Educar é Semear

Educar é Semear

sexta-feira, 18 de maio de 2012

LENDO E ENTENDENDO


PROJETO SALA DE LEITURA

LENDO E ENTENDENDO

· APRESENTAÇÃO
· JUSTIFICATIVA
· OBJETIVOS
· DESENVOLVIMENTO
· CONCLUSÃO
· AVALIAÇÃO
· CRONOGRAMA

APRESENTAÇÃO
O Projeto LENDO E ENTENDENDO, elaborado pela Sala de Leitura, tem por finalidade despertar no aluno o gosto pela leitura, levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler, resgatando com isso, a nossa cultura, desenvolvendo a criatividade interpretativa, facilitando assim, a assimilação de conteúdos.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista as dificuldades de interpretação de textos e o pouco hábito de ler, observados na sala de aula, criou-se esse projeto, cuja finalidade é despertar o interesse pela boa literatura e o conhecimento dos nossos autores. Com isso, levando o aluno a participar ativamente do projetoLENDO E ENTENDENDO, descobrindo o que ler, criando e recriando situações literárias e adequando-as à sua realidade e ao seu modo de vida.

OBJETIVOS

· Despertar o gosto pela leitura e o hábito de ler;
· Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
· Resgatar a nossa cultura e a nossa história;
· Valorizar os nossos autores e suas obras literárias.
DESENVOLVIMENTO

Na sala de leitura serão selecionadas previamente, obras de diversos autores, destacando aquelas que cheguem mais próximas à realidade e a vivência dos alunos. A partir desta seleção, serão trabalhadas, poesias, versos e histórias. O aluno escolhera o livro que mais lhe agradar e juntos criaremos, a partir da leitura sugerida várias atividades como, leitura interpretativa, teatrinhos, jograis, músicas, construção de livros de história, envolvendo o tema trabalhado. Levantaremos dados sobre a história e a cultura de Chaperó, valorizando os nossos artistas. A Sala de Leitura promoverá o Dia de Contação de História, convocando pessoas da comunidade para esta atividade.
CONCLUSÃO
Ao término das atividades na Sala de Leitura, será organizada uma apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos para que sejam apreciados por todos os funcionários da escola, valorizando assim, o trabalho, a participação e o empenho de todos na realização do Projeto.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada a partir da observação, do interesse, participação e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
CRONOGRAMA
Este projeto será constante na Sala de Leitura, perdurando por todo o ano letivo.
Público alvo: todos os alunos da sala.
Local: Sala de Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário