quarta-feira, 23 de maio de 2012

TRABALHANDO FÁBULAS


                       TRABALHANDO FÁBULAS    

                 JUSTIFICATIVA

Considerando que a fábula é uma tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliar o repertório lingüístico do aluno, bem como, aprimorar o nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias que viabilizem tais metas, através de um projeto didático intitulado:
VIAJANDO PELO MUNDO DAS FÁBULAS. Neste, o educando vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos.

OBJETIVO GERAL
Despertar no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, através do gênero literário fábula, aproximando-se ao máximo da estrutura e do léxico, apropriado nesse tipo de texto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento.
Reconhecer a fábula como gênero literário que veio do conto popular.
Desenvolver o imaginário.
Fazer antecipações e inferências em relação ao contexto e a intencionalidade.
Reproduzir o texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a seqüência dos fatos
Compreender a moral implícita no texto.
Descrever a ambientação e os personagens da fábula.
Narrar fatos do cotidiano que tenham relação com a moral da história.
Reescrever texto mantendo a seqüência dos fatos.Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas na fábula.
Realizar leitura fluente com compreensão.
AVALIAÇÃO
Observação através de registros do desenvolvimento das habilidades, da participação e do interesse do aluno, durante a execução

CONTEÚDOS
Ampliar o repertório lingüístico.
Reconhecimento da tipologia textual.
Produção de texto, modificando a tipologia: história em quadrinhos, quadrinha, poema, música...
Produção analisando as seguintes regularidades: seqüência lógica, regras ortográficas, sistema de pontuação...
Narração de fatos do cotidiano, relacionadas à moral da história.
Descrição dos personagens e ambientação.
Dramatização do gênero textual.
Utilização do dicionário, como fonte de pesquisa.
Leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e também para: Revisar estudar e escrever.


                      










            
       PROJETO TRABALHANDO GÊNEROS TEXTUAIS
Projeto:  Trabalhando Gêneros Textuais
Período de execução: 3º e 4º bimestre
Turma: 3º ano

Justificativa:
O presente projeto visa a melhoria do ensino aprendizagem tanto na leitura como na escrita, oportunizando ao aluno o desenvolvimento nas produções textuais, bem como despertar o prazer de ler.
Objetivo:
Tornar o aluno em um leitor competente, dotado de bons hábitos de leitura e de estratégias para compreender o que lê.
Conteúdos:
·         Gêneros literários:
·         Poesia /Conto Tradicional/Fábula/Lenda/Carta/Bilhete/Diário/Conto de fadas
·         Mitos brasileiros/Crônica/Anúncio/Notícia/Instruções/Instrucional/Informativo
·         Biografia/Convite.

·         Metodologia:

·         Cópias de textos retirados de livros didáticos e paradidáticos  Palavras;
Leitura e interpretação;
Produção textual;
Leitura das produções elaboradas pelos alunos;
Seminário.
Avaliação:

·         Os alunos serão avaliados no decorrer das atividades desenvolvidas em sala.

         
       PROJETO - LEITURA DE TEXTOS INFORMATIVOS

Justificativa
Ler textos informativos, conhecer seus portadores, desenvolver estratégias para localizar  informações sobre temas acerca dos quais se deseja saber mais é um aspecto importantíssimo da formação de um leitor. Pesquisar com as crianças tem como propósito desenvolver nelas, desde muito pequenas, o gosto de ler para saber mais sobre um assunto. Tem-se em vista que manuseiem e se familiarizem com textos científicos de circulação social e que compreendam que eles são fontes confiáveis de informações, por meio dos quais se pode aprender muito.A proposta desse projeto é aliar o trabalho com textos informativos com um tema que desperte a curiosidade das crianças e possibilite variados encontros com a leitura em contexto de estudo e busca de informações.Para a escola, esse projeto é um instrumento que possibilita tornar comum ao quadro de professores, o hábito de ler textos de ciências para as crianças, a prática de compartilhar e construir procedimentos de pesquisa e registro de informações importantes, além do que, contribui para ampliar a concepção de formar leitores que os professores normalmente possuem, ampliando as práticas de leitura habituais à comunidade escolar.
2. Objetivos e conteúdos
O trabalho com a leitura de textos informativos tem os seguintes objetivos e conteúdos:
·         Objetivos

·          Ler para buscar informações e saber mais sobre um tema
·         Buscar e selecionar informações sobre o tema estudado
·         Registrar e organizar o que se entendeu
·         Comunicar suas conclusões à comunidade escolar
·          Aprender procedimentos que leitores experientes usam ao procurar informações nos textos(uso do índice, títulos e subtítulos, chamadas, etc.)

·         Formular perguntas e estabelecer relações entre diferentes informações e ideias sobre esse  tema de estudo
·          Trabalhar com os colegas de forma cooperativa e solidária para construir conhecimento sobre o tema estudado: conversar sobre o que foi lido, discutindo seu significado, expondo sua opinião e relacionando-a com a dos demais
·         Conteúdos:
Leitura como fonte de informação;
Procedimentos de pesquisa: trabalho em grupo, seleção e organização de informações, registro de conclusões; e expansão dos conhecimentos iniciais das crianças sobre o tema de estudo.
3. Público
Esse projeto pode ser desenvolvido .....
4. Prazo e estrutura
·         Para realizar este projeto são necessários de 02 a 03 meses de trabalho.
·         Os materiais necessários são: documentários, livros, revistas de divulgação científica,enciclopédias, jornais, sites confiáveis da internet etc.
·         Defina, junto com seu grupo de alunos, o produto final do projeto, levando em consideração os propósitos comunicativos – como vocês podem contar sobre a pesquisa realizada para a sala – e
·         seus destinatários – para quem seus alunos gostariam de contar sobre as informações novas que
·         pretendem encontrar sobre o tema de pesquisa:
·         - Pode ser um encarte informativo que reúna os resultados da pesquisa, organizado com o propósito de servir de consulta para outras turmas que venham a estudar ou se interessar
·         pelo tema.
·         - Outra opção é realizar uma exposição de Ciências para compartilhar as informações descobertas com os colegas e a comunidade escolar.
·          
·          
·         5. Etapas desenvolvimento
·         Preparo prévio do professor:
·         Alguns critérios podem ajudar na escolha do tema a ser pesquisado:
·         • Escolha um tema que desperte a curiosidade e o desejo de pesquisar das crianças. Se for um tema que elas têm pouco contato ou desconhecem, procure antecipar se será de interesse delas e planeje situações para apresentá-lo de forma a envolvê-los.
·         • Deve ser um tema que permita que elas levantem dúvidas, exercitem sua autonomia e exerçam o papel de leitores que buscam informações.
·         • Escolha um tema do qual seja possível encontrar informações numa variedade de fontes de pesquisa (livros, enciclopédias, revistas de divulgação científica, DVDs e sites confiáveis da internet). É interessante que as crianças conheçam as variadas formas que os portadores científicos se organizam e confrontem as informações apresentadas por cada um deles.Verifique a fidedignidade das informações e a pertinência com o tema de estudo.
·         • Dê preferência a um tema que permita que a sala escolha um foco claro para a pesquisa(como, por exemplo, pesquisar os animais que nascem de ovos vai exigir que se busque informações sobre quanto tempo cada animal fica dentro do ovo até que ele se abra, se é preciso que os pais choquem ou não... mas informações sobre o ritual de acasalamento de alguns desses animais, por mais interessantes que sejam, dêem ficar para uma nova pesquisa, a fim de que não se perca o foco do estudo). Como a atividade de pesquisa é muito estimulante e sempre abre novas questões, é fundamental retornar ao foco da pesquisa, para que avancem na questão que motivou a trabalho. Se surgirem outros temas de pesquisa interessantes, que não podem ser atendidos no momento, o professor pode anotar para retomar em outra situação de estudo.
·         Selecione, dentre as fontes de pesquisa disponíveis, aquelas que facilitem a construção de hipóteses das crianças acerca do conteúdo do texto (ou seja, que permita que elas relacionem os conhecimentos apresentados ali com seus saberes prévios; possua ilustrações; subtítulos e/ou
·         índice; no caso de revistas, chamadas para o artigo em questão), aquelas que permitem aprofundar a pesquisa e também aquelas que, ainda que não tenham essa organização textual que facilita a consulta, tragam informações importantes (e por isso, podem ser lidas por você em voz alta). Antes de apresentá-las às crianças, estude-as e antecipe algumas das intervenções que fará durante a atividade. É fundamental que o professor tenha conhecimento das informações que serão apresentadas e que realize um planejamento prévio do percurso da pesquisa, definindo a ordem de apresentação dos materiais.
·         Você pode sugerir que as crianças e familiares contribuam com as fontes de pesquisa disponíveis em casa. Atente-se ao fato de que possivelmente algumas contribuições não sejam adequadas à pesquisa. Neste caso, converse com a turma explicitando por que não poderão usá-la.
·          
·          
·         1ª etapa: Apresentação do projeto
·         Nesta etapa, o objetivo é conversar com as crianças sobre o tema, levantando os conhecimentos prévios e curiosidades que elas têm sobre o assunto. Para isso, apresente parte de documentário ou faça uma breve leitura de um texto informativo que possa causar curiosidade nelas. Proponha uma discussão sobre os assuntos abordados e procure levantar questões e dúvidas da turma. Fique atento para que a conversa não se esgote, para isso, é importante que você conte com certo repertório de informações e questões instigantes previamente preparadas. Registre os comentários das crianças, conforme elas dizem, em um cartaz. Para facilitar divida em duas colunas: “O que já sabemos sobre...” e “O que queremos descobrir sobre...”. Depois dessa primeira conversa, compartilhe com o grupo a proposta de pesquisa, e defina com ele qual será o produto final do projeto e seu destinatário.
·          
·         2ª etapa: O professor lê textos informativos para seus alunos
·         Antes de ler, recupere as questões levantadas no cartaz e antecipe quais informações poderão ser encontradas com a leitura. Apresente o texto e seu portador, compartilhe porque escolheu aquele material específico, compartilhe com eles como se faz uso de índices, localize onde está o titulo, o subtítulo e faça a leitura do material.
·         Durante a leitura, escolha alguns parágrafos para reler e comentar o significado de algumas expressões importantes. Pode exemplificar alguns conceitos e voltar a ler algumas passagens que explicam certas expressões que ajudem a entender outras partes do texto. Enfatize com o tom de voz, partes que julgue importantes para o entendimento das crianças. Trechos com informações já muito conhecidas ou excessivamente complexas não devem ser enfatizados, apenas lidos.
·         Após a leitura, abra um espaço de intercâmbio de ideias sobre o texto: peça que comentem o que compreenderam, relacionando as interpretações de uns e de outros, quando complementares. Diante de interpretações discrepantes ou contraditórias, retome a leitura, relendo partes que ajudem a esclarecer as questões levantadas pelas crianças. Caso perceba que algum aspecto importante do texto não foi comentado, releia a parte, para possibilitar que elas tomem aquele aspecto como tema de discussão.
·         Registre as informações importantes para o estudo, a partir do que as crianças apontam como necessário – ajude-as nesta etapa, iluminando o que de fato é pertinente. Compartilhe diferentes formas para tomar notas de estudo: quadros esquemáticos, sequência de itens sobre o tema, desenhos com legendas, tabelas, etc., escolhendo a mais adequada para o texto em questão.
·         Cada rodada de leitura e discussão acontece num dia de aula. O ideal é que essa atividade ocorra regularmente a fim de que as crianças possam construir procedimentos de leitura para estudar.
·         3ª etapa: A sala assiste documentários informativos sobre o tema estudado.
·         Antes de começar o documentário, compartilhe com as crianças que tipo de informação elas encontrarão, distribui pranchetas para que façam anotações e faz pequenas pausas, depois de informações importantes, conversando (brevemente) com os alunos sobre o que foi visto e permitindo que eles registrem algo, caso queiram. Após assistirem, as crianças compartilham seus registros (a professora deve perguntar o que cada um anotou) e a sala constrói um registro coletivo.
 ·         4ª etapa: o professor lê outro texto informativo para as crianças
·         Escolha outra fonte, uma boa sugestão são matérias de sites confiáveis, que respondam a alguma questão das crianças. Antecipe o que poderão descobrir com a leitura e de que forma se articula com o texto lido anteriormente. Para deixá-los curiosos, mostre as ilustrações e diga qual é a chamada de destaque. Realize a leitura enfatizando com o tom de voz as partes de interesse.
·         Releia partes sempre que julgar importante para o entendimento. Após a leitura, estimule que façam comentários sobre o que descobriram e avancem em suas hipóteses. Novamente, você
·         poderá registrar o que descobriram no cartaz.
·         *Esta etapa pode se repetir sempre que pertinente ao desenvolvimento do estudo.
  5ª etapa: os alunos leem textos informativos
·         Disponibilize diferentes materiais sobre o tema e coloque no centro da roda. Oriente-os a procurarem, em duplas, informações que contribuam para a pesquisa. Compartilhe com o grupo que podem se apoiar nas imagens para realizar a busca. Circule entre as crianças, fazendo
·         intervenções que ajudem nessa tarefa, por exemplo, “será que no índice temos pistas de onde encontrar?”, “Vocês observaram as imagens?”. Quando finalizarem, retorne à roda e socialize o que encontraram. Leia para todos, problematizando se de fato há informações pertinentes. O objetivo nesta atividade é que as crianças se interessem pelo material, possam olhá-lo de perto e participem da etapa de busca e seleção da informação.
     6ª etapa (se possível): realizar uma pesquisa de campo
·         A pesquisa de campo permite que as crianças investiguem o tema de estudo por meio da observação e de entrevistas com especialista (caso haja algum disponível). Dependendo do tema de estudo, podem visitar o zoológico, planetário, museus etc. Esta aproximação é muito interessante, pois coloca as crianças no lugar de investigadoras em campo. Antes da visita, combine com elas o propósito da visita: o que irão observar e defina as formas de registro (gravação, fotografia, desenhos em pranchetas). No retorno, com a sua ajuda, devem socializar os registros e sistematizar as descobertas para que possam fazer usos posteriores.
 7ª etapa: Checar se já se sabe tudo que se queria sabe
     Confronte as perguntas levantadas e as descobertas realizadas. Retome aos cartazes para refletir quais dúvidas foram esclarecidas. Caso haja perguntas fundamentais à pesquisa que não foram respondidas, é importante buscar em outras fontes de pesquisa. É importante compartilhar com as crianças essa necessidade e perguntar a elas onde será que eles podem descobrir essas informações, se necessário, sugerindo algumas possibilidades (internet, e-mail a um especialista na área, biblioteca da cidade etc.). Depois de decidido aonde buscar a informação que falta e encontrada a fonte, a professora age como na etapa 2, lendo para seus alunos o que foi encontrado e decidindo com eles o que anotar
·         8ª etapa: Escrita coletiva de texto informativoA partir da retomada das anotações coletivas, a turma planeja, junto com o professor, como podem escrever um texto sobre o que aprenderam ao longo do projeto (fazendo um esquema do que será escrito). Feito isso, a classe dita ao professor o texto, verificando, ao longo de sua elaboração, se está de acordo com o planejamento que fizeram e revisando no final.
·         9ª etapa: Produção do produto final
 Caso seja um Encarte Informativo, proponha que as crianças escrevam pequenas notas para compor o encarte. Podem produzir fichas do tipo “Você sabia?” a partir das anotações que fizeram nas duplas ou trios. Para isso, o professor lê vários “Você sabia?” e pede que cada dupla ou trio se reúna e construa seu próprio texto. Retome com as crianças que eles vão fazer parte do encarte informativo, incentivando-os a pensar em “Você sabia?” curiosos para interessar ainda mais os leitores. É importante que você circule pela sala, fazendo intervenções que ajudem as crianças a refletir e tomar decisões sobre sua tarefa. Planeje uma etapa de edição do livro, onde selecionem as ilustrações realizadas pelas crianças e relacionadas aos textos do “Você sabia?”.
 Caso realizem uma exposição de ciências, planejem como irão apresentar as informações para que fiquem atrativas para os visitantes. Optem por organizarem imagens dos portadores e ilustrações das crianças, que venham acompanhadas de legendas com informações.
·         6. Avaliação      Quando se propõe a pesquisa com crianças pequenas, tem-se em vista que elas desenvolvam os comportamentos leitores do pesquisador: ler, buscar, selecionar, registrar e socializar as aprendizagens. Também, que ampliem seus conhecimentos sobre o tema de estudo. Desta forma, não se espera que as crianças entendam tudo que foi lido ou que respondam a todas as perguntas levantadas, pelo contrário: que as perguntas e hipótese iniciais deem origem a muitas outras que serão sanadas com novas leituras.Avalie se as crianças avançaram em suas hipóteses iniciais, se apropriaram de informações estudadas e se envolveram nas etapas do trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário