domingo, 20 de maio de 2012

Roteiro de atividades para o mês de Junho


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA  E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
                        

                       
                         ROTEIRO  DE  ATIVIDADES  PARA  O MÊS DE JUNHO


DATAS
                  ATIVIDADES

05 /05

DIA DA ECOLOGIA

O Dia da Ecologia é comemorado no dia 5 de junho, assim como o Dia do Meio Ambiente. O dia é importante para gerar discussões e reflexões sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
12/05
O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes,bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho.
13/05
24/05
29/05
Festas  Juninas :
Depois do Carnaval, o evento mais esperado do calendário brasileiro são as festas juninas,que animam todo o mês de junho com muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas típicas em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.Naturalmente as festas juninas fazem parte das manifestações populares mais praticadas no Brasil.

Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características à festa junina


FESTA JUNINA 

Comidas e Bebidas típicas
Monte um cardápio variado com comidas típicas.
Distribua pratos individuais, acondicionados em saquinhos de papel e potinhos descartáveis.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados,
relacionados às festividades, são feitos deste alimento.
 
Salgados
                                     Doces
Bebidas
• amendoim torrado,
• biscoito de polvilho,
• cachorro quente,
• churrasco (bovino, frango e linguiça),
• cuscuz, 
• fogazza, 
• milho cozido,
• milho verde,
• pastel,
• pinhão,
• pipoca,
• pratos regionais
• salgadinhos diversos,
• sanduiches diversos..

 
• amendoim doce,
• arroz doce,
• algodão doce,
• batata doce,
• bolo de milho,
• bolo de fubá,
• bolo de amendoim,
• bolo de pinhão,
• Bolo de aipim (mandioca),
• bom bocado,
• broa de fubá,
• canjica,
• churros,
• cural,
• cocada, 
• doce de batata doce,
• doce de abóbora, 
• doce de abóbora com coco
• Doces de beterraba,
• doce de leite,
• espetinhos de fruta com chocolate,
• gibi (doce de amendoim)
• maçã do amor,
•  pamonha,
• paçoca,
• pé-de-moleque...
• água,
• cerveja,
• chocolate quente,
• quentão,
• suco,
• vinho quente,
• refrigerante

BRINCADEIRAS    

Quadrilha: nas festas juninas, a música que geralmente é tocada durante a quadrilha é "Festa na roça",
Correio elegante: usando cartolina de diversas cores, faça pequenos cartões em formato de coração, de balão, redondo ou quadrado e coloque-os em uma cestinha. As próprias crianças poderão escrever mensagens para os amigos, mas sem se identificar. Um adulto ou uma criança entrega a mensagem para o destinatário, que deverá adivinhar quem a escreveu e poderá mandar um recado de volta.
Cadeia -  brincadeira da cadeia, em que pagamos para prender nossos amigos ou as pessoas que estão atrapalhando a nossa diversão.Você paga e os policiais prendem quem está te incomodando. É você quem decide por quanto tempo o sujeito fica preso.
Pular a fogueira: chame as crianças para pular a fogueira de papel laminado.
Corrida de três pés: cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar antes.
Bingo: compre um jogo de bingo em qualquer loja de brinquedo e coordene a brincadeira. O vencedor leva para casa uma prenda.
Tiro ao alvo - tem de todo tipo: latas empilhadas, boca do palhaço, alvo redondo...
Obviamente, quem conseguir acertar o alvo leva o prêmio.
Corrida com ovo na colher: cada participante corre equilibrando um ovo cozido - pode ser um tomate ou uma batata - numa colher até chegar à linha de chegada.
Boca do palhaço: desenhe um palhaço em uma cartolina com uma boca bem grande e aberta. Recorte com estilete o espaço da boca - deixando os lábios. As crianças deverão acertas bolinhas pequenas - pode ser de tênis ou frescobol - na boca do palhaço.
Jogo das argolas: coloque várias garrafas em um dos cantos da sala para que as crianças tentem acertar argolas. Delimite a distância com que as crianças deverão fazer as tentativas passando fita crepe no chão. Use a fita crepe para fixar as garrafas - de plástico, para não haver acidentes -no chão. Dê preferência às garrafas de 700ml, que são menores e cubra-as com papel colorido por fora.Cada garrafa corresponde a um brinde diferente. O jogador escolhe o presente que quer ganhar e tenta acertar uma argola no pino correspondente.
Pescaria:  pode ser na água ou na areia. Os pescadores têm que conseguir pegar os peixes, que correspondem a diferentes brindes.Recorte peixinhos e outros animais marinhos em uma cartolina. Com fita adesiva, cole um clipe em cada bichinho e finque-os em uma bacia com areia. Para fazer a varinha, amarre um barbante na ponta de um graveto de madeira. Na outra extremidade do barbante, amarre um clipe, com a lateral aberta, de modo a parecer com um anzol.
Mimica: Utilize um chapéu de palha para colocar vários papéis dobrados com as letras de músicas Juninas. Seu convidado deve retirar com palitinhos de aperitivos um dos papéis. Somente com o uso de mímica, ele deve passar ao grupo a música "pescada".
Outras brincadeiras:  gincanas, toca do carrinho, vira lata, canaleta, corrida de saco,
pau de sebo e bingo, casamento caipira  roleta...
Brinquedos: touro mecânico, bingo, Pau de Sebo, Cadeia, Tobogã, Banho na Boneca,
                                                     
SUGESTÃO DE CASAMENTO CAIPIRA :
PADRE/NOIVOS/PAIS DA NOIVA/PAIS DO NOIVO/CONVIDADOS( todos os demais da dança)
( fazer o casamento antes das danças ou da quadrilha)
Padre: Vamo dá início ao casório de Nhá Maria e Nhô Zé.  Ocês sabem o que tão fazendo? Vê bem…qundo vinhé os guri, noite inteira chorando…Vixi Maria: (olha o pai da noiva): mas vale a pena, né?( Olha os noivos): uai, cadê o noivo?( A noiva chora e o pai, furioso, procura e traz o noivo)
Padre: Intão vamo pros finarmente, antes que dê o bode.Si  arguém soubé de arguma coisa, que fale logo.Nhá Maria, qué arrecebê Nho Zé pra Marido?
NOIVA: – To doidinha pra isso…Padre: Nhô Zé, quê arrecebê Nhá Maria pra muié?
NOIVO:- Num sei si quero…PAI DA NOIVA:(atrás do Noivo): -Hum …Hum…
NOIVO: – Intão eu quero.
PADRE:( Fazendo o sinal da Cruz) Já tão casado, vão cuida da obrigação!
PAIS DO NOIVOS: Viva os Noivos!
PAI DA NOIVA: Vamo dancá pessoar, num quero vê ninguém triste nesse arraiá!!!
(COMEÇA A QUADRILHA OU QUALQUER OUTRA DANÇA).

ASSUNTOS QUE PODEM SER TRABALHADOS

A vida dos Santos Padroeiros dessas festas
Comemorações feitas.
Pelas Igrejas: com missas, novenas, procissões,benção dos pães, quermesses.
Nas escolas: com quadrilhas,brincadeiras,comidas.
Quermesses: Cidade Junina,Morro da Nova Cintra e outras.
A vida do Homem do Campo – Vestuários, alimentação, costumes,  transporte, animais, plantações, comparação da vida na cidade e no campo, a interdependência  campo X cidade.
O inverno: Alimentação e vestuário adequados, hábitos de higiene e conservação da saúde.
Alimentos próprios das Festas Juninas.
Os perigos dos fogos e dos balões ( história : o Balãozinho teimoso)
Dramatizações.
Vocabulário: Trabalhar com a criança o significado de termos como: Arraial,Balão, Caipira, Casamento, Capela,Dança,Quermesse, Quadrilha,Festa Junina,etc



A  FESTA JUNINA NA NOSSA ESCOLA.

- Pesquisa sobre a participação e importância de um evento como este, com a família;
- Ornamentação da Sala de aula, com bandeiras, correntes...
- Apresentação de um novo amigo e vestir o novo amigo com roupas adequadas a festa junina (cada dia será levado para casa por um aluno);
- Desenho do "nosso amigo caipira"
- Retomada da pesquisa na hora da rodinha;
- Pintura, recorte e colagem de bonecos  caipira articulados;
- Ouvir, cantar e dançar músicas típicas para apresentação;
- Construir com massa de modelar, alimentos e bonecos típicos a festa junina;
- Confecção de diversas fogueiras;
- Pintura e recorte de uma caipira de tranças
- Sessão cinema com pipocas- Filme Chico Bento;
- Retomada do filme na rodinha e desenhos sobre o mesmo;
- Pintura desenho e recorte de um boneco grande;
- Montagem do boneco grande;
- Confecção de balões para ornamentar a festa;
- Pescaria das cores;
- Desfile caracterizado de caipira entre duas turmas;
- Brincadeiras entre as turmas (corrida do saco);
- Brincadeira entre as turmas (corrida com o "ovo" na colher);
- Brincadeira entre as turmas (corrida do prendedor);
- Brincadeira entre as turmas (Bola na boca do palhaço)
- Brincadeiras entre as turmas (Boliches de latas);
- Festa Junina - Apresentação de danças.

 Introdução
O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).
História da data (14 de fevereiro) - Origem do Dia de São Valentim
A comemoração desta data remonta o 
Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.

Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na 
Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.
História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)
No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”. Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.


                                                                      OS 10 MANDAMENTOS DA ECOLOGIA*

1-Ame a natureza como a ti mesmo.
2-Não defenderás a natureza com palavras em vão, mas através
de atos.
3-Guardarás as matas e as florestas.
4-Protegerás a fauna e todas as formas de vida.
5-Não matarás.
6-Não pecarás contra a pureza dos rios, evitando a poluição
ambiental.
7-Não furtarás a fertilidade da terra com queimadas e agrotóxicos.
8-Não pronunciarás blasfêmias, dizendo que o lucro e o progresso
justificam os teus crimes.
9-Não desejarás para o teu próprio proveito que os rios sejam
envenenados com o lixo industrial.
10-Não cobiçarás objetos e adornos cuja fabricação necessita
do sacrifício de muitos animais.
(Valéria Conceição Moura)

   
Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.Vamos aproveitar o dia 5 de Junho e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:
Água
 Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas. Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.
Energia
 Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
 Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado. Ar condicionado - utilize com moderação!
 Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.
Lixo
Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico. Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.
Transportes
As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.
A caminho da escola
Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor.
Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também!

MEIO AMBIENTE (RITMO: A CASA/VINICIUS DE MORAES)


Era uma floresta, cheia de bichos
Tamanduás, onças e grilos
Macacos, cobras e um leão
E também, camaleão

Tinha flores, bem coloridas
Árvores raras e margaridas
Tudo era lindo, mas que peninha
Nossa floresta, devastadinha

Árvores cortadas e flores murchas
Animais morrendo, mas que angústia
Mas tudo isso, tem solução
Basta agirmos com o coração
Vamos cuidar do meio ambiente
Pra todo mundo, ficar contente



DRAMATIZAÇÃO
 Ana , Inês e  o Meio Ambiente
Inês: Eu fiz um jardim
Ana: Sério Inês?
Inês: É eu fiz no quintal de casa, ainda é pequeno, mas eu vou fazer um jardim enooorme.
Ana: Quero fazer um também, me ajuda?
Inês: Ajudo sim.
Ana: Vamos plantar o que?
Inês: Eu estou plantando flores, e vou plantar uma árvore também, acho bonita aquelas árvores altas que chegam no céu.
Ana: Não chegam no céu, você esta exagerando.
Inês: É, mas existem árvores altas.
Ana: Igual aquelas na casa do Rafael.
Inês: São bonitas né?
Ana: Aham...
Inês: Mas lembra daquelas árvores que tinham perto da sua casa, onde parecia uma floresta?
Ana: Derrubaram tudo
Inês: Pra que?
Ana: Acho que iam fazer uma casa lá, mas não fizeram ate hoje.
Inês: Que coisa feia derrubar árvores
Ana: E acredita que encheram de lixo lá?
Inês: Sério?
Ana: Aham... Onde já se viu derrubar trilhares de árvores para colocar LIXO no lugar.
Inês: Não tinham trilhares de árvores Ana.
Ana: Mas tinham muitas e mesmo que tivesse uma, é errado derrubar árvores e jogar lixo na rua, lembra que a professora ensinou?
Inês: Acho que os adultos não aprenderam isso na escola.
Ana: Mas nos podemos ensinar a eles né?
Inês: Podemos, mas é complicado, você viu como o Bruno demorou pra aprender este assunto? Imagine os adultos quanto tempo não vão levar. É melhor pedir a professora sabe?
Ana: Verdade, então mais tarde vamos pedir a professora pra ela ensinar aos adultos a não cortar árvores e jogar lixo na rua. Inês: E como vamos fazer pros adultos virem pra escola?Ana: Depois nos vemos isso, mas você vai me ajudar mesmo com o meu jardim? Inês: Claro que sim.  
                                               Amanda Carvalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário