quarta-feira, 9 de maio de 2012

Projeto Semana da Ortografia


PROJETO FÁBULAS

Tema: Construindo fábulas
Justificativa:
Como é maravilhoso trabalhar com fábulas!
Mas o que está por trás de cada fábula? Que valores? Que mensagem há para a sua vida?
Através de uma atividade com fábulas, você pode despertar nos alunos o hábito da leitura e da escrita, da criação e da produção.
Objetivos:
• Favorecer o desenvolvimento criativo dos alunos, através de diferentes expressões, tais como: desenhos, músicas, produções de textos e dramatizações
• Proporcionar um trabalho integrado com as diferentes recursos
• Conhecer as fábulas que são mais comentadas em cada local
• Refletir com os alunos os valores que são transmitidos através das fábulas
Metodologia:
• Motivar os alunos para conhecer alguns autores de fábulas (Esopo, La Fontaine, Leornado da Vinci)
• Proporcionar espaço para os alunos expressarem as suas opiniões e comentários
• Conversar sobre o que é uma fábula
• Disponibilizar para os alunos diversas fábulas
• Criar fábulas através da linguagem gráfica ou escrita
Atividades
• Incentivar os alunos para que escolham uma ou duas fábulas e leiam
• Dividir a turma em grupo
• Cada grupo escolhe uma fábula e dramatiza para a turma
• Criar novas fábulas com questões do dia a dia e ilustrá-las
• Montar um mural com as fábulas
• Visitar os sites para conhecer outras fábulas dos autores
• Organizar com a turma um livro com as fábulas criadas
• Realizar um intercâmbio com os alunos
O que pode ser trabalhado com este projeto?
• Comunicação e Expressão
• Estudos Sociais
• Artes

Produção Final:
• Confecção de um livro de fábulas on-line, realizado a partir dos trabalhos dos

PROJETO: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS






PROJETO: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS


A HISTÓRIA

Era uma vez uma menina chamada Alice.
Numa tarde de verão, ela estava sob a sombra de uma árvore ao lado de sua irmã mais velha que lia um livro sem nenhuma figura...Achando aquilo muito chato, Alice foi ficando cada vez mais sonolenta....Quando de repente, apareceu um coelho apressado com enorme relógio exclamando!!!
- Oh, Pelos meus pêlos e bigodes! - gritou o coelho olhando para seu relógio de bolso. - Eu estou atrasado! Eu estou atrasado! Eu estou atrasado!
Perseguiu o coelho, mas este era muito rápido
e meteu-se num buraco muito fundo. De repente ficou tudo muito escuro e a menina sentiu que estava caindo...caindo...caindo...num poço que parecia não ter fim... Enquanto caia pelo buraco, teve tempo de observar uma porção de coisas esquisitas nas paredes: Lâmpadas e espelhos de cabeça para baixo e... Aí de repente PLAFT!!! tinha caído sentada,num monte de folhas secas.
Olhando ao redor ela viu uma pequena porta...quis passar mais não conseguiu, a porta era minúscula, havia por ali uma lata em que estava escrito COMA-ME. Abriu a lata mais que depressa e vendo que eram biscoitos começou a comer. Para surpresa de Alice, quanto mais ela comia, menor ficava em tamanho. Foi ficando pequenininha... pequenininha...e assim conseguiu passar pela portinha.
Chegou então ao País das Maravilhas. Saiu em um jardim, aonde havia flores falando e cantando. Isso a deixou super admirada, perguntou então as flores:
-Como posso crescer novamente??
Siga em frente responderam em coro.
Alice obedeceu,andou...andou...e encontrou, em cima de um cogumelo, um bichinho azul que lhe perguntou:
-Que deseja menina?
-Eu quero ser grande como eu era.Percebendo a tristeza de Alice, o bichinho azul disse:
-Coma do cogumelo,mas coma só do lado direito, senão você diminui.
Minutos depois de comer, Alice voltou ao seu tamanho normal, muito feliz ela levou consigo dois pedacinhos do cogumelo.
Alice avistou novamente o coelho numa casa, e se aproximou. Entrando na casa, viu uma caixa e um biscoito com o rótulo "Me coma : e então ela o comeu. -Oh não! De novo!... - gritou Alice enquanto sua cabeça batia no teto. Alice tinha crescido tanto que seus braços e pernas saíam pelas portas e janelas. Ela estava presa dentro da casa. E o coelho, em vez de ajudá-la, preferiu sair dali correndo. Então Alice mordeu uma cenoura... e ficou pequena de novo!
Então ela ouviu alguém cantando, e viu um par de olhos e uns dentes brilhando acima de sua cabeça. Devagarinho, o resto do corpo apareceu como que num passe de mágica. - Ora você é um gato!!
Gato Risonho! respondeu o gato antes que desaparecesse outra vez.Tudo que ficou dele foi seu sorriso malicioso.
-Mas pra onde deseja ir perguntou o gato? Se você está procurando pelo Coelho Branco, você deve perguntar pelo Chapeleiro Louco.

- Pode me indicar o caminho que devo seguir?
-Não sei... Hum!!!, a direita mora o chapéu, a esquerda mora a lebre maluca... Ah!! tanto faz menina, os dois são malucos disse o gato. Mas então tenho eu que viver entre doidos? Hum!!! Dê 30 passos pra frente, 30 passos pra direita e mais 30 passos pra esquerda. Ali tem uma árvore que orienta.
Sem entender nada, mas levada pela intuição, Alice chegou na casa da lebre maluca. O Chapeleiro Louco e sua amiga a Lebre Maluca estavam no meio de uma festa de desaniversário, quando Alice chegou. A mesa estava cheia de lugares vazios, mas quando Alice tentou se sentar, a Lebre Maluca gritou: Não tem lugar!! e depois lhe disse que era muito feio entrar numa festa sem ser convidada. Alice se desculpou. Sentou-se à mesa com os dois. Mais vinho Chapéu, perguntou a lebre. Oh!Oh! Sim querida, um pouco mais de leite sem manteiga com casca de pão, respondeu ele.
Aturdida, sem entender nada, Alice saiu dali em disparada. Esta é a festa mais estúpida que já vi em toda minha vida! Alice falou indo embora!
Depois de muito caminhar, encontrou finalmente o coelho. -
Alto, menina.
A Rainha está chegando!!
Vá embora!
Mais a frente, ela viu o soldado da rainha de copas, pintando de vermelho as flores brancas que ali existiam.
- Mas porque estão pintando de vermelho as flores brancas?
- Plantamos as flores brancas por engano.Como a rainha só gosta de flores vermelhas se não pintarmos as flores brancas de vermelho ela manda cortar nossas cabeças,responderam eles.
E de repente chegou a Rainha.
Sua Majestade Real, a rainha de Copas! -anunciou o Coelho Branco.
E depois em voz mais baixa, ele completou: - E o Rei.
A Rainha veio olhar seu jardim e só levou um segundo para perceber
que havia alguma coisa estranha com suas rosas. Ela encostou o dedo
em uma delas e gritou:
- Quem foi que pintou minhas rosas de vermelho?
Alguém vai perder a cabeça!
Foi então que a Rainha prestou atenção em Alice.
A Rainha quis jogar croqué com Alice.
Mas era o mais estranho jogo de croqué que Alice já havia jogado.
Alice estava perdendo feio até que apareceu o Gato Risonho de novo. Ele pensou que seria divertido fazer a Rainha cair de pernas para o ar.
A Rainha não viu quem fez aquilo ,mas gritou furiosa:
- A cabeça de alguém vai rolar por isso!
Depois olhando para Alice disse:
- A Sua!!
Mas Alice conseguiu fugir!!
E enquanto corria ouvia os gritos da Rainha: Cortem a cabeça dela!!!
E correu mais do que pode!!
Até que ouviu alguém chamando:
Alice, acorde!!!

Alice, quer fazer o favor de prestar atenção e repetir sua lição?
Era sua irmã mais velha...
E Alice despertou do seu sonho no País das Maravilhas!!!
Alice pegou Diná e acompanhou sua irmã, sentindo-se muito feliz ao estar de volta ao lugar que ela conhecia, junto de sua gata e sabendo com certeza qual era o caminho para sua casa.

Planejamento

O projeto está dividido em etapas. As atividades propostas em
cada etapa são sugestões, que poderão ser ampliadas segundo as
especificidades de cada comunidade escolar, para atingir os
objetivos do projeto.
Procedimentos para professores
Duração: duas semanas

Primeira etapa
Narração do início da História
O educador iniciará atividade contando para as crianças a história, se possível, faça uma “leitura dramatizada”).
Discuta a história com a classe.

- Há palavras desconhecidas?
- Há passagens que não ficaram claras?

Segunda etapa
- Explore a narrativa com os alunos até que não restem dúvidas.
- Motive-os a pesquisar seu significado.
- Anote todos os termos e seus significados l, para que eles organizem um dicionário.
- Liste com as crianças os nomes dos personagens.

Terceira etapa
- Organize as crianças em grupos e peça que cada um represente a
história de uma forma diferente: pode ser por meio de desenho,
montagem das personagens em massinha, dramatização, colagem,
pintura, etc. Promova uma exposição dos trabalhos dos alunos.
- Se possível, tire fotos das crianças trabalhando para montar um lindo painel e exponha os trabalhos das mesmas.

Quarta etapa
- Organize a classe para representar a história. Prepare o cenário e dramatize com eles.

PROFESSOR NÃO DEIXE DE VER O FILME COM SEUS ALUNOS.

IN: http://www.anatessari.hpg.ig.com.br//projescalice/index.



Duração: 1 semestre -Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre água, seus estados, características e transformações. Material: sucata, plástico transparente ou translúcido – potes, copos, baldes, vasilhas. Atividades: -Dispor de copos transparentes, água potável, pó para suco e colheres – provar a água pura, depois modificá-la com o pó, inclusive misturando sabores. -Como encher um balde? Usar diferentes embalagens para encher o balde, sem interferência do adulto. Tentar carregar o balde cheio. Esvaziar da mesma forma, jogando a água nas plantas e/ou jardim. Possíveis perguntas: Vamos experimentar a água? Como podemos sentir o cheiro da água? E como podemos mudar a cor, o cheiro e o gosto?
-Selecionar embalagens de diferentes materiais, tamanhos e formas, buchas, esponjas, tampas, pratos. Propor que se encham bacias para brincar com barquinhos e outros. Perguntas: Qual o melhor pote a escolher? Será melhor pegar o grande, que cabe mais, ou o pequeno, onde cabe menos, e volto mais rápido? Em qual bacia devo colocar a água?

Obs.: usar potes com furos, como vasos, e observar a reação da criança até que ela descubra o que fazer. -Fazer chá, gelo, lavar roupa de boneca, tomar banho de esguicho, misturar água e areia, derreter gelo, lavar panelinhas, dar banho nas bonecas, fazer bolhas de sabão. Brincadeiras com bexiga d’água. Que perguntas podem ajudar? - O que aconteceu com a água? - Para onde foi a água? - O que se transformou? (gosto, estado, etc) - O que se deu com a água?
- O pó virou água? (perguntas que recuperem a memória) -Assegurar acesso aos materiais e livre escolha. -Conversas dirigidas sobre desperdício, observação da caixa d’água e do hidrômetro. -Orientação para evitar desperdício na escovação de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prática, o que se deve ou não fazer
ATIVIDADES PARA O DIA DA ÁGUA
Essas atividades com a água são a partir das sensações das crianças. VISÃO Que cor é a água? Colocar água em copos brancos e observar sua cor. A seguir colocar tempera colorido (cores primárias) e exploramos as cores que surgiram. Usar chá de marcela, café e outras substâncias. “A água é transparente” AUDIÇÃO _ Reproduzir em gravador (pode ser de celular, câmera digital) o som da água caindo em copo, balde, vidro, plástico. Colocar água em garrafinhas de vidro (cada uma com uma quantidade diferente de água) e bater nelas com um ferrinho. _ Comparar o som de uma gota de água caindo em diversos materiais diferentes (panela, potinho plástico, vidro, numa porção de água, na mão do amigo). _ Agitar as mão dentro de um tanque de água. _ se a escola for perto da praia (felizmente é o meu caso – morram de inveja), ir, observar o barulho das ondas, o movimento da marola, a cor da água, o cheiro...
 TATO Tocar na água com diversas substâncias Areia (meio copo de areia para um copo de água).
Maisena (mesma medida da areia) Sal (três colheres de sal para um copo de água) Açúcar (mesma medida do sal) Tocar na água morna, gelada, na temperatura ambiente.
PALADAR Provar água com sal, açúcar, café, chá, álcool, perfume (aproveitar para trabalhar noção matemática de muito e pouco – muito sal, muito açúcar....).
 OLFATO Cheirar a água pura Cheirar a água com diversas substâncias (vinagre, café, leite, perfume...).
OUTRAS ATIVIDADES
1. Jogo Derrete, Não Derrete. Usar vidrinhos vazios, tampinhas, copinhos de remédio, potinhos de tempera. Dentro de eles colocarem água e diversas substâncias (farinha, açúcar, grãos, bala, gelo, bolo tinta, giz, papel, terra, cola grama, casca de árvore, café solúvel, chocolate, leite, giz de cera, isopor, esponja, óleo, vinagre, cebola, comprimido de remédio). Usar etiquetas para classificar os vidrinhos e três bandejas. Em uma colocar “derrete”, na outra “não derrete” e na terceira deixar todos os recipientes com a água e a substância já misturada e classificada. Pode ser observado depois de algumas horas ou na aula seguinte. Separar nas bandejas o que derrete e o que não derrete. 2. Transportando Água Como podemos transportar a água? Transportar a água que se encontra em um balde para pequenas vasilhas. Sem material: Apenas com as mãos “Não dá? Então o que faremos? Com material: peneira, garrafa, furadas, regadores, copos, funis, pires, colheres...
3. Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra? Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam. Podem usar colheres para encher um copo. 4. Quem Enche Primeiro? É a mesma atividade acima, apenas divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente. Vence quem encher primeiro. 5. Como Se Faz e o Que Acontece? O que acontece quando se tira cubos de gelo do congelador? O que se faz com cubos de gelo e como se faz cubos de gelo? Material: Um estoque de cubos de gelo (tirar da geladeira aos poucos) Recipientes diversos para fazer moldes. Desenvolvimento: Deixá-los brincar a vontade com o gelo e depois perguntar: _ Podemos fabricar gelo? Como? Encher novamente as formas e colocar no congelador.
6. Fogo e Água Nessa altura da aula, as crianças já sabem que gelo é água, então colocamos água em estado líquido no fogo para observarmos, depois colocamos gelo. Observar o vapor subindo: * Colocar um vidro no vapor e dar para as crianças tocarem * Colocar papel no vapor e observar.
Observação: Algumas das últimas atividades foram retiradas de documento da Web, mas não tenho os créditos. Se alguém souber quem as criou, favor avisar-me.





JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento da ortografia constitui um dos principais desafios para os educadores, quando planejam um programa de aprendizado e desenvolvimento da escrita. “Dominar a ortografia” é uma expressão que significa que os alunos escrevem com precisão e na ordem apropriada. Inclui também o uso dos acentos gráficos, do til, da cedilha, dos sinais auxiliares da grafia – hífen e apóstrofo – e dos sinais de pontuação.

Para se conseguir um uso adequado da ortografia é preciso, então, que os alunos sintam o desejo e o interesse de se comunicar por escrito de acordo com propósitos claros e dentro de contextos significativos para eles.

O aprendizado da ortografia não deve ser visto como uma disciplina independente dentro do processo de aprendizado da linguagem escrita, mas como um dos aspectos que o caracterizam. Nesse sentido, convém recordar que o princípio básico referente à leitura: “é lendo que se aprende a ler” também é válido para a escrita: “é escrevendo que se aprende a escrever”, portanto o aprendizado da ortografia depende, em grande parte, da prática da escrita e da leitura.
É de suma importância que o professor tenha e trabalhe incessantemente com o uso do dicionário, pois através dele muitas dúvidas são solucionadas e o aluno terá acesso à novas palavras e a grafia correta das mesmas.

OBJETIVOS

* Compreender que a grafia correta melhora a qualidade da expressão escrita;
* Estimular a leitura;
* Oferecer um apoio para os alunos realizarem um plano de autocorreção individual ou grupal, para que possam analisar seus erros ortográficos;
* Empregar atividades lúdicas (cirandas, cantos, rimas).

ESTRATÉGIAS

Para superar as dificuldades encontradas no estudo da ortografia não implica que o professor dedique demasiadamente seu tempo ao ensino sistemático, trabalhando outras áreas, ele também estará reforçando as funções da linguagem e do pensamento.

O professor deve trabalhar com uma variedade de textos, levando o aluno a analisá-los e reconhecer as palavras. Deve trabalhar com:

* Anúncios, notícias, entrevistas, reportagens, piadas, etc. (após o estudo e análise o professor deve pedir aos alunos que marquem as palavras que tiveram mais dificuldades na pronúncia e escrita e procurar trabalhar essas palavras em frases, textos e até mesmo procurar seu significado);

* Montar um painel com as palavras, das quais os alunos apresentaram dificuldades, reforçando diariamente a pronúncia e a escrita;

* Utilizar-se de cartões relâmpagos, destacando a sílaba tônica;

* Fornecer aos alunos, fichas com palavras variadas e pedi que pintem a sílaba tônica. Antes porém, deve ser feito a leitura de todas, pronunciando-as com clareza para fixar a sílaba tônica;

* Fazer exercícios de denominação da ordem dos elementos de uma seqüência, segundo sua localização: último, penúltimo e antepenúltimo. Peça-lhes que identifiquem o último vagão de um trem, o penúltimo dia da semana, o antepenúltimo mês do ano, a última ilustração de uma história em quadrinhos, etc. Realize a mesma atividade com as sílabas das palavras.

* Trabalhar com histórias em quadrinhos, montagem de história em seqüência lógica, etc.

OBSERVAÇÃO:

Lembre sempre: O professor é o mediador da atividade, então cabe a ele, tomar todo cuidado também com sua escrita e sua pronúncia. É preciso estar seguro e certo de que o que se está ensinando é correto e que o aluno está assimilando.

Esse trabalho é contínuo, portanto, estamos dando o pontapé inicial, a seqüência do mesmo deverá acontecer durante todo ano letivo.


SUGESTÕES
DE ATIVIDADES

Técnicas para reforçar a ortografia.

1- Monte e remonte:

Escreva no quadro ou em folha chamex uma palavra que tenha o menor número de letras repetidas. Estipular um tempo para a duração da atividade e pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior número de palavras possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las no mesmo termo encontrado.

Obs.: Esta atividade trabalha a rapidez, percepção visual, ortografia e vocabulário.

Exemplo: Palavra escolhida: PERNAMBUCO:
Palavras encontradas: perna- barco- compra- boca- nabo- banco- copa- ano- reco- rapé- ópera- amor- rebu- comer- peru- perca- bem- não- rena- buraco- mar- muro- pano- pé- cor- pêra- rã- mãe- pena- uno- Nabuco- pau- cobra- Mané- Norma- Carmem.

2- Palavra puxa palavra:

Nessa atividade, o professor lança uma palavra e os alunos apresentam outras que se relacionem com a primeira.
Exemplo: Palavra escolhida: FOGO.
Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância- feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza- medo- fogão- comida- queimadura.

3- Memória auditiva:

O professor diz uma frase que deve ser repetida e ampliada pelo aluno.
Exemplo:
Professor: Fui ao zoológico e vi um elefante...
Aluno 1: Fui ao zoológico e vi um elefante e um urso...
Aluno 2: Fui ao zoológico e vi um elefante, um urso e uma girafa...

Dizer duas palavras: O aluno deverá separar a primeira sílaba de cada uma e formar outra:

Exemplo:
PEdalÛRAto®Pêra
FIguraÛTApete®Fita
PAnelaÛNOvelo®Pano

Usando a mesma técnica, aumentar o número de palavras, criando dificuldades crescentes.

Exemplo:
TOalhaÛPEdraÛTEla®Topete
CIgarroÛGAlhoÛNAbo®Cigana
CAbeloÛNEvadaÛTApa®Caneta
TRIoÛANtesÛGUiaÛLOto®Triângulo
AgoraÛPOSteÛTInaÛLAço®Apostila
CAmaÛRAmoÛMUdaÛJOgo®Caramujo

4- Invente e conte:

Espalhar sobre as mesmas várias gravuras que retratem ambientes e personagens.
Cada aluno deverá selecionar uma delas e criar uma narrativa oral em que a figura sirva de cenário para a história vivida pela personagem da gravura. Chamar a atenção dos alunos para a seqüência lógica dos fatos narrados.

5- Brincando de poeta:
O professor oferece aos alunos uma caixa contendo cartões, cada um com uma palavra, sendo que as palavras rimam entre si.
Exemplo: pato- mato- gato
Coelho- Botelho- joelho
Abelha- orelha- ovelha

Cada aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá procurar entre os colegas aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com a sua.
Agrupados por terminação, os alunos escreverão outras palavras que rimem com as que já possuem.
6- De mãos dadas com a poesia.
Material: Textos sobre amor, paixão, ou outros sentimentos humanos (Sugestão: Música: Coração de Estudante, de Milton Nascimento), papel, caneta.
Ler o texto, ouvir e cantar a música.
O professor convida os alunos a analisarem seu coração, dizendo-lhes:
* Abra seu coração.
* O que você vê dentro dele?
* O que sente?
* O que lhe incomoda?
* O que gostaria de dizer em nome dele?
Logo após, passe para o papel o que seu coração gostaria de falar se tivesse voz.
O trabalho pode ser ilustrado.
7- Contando histórias:

Material: textos de Contos de Fadas e Paródias. (Sugestões: Chapeuzinho Vermelho de raiva, Chapeuzinho Amarelo).
Iniciar a atividade perguntando à turma se alguém quer contar um conto de fadas. Se não houver voluntários, começar a história e pedir que os alunos continuem. Pedir aos alunos que relembrem os contos de fadas, atualizando-as. Como seria a história se acontecesse hoje? Naturalmente, introduzindo-se elementos do cotidiano na vida moderna, surge uma nova história.

Exemplo: “A casa dos três porquinhos tinha um alarme eletrônico e um visor detectava a aproximação do lobo”.
“Os caçadores do lobo, que comeu a vovó, usavam um helicóptero de resgate da polícia para capturá-lo”.

8- Viagem ao espaço infinito da imaginação.

Distribuir papel e caneta hidrográfica para a turma e colocar no fundo musical. Pedir aos alunos que coloquem a ponta da caneta sobre o papel e, de olhos fechados, acompanhem o ritmo da música desenhando sobre o papel.
Desligar a música e, imediatamente, todos devem parar de desenhar e abrir os olhos para ver o desenho que fizeram.
A partir das linhas traçadas, colorindo os espaços vazios, os alunos vão criar um espaço mágico, um novo universo, e nele um novo planeta também. Assim, como o autor do texto, Ziraldo, (Flicts) cada aluno criará seu planeta. Os alunos vão também batizar o planeta com um nome bem sugestivo. Para isso, cada um escreverá cinco letras, sendo pelo menos uma vogal, e cada letra em um pedaço de papel.
Cada aluno ficará com uma vogal e as demais letras serão colocadas numa caixa, misturadas, e cada letra um deverá retirar dela quatro novas letras.
De posse das letras sorteadas e da vogal, cada um criará um nome para batizar o planeta.
Registrar o nome do planeta e localizá-lo no espaço mágico. Tendo em vista a cor, a localização e o nome, atribuir-lhe cinco características.

Na segunda etapa de criação, falar sobre:
® a origem do novo planeta;
® o papel que desempenha no mundo;
® seu relacionamento com os astros a sua volta;
® a mensagem que gostaria de transmitir.
9- Jogo das cores.

Material: folhas de papel, lápis preto e de cor e caixa de papel para colocar as perguntas.
O professor coloca numa caixa várias perguntas cujas respostas deverão ser dadas pelos alunos através da escolha de uma cor.
Exemplo: Qual é a cor do amor? E da alegria, da felicidade, da paz, da sabedoria, da pureza, da satisfação, da calma, da paciência? Justifique sua resposta.
O aluno escolherá um sentimento e escreverá seu nome na cor que, em sua opinião mais combina com o sentimento escolhido.

Exemplo: AMOR: azul
Com cada umas das letras do termo escolhido, o aluno escreverá outras palavras, relacionadas pelo sentido:
Amizade Meiguice Orgulho Riso
Ilustrar a palavra, fazendo um desenho com a cor escolhida. O professor poderá fixar os desenhos agrupados por cor no mural, formando assim um arco-íris. Os desenhos poderão, também ser utilizados como ilustração de um livro de “criação coletiva”.

Observação:

Tendo em mãos estas sugestões o professor pode trabalhar ortografia de forma agradável e satisfatória para os alunos. Basta portanto, usar da criatividade e da vontade de ver seu aluno escrevendo corretamente.

Bibliografia.

Livros de Português
Revistas Nova Escola

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