sexta-feira, 18 de maio de 2012

DRAMATIZAÇÃO


ATIVIDADES REALIZADAS

DRAMATIZAÇÃO

Atividade elaborada e apresentada por meio de dramatização.


A GATA MALANDRA

Narrador: D. Gata era muito esperta, malandra e preguiçosa. Ela não gostava de trabalhar e por isso passava fome. D.Coelha ao contrário, trabalhava muito, sua casa estava sempre arrumada e tinha sempre comida a vontade.
Um dia D.Gata estava faminta e resolveu fazer uma visita a D.Coelha para saciar sua fome.
Lá chegando, começaram a conversar e a gata contou que tinha três filhos, o que era mentira. Nisso avistou sobre um armário um vidro cheio de melado e ficou doida para comê-lo, mas D.Coelha não o ofereceu.
Aproveitando uma saída de D.Coelha a cozinha, D.Gata começou a beber o melado. Ao voltar D.Coelha perguntou
_Vizinha, como se chama o seu filho mais velho:

E ela respondeu:
-Começou.

D.Coelha ficou intrigada com esse nome, mas ficou quieta, nada falou.
No dia seguinte, D.Gata voltou à casa da vizinha, esperou uma saída dela até a cozinha e bebeu o melado ate a metade.
Voltando da cozinha, D.Coelha perguntou:
-Vizinha, como se chama o seu segundo filho?
-Tá no meio.
No dia seguinte, novamente D.Gata voltou e esperou a saída de D.Coelha e bebeu o melado todinho.
A coelha já estava desconfiada que alguma coisa estranha estava acontecendo e perguntou:
-Como se chama o seu terceiro filho, vizinha?
_Acabou.
D.Coelha que já estava desconfiada, falou:
_Espere um pouco vizinha.
Ela então foi até o armário e constatou que a gata tinha bebido todo o seu melado e resolveu dar uma lição na gata preguiçosa. Fechou a casa e mandou a gata trabalhar para pagar o melado que havia comido. Só a deixou sair quando acabou de fazer todo o serviço.
 Ao termino, D.Coelha falou:
_ D.Gata, a senhora poderia ter pedido um pouco de melado que eu lhe daria. Isso que você fez é muito feio. Também deixe de ser preguiçosa e vá trabalhar.
D.Gata foi embora muito envergonhada, pensando no que D.Coelha lhe falara.



OBJETIVO DAS ATIVIDADES REALIZADAS


Dramatização:
v    Trabalhar os conceitos matemáticos de noção de quantidade ao manusear o litro de melado: começou, ta no meio e acabou.
v    Noções de números ordinários: primeiro, segundo e terceiro.
v    Conversar com a criança sobre a origem do próprio nome, se gostam dele, quem lhes deu esse nome ( fazer a dinâmica da Olaria de Deus )


Jogos Pedagógicos


Jogo dos dados:
v    Possibilita a percepção visual, através da coordenação motora, constância da percepção, observação, atenção, alfabetização.
v    Modo de fazer: montar dois dados em papel cartão. Em um dos dados desenhar ou colar figuras. No outro dado escrever as palavras correspondentes.
v    Modo de jogar: a criança joga os dados de uma só vez. Ganha o jogo quem acertar mais.

Começou, Tá no meio, acabou

v    Possibilita percepção visual, figura-fundo, atenção, observação, conceitos matemáticos.
v    Modo de fazer: Pintar ou colar papel colorido em três garrafas plásticas. Na primeira, cobrir quase toda a garrafa, na segunda, cobrir até a metade. Na terceira, colar ou pintar somente uma tira bem fina.
v    Modo de jogar: Os conceitos matemáticos poderão ser trabalhados concretamente. As crianças poderão fazer chocalhos com as garrafas.





REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FERREIRA, Aurora. Contar histórias com arte e ensinar brincando: para a educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: Walk Ed. 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário