Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 17 de março de 2012

Planejamento Quinzenal

ESCOLA MUNICIPAL ____________________________________ Planejamento Quinzenal 27/02 a 09 do 03 de 2012. Professora: 2º Ano "GRANDE É A POESIA, A BONDADE E AS DANÇAS. MAS O MELHOR DO MUNDO SÃO AS CRIANÇAS." Fernando Pessoa Escola Municipal ___________________________ PLANEJAMENTO QUINZENAL LÍNGUA PORTUGUESA: EIXO TEMÁTICO: PRÁTICA DE LEITURA Leitura de textos pelo prazer de ler; Apropriação da base alfabética (alfabeto, ordenação do alfabeto, relação fonema e grafema, valor posicional e função da letra na palavra e posição). Leitura de textos como fonte de conhecimento e ampliação de vocabulário; EIXO TEMÁTICO: PRÁTICA DE ORALIDADE Texto poético: parlenda, quadrinhas, poemas, cantigas. EIXO TEMÁTICO: LINGUAGEM ESCRITA / PRODUÇÃO DE TEXTOS Gênero textual: Poemas, cantigas e parlendas e quadrinhas. Gênero textual: história em quadrinhos. Produção de texto coletivo e individual. EIXO TEMÁTICO: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA Atribuição de sentido e compreensão da leitura e da escrita (ler/escrever); Base alfabética. Segmentação; Palavras; Frases e textos. OBJETIVOS Familiarizar-se e reproduzir oralmente canções, parlenda,, adivinhas, quadrinhos e poema. Apropriar-se da base alfabética – ordenação do alfabeto – valor posicional da letra – tipo de letra; Relacionar a leitura oral com a escrita das palavras; Fazer uso de novos vocabulários a partir dos textos estudados. MATEMÁTICA: EIXO TEMÁTICO: NÚMEROS E OPERAÇÕES Registro de quantidades Seqüência, contagem e ordenação numérica. Situações-problema envolvendo a adição. EIXO TEMÁTICO: GRANDEZAS E MEDIDAS Medidas de tempo - calendário OBJETIVOS Desenvolver procedimento de contagem de um grupo numérico por meio de representação dos símbolos. Resolver situações-problema envolvendo a adição. Descobrir as regularidades na seqüência numérica utilizando a leitura e a escrita. HISTÓRIA: EIXO TEMÁTICO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO Vida familiar OBJETIVOS: Reconhecer a si mesmo como elemento no espaço. Identificar os diferentes grupos a qual pertencemos na sociedade GEOGRAFIA EIXO TEMÁTICO: RELAÇÕES SOCIAIS E CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO Paisagem natural e modificada. OBJETIVOS: Levar a criança a perceber que uma paisagem está em constante transformação. CIÊNCIAS EIXO TEMÁTICO: SER HUMANO E SAÚDE Conhecimento do próprio corpo. OBJETIVOS: Utilizar os órgãos dos sentidos como formas de perceber a si mesmo e o mundo que o rodeia.  Segunda - Feira, 27 de Fevereiro de 2012. Atividades e Procedimentos:  Acolhida.  Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante. Roda de Conversa • Conversar sobre o que fizeram no final de semana (com quem estavam? aonde foram? etc.). Componente Curricular Situação didática PORTUGUÊS Trabalhar a tirinha abaixo no retro- projetor explorando os elementos que compõe a paisagem, os personagens 1- QUEM SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO? 2- O QUE ELES ESTÃO FAZENDO? 3- EM QUE LUGAR ELES ESTÃO? 4- O QUE VOCÊ ACHA DA ATITUDE DO CEBOLINHA? 5- O QUE ACONTECEU COM O CASCÃO QUANDO CAIU NO RIO? RECREIO Componente Curricular Situação didática MATEMÁTICA Bingo dos Números Entregar ao aluno um pedaço de papel sulfite, no qual o aluno registrará seis números de 0 à 10 de sua escolha para compor sua cartela (A delimitação dos números fica a critério da professora). Em seguida, a professora ditará os números ou sorteará e os alunos marcaram na cartela. Vence quem marcar todos os números da cartela. Logo após realizar atividades de escrita dos números no livro de matemática. Tarefa no livro (ver página) Roda de Leitura Leitura Pela Professora: _____________________________________________________ TAREFA RECORTAR FIGURAS/IMAGENS DE PESSOAS DE TODAS AS IDADES PARA TRAZER NA PRÓXIMA AULA. SAÍDA Observações do dia: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  Terça - Feira, 28 de Fevereiro de 2012. Atividades e Procedimentos:  Acolhida.  Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante. Roda de Leitura Leitura Pela Professora: _____________________________________________________ Componente Curricular Situação didática MATEMÁTICA Leitura Pelo Aluno: Parlenda 1,2 Feijão com arroz (em cartaz). Para leitura diária.  Entregar Xerox do calendário para que o aluno registre os números.  Pedir que pintem o quadrinho do dia de hoje e da semana. No caderno: 1. QUE DIA É HOJE? ________ 2. QUAL O DIA DA SEMANA? ___________________________ 3. EM QUE MÊS ESTAMOS? ___________________________ 4. QUANTOS DIAS TÊM O MÊS? _______ 5. QUANTOS DIAS TÊM A SEMANA? ______ RECREIO Componente Curricular Situação didática CIÊNCIAS CIRCULE NA CANTIGA ABAIXO OS NOMES DAS PARTES DO CORPO. Colar a cantiga acima no caderno, conversar com os alunos á respeito das partes do corpo e sua importância e sobre os órgãos dos sentidos. Dinâmica para testar os órgãos dos sentidos: Levar para a sala limão, sal, açúcar, ursinho de pelúcia, chocalho, lixa de unha, perfume, vendar os olhos de cada aluno e um por vez deverão adivinhar no que estão tocando, experimentando ou ouvindo. Após a dinâmica cantar com os alunos a letra da música da Xuxa e realizar a atividade abaixo. JOGOS DE MESA Dominó, Bingo, jogo da memória etc. Observações do dia: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________   Quarta - feira, 29 de Fevereiro de 2012. PLANEJAMENTO  Quinta - Feira, 01 de março de 2012. Atividades e Procedimentos:  Acolhida.  Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante. Roda de Leitura Leitura Pela Professora:___________________________________________________ Componente Curricular PORTUGUÊS RECREIO Componente Curricular Situação didática HISTÓRIA Conversar com os alunos sobre a família, sua importância. Deixar claro que família verdadeira é aquela que se ama se Respeita que ajuda um ao outro. Fazer a leitura do texto do Livro de história e fazer o registro no caderno das atividades Abaixo: 1- Desenhe a sua família e escreva com a ajuda da professora os seus nomes. 2- Quantas pessoas moram com você? 3- Qual a sua opinião sobre o que é ter uma Família? Tarefa: Observações do dia: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  Sexta - Feira, 02 de março 2012. Atividades e Procedimentos:  Acolhida.  Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante. Roda de Leitura  Os alunos disposto em circulo nas carteiras receberão livros de literatura infantil para fazerem a leitura. A professora fará a leitura individual com cada aluno. Componente Curricular Situação didática Língua portuguesa Os alunos farão o registro no caderno VAMOS LER A POESIA DE VINÍCIUS DE MORAES AS BORBOLETAS BRANCAS AZUIS AMARELAS E PRETAS BRINCAM NA LUZ AS BELAS BORBOLETAS. BORBOLETAS BRANCAS, SÃO ALEGRES E FRANCAS. BORBOLETAS AZUIS, GOSTAM MUITO DE LUZ. AS AMARELINHAS, SÃO TÃO BONITINHAS! E AS PRETAS, ENTÃO... QUE ESCURIDÃO! VINÍCIUS DE MORAES 1) CIRCULE NO TEXTO A PALAVRA: BORBOLETA 2) QUANTAS VEZES A PALAVRA APARECE NO TEXTO? 3) OBSERVE A PALAVRA BORBOLETA : A) QUANTAS LETRAS ELA POSSUI? B) QUAIS AS LETRAS QUE SE REPETEM? E 4) O TEXTO QUE VOCÊ LEU É: ( ) UMA MÚSICA ( ) UMA POESIA ( ) UMA RECEITA 5) O TEXTO FALA SOBRE: ( ) AS JOANINHAS ( ) AS TARTARUGAS ( ) AS BORBOLETAS 6) PINTE NO TEXTO O TÍTULO 7) COPIE DO TEXTO O NOME DO AUTOR DA POESIA. _________________________________________________ 8) PINTE E DEPOIS ESCREVA AS CORES DAS BORBOLETAS QUE APARECEM NO TEXTO. Componente Curricular Situação didática MATEMÁTICA Jogo da trilha envolvendo os números. Componente Curricular Situação didática GEOGRAFIA Trabalhar com os alunos no data show o vídeo da turma da Mônica onde retrata muito bem a paisagem natural e a paisagem construída. Desenhe Faça uma lista do que encontramos na: Paisagem natural Paisagem construída Observações do dia: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Segunda - Feira, 05 de março de 2012. Atividades e Procedimentos:  Acolhida.  Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante. Roda de Leitura Leitura Pela Professora: _____________________________________________________ Componente Curricular Situação didática  ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PORTFÓLIO) RECREIO Componente Curricular Situação didática LINGUA PORTUGUESA Leitura Pelo Aluno: Cantiga CORRE CUTIA Realizar leitura coletiva, destacando algumas palavras como: CASA, CUTIA, CHÃO, CAIU, CORAÇÃO. Copiar o texto no caderno e ilustrar com desenhos. Ditado de palavras com a letra C: 1- COCO 4- CAMILA 7- CUBO 9- CABELO 2- CUTIA 5- CUECA 8- CADERNO 10- OCA 3-CABIDE 6-CASA TAREFA CRUZA C SAÍDA Observações do dia: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  Terça - Feira, 06 de Março de 2011. Atividades e Procedimentos:  Acolhida.  Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante. Roda de Leitura Leitura Pela Professora: ___________________________________________________ Componente Curricular Situação didática MATEMÁTICA Trabalhar com os alunos as formas geométricas Explicar aos alunos que existem as formas geométricas e os sólidos geométricos. Apresentá-las aos alunos concretamente. Depois realizar as atividades abaixo: Tarefa no livro de matemática: __________________ RECREIO Componente Curricular Situação didática CIÊNCIAS • Recortar os órgãos dos sentidos e colar ao lado da figura correspondente ao sentido usado. • Pintar e colar no caderno. JOGOS DE MESA Dominó, Bingo, jogo da memória etc. SAÍDA Observações do dia: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  Quarta - feira, 07 de Março de 2012. PLANEJAMENTO  Quinta - Feira, 08 de Março de 2012. Atividades e Procedimentos:  Acolhida.  Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante. Leitura Pela Professora: hoje como sendo o DIA INTERNACIONAL DA MULHER farei uma leitura direcionada do que foi esse dia. Componente Curricular Situação didática PORTUGUÊS Que dia 8 de março é comemorado como o Dia Internacional da Mulher, todo mundo sabe. Mas as pessoas se lembram do real motivo? Não se trata de mera data comercial, uma oportunidade de movimentar as lojas: existe um fato histórico que justifica a celebração. Em 8 de março de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque se mobilizaram na primeira greve conduzida apenas por mulheres. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho que, à época, eram subumanas, incluíam agressões físicas, sexuais e uma jornada muito extensa. O pedido era que o tempo de permanência na fábrica fosse reduzido para 10 horas diárias. Para que fossem ouvidas, os afazeres foram interrompidos. A resposta dos patrões e da polícia foi muito violenta e fez com que as mulheres se aprisionassem no estabelecimento. As operárias foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte de todas elas, carbonizadas. O dia da mulher se tornou oficial em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, e não se firmou apenas como uma data de presentes e propagandas bonitinhas em todo o mundo, mas como uma proposta de debate e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, seus avanços e as formas de desvalorização que ainda insistem em persistir. Até quando? *Foto: Oscar Cabral Atividade: Montar um cartaz retratando os diferentes tipos de mulheres encontrados em nossa sociedade. Realizar as atividades abaixo no caderno RECREIO Componente Curricular Situação didática HISTÓRIA Fazer o registro no caderno: Loto leitura em sala. Observações do dia: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  Sexta - Feira, 09 de Março de 2012. Atividades e Procedimentos:  Acolhida.  Atividades de Rotina Diária: Oração, Chamada; Calendário (Diariamente); Quantos somos; Ajudante. Roda de Leitura  Os alunos disposto em circulo receberão livros de literatura infantil para fazerem a leitura. A professora fará a leitura individual com cada aluno. Componente Curricular Situação didática Avaliação diagnóstica de português e matemática RECREIO Componente Curricular Situação didática Leitura feita pela professora GEOGRAFIA LEIA O POEMA E PINTE AS PALAVRAS QUE DESTACAM OS ELEMENTOS CRIADOS PELA NATUREZA E DE VERMELHO AS PALAVRAS QUE DESTACAM OS ELEMENTOS CONSTRUÍDOS PELO HOMEM. EM SEGUIDA REPRESENTE O POEMA ATRAVÉS DE DESENHOS. PAISAGEM MUITO VIVA UMA CASA NA MONTANHA, ROUPAS BRANCAS NO VARAL, VACAS PASTANDO MANSAS E GALINHAS NO Quintal. UMA JANELA ENTÃO SE ABRE PARA UM LAGO E UM CATA-VENTO QUE GIRA DEVAGAR AO SOPRO BRANDO DO VENTO... AH, ESPERE! FRENTE À PORTA TEM TAMBÉM UM ELEFANTINHO ALEGRE, PULANDO CORDA. SÉRGIO CAPARELLI Brincadeiras livres no pátio da escola. Observações do dia: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário