sábado, 19 de maio de 2012

Quem de Vós é o Melhor?


Quem de Vós é o Melhor?

Parando nesta tarde de sexta - feira 13 diante de meu ego inflamado por conta da aceitação que tem meu trabalho e da  probabilidade de alcance que terá em alguns anos  começo a me fazer certos questionamentos, afim de tornar ao estado de consciência e humildade que todo professor deve trazer consigo.
Teria sido eu mordida pelo bichinho da soberba?
Teriam muitos sido mordidos pelo bicinho da inveja?
Ou seria o bichinho da competitividade?
E chego a conclusão ;  retomadamdo a sanidade mental que:
 - Não tenho veleidades de ser a melhor. Não sou a melhor!
E pergunto-lhes:
Quem de vós é o melhor?
Minha prática em reuniões  pedagógicas e observação ao longo dos 7 anos em que estive em sala de aula pode me dar a dimensão do universo chamado educacional e cheguei às seguintes considerações.
Muitos professores ao reunir-se em grupo procuram não passar uma experiência a fim de que ele seja o único visto pela comunidade e alunos como melhor.
Mas quem afinal é o melhor?

Ser egoista, invejoso, prepotente, soberbo é próprio da natureza humana e isso qualquer um consegue ser e se praticamos coisas que todos facilmente praticam nem somos difrentes nem melhores, mas previsíveis e iguais.
Reclamar todos reclamam e falar até papagaio fala. 
Como somos pequeninos em nossos anseios ... 
Houve épocas em que eu procurava estar no topo, procurava ser a melhor, mas como ser melhor sem compartilhar? ( pura bobagem)
O que seria do universo educacional sem a partilha de ideias experiências e material de cada um de nós?
Como posso reter aquilo que tem dado certo em minha sala de aula?
Como posso querer créditos por uma simples ideia que já esteve na cabeça de mil e foi publicada por um?
Quem afinal é o dono da ideia?
Muito do que produzimos e/ou falamos saiu da mente de alguma pessoa.
Outro dia enquanto produzia um texto usei a expressão:
- Eu vi um José na Bíblia.
Achei uma expressão maravilhosa!
Que ideia genial a minha!
Mas ao rever um velho DVD escutei o pastor Marco Feliciano falar:
 - Eu vi um Moisés na Bíblia!
E meu mundinho de ilusões caiu!
Boa parte daquilo que produzimos saiu da mente de outra pessoa, lemos em um livro a muitos anos ou ouvimos alguém falar. Ficou gravado em nosso sub-consciente e hoje ao lembrarmos parecemos ter encontrado a pólvora.
Nada é totalmente novo, absolutamente nada!
A moda de hoje esteve presente em épocas passadas e apenas foi reformulada.
A mini-saia que hoje veste nossas jovens esteve presente nos anos 60 , os cortes de cabelo, o estilo de maquiagem ... Tudo um dia esteve no passado.
Nada é totalmente novo!
Então por qual motivo devo me vangloriar se aquilo que faço partindo de ideias ditas " novas" esteve na mente de alguma outra pessoa.
Seria eu a melhor? Seria você o melhor?
Não há espaço pra melhores no universo educacional. Há espaço pra somar, compartilhar, auxiliar um ao outro.
Sua ideia e minha ideia transformam juntas nossas salas de aula . Sua ideia e a minha isolada pode vir a transformar apenas uma sala de aula.
É certo que existem pessoas com maior facilidade em produzir escritos, outras em fazer cálculos mentais, outras em realizar experiências científicas, mas o aluno não deve ser formado apenas na área que eu ou você dominamos. Ele deve ser instruido em tudo e por mais esse motivo não existe o melhor.
Freire dizia que há saberes diferentes e certamente estava certo.
Seria Freire o melhor?
De modo algum ... Outros virão como Freire com amor à profissão, dedicação, empenho e luta. Talvez até estejam ai no meio da multidão sem quem os enxergue.
Temos a tendência de valorizar pessoas após sua morte o que considero uma tendência dura e cruel.
Temos grande facilidade em criticar e isso falo com base em minhas observações.
Por exemplo:
Se algo está errado nós comentamos de modo extenso, julgamos ficamos indignados , mas se achamos algo é digno de crédito nos limitamos ao:
Amei!!! Adorei!!! Parabéns!!!
Não temos facilidade em elogiar o trabalho de alguém, pois muitas vezes o bichinho da inveja e do despeito vem nos dar uma mordidinha aqui e ali.
Quem de vós é o melhor me responda?
O mais graduado?
O que tem mais tempo em sala de aula?
O que é inovador?
O que tem idéias mirabolantes?
Respondo-lhes :
 -  Ninguém é melhor,mas juntos podemos fazer uma educação melhor.
Pense nisso.
Gi Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário