridos.

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