quarta-feira, 23 de maio de 2012

EDUCAR PARA UM FUTURO MELHOR


                EDUCAR  PARA UM FUTURO  MELHOR


         
       Visando uma melhor convivência em sala de aula e ressaltando a importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento rumo a um desenvolvimento social baseado na justiça e no respeito mútuo; propusemos durante o ano de 2012, fazer uma reflexão sobre os valores na escola dando continuidade no lar.
        Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32) A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.
        Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito.
         Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto. E ele se faz urgente nesta escola e em muitas outras. Para finalizar, mostrando a importância deste projeto, concordamos com Herkenhoff  quando diz “não podemos ter, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da  realidade...(p.30, 1996), e  é este o nosso compromisso, enquanto  educadores. Vamos fazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante.
Objetivos
 Este projeto visa a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e da autonomia.
       Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula
       Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa educação e boas maneiras.

        Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.
Desenvolvimento:
    Cada professor confeccionará com seus alunos um mural: “ O jardim das virtudes” (sugestão / cada sala poderá fazer um concurso entre os alunos e escolherem o próprio nome) neste mural haverá joaninhas ( uma para da criança) as joaninhas receberão suas pintinhas, após seus respectivos donos  demonstrarem atitudes voltadas para a construção e vivência  de valores.
    Os alunos segundo os quais suas joaninhas receberem a maior quantidade de pintinhas receberá um  menção honrosa  ao final do ano letivo.
Eu e o outro




POR QUÊ? Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, professores e funcionários desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.
PERÍODO:  2o bimestre
SUBTEMAS:
Maio- Igualdades e diferenças – respeito à diversidade
Junho- Justiça, Verdade e Honestidade
Junho- Amizade, amor, afeto
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Textos, poesias, mensagens, fábulas;
Criação do Estatuto da Sala (com regras e multas);
Discussão sobre as necessidades básicas do homem;
Debate sobre os idosos, portadores de necessidades especiais, o menor abandonado, diferentes realidades e situações;
Produção de texto, Relatório e ilustração;
Confecção de matérias para o jornal Oficina de Ideias;
Entrevistas com especialistas;
Amigo Anjo, correio elegante;
Exploração de cartazes, figuras e mensagens;
Conversa sobre os temas trabalhados.
Eu e os problemas do mundo
POR QUÊ? Conhecer e discutir os problemas que afligem o mundo e o nosso município, perceber que podemos ajudar e evitar alguns, discutir causas e soluções, estimular a reflexão sobre estes problemas, perceber que alguns problemas estão bem perto da gente.
PERÍODO: 3o e 4O Bimestre
SUBTEMAS:
Agosto: Destruição do ambiente escolar, o que fazer com o lixo
Setembro: Violência e guerras, necessidade da paz
Outubro: As crianças (diferentes realidades)
Novembro: Doenças e vícios
Dezembro:Avaliação do projeto e culminância
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Pesquisa sobre os temas abordados;
Debate, filmes;
Cartazes, painéis;
Campanhas de   solidariedade  , Confecção de panfletos para distribuição nas campanhas;
Recorte e estudo de reportagens;
Confecção de matéria para o jornal Oficina de ideias, sobre o tema;
Trocar experiências e partilhar o conhecimento adquirido;
Júri simulado sobre os temas propostos;
Dinâmicas e vivências;
Palestra e entrevistas (policiais,   médicos e outros profissionais);
Dramatizações;
Poesias, textos informativos, fábulas, mensagens;
Exploração de figuras;
Exploração de situações atuais e do dia-a-dia, relatórios;
5. DURAÇÃO
Todo o ano letivo
6- CULMINÂNCIA
7-AVALIAÇÃO
A avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e auto-avaliação, através de:
Debate após cada Unidade de Estudo, para ver o que foi aprendido, o que mudou o que poderá mudar;
Ficha de desempenho, preenchida pela própria criança, após o debate;
               
Durante o bimestre o professor observará o desempenho de cada um, bem como anotará as dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades, com isto será possível rever o projeto e corrigir possíveis desvios.

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.
 E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
                                                                     
Paulo Freire

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