sexta-feira, 18 de maio de 2012

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A escola é o lugar institucional de um projeto educacional”.
(Antonio J. Severino)
ALGUMAS ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS:
Considerando que o princípio da diversidade vale também para as questões do planejamento não se pretende estabelecer um caminho como o único possível ou uma única forma de se realizar este planejamento, cada instituição/grupo de professores deve definir o seu caminho, caminhando.
No Projeto Político Pedagógico deverá contemplar a educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como?
I- REFLETINDO SOBRE A SUA ESCOLA E A EXIGÊNCIA LEGAL DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003:
1. O que planejar?
2. Por que é importante para uma instituição de ensino a elaboração de um projeto educacional?
3. Como têm sido conduzidas as ações de planejamento na instituição?
4. Quais as dificuldades principais que precisam ser enfrentadas para viabilizar este processo?
5. De que maneira a comunidade escolar tem pensado e vivenciado a temática das Relações Étnico-Raciais e a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana?
6. Existe uma clareza (coletiva) mínima acerca da relevância social dessas temáticas, bem como da exigência legal da inclusão dessas temáticas nas propostas pedagógicas da sua escola?
7. Como inserir ou reforçar a temática das Relações Étnico-Raciais e a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no trabalho político-pedagógico da escola? Ou seja, o que queremos e precisamos mudar na nossa escola e nas nossas aulas para que o trabalho com essas temáticas se efetive proficuamente?
8. Quais serão os métodos (“caminhos para se atingirem os objetivos educacionais”) e procedimentos (etapas, passos, técnicas, uso de materiais/meios de comunicação) básicos necessários para se processarem os trabalhos de ensinar e aprender as Relações Étnico-Raciais e a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nesta escola?
9. Quais serão as condições mínimas para realizar a proposta metodológica definida? Como podemos nos mobilizar para conseguir tais condições mínimas de trabalho pedagógico?
10. Temos ciência da importância da elaboração do PPP para a nossa escola e que contemple a temática das Relações Étnico-Raciais e a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana?
II- SUGESTÃO DE ITENS PARA COMPOR O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO:
Após ter finalizada a etapa de sensibilização, mobilização e diagnóstico inicial da situação atual do trabalho político-pedagógico da escola e das possíveis ações para se construir um projeto educacional de inclusão social na perspectiva da diversidade cultural da equipe partirá para a elaboração do Projeto Político-pedagógico da escola.
ITENS PARA O PROJETO
1. FOLHA DE ROSTO - deve conter os dados de identificação do projeto: Nome da Instituição Educacional; Proposta Pedagógica (PPP); Título do projeto (Ao elaborar o Projeto Pedagógico a instituição escolar deve escolher um título que situe, caracterize e evidencie a sua identidade, ou seja, a sua marca para a comunidade); Local e data.
2. SUMÁRIO - relação das partes principais do projeto e suas respectivas páginas, objetivando facilitar a localização e o acesso às parte em que o projeto foi dividido.
3. APRESENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO - faz-se neste item a apresentação do projeto, informando ao leitor as características gerais do mesmo e como este foi estruturado/organizado: em quantas partes está dividido e uma explanação breve sobre cada uma dessas partes.
4. INTRODUÇÃO - deve explicar a proposta de trabalho, enfatizando-se as etapas de elaboração desta proposta e os principais sujeitos envolvidos, deixando claro os níveis e as modalidades de ensino atendidos, como a instituição atende aos fins e princípios presentes na legislação educacional, nacional e regional, em vigor da, descrever a realidade antes da proposição/implantação da proposta e as principais mudanças e condições necessárias à alteração dessa realidade.
5. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO - da mantenedora e da instituição educacional – nome, endereço completo, telefone, fax, e-mail, data de fundação/criação, níveis/modalidades de ensino atendidos, turnos de funcionamento.
6. MISSÃO - indica as finalidades, a razão de ser da instituição. Responde à questão: Para que esta instituição de ensino existe?
7. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL - apresenta a trajetória da instituição. É interessante destacar as principais ações/projetos, as experiências bem sucedidas e os seus sujeitos mais importantes. Para contextualizar pode-se apresentar inicialmente o histórico da comunidade.
8. DIAGNÓSTICO - retrato da realidade e do contexto onde está inserida a instituição, destacando até que ponto a instituição está contribuindo ou poderá contribuir com mudanças na realidade/contexto em que está inserida.
9. OBJETIVOS - definem as prioridades que direcionarão o trabalho da instituição, tendo em vista as informações destacadas no diagnóstico.
10. PRINCÍPIOS NORTEADORES - epistemológicos; didático-pedagógico, éticos e estéticos.
11. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA - descrição das instalações físicas, dos recursos humanos e financeiros (e suas fontes), níveis e modalidades de ensino oferecidos.
12. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR - neste item deve-se demonstrar de que maneira o coletivo da escola desenvolverá o seu trabalho.
13. AVALIAÇÃO - apresenta o sistema de avaliação (os princípios epistemológicos e os critérios/instrumentos de avaliação) a ser adotado pela instituição com relação ao processo de ensino e de aprendizagem, bem como com relação à execução do projeto político-pedagógico em questão.
14. PROJETOS ESPECIAIS ESPECÍFICOS – neste item poderá ser inserido o P.I.- Projeto de Intervenção.
15. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – relacionar os livros, publicações, documentos, entre outros, consultados para a elaboração do Projeto Pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário