Educar é Semear

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sábado, 17 de março de 2012

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação (Descritor 20) Texto I Cinquenta camundongos, alguns dos quais clones de clones, derrubaram os obstáculos técnicos à clonagem. Eles foram produzidos por dois cientistas da Universidade do Havaí num estudo considerado revolucionário pela revista britânica "Nature", uma das mais importantes do mundo. (...) A notícia de que cientistas da Universidade do Havaí desenvolveram uma técnica eficiente de clonagem fez muitos pesquisadores temerem o uso do método para clonar seres humanos. O Globo. Caderno Ciências e Vida. 23 jul. 1998, p. 36. Texto II Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem de 50 ratos a partir de células de animais adultos, inclusive de alguns já clonados. Seriam os primeiros clones de clones, segundo estudos publicados na edição de hoje da revista "Nature". A técnica empregada na pesquisa teria um aproveitamento de embriões — da fertilização ao nascimento — três vezes maior que a técnica utilizada por pesquisadores britânicos para gerar a ovelha Dolly. Folha de S.Paulo. 1º caderno - Mundo. 03 jul. 1998, p. 16. Os dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto dessa questão é tratado apenas no texto I? (A) A divulgação da clonagem de 50 ratos. (B) A referência à eficácia da nova técnica de clonagem. (C) O temor de que seres humanos sejam clonados. (D) A informação acerca dos pesquisadores envolvidos no experimento. Análise Nesta questão, comparando as informações veiculadas pelos dois artigos de opinião, o aluno tem de perceber que o temor de que os seres humanos sejam clonados aparece apenas no texto I. A dificuldade diante de um texto varia de acordo com o repertório trabalhado pelo professor. Orientações Para ajudar a classe em tarefas como essa, selecione textos de diferentes gêneros e que abordem um mesmo assunto. Para o tema "liberdade", por exemplo, proponha ler o verbete numa enciclopédia e um poema. Outra opção é trabalhar com textos do mesmo gênero produzidos em diferentes épocas. Reconhecer opiniões distintas referentes ao mesmo fato (Descritor 21) Texto I A criação segundo os índios Macuxis No início era assim: água e céu. Um dia, um Menino caiu na água. O sol quente soltou a pele do Menino. A pele escorregou e formou a terra. Então, a água dividiu o lugar com a terra. E o Menino recebeu uma nova pele cor de fogo. No dia seguinte, o Menino subiu numa árvore. Provou de todos os frutos. E jogou todas as sementes ao vento. Muitas sementes caíram no chão. E viraram bichos. Muitas sementes caíram na água. E viraram peixes. Muitas sementes continuaram boiando no vento. E viraram pássaros. No outro dia, o Menino foi nadar. Mergulhou fundo. E encontrou um peixe ferido. O peixe explodiu. E da explosão surgiu uma Menina. O Menino deu a mão para a Menina. E foram andando. E o Menino e a Menina foram conhecer os quatro cantos da Terra. Texto II A criação segundo os negros Nagôs Olorum. Só existia Olorum. No início, só existia Olorum. Tudo o mais surgiu depois. Olorum é o Senhor de todos os seres. Certa vez, conversando com Oxalá, Olorum pediu: - Vá preparar o mundo! E ele foi. Mas Oxalá vivia sozinho e resolveu casar com Odudua. Deste casamento, nasceram Aganju, a Terra Firme, e Iemanjá, Dona das Águas. De Iemanjá, muito tempo depois, nasceram os Orixás. Os Orixás são os protetores do mundo. BORGES, G. et al. Criação. Belo Horizonte: Terra, 1999. Comparando-se essas duas versões da criação do mundo, constata-se que (A) a diferença entre elas consiste na relação entre o criador e a criação. (B) a origem do princípio religioso da criação do mundo é a mesma nas duas versões. (C) as divindades, em cada uma delas, têm diferentes graus de importância. (D) as diferenças são apenas de nomes em decorrência da diversidade das línguas originárias. Análise Para chegar à resposta correta, o leitor tem de analisar criticamente os textos e perceber que na versão dos índios macuxis, tudo nasce de elementos da natureza. Já para os negros nagôs isso ocorre pela vontade de Olorum. Dessa forma, ele constata a diferença que cada versão apresenta sobre a relação entre o criador e a criação. Orientações Aposte nos textos de opinião que abordem temas para os quais não há uma resposta única. Você pode selecionar alguns trechos e pedir que o grupo destaque as questões controversas. Outra opção é escolher artigos publicados em jornais que apresentam posicionamentos distintos em relação a um tema comum. As tarefas serão, entre outras, verificar as contradições e os argumentos mais convincentes. Prova Brasil de Língua Portuguesa - 9º ano: coerência e coesão no processamento do texto Esta prova exige repertório para ler e entender textos dos mais simples aos mais complexos, dependendo do vocabulário, da organização e das pistas linguísticas, entre outros aspectos. A análise das questões e as sugestões didáticas a seguir são de Claudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e selecionador do Prêmio Relacionar partes do texto (Descritor 2) Assaltos insólitos Assalto não tem graça nenhuma, mas alguns, contados depois, até que são engraçados. É igual a certos incidentes de viagem, que, quando acontecem, deixam a gente aborrecidíssimo, mas depois, narrados aos amigos num jantar, passam a ter sabor de anedota. 05 Uma vez me contaram de um cidadão que foi assaltado em sua casa. Até aí, nada demais. Tem gente que é assaltada na rua, no ônibus, no escritório, até dentro de igrejas e hospitais, mas muitos o são na própria casa. O que não diminui o desconforto da situação. Pois lá estava o dito-cujo em sua casa, mas vestido em roupa de 10 trabalho, pois resolvera dar uma pintura na garagem e na cozinha. As crianças haviam saído com a mulher para fazer compras e o marido se entregava a essa terapêutica atividade, quando, da garagem, vê adentrar pelo jardim dois indivíduos suspeitos. Mal teve tempo de tomar uma atitude e já ouvia: 15 — É um assalto, fica quieto senão leva chumbo. Ele já se preparava para toda sorte de tragédias quando um dos ladrões pergunta: — Cadê o patrão? Num rasgo de criatividade, respondeu: 20 — Saiu, foi com a família ao mercado, mas já volta. — Então vamos lá dentro, mostre tudo. Fingindo-se, então, de empregado de si mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua cara, começou a dizer: — Se quiserem levar, podem levar tudo, estou me lixando, não gosto desse patrão. 25 Paga mal, é um pão-duro. Por que não levam aquele rádio ali? Olha, se eu fosse vocês levava aquele som também. Na cozinha tem uma batedeira ótima da patroa. Não querem uns discos? Dinheiro não tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali dentro do armário tem uma porção de caixas de bombons, que o patrão é 30 tarado por bombom. Os ladrões recolheram tudo o que o falso empregado indicou e saíram apressados. Daí a pouco chegavam a mulher e os filhos. Sentado na sala, o marido ria, ria, tanto nervoso quanto aliviado do 35 próprio assalto que ajudara a fazer contra si mesmo. SANTANNA, Affonso Romano. Porta de Colégio e Outras Crônicas. São Paulo: Ática 1995. (Coleção Para Gostar de Ler). No trecho "e o marido se entregava a essa terapêutica atividade" (l. 18-19), a expressão destacada substitui (A) fazer compras. (B) ir ao mercado. (C) narrar anedotas. (D) pintar a casa. Análise A resposta a este item exige o reconhecimento dos elementos que dão coesão ao texto. Dessa forma, identificam-se quais palavras estão sendo substituídas, principalmente para evitar repetições e facilitar a continuidade dele. O autor lançou mão da expressão "essa terapêutica atividade" para substituir outra e retomar uma ideia já citada: "uma pintura na garagem e na cozinha". Orientações Há uma estreita ligação entre o princípio da coesão e a compreensão do texto. Muitas vezes, o aluno não compreende o que lê por não operar bem com as relações de coesão. Por isso, é muito importante propor atividades em que ele tenha que localizar os processos de coesão: pronomes demonstrativos e relativos, advérbios e expressões adverbiais e sinônimos que aparecem para substituir algumas expressões do texto, entre outros. Relacionar partes do texto (Descritor 13) O dono da casa livra-se de toda sorte de tragédias, principalmente, porque (A) aconselha a levar o som. (B) conta os defeitos do patrão. (C) mente para os assaltantes. (D) mostra os objetos da casa. Análise Para identificar o motivo pelo qual "o dono da casa livra-se de toda sorte de tragédias", a tarefa é estabelecer uma relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto, percebendo que "o rasgo de criatividade" - expressão citada pelo autor - é a ideia de farsa (mentira) que o dono da casa sustenta para os assaltantes. Orientações Um meio de aprimorar essa habilidade é propor atividades de produção de argumentos de causa e efeito dentro de temas diversos. Os jovens podem proceder da seguinte forma: para encontrar as razões de determinado fato citado por você, eles expressam os porquês. Já para encontrar as consequências, baseiam-se na pergunta "O que acontece em função disso?". Identificar a tese do texto (Descritor 7) Vínculos, As Equações da Matemática da Vida 5 Quando você forma um vínculo com alguém, forma uma aliança. Não é à toa que o uso de alianças é um dos símbolos mais antigos e universais do casamento. O círculo dá a noção de ligação, de fluxo, de continuidade. Quando se forma um vínculo, a energia flui. E o vínculo só semantém vivo se essa energia continuar fluindo. Essa é a ideia de mutualidade, de troca. Nessa caminhada da vida, ora andamos de mãos dadas, em sintonia, deixando a energia fluir, ora nos distanciamos. Desvios sempre existem. Podemos nos perder em 10 15 um deles e nos reencontrar logo adiante. A busca é permanente. O que não se pode é ficar constantemente fora de sintonia. Antigamente, dizia-se que as pessoas procuravam se completar através do outro, buscando sua metade no 20 mundo. A equação era: 1/2 + 1/2 = 1. "Para eu ser feliz para sempre na vida, tenho que ser a metade do outro." Naquela loteria do casamento, tirar a sorte grande era achar a sua cara-metade. Com o passar do tempo, as pessoas foram desenvolvendo 25 um sentido de individualização maior e a equação mudou. Ficou: 1 + 1 = 1. "Eu tenho que ser eu, uma pessoa inteira, com todas as minhas qualidades, meus defeitos, minhas limitações. Vou formar uma unidade com meu companheiro, que também 30 é um ser inteiro." Mas depois que esses dois seres inteiros se encontravam, era comum fundirem-se, ficarem grudados num casamento fechado, tradicional. Anulavam-se mutuamente. Com a revolução sexual e os movimentos de libertação 35 feminina, o processo de individuação que vinha aconte- cendo se radicalizou. E a equação mudou de novo: 1 + 1 = 1 + 1. Era o "cada um na sua". "Eu tenho que resolver os meus problemas, cuidar da minha própria vida. Você deve fazer 40 o mesmo. Na minha independência total e autossuficiência absoluta, caso com você, que também é assim." Em nome dessa independência, no entanto, faltou sintonia, cumplicidade e compromisso afetivo. É a segunda crise do casamento que acompanhamos nas décadas de 70 e 80. 45 Atualmente, após todas essas experiências, eu sinto as pessoas procurando outro tipo de equação: 1 + 1 = 3. Para a aritmética ela pode não ter lógica, mas faz sentido do ponto de vista emocional e existencial. Existem você, eu e a nossa relação. O vínculo entre nós é algo diferente 50 de uma simples somatória de nós dois. Nessa proposta de casamento, o que é meu é meu, o que é seu é seu e o que é nosso é nosso. Talvez aí esteja a grande mágica que hoje buscamos, a de preservar a individualidade sem destruir o vínculo 55 afetivo. Tenho que preservar o meu eu, meu processo de descoberta, realização e crescimento, sem destruir a relação. Por outro lado, tenho que preservar o vínculo sem destruir a individualidade, sem me anular. Acho que assim talvez possamos chegar ao ano 2000 60 um pouco menos divididos entre a sede de expressão individual e a fome de amor e de partilhar a vida. Um pouco mais inteiros e felizes. Para isso, temos que compartilhar com nossos companheiros de uma verdadeira intimidade. Ser íntimo é ser próximo, é estar estreitamente ligado por laços de afeição e confiança. MATARAZZO, Maria Helena. Amar É Preciso. 22. ed. São Paulo: Editora Gente, 1992, p. 19-21 No texto, no casamento, atualmente, defende-se a ideia de que (A) a felicidade está na somatória do casal. (B) a unidade é igual à soma das partes. (C) o ideal é preservar o "eu" e o vínculo afetivo. (D) o melhor é cada um cuidar de sua própria vida. Análise A tese é um ponto de vista assumido, apoiado por argumentos de causa e efeito - por exemplo, por dados e informações. Essa questão avalia a habilidade de reconhecer a ideia central defendida pelo autor. Para respondê-la, é necessário primeiro considerar o "atualmente" que aparece no enunciado, já que o texto trata do casamento desde a Antiguidade. Dessa forma, o leitor tem de perceber que "preservar o ‘eu’ e o vínculo afetivo" é a temática desenvolvida pelo autor quando se refere ao casamento nos dias de hoje. Orientações Abuse dos textos curtos de opinião para desenvolver essa habilidade. Após lê-los e discuti-los, o grupo pode identificar o tema, a tese e os argumentos propostos. Outra possibilidade é propor atividades de escrita em que são elaborados pontos de vista diferentes sobre um tema. Estabelecer relações entre a tese e o argumento (Descritor 8) A dor de crescer Período de passagem, tempo de agitação e turbulências. Um fenômeno psicológico e social, que terá diferentes particularidades de acordo com o ambiente social e cultural. Do latim ad, que quer dizer para, e olescer, que significa crescer, mas também adoecer, 05 enfermar. Todas essas definições, por mais verdadeiras que sejam, foram formuladas por adultos. "Adolescer dói" - dizem as psicanalistas (Margarete, Ana Maria e Yeda) - "porque é um período de grandes transformações. 10 Há um sofrimento emocional com as mudanças biológicas e mentais que ocorrem nessa fase. É a morte da criança para o nascimento do adulto. Portanto, trata-se de uma passagem de perdas e ganhos e isso nem sempre é entendido pelos adultos." Margarete, Ana Maria e Yeda decidiram criar o "Ponto de 15 Referência" exatamente para isso. Para facilitar a vida tanto dos adolescentes quanto das pessoas que os rodeiam, como pais e professores. "Estamos tentando resgatar o sentido da palavra diálogo" - enfatiza Yeda - "quando os dois falam, os dois ouvem sempre concordando um com o outro, nem sempre acatando. Nosso 20 objetivo maior talvez seja o resgate da interlocução, com direito, inclusive, a interrupções." Frutos de uma educação autoritária, os pais de hoje se queixam de estar vivendo a tão alardeada ditadura dos filhos. Contrapondo o autoritarismo, muitos enveredaram pelo caminho da liberdade 25 generalizada e essa tem sido a grande dúvida dos pais que procuram o "Ponto de Referência": proibir ou permitir? "O que propomos aqui" - afirma Margarete - "é a consciência da liberdade. Nem o vale-tudo e nem a proibição total. Tivemos acesso a centros semelhantes ao nosso na Espanha e em Portugal, onde o setor 30 público funciona bem e dá muito apoio a esse tipo de trabalho porque já descobriram a importância de uma adolescência vivida com um mínimo de equilíbrio. Já que o processo de passagem é inevitável, que ele seja feito com menos dor para todos os envolvidos." MIRTES, Helena. In: Estado de Minas, 16 junho de 1996. No texto, o argumento que comprova a ideia de ser a adolescência um período de passagem é (A) adolescentes sofrem mudanças biológicas e mentais. (B) filhos devem ter consciência do significado de liberdade. (C) pais reclamam da ditadura de seus filhos. (D) psicólogos tentam recuperar o valor do diálogo. Análise A resposta requer o conhecimento de tipos de argumentação (causa e efeito, exemplificação, notório saber, dados etc.). É importante saber identificar as estratégicas linguísticas utilizadas pelo autor para defender uma tese. Nesse caso, depara-se com um argumento de causa. A adolescência é um período de passagem porque adolescentes sofrem mudanças biológicas e mentais. Há uma relação causal entre o ponto de vista do autor e o argumento usado para sustentá-lo. Orientações Leia com a sala textos de opinião, identificando os tipos de argumento que aparecem. Faça todos observarem que expressões como "evidentemente", "é certo que", "obviamente" e "talvez" revelam como o autor se compromete com o que diz. Destaque ainda que "é indispensável" e "é necessário", por exemplo, indicam o caráter mais ou menos imperativo que envolve as proposições. Identificar idéia principal do texto (Descritor 9) Revista Veja, 28/07/1999. A ideia principal do texto é (A) o crescimento da área cultivada no Brasil. (B) o crescimento populacional. (C) o cultivo de grãos. (D) o sucesso da agricultura moderna. Análise Para conseguir discernir sobre o que é principal e o que é secundário, o caminho é refletir sobre a estrutura e a organização do texto. É necessário perceber que todas as ideias apresentadas ali são decorrentes da principal: "o sucesso da agricultura moderna". O crescimento populacional e o aumento da área cultivada são consequências dela. Orientações Elabore com a turma esquemas, gráficos ou tabelas com o objetivo de ajudar na compreensão do que é ou não principal em um texto. Oriente-os a reconhecer os exemplos e as repetições usados pelos autores com o intuito apenas de reafirmar ideias importantes que já apareceram no texto. Identificar o conflito gerador do enredo no texto (Descritor 10) O boto e a Baía da Guanabara Piraiaguara sentiu um grande orgulho de ser carioca. Se o Atobá Maroto tinha dado nome para as ilhas, ele e todos os outros botos eram muito mais importantes. Eles eram o símbolo daquele lugar privilegiado: a cidade do Rio de Janeiro. 05 - A "mui leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro". Piraiaguara fazia questão de lembrar do título, e também de toda a história da cidade e da Baía de Guanabara. Os outros botos zombavam dele: - Leal? Uma cidade que quase acabou conosco, que poluiu a baía? 10 Heroica? Uma cidade que expulsou as baleias, destruiu os mangues e quase não nos deixou sardinhas para comer? Olha aí para o fundo e vê quanto cano e lixo essa cidade jogou aqui dentro! - Acorda do encantamento, Piraiaguara! O Rio de Janeiro e a Baía de Guanabara foram bonitos sim, mas isso foi há muito tempo. Não 15 adianta ficar suspirando pela beleza do Morro do Castelo, ou pelas praias e pela mata que desapareceram. Olha que, se continuar sonhando acordado, você vai acabar sendo atropelado por um navio! O medo e a tristeza passavam por ele como um arrepio de dor. Talvez nenhum outro boto sentisse tanto a violência da destruição da 20 Guanabara. Mas, certamente, ninguém conseguia enxergar tão bem as belezas daquele lugar. Num instante, o arrepio passava, e a alegria brotava de novo em seu coração. HETZEL, B. Piraiaguara. São Paulo: Ática, 2000, p. 16-20. O fato que provoca a discussão entre as personagens é (A) a escolha de nomes de botos para as ilhas. (B) a história da cidade do Rio de Janeiro. (C) o orgulho do boto pela cidade do Rio de Janeiro. (D) os perigos do Rio de Janeiro para os botos. Análise Uma sequência de eventos contados por alguém e envolvendo personagens, em um determinado lugar e num determinado tempo, é o que forma a matéria literária das prosas narrativas. Nesse item, o objetivo é identificar o conflito gerador do enredo e os acontecimentos desencadeadores dos fatos da narrativa. No texto em questão, toda a discussão entre os botos ocorre porque eles não compreendem o orgulho de Piraiaguara pelo Rio de Janeiro. Esse é o conflito gerador do enredo. As ações dos personagens evoluem ou porque há causas que as determinam, ou porque elas vão se sucedendo no tempo. Orientações Na leitura de narrativas, recupere o enredo com a turma. É importante mostrar três momentos dos textos desse tipo: a apresentação do problema, o enfrentamento dele pelo personagem e a superação ou não dessa situação por ele. Identificar causas/consequências no texto (Descritor 11) Os outros botos zombavam de Piraiaguara porque ele (A) conhecia muito bem a história do Rio de Janeiro. (B) enxergava apenas o lado bonito do Rio de Janeiro. (C) julgava os botos mais importantes do que os outros animais. (D) sentia tristeza pela destruição da Baía da Guanabara. Análise Nesta pergunta, é preciso entender o motivo pelo qual "os outros botos zombavam de Piraiguara". Isso fica evidenciado pela conjunção causal "porque" - o conectivo mais comum para indicar as causas de algo proposto. Orientações Trabalhe com textos de opinião, elaborando com os estudantes esquemas, gráficos e tabelas para ajudá-los a compreender as relações entre as proposições do texto: causa e efeito, problema e solução etc. Estabelecer relação lógico-discursiva no texto (Descritor 15) Em "se continuar sonhando acordado, você vai acabar sendo atropelado por um navio!" (l. 16-17), o termo sublinhado estabelece, nesse trecho, relação de (A) causa (B) concessão (C) condição (D) tempo Análise Há palavras que marcam a relação entre duas ideias próximas, que dão coerência ao texto, sinalizando a progressão do conteúdo. O leitor precisa perceber essa relação lógico-discursiva, enfatizada por expressões que indicam tempo, lugar, comparação, causa, consequência etc. A conjunção se, no texto, indica circunstância de condição para que determinado fato se realize. O boto só vai ser atropelado caso continue sonhando. Implicações do suporte e do gênero na compreensão do texto Esta prova exige repertório para ler e entender textos dos mais simples aos mais complexos, dependendo do vocabulário, da organização e das pistas linguísticas, entre outros aspectos. A análise das questões e as sugestões didáticas a seguir são de Claudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e selecionador do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 Interpretar gráfico (Descritor 5) Considerando-se os dados relativos às verbas recebidas e ao desempenho em matemática, nos estados, conclui-se que (A) há uma relação direta entre quantidade de verbas por aluno e desempenho médio dos alunos. (B) Minas Gerais teve menos recursos por aluno e apresentou baixo desempenho médio dos alunos. (C) o maior beneficiado com recursos financeiros por aluno foi Roraima. (D) São Paulo recebeu maiores verbas por aluno por ser o maior estado. Análise Está em jogo aqui saber lançar mão de elementos gráficos e não verbais (desenhos, fotos, gráficos etc.) para ajudar a construir sentidos. Nesse caso, exige-se saber ler uma tabela. A análise da coluna de valores permite comparar com facilidade os números e verificar que os maiores recursos vão para Roraima. Algumas alternativas exigem não só localizar e recuperar uma informação, mas comparar e estabelecer relações entre os dados da tabela. Orientações Habitue a classe a ler palavras destacadas em textos e a interpretar imagens e tabelas para confrontar hipóteses formuladas antes da leitura. É possível também exercitar a leitura de imagens para antecipar o tema do texto e construir gráficos com base em tabelas. Identificar finalidade do texto (Descritor 12) Há muitos séculos, o homem vem construindo aparelhos para medir o tempo e não lhe deixar perder a hora. Um dos mais antigos foi inventado pelos chineses e consistia em uma corda cheia de nós a intervalos regulares. Colocava-se fogo ao artefato e a duração de algum evento era medida pelo tempo que a corda levava para queimar entre um nó e outro. Não há registros, mas com certeza diziam-se coisas como: "Muito bonito, não? Você está atrasado há mais de três nós!" Jornal O Estado de S.Paulo, 28/05/1992. A finalidade do texto é (A) argumentar. (B) descrever. (C) informar. (D) narrar. Análise Com base no gênero do texto, o estudante tem de identificar o seu objetivo: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar etc. Ele deve perceber que para cada finalidade predominante há certas características linguísticas mais comuns. O texto do jornal O Estado de S.Paulo informa sobre como, no passado, o homem usou sua engenhosidade para medir o tempo. Apesar de em alguns trechos ele narrar e descrever, o que predomina é o informar. Para encontrar a resposta, é importante relacionar o gênero ao contexto de produção e ao suporte de circulação. TROCANDO AS BOLAS — Atirei o pau no gato-to-to, vamos todos cirandar, o cravo saiu ferido-do-do, para o meu amor passar. — Que mania você tem de misturar tudo, Troca Bolas! — reclamava a meninada. — Assim não dá para brincar de roda. você nunca canta os versos direito! Troca Bolas era assim mesmo. Adorava confundir tudo. Quando a irmãzinha do Troca Bolas pedia para ele contar uma história, o menino saía com esta: — Era uma vez uma menina muito bonita, com a pele branca como a neve, que vivia num castelo de uma madrasta muito má. Um dia, ela colocou um chapeuzinho vermelho e foi levar doces para a vovozinha. Aí ela subiu uma escada e perdeu o sapatinho de cristal. Por isso, a bruxa prendeu a coitadinha numa torre e os cabelos dela ficaram compridos e o príncipe subiu neles para salvá-la... É claro que a irmã do Troca Bolas não entendia nada. Mas como ainda era muito pequena, ria a valer. E assim Troca bolas ia vivendo. Misturava tudo e o pessoal tinha de fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele. Um dia a criançada estava brincando na praça, numa tarde de sol, em volta de um laguinho de cimento, quando alguém gritou: — Acudam! A gatinha da irmã de Troca Bolas caiu no lago! — Quem vai entrar no lago para tirar a gatinha de lá? Só que não foi preciso que ninguém se molhasse. rapidamente, a água do lago começou a baixar e a gatinha conseguiu sair do lago. O que tinha acontecido? Troca Bolas tinha corrido para abrir o registro da água e esvaziar o lago. Todos aplaudiram: — Grande idéia, Troca Bolas! Como é que você pensou nisso? — Muito simples! — respondeu o menino. — Vocês não estavam pensando em tirar a gatinha da água? Pois eu pensei em tirar a água da gatinha. (Pedro Bandeira – adaptação) 1) Enumere os parágrafos. (0,4) O texto tem ______ parágrafos. 2) Leia o 1º parágrafo e escreva o que você descobriu. (1,0) 3) Escreva um parágrafo contando por que o personagem principal da história se chama Troca Bolas. (1,0) 4) Circule, no texto, o parágrafo em que Troca Bolas conta uma história para sua irmãzinha. (0,5) 5) Releia o parágrafo que você circulou. Escreva o nome de duas histórias que aparecem nesse parágrafo. Agora, escreva o que essa história tem de diferente das outras histórias. (1,0) 6) Leia com atenção as frases abaixo e marque com um ( X ) as expressões que melhor substituem as expressões grifadas. (0,6) a) Mas, como era muito pequena, ria a valer. ( ) sorria ( ) ria muito ( ) ria baixo b) O pessoal tinha que fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele. ( ) grande esforço / desfazer ( ) pouco esforço / juntar ( ) relaxamento / bagunçar 7) Explique o que aconteceu com a gata da irmã de Troca Bolas. (1,0) 8) Justifique a afirmativa abaixo. (1,0) “Ninguém se molhou para salvar a gatinha.” 9) Copie do texto: (0,9) a) uma frase interrogativa. b) uma frase afirmativa. c) uma frase exclamativa. 10) Circule nas frases as palavras que indicam ação (verbos) e depois, reescreva as frases no plural.(1,0) a) Um dia ela colocou um chapeuzinho vermelho. b) Ela subiu a escada e perdeu o sapatinho novo. 11) Retire do 5º parágrafo uma palavra: (0,6) oxítona: paroxítona: proparoxítona: 12) Reescreva a frase fazendo a concordância. (1,0) O menino contou uma história. Eu Ele Nós Eles A gente Leia: “ Parece uma metrópole. Mas não é. A Internet não existe fora dos fios e chips. Ela é uma gigantesca rede mundial, que une computadores espalhados por todo planeta. Na verdade, a Internet não é uma só: é a união de muitas redes existentes em vários países [ e que] podem se comunicar entre si porque utilizam o mesmo protocolo para troca de dados, ou seja, falam a mesma língua.” (Fátima Cardoso, Superinteressante, jul. 1994) 1. Quantos períodos compõem o parágrafo acima? 2. Quais os períodos são simples? Quais são compostos? 3. Seria correto considerar que os três períodos iniciais afirmam o que a Internet não é, enquanto o quarto período afirma que ela é? 4. Pode-se dizer que os três períodos iniciais funcionam como introdução do parágrafo? 5. Em que período está à idéia principal? 6. Em que período acrescentam-se as idéias secundárias? Que idéias são essas? 7. Quantas orações compõem o parágrafo? 8. Escreva os verbos em torno dos quais se organizam as orações do parágrafo. 9. Analise cada um dos verbos. Eles dão origem a predicados verbais ou nominais? Por quê? 10. Identifique e classifique os sujeitos dessas orações 11. Identifique os termos que integram o sentido dos dois últimos verbos do parágrafo. 12. Nomeie esses termos, destacando seus núcleos e seus adjuntos. Quem sou eu? [...] A alegria é um modo de olhar para a vida e para si mesmo diante da vida, por desejá-la tão intensamente a ponto de nos lançarmos na conquista de nós mesmos. Para nos fazermos, para nos habilitarmos a sentir o sentido da vida.... Trata-se da coragem de dizer sim para cada dia que se inicia, para cada momento. De sentir o infinito valor do tempo que passa e alcançar a possibilidade de ver a beleza e o bem de existir. A enorme beleza e o bem de simplesmente existir. Mas este não é o caminho mais fácil, e pode requerer um enfretamento interior. Mas é ao nos enfrentarmos, é ao ultrapassarmos nossos próprios limites que nos reconhecemos, que sabemos do que somos capazes que nos fazemos. Mas não nos fazemos sós. Em nós habitam aqueles que amamos. Eles talvez possam ser encontrados em algum gesto, em algum prazer que aprendemos ou desaprendemos {...} Cada um de nós é habitado por suas relações amorosas. Somos feitos de ligações. Cada um é único, e é também uma multidão. E este único talvez seja o modo como esta multidão vai se fazendo você mesmo. Onde o outro passa a se você mesmo. E colocar-se no lugar do outro reverbera no encontro do outro em você.sendo assim, a pergunta quem sou eu transforma-se nessas outras: Quem eu me fiz, quem eu estou me fazendo? Quem eu estou escolhendo ser? Pois em cada escolha, não escolhemos apenas o que vamos fazer ou com quem vamos nos relacionar, mas escolhemos quem vamos ser. Sérgio Augusto Sardi ( Professor de Filosofia da PUCRS) Responda as questões : 1. Por que é importante perguntar-se quem sou eu? 2. Como estou me fazendo? Que escolhas estou fazendo para a minha vida? 3. Pesquisar o contexto em que o filosófo Sócrates disse: “Conhece-te a ti mesmo”. 4. Produza um pequeno texto com base no que foi discutido em sala de aula, revelando quem é você, suas características psicológicas. Poema versus poesia (Realize sua pesquisa utilizando dicionário, enciclopédia, livros diversos ou internet). 5. 1. Diferencie poema e poesia. 6. 2. O que são versos? Cite um exemplo. 7. 3. O que são estrofes? Copie um poema e enumere as estrofes. 8. 4. Copie uma estrofe de um poema e circule as rimas. 9. 5. Copie uma quadrinha, uma canção e uma brincadeira de sua fase infantil. 10. 6. Complete os espaços e faça a ilustração de acordo com sua produção. 11. Eu sou... 12. Eu gosto muito quando... 13. Fico triste quando... 14. Meus amigos dizem que... 15. Fico desanimado quando... 16. Minha maior qualidade é... 17. Às vezes eu... 18. Sonho com... 19. 7. Complete o acróstico e depois produza seu com carinho e criatividade. 20. Pequena 21. Alegre 22. Um dia eu fui... 23. Livre, leve 24. Agora eu sou. 25. 8. Leia e faça a ilustração do poema “Pardalzinho, de Manuel Bandeira. Pardalzinho O pardalzinho nasceu Livre. Quebraram-lhe a asa. Sacha lhe deu uma casa, Água, comida e carinhos. Foram cuidados em vão: A casa era uma prisão, O pardalzinho morreu. O corpo Sacha enterrou No jardim; a alma, essa voou Para o céu dos passarinhos! (Petrópolis, 10-3-1943) 26. Responda: 27. a) Que sensação a leitura do poema de Manuel Bandeira provocou em você? 28. b) Que trecho do poema o fez sentir-se assim? 29. (c) Numere as palavras abaixo com o código: (1) proparoxítona (2) paroxítona (3) oxítona 30. livre ( ) prisão ( ) asa ( ) árvore ( ) enterrou ( ) cuidados ( ) morreu ( ) pétala ( ) 31. d Recorte de jornais ou revistas palavras: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, classificando-as. 32. 9. Pesquise alguns poemas de Manuel Bandeira: Andorinha, Poema tirado de uma notícia de jornal, Balõezinhos, Trem de ferro, Porquinho-da-índia, O bicho, Os sapos e O menino doente, entre outros. (Obs.: Vamos organizar um painel e fazer declamação) 33. Bullying: brincadeiras que ferem 34. Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Bullying: brincadeiras que ferem Ameaças, agressões, humilhações... a escola pode se tornar um verdadeiro inferno para crianças que sofrem nas mãos de seus próprios colegas, ainda mais nos dias de hoje, em que a internet pode potencializar os efeitos devastadores do bullying. Você sabe o que é isso? Onde e como ele ocorre? Você já ouviu falar de bullying? O termo em inglês pode causar estranhamento a muita gente, mas as atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam, agridem e humilham pessoas – tão comum entre crianças e jovens – é muito familiar a todos. A palavra inglesa 'bully' significa valentão, brigão. Atos como empurrar, bater, colocar apelidos ofensivos, fazer gestos ameaçadores, humilhar, rejeitar e até mesmo ameaçar sexualmente um colega dentro de uma relação desigual de poder, seja por idade, desenvolvimento físico ou relações com o grupo são classificados como bullying. O problema pode ocorrer em qualquer ambiente social – em casa, no clube, no local de trabalho etc –, mas é na escola que se manifesta com mais freqüência. (...) O Bullying é um problema mundial, encontrado em qualquer escola, não se restringindo a um tipo específico de instituição. Esse 'fenômeno' começou a ser pesquisado há cerca de dez anos na Europa, quando se descobriu que ele estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Geralmente os pais e a escola não davam muita atenção para o fato, que acreditavam não passava de uma ofensa boba demais para ter maiores conseqüências. No entanto, por não encontrar apoio em casa, o jovem recorria a uma medida desesperada. E no Brasil a situação não é diferente.(...) Quem já não teve um apelido ofensivo na escola? Ou mesmo sofreu na mão de um grupo de colegas que o transformava em 'bode espiatório' de brincadeiras no colégio? Exemplos não faltam. Entre alguns deles está o da gaúcha Daniele Vuoto, que conta toda a sua história em um blog onde também discute sobre o assunto e troca experiências com outras vítimas desse tipo de agressão, psicológica, física e até de assédio sexual. (...) "O aluno alvo de bullying se culpa muito pelo que acontece, e é preciso esclarecer isso: um aluno que agride outro, na verdade, também precisa de ajuda, pois está diminuindo o outro para se sentir melhor, e certamente não é feliz com isso, por mais de demonstre o contrário. A turma entra na onda por medo, não por concordar. Enxergar a situação dessa forma pode ajudar muito", conta Daniele. Porém, a realidade de vítimas que 'sofrem em silêncio', como Daniele explica em seu blog, está mudando. Além de atitudes como a da estudante, em que pessoas utilizam a internet para procurar ajuda e trocar experiências, o assunto vêm ganhando corpo e se tornando pauta de veículos de comunicação de massa, a exemplo das matérias veiculadas no Jornal Nacional, da Rede Globo, e em discussões como a realizada no programa Happy Hour, do canal a cabo GNT. (...) (Disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=361. Acesso:22 agosto 2010) Trabalhando com o texto 1. Como o autor define bullying? 2. Por que o termo foi utilizado em inglês? 3. Segundo o texto, esse tipo de atitude precisa ser seriamente enfrentado. Qual sua opinião? 4. Você acredita que o bullying existe na escola apenas pelo fato de que as crianças são diferentes entre si? Explique. 5. Que soluções você apontaria para o problema? 6. Em algum momento, na nossa escola, você se sente vítima de bullying? Justifique sua resposta. 7. Você conhece ou já ouviu falar de alguém na nossa escola, vítima de bullying? Nos três textos abaixo, manifestam-se diferentes concepções do tempo; o autor de cada um deles expõe uma determinada relação com a passagem do tempo. Leia-os com atenção: TextoI Mais do que nunca a história é atualmente revista ou inventada por gente que não deseja o passado real, mas somente um passado que sirva a seus objetivos (...) Os negócios da humanidade são hoje conduzidos especialmente por tecnocratas, resolvedores de problemas, para quem a história é quase irrelevante; por isso, ela passou a ser mais importante para nosso entendimento do mundo do que anteriormente. (Eric Hobsbawm, Tempos interessantes: uma vida no século XX) TextoII O que existe é o dia-a-dia. Ninguém vai me dizer que o que aconteceu no passado tem alguma coisa a ver com o presente, muito menos com o futuro. Tudo é hoje, tudo é já. Quem não se liga na velocidade moderna, quem não acompanha as mudanças, as descobertas, as conquistas de cada dia, fica parado no tempo, não entende nada do que está acontecendo. (Herberto Linhares, depoimento) Texto III Não se afobe, não, Que nada é pra já, O amor não tem pressa, Ele pode esperar em silêncio Num fundo de armário, Na posta-restante, Milênios, milênios No ar... Eque sabe, então, O Rio será Alguma cidade submersa. Os escafandristas virão Explorar sua casa, Seu quarto, suas coisas, Sua alma, desvãos... Sábios em vão Tentarão decifrar O eco de antigas, palavras, Fragmentos de cartas, poemas, Mentiras, retratos, Vestígios de estranha civilização. Não se afobe, não, Que nada é pra já, Amores serão sempre amáveis. Futuros amantes quiçá Se amarão, sem saber, Com o amor que eu um dia Deixei pra você. (Chico Buarque, "Futuros amantes") Redija uma DISSERTAÇÃO EM PROSA, na qual você apontará, sucintamente, as diferentes concepções do tempo, presentes nos três textos, e argumentará em favor da concepção do tempo com a qual você mais se identifica. Leia: A Velha Contrabandista Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega - tudo malandro velho - começou a desconfiar da velhinha. Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela: Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco? A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu: - É areia! Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás. Mas o fiscal desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia. Diz que foi aí que o fiscal se chateou: - Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista. - Mas no saco só tem areia! - insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs: - Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias? - O senhor promete que não "espáia"? - quis saber a velhinha. - Juro - respondeu o fiscal. - É lambreta. ( Stanislaw Ponte Preta. Dois amigos e um chato. 8ed. São Paulo, Moderna, 1986) 1. Aponte expressões do texto que caracterizam a linguagem coloquial. 2. A construção: “ o fiscal da Alfândega mandou ela parar” é típica da linguagem coloquial. Reescreva-a utilizando o padrão culto de linguagem. 3. Quando a velhinha disse: é areia, o fiscal acreditou? Justifique sua resposta com elementos do texto. 4. Você concorda com a esperteza da velhinha? Justifique sua resposta. 5. O que o autor quis dizer com a expressão: Tudo malandro velho? 6. Quando a velhinha decidiu contar a verdade? 7. Quando o narrador citou os dentes que “ela adquirira no odontólogo”, a que tipo de dentes ele se referia? 1. Leia o fragmento de um conto. Em dezembro Em dezembro mangas maduras eram vistas da janela – mas antes disso já tínhamos comido muita manga com sal, tirado escondido da cozinha. [...] - Quem comeu manga verde? Vamos, confessa, já. Nenhum confessava: os dois de castigo. Mostrei para Neusa a manga amoitada no capim: começava a amarelar. Ela cheirou, apertou contra o rosto, me pediu. - Dou um pedaço. - Quero a manga inteira. - A manga inteira não. Um pedaço. [...] - A manga inteira ou nada. - Então nada. Quando entrei na cozinha, Vovó estava me esperando: - Pode ir direto para o quarto, já sei de tudo. Fiquei fechado de castigo até a hora da janta. Se tornar a comer manga verde, da próxima vez vai apanhar é de vara, ouviu? Quem apanhou de vara foi a Neusa. Cerquei-a no fundo do quintal com uma vara: - Você enredou, agora vai apanhar.[...] Ela pediu pelo amor de Deus. Perguntei se ela gostava de mim, ela disse que gostava. Pedi para ela dizer: “ Eu te amo”. Ela disse. [...]eu falei que era mentira, que ela gostava é de Marcelo. Então ela disse que era mentira mesmo, que tinha é nojo de mim, e eu desci uma varada nas pernas dela. Em vez de correr, ela ficou parada, encolhida contra o muro[...] - Pede perdão, senão eu bato de novo! Ameacei com a vara, mas ela só chorava. Então bati de nov, e dessa vez ela nbem se mexeu, como se não tivesse sentindo dor. Foi andando em direção à casa, e eu fiquei parado, vendo-a afastar-se.[...] Ao voltar para casa, deixei três moranguinhos na mesa do quarto onde ela, deitada, havia adormecido. No dia seguinte recebi uma caixinha embrulhada - dentro os três moranguinhos e um bilhete: “Eu gostava é de você mesmo, mas agora nunca mais”. Luiz Vilela. Contos da infância e da adolescência. São Paulo: Ática, 2001. 1. Quem comeu manga verde? 2. Por que a Vovó não queria quer eles comessem manga verde com sal? 3. O texto é narrado em 1ª pessoa. Que marcas gramaticais permitem dizer isto? 4. Quais frases ou expressões revelam impressões do narrador? 5. Em que momento o narrador descobre os verdadeiros sentimentos de Neusa em relação a ele? 6. Em sua opinião, por que ele não acreditou quando ela disse, no quintal, que gostava dele? 7. Que tempo verbal o narrador utiliza na maior parte de suas falas? 8. Por que o narrador bateu em Neusa? 9. Imagine que o narrador tivesse falado com Neusa depois de ter recebido o bilhete. Escreva um parágrafo contando, em 1ª pessoa, como se você fosse o narrador, o que ele teria dito a ela. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 10. Agora você vai escrever um conto em 1ª pessoa. Obs: O narrador pode ser protagonista ou apenas testemunha da história. O índio - Meu Deus,é ele! Quem já conversou com um índio, assim um papo aberto, sobre futebol, religião, amor... ? A primeira ideia que nos vem é a da impossibilidade desse diálogo,risos, preconceito, talvez. O que dizer então da visão dos estrangeiros ,que pensam que andamos nus, atiramos em capivaras com flechas envenenadas e dançamos literalmente a dança da chuva pintados com urucu na praça da Sé ou na avenida Paulista? Pois na minha escola no ano de 1995 ocorreu a matrícula de um índio. Um genuíno adolescente pataxó. A funcionária da secretaria não conseguiu esconder o espanto quando na manhã de segunda-feira abriu preguiçosamente a portinhola e deparou-se com um pataxó sem camisa com o umbigo preto para fora, dois penachos brancos na cabeça e a senha número "um" na mão, que sem delongas disse: – Vim matricular meu filho. E foi o que ocorreu, preenchidos os papéis, apresentados os documentos, fotografias, certidões, transferências, alvarás, licenças etc. A notícia subiu e desceu rapidamente os corredores do colégio, atravessou as ruas do bairro, transpôs a sala dos professores e chegou à sala da diretora, que levantou e, em brado forte e retumbante, proclamou: – Mas é um índio mesmo? Era um índio mesmo. O desespero tomou a alma da pobre mulher; andava de um lado para o outro, olhava a ficha do novo aluno silvícola, ia até os professores, chamava dois ou três, contava-lhes, voltava à sala, ligava para outros diretores pedindo auxílio, até que teve uma idéia: pesquisaria na biblioteca. Chegando lá, revirou Leis, Decretos, Portarias, Tratados, o Atlas, Mapas históricos e nada. Curiosa com a situação, a funcionária questionou: – qual o problema para tanto barulho? – Precisamos ver se podemos matricular um índio; ele tem proteção federal, não sabemos que língua fala, seus costumes, se pode viver fora da reserva; enfim, precisamos de amparo legal. E se ele resolver vir nu estudar, será que podemos impedir? Passam os dias e enfim chega o primeiro dia de aula, a vinda do índio já era notícia corrente, foi amplamente divulgada pelo jornal do bairro, pelas comadres nos portões, pelo japonês tomateiro da feira, pelos aposentados da praça, não se falava noutra coisa. Uma multidão aguardava em frente da escola a chegada do índio, pelas frestas da janela, que dava para o portão principal, em cima das cadeiras e da mesa, disputavam uma melhor visão os professores – sem nenhuma falta –, a diretora, a supervisora de ensino e o delegado. O porteiro abriu o portão – sem que ninguém entrasse – e fitou ao longe o final da avenida; surgiu entre a poeira e o derreter do asfalto um fusca, pneus baixos, rebaixado, parou em frente da escola, o rádio foi desligado, tal o silêncio da multidão que se ouviu o rangido da porta abrir, desceu um menino roliço, chicletes, boné do Chicago Bulls, tênis Reebok, calça jeans, camiseta, walkman nas orelhas, andou até o porteiro e perguntou: – Pode assistir aula de walkman? Edson Rodrigues dos Passos. In: Nós e os outros: histórias de diferentes culturas.São Paulo. Ática, 2001. 1. Na escola, tudo corria tranquilamente. O que vem mudar esta situação? 2. Por que a diretora consultou os documentos citados no texto? 3. Em quais documentos a diretora poderia encontrar amparo legal para matricular o índio? 4. Por que a comunidade tinha expectativa pela chegada do índio? 5. O menino pataxó correspondeu à expectativa que a comunidade tinha a respeito dele? 6. O menino chega mascando chicletes, usando boné do Chicago Bulls, tênis Reebpk, calça jeans, walkman nas orelhas. A que cultura associamos os elementos citados? 7. Das frases abaixo, qual é a que mais se aproxima da questão cultural indígena tratada no texto? a) É bom que todos tenham a oportunidade de partilhar os avanços tecnológicos. b) É uma pena que os povos percam sua identidade. c) Eu uso esses produtos, mas o índo usando é estranho. 8. A expressão brado retumbante aparece em um importante texto brasileiro. Você sabe qual? 9. Como o conflito se resolve no final? 10. Você acha normal a reação das pessoas ao ver um índio? Você também teria esta reação? Justifique sua resposta. RETRATO Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, Tão simples, tão certa, tão fácil: — Em que espelho ficou perdida a minha face? MEIRELES, Cecília: poesia. Por Darcy Damasceno. Rio de Janeiro, Agir, 1974. p 19-20. 1. O tema do texto é (A) a consciência súbita sobre o envelhecimento. (B) a decepção por encontrar-se já fragilizada. (C) a falta de alternativa face ao envelhecimento. (D) a recordação de uma época de juventude. (E) a revolta diante do espelho. 2. No verso: Eu não tinha estas mãos sem forças... Podemos inferir: (A) as forças das mãos acabaram por causa da idade. (B) as mãos não tinham forças na juventude. (C) as mãos tinham forças na juventude. (D) as forças das mãos não se acabaram. 3. Responda a pergunta do poema, use a criatividade. ___________________________________________________ 4. Identifique os adjetivos usados no poema. Postado por Mara Virginia às Sábado, Setembro 10, 2011 O Herói _ produção de texto O Herói 1. Escolha um herói e apresente os seguintes aspectos: o Nome, características físicas e onde aparece ( tv, quadrinhos, games, livros, etc) o Onde vive e qual sua missão. o Quem são seus amigos ou ajudantes. o Quem são seus inimigos e rivais. o Se possui superpoderes ou não. 2. Crie um herói, imagine as características do seu herói: o A personalidade do seu herói (tímido, expansivo,engraçado, sério, atrapalhado); o Se é humano ou não; o A idade; o Os traços fisionômicos e a constituição do corpo; o Como se veste.

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