segunda-feira, 19 de março de 2012

PLANEJAMENTO ANUAL 2º PERÍODO

PLANEJAMENTO ANUAL 2º PERÍODO Linguagem Oral e Escrita Objetivos: 1. Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com a clareza necessária para ser compreendido. 2. Estimular o interesse pela descoberta do código escrito no meio em que vive. 3. Desenvolver a habilidade de identificar e traçar corretamente as letras e números. Fevereiro • Coordenação Visomotora • Grafismos • União de pontos • Desenhos, Pinturas, Recorte e Colagem, • Labirinto • Dobraduras • Vogais - A a, E e, I i, O o, U, u • Recorte e Colagem • A escrita como forma de comunicação • Relatos de experiências • Conversas • Histórias • Ampliação de Vocabulário • Sons Março • Percepção visual • Identificação de partes do todo • Descobrir diferenças • Localizar semelhanças • Encontros vocálicos • Revisão das vogais - a, e, i, o u. • Recorte e Colagem • A escrita como forma de comunicação • Relatos de experiências • Conversas • Histórias • Ampliação de Vocabulário • Sons • Encontro de vogais Abril • Recorte e Colagem • A escrita como forma de comunicação • Relatos de experiências • Conversas • Histórias • Ampliação de Vocabulário • Sons • Desenhos • Letras B - C - D Maio • Trabalhar com as consoantes • Identificar e grafar as consoantes minúsculas e maiúsculas • As letras F - G - H • Recorte e Colagem • A escrita como forma de comunicação • Relatos de experiências • Conversas • Histórias • Ampliação de Vocabulário • Sons • desenhos Junho/Julho • As letras J - K - L • Recorte e Colagem • A escrita como forma de comunicação • Relatos de experiências • Conversas • Histórias • Ampliação de Vocabulário • Sons • Desenhos Agosto • As Letras M - N - P • Recorte e Colagem • A escrita como forma de comunicação • Relatos de experiências • Conversas • Histórias • Ampliação de Vocabulário • Sons • desenho Setembro • As letras Q - R - S • Recorte e Colagem • A escrita como forma de comunicação • Relatos de experiências • Conversas • Histórias • Ampliação de Vocabulário • Sons • Desenhos Outubro • As letras T - V - W • Recorte e Colagem • A escrita como forma de comunicação • Relatos de experiências • Conversas • Histórias • Ampliação de Vocabulário • Sons • Desenhos Novembro • As Letras X - Y - Z • Recorte e Colagem • A escrita como forma de comunicação • Relatos de experiências • Conversas • Histórias • Ampliação de Vocabulário • Sons • Desenhos • Nome completo Dezembro • Nome completo de letra cursiva • Revisão do alfabeto e famílias silabicas • Recorte e Colagem • A escrita como forma de comunicação • Relatos de experiências • Conversas • Histórias • Ampliação de Vocabulário • Sons Matemática Objetivos: 1. Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente; 2. Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive. Fevereiro • Coordenação motora • Numerais de 0, 1 e 2 • Grafismo • Contorno de figuras • Desenho • Pintura • Recorte e Colagem • Labirinto Março • Discriminação Visual • Números 3, 4 e 5 • Forma e cor • Igual/Diferente • Camuflagem • Complementação de figuras • Detalhes de cena • Relações e afinidades Abril • Orientação temporal • Antes/depois • Ontem/hoje/amanhã • Dia/noite Maio • Orientação espacial • atrás/na frente/no meio/entre • aberto/fechado • de frente/de costas • em cima/embaixo • em pé/deitado/sentado • mais longe/mais perto • mesma posição/posição diferente • Números 6, 7, 8, 9 e 10 Junho/Julho • Noções de geometria • Linhas abertas e fechadas • Números 11 e 12. • Mesma forma • Triângulo - Quadrado - Círculo Agosto • Relações de dimensão • curto/comprido • grande/pequeno/mesmo tamanho • grosso/fino • mais alto/mais baixo • Revisão dos números de 0 a 12. Setembro • Seqüência e seriação - números • Relações de massa e volume • cheio/vazio • leve/pesado • Ontem/hoje/amanhã (revisar) Outubro • Relações de quantidade • Mais/menos/ muito/pouco/nenhum • Números 13, 14 e 15. Novembro • Noções de adição/subtração • Noções de conjunto • Números 15, 16, 17, 18, 19 e 20 • Par/ímpar Dezembro • Revisão de toda a matéria Natureza e Sociedade Objetivos: 1. Aprofundar as vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas; 2. Levar a criança a incorporar normas de conduta social, costumes e convenções que fazem parte da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito à sociedade a que pertence; 3. Organizar e sistematizar os conhecimentos relacionados com a natureza em transformação, aos seres vivos, à ecologia e à qualidade de vida (higiene e saúde). FEVEREIRO Carnaval. A origem do nome. Endereço e Telefone Descendência familiar. MARÇO O bairro e a origem da Escola. ABRIL Os tipos de casa e as localizações. Quais os tipos de habitantes. Dia do Índio e Descobrimento do Brasil Páscoa MAIO As profissões. O trabalho. Dia das mães. JUNHO/JULHO Cidades e Regiões Festa Junina AGOSTO Folclore Dia dos Pais SETEMBRO Os meios de Transporte e o Trânsito. Dia da Árvore Primavera OUTUBRO Animais em extinção. Dia das Crianças NOVEMBRO Proclamação da República e Dia da Bandeira Meios de Comunicação DEZEMBRO Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário