sábado, 28 de abril de 2012

Gênero Textual Poesia em Projeto Didático



Gênero Textual Poesia em Projeto Didático
Apresentação
A poesia está presente em nosso cotidiano seja na forma de comerciais, vídeo, mensagens de e-mails, músicas, livros e revistas. Na escola, ela merece um destaque, pois é possível analisá-la de forma ampla, aumentando o conhecimento sobre sua estruturação. O Projeto “Gênero textual poesia em projeto didático” tem como foco principal a interação dos alunos com a poesia, estudando a metrificação, a rima, inclusive analisando tais poesias, como também criando seus próprios textos poéticos. Na programação curricular, dentro da Língua Portuguesa, as oitavas séries apresentam o estudo da poesia. Sendo assim, a opção de escolher estas turmas deve-se ao fato de agregar a produção prazerosa de poesia ao estudo teórico deste gênero textual.
Objetivo geral:
Explanar o que é gênero textual através de experiências de produção textual com temática livre e características não fugindo do gênero específico: poesia, levando à aproximação dos alunos ao gênero textual em questão.
Objetivos específicos:
• Analisar poesias, suas formas, características, emoções, etc., em livros na Biblioteca da Escola e em sites disponíveis na web;
• Estudar tipos de rima e metrificação dos versos;
• Planejar uma produção textual com temática livre com turmas de alunos de oitava série dentro do gênero em questão;
• Explanar o que é gênero textual através da própria produção de textos;
• Analisar a produção da turma, escolhendo, trimestralmente, textos para publicação;
• Preparar um livro impresso e colocar no acervo da Biblioteca da escola;
• Divulgar todos os trabalhos em Wiki da turma, criado para este fim, permitindo a emissão de comentários na página.

Público alvo:
Alunos da 7 º  ano com assessoria dos seus professores de Língua Portuguesa
Passos do trabalho:
1- Demonstração de textos poéticos de autores de renome como: Cecília Meireles, Mário Quintana, Manoel Bandeira  , Fernando Pessoa, e outras poesias disponíveis na Internet;
2- Reflexão e análise, em sala de aula, sobre as características possíveis no gênero poesia;
3- Estudos sobre tipos de rimas e metrificação dos versos, analisando algumas poesias;
4- Momento de debate, em sala de aula, enfocando os pontos principais para a produção textual: emoção, reflexão, escolha ou não de vocábulos, etc.;
5- Redação de texto poético com temática livre;
6- Socialização das produções entre os colegas, permitindo a escolha dos melhores textos para serem colocados no mural da sala e da Escola;
7- Momento de descontração com declamação das poesias produzidas pelos alunos em sala de aula;
8- Divulgação dos textos selecionados em livro a compor o acervo da Biblioteca;
9- Construção de blog da turma para divulgação de todos os textos produzidos a cada trimestre.
Considerações gerais:
Acreditando na idéia de produzir poesia, analisar o gênero, e com isso obter sucesso junto à turma de alunos, pelo prazer que a poesia proporciona, apostamos nesta proposta didático-pedagógica de Projeto.
Além de ocorrer produção textual, acrescenta-se a análise do gênero textual poesia, em torno de um tema livre e significativo ao aluno, portanto contando com a participação particular na escolha do tema para seu texto e concluindo com a divulgação dos melhores textos bem como de declamação diante da turma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário