domingo, 20 de maio de 2012

Leitura.....


Desde cedo a criança faz uma leitura de mundo, retirando do meio no qual inserida as imagens, dando-as significados e construindo, assim, gradativamente o seu vocabulário. O desenvolvimento da leitura dá-se através da interação indivíduo/meio, onde estão presentes as mais variadas formas de leitura possíveis.

A leitura ocupa sem dúvida, um papel de relevante importância na vida da criança, quer seja na escola, em casa ou nas interações que faz no cotidiano com indivíduos com os quais comunica-se diariamente.

A criança deve buscar na leitura não apenas a informação, mas, o prazer. O que a criança é capaz de sentir ao folhear um livro é significativo no processo da leitura. O ato de ler, deve e tem por obrigação ser um momento mágico, de troca de conhecimento e também de emoções.

A leitura é uma atividade significativa e essencial ao ser humano. O ato de ler permite à criança criar e recriar situações corriqueiras, que, quando passadas para o papel em forma de escrita, contemplam toda a sua grandeza e significado no aprendizado. Possibilitando um ampliamento na maneira de se ver o mundo. A criança começa a interpretar os seus dias, formular hipóteses, expor idéias e criar, usando a imaginação e o faz - de - conta. 

No ato de ler e escrever a criança desenvolve habilidades específicas de leitura e escrita, o que a possibilita desenvolver o conhecimento de maneira prazerosa e eficaz, visto que, a leitura quando oferecida à criança de forma sutil, através do manuseio constante de escritos, assim, fazendo parte do seu cotidiano e não, esporadicamente proporcionada como distração nas horas vagas, pode contribuir na construção gradativa da escrita.

É essencial que a leitura faça parte do cotidiano da criança, pois, exercitando essa habilidade, contribui-se para o seu desenvolvimento pleno, possibilitando-a êxito na prática da leitura e consequentemente na escrita.

A deficiência em termos de material literário inédito nas escolas e centros de educação infantil contribui, para o desinteresse da criança pelo ato de ler, assim, ao proporcionar a criança novas opções de leitura, estabelece-se uma opção a mais de entretenimento e lazer. 
 fonte:  web

Nenhum comentário:

Postar um comentário