quarta-feira, 23 de maio de 2012

Contar histórias


Introdução: 

Contar histórias é uma arte que sempre empolgou a humanidade, por isso essa prática sobrevive desde a mais remota antiguidade, da Odisséia, de Homero, até a Literatura de nossos dias.
As narrativas transmitidas de geração confirmam o ditado: quem conta a história sempre acrescenta um toque especial (pessoal). Contar um conto requer talento, força de vontade e um pouco de técnica.

Justificativa: O conto é um veículo de narrativas que também utiliza a comunicação visual num registro histórico e dinâmico da realidade, atendendo às diferentes necessidades do homem quanto a sua sintonia com o mundo. Assim, constituiu-se num importante recurso pedagógico de registro das transformações realizadas pelo homem, que faz a história através do tempo, desenvolvendo sua consciência crítica. Sendo assim, se é necessário fundamentar a  presença do conto na escola, considerar a natureza, interdisciplinar e complementar com diferentes dinâmicas a sua importância cultural, social, histórica e artística.

Objetivos:
Levar o aluno a conhecer vários contos que falem de: amor, problemas sociais, ética, família e outros;

Sensibilizar para a livre escolha do tema que irá realizar (leitura);
Estimular a participar estabelecendo comparações com outras formas de narrar;
Produzir através de temática escolha de texto do gênero;
Mostrar que nada é mais prazeroso do que pegar um bom livro de contos para ler e não largá-lo até concluir a leitura;
Oferecer a possibilidade de alargar o seu campo de experiências, podendo estabelecer relação Com universos, personagens, modos de pensar, dados diversos e compreendê-los.

Conteúdos - Ensino Fundamental
O Conto: aspectos históricos.
Características, organização e estrutura do conto: recursos linguístico, foco narrativo, personagens, trama, elementos cronológicos  e  psicológicos.
 Análise e interpretação: conteúdo, contexto de produção e de  recepção.
  Hans Christian Andersen;
Irmãos grimm

 Interpretação: História e Arte.
Procedimentos Metodológicos.
• Leitura de vários contos (atuais), de fadas, Hans Christian Andersen;
• Textos;
• Encenação de Contos;
•Exposição de cartazes e painéis.
Recursos Materiais e Didáticos.
• Cartazes; painéis; papéis diversos, canetinhas, etc;
• Câmara Fotográfica e Filmadora
• Giz e lousa;
•Coletânea de livros (contos), caderno de registros;
• Xerox de alguns contos, scanners e digitação.
Competências e Habilidades.
• Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição e informação.
• Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
• Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações.
• Entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicações, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias.
• Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
• Aplicar os recursos lingüísticos e expressivos da linguagem oral em contextos específicos.
• Estabelecer comparação entre textos.
• Sintetizar elementos significativos dentro de uma narrativa.
• Reconhecer a multiplicidade de possibilidades de interpretação de um texto literário.
• Reconhecer os elementos construtivos característicos do conto.
• Utilizar os recursos lingüísticos e expressivos do gênero.
• Interpretar textos em relação a seu conteúdo, contexto de produção e leitura.
•Avaliação
• Avaliação Diagnóstica.
• Avaliação contínua em todas as etapas do projeto.
• Participação, desempenho individual e coletivo de todos os alunos envolvidos.
• Interpretação e entendimento das atividades propostas no desenvolver do projeto.
• Auto – avaliação, aplicação de questionário para a apreciação dos alunos quanto aos trabalhos.
Auto-avaliação da Professora.

Período: Todo o ano letivo
Público Alvo: Alunos de 5ª a 8ª séries
“Escrevemos para ser o que somos ou aquilo que não somos.
Em um ou outro caso nós buscamos a nós mesmos, eternos desconhecidos”
Octávio Paz
I -    Justificativa
O projeto da Sala de Leitura/2004 surgiu a partir do projeto da escola “Arte vida, vivendo arte”, que tem como objetivo geral trabalhar a linguagem e tudo aquilo que permite a comunicação entre os homens. O objetivo maior é fazer com que o aluno conheça os diversos padrões lingüísticos existentes em sua língua materna, utilizando as linguagens artísticas, tendo a leitura (tanto no código verbal como não-verbal) como articulador do mesmo.
Na Sala de Leitura, trabalharemos a arte da palavra – aquela abrangida pela Literatura, pois possui a peculiaridade de casar a realidade com a fantasia.
A literatura aprofunda e inquieta a sensibilidade do leitor para a vida que pode ser sempre humanamente melhor, Estaremos assim, permitindo ao aluno ser decodificador crítico de textos e fatos, bem como um produtor (criador e recriador) de outros textos, escrevendo plenamente a sua cidadania.
Obs.: Em nossas oficinas e demais atividades ocorrerá transversalidade com os temas propostos, pela D.Ed./7ª C.R.E.:
·         1º bimestre – O Livro a Prosa e a Poesia
·         2º bimestre – A Palavra e a Mídia
·         3º bimestre – Cultura e Cidadania
·         4º bimestre – Arte e Linguagem
II -   OBJETIVOS
1)    Desenvolver e/ou ampliar o gosto pela leitura como instrumento de: compreensão do mundo, aquisição de conteúdos e lazer.
2)    Reconhecer a literatura como uma manifestação artística por toda a sua capacidade criadora.
3)    Criar e recriar textos de vários gêneros literários: aventura, suspense, poesia, contos de fada...
4)     Manifestar-se através das diferentes linguagens: dramatização, música, pintura, escrita...
III -   Desenvolvimento
Desenvolveremos este projeto através de oficinas com as turmas, iniciando pelo 2º turno no 1º semestre. As oficinas do 1º turno serão planejadas posteriormente.
Após a leitura de histórias infantis, os alunos criarão uma carta ao autor a partir do ponto de vista de vários personagens.
A partir da leitura do livro “Mais um Pequeno Manual de Monstros Caseiros”, Stanislav Marijanovic, Companhia das Letras, os alunos criarão novos monstros descrevendo suas características.
A partir da leitura do conto de terror “O vampiro que descobriu o Brasil” –Ivan Jaf, os alunos terminarão a história, onde o desfecho final ocorrerá em locais diferentes que fazem parte do cotidiano do aluno.
A partir da leitura e reflexão de texto informativo sobre o movimento Hip Hop os alunos escreverão sobre as mesmas lembranças com intenções diferentes. Ex. Contar sobre a paquera na escola: para os pais, para o melhor amigo, para o professor, para o espelho etc., parodiando rap ou funk, para posterior apresentação na escola.
VI -   RECURSOS MATERIAIS
°      Livros e fitas de vídeo que tratem sobre os vários gêneros literários: romance, ficção científica, contos de fada, poesia, etc.
°      Computador, televisão, rádio
V -   RECURSOS HUMANOS
Alunos e professores da U. E.
VI -   AVALIAÇÃO
Será realizada ao término de cada atividade, através da observação direta do desempenho e interesse dos alunos ao realizarem as atividades propostas e nas culminâncias do projeto.
As demais atividades relacionadas abaixo serão desenvolvidas ao longo do ano através de subprojetos
01. Literatura em minha sala – leitura semanal de livros em sala de aula;
02. Muito prazer, em sou a Sala de Leitura – apresentação da sala aos alunos novos;
03. Clube do Leitor – empréstimos de livros;
04. Banca da leitura – momento da leitura no recreio;
05. Oficina da Palavra – atendimento a alunos com dificuldades de leitura e escrita;
06. Palavra é arte – oficinas de leitura e produção de vários gêneros literários, com posterior montagem do livro de textos da turma;
07. Feira do troca-troca de livros
08. Poesia – a palavra que encanta – oficina de poesia de livre participação, com vistas à seleção para o II Sarau de Poesias da escola e concurso “Poesia na Escola” da SME;
09. Rádio escolar – projeto desenvolvido em parceria com os alunos do Grêmio Escolar;
10. Arte na informática – confecção do livro virtual;
11. Monitoria da Sala de Leitura e do Laboratório de Informática – formação de alunos monitores.

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