quarta-feira, 21 de março de 2012

Produção de texto: Conto de fadas

Eixo Temático:
Produção de texto: Conto de fadas
Nome da Aula:
Reescrita de contos de fadas
Objetivos:
De acordo com o PCN de Língua Portuguesa para o 1º ciclo do Ensino Fundamental:

• Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem, as características relativas à estrutura e recursos discursivos dos contos de fadas.
• Reescrever contos considerando os conteúdos presentes na história, a seqüência e a forma de narrá-la.
• Ampliar seus conhecimentos sobre a linguagem escrita, avançando em sua própria escrita.
Conteúdos:
• Linguagem e características dos contos de fadas.
• Planejamento e produção escrita.
• Recursos lingüísticos discursivos dos contos de fadas.
• Trabalho em duplas.
Justificativas:
A presença de versões de contos de fadas em diferentes culturas cria identidade entre as crianças e os imaginários de diferentes épocas e espaços, aproximando-a de um jeito diferente do ser humano produzir e trocar conhecimento: as narrativas.

Muitos autores dedicam-se à explicação do valor formativo da narração dessas histórias aos adultos e às crianças. A experiência simbólica que tais narrativas suscitam ajuda as crianças a lidar com os impulsos contraditórios presentes em seu psiquismo, a partir da luta entre o bem e o mal, engendradas nas histórias ou contos de fadas.

O caráter literário oferece uma linguagem que enriquece o imaginário infantil e oferece novas ferramentas de escrita.
Resumo das Atividades:
• As atividades visam ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a escrita de textos narrativos nos aspectos relacionados à seqüência dos fatos na narrativa; lingüística textual e pontuação.
• Leitura de duas versões de uma mesma história, Chapeuzinho Vermelho, por exemplo.
• Exploração de elementos presentes nas versões: cenário, cores e características de cada um.
• Reescrita da história.
• Escrita em duplas.
Duração:
8 aulas
Avaliação:
Avaliar os avanços dos alunos desde as produções iniciais, incluindo reescritas e produções coletivas, em duplas e individuais. O recurso do portfólio pode oferecer uma visão geral do percurso de cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário