quinta-feira, 19 de abril de 2012

Texto do caipira


Texto do caipira

O caipira andava ao longo da estrada seguido de dez cavalos. Nisso, veio um automóvel
e o motorista gritou para o caipira:
– Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos! – E – vrruuum! – saiu em disparada!
O caipira continuou seu passo. E lá na frente estava o carro virado dentro do rio, ao lado da ponte.
Ai, o caipira falou pro motorista:
– Oi, cumpadre! Dando água pra tropa, é?

ZIRALDO. As últimas anedotinhas do bichinho de maçã. São Paulo: Melhoramentos, 2001.

Entendimento do texto:
1. O texto é :
(A) uma notícia
(B) uma piada.
(C) uma fábula
(D) uma receita

2. Que palavra do texto indica o modo de falar de uma pessoa que mora no meio rural?
(A) Cumpadre.
(B) Disparada.
(C) Passo.
(D) Tropa.

3. O humor deste texto está nos dois sentidos dados à palavra cavalo pelo caipira e pelo motorista.
Suponhamos, que eu desejasse mudar o sentido da frase - Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos!, explicando a diferença entre os dois sentidos dados à palavra cavalo. Ela ficaria assim:
(A) – Você tem dez cavalos e o motor de meu carro tem duzentos e cinqüenta cavalos.
(B) – Você tem dez carros e eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos.
(C) – Você tem dez cavalos e eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos.
(D) – Você tem dez cavalos e eu tenho duzentos e cinqüenta carros.

Um comentário: