quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dicas (Semana da Pátria)


Dicas (Semana da Pátria)

Dicas de filmes, vídeos, sites e publicações.
Conhecer a história para saber quem somos e para onde queremos ir; para saber o quanto já se lutou e que o caminho é longo é uma forma de aprendermos o verdadeiro amor à Pátria.
Sugerimos algumas dicas de músicas, livros e sites que podem auxiliar a compreender a nossa história de povo brasileiro.

Filmes e Vídeos

  • Esse homem vai morrer - Um faroeste caboclo - Sobre corrupção, impunidade e violência no campo. A história de pessoas "marcadas para morrer" na cidade de Rio Maria, devido às denúncias de irregularidade e corrupção no sul do Pará. Onze pessoas já foram executadas, entre elas a irmã Dorothy Stang. Dirigido por Emilio Gallo, mostra o descaso das autoridades. De 1985 a 2010 foram assassinadas 1.580 lideranças no país.
    Economia: a pessoa acima do dinheiro - 2010 - propõe um debate sobre o lugar que a economia ocupa em nossa sociedade. Questiona a injusta distribuição de renda e aponta iniciativas que buscam uma economia mais solidária. Para adquirir: .:Clique aqui.:
    O Povo Brasileiro - O antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século 20. Esse DVD duplo traz os 10 programas da elogiada série baseada na obra central de Darcy: O Povo Brasileiro, em que o autor responde à questão “quem são os brasileiros?”, investigando a formação do nosso povo. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, a série é um programa indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre o nosso país.
    Aquisição: Livrarias Cultura, Saraiva, Melhoramentos

Livros

  • Dicionário de História do Brasil - de Moacyr Flores - Esta obra reúne verbetes sobre acontecimentos, personagens, conceitos e definições que envolvem o processo histórico brasileiro, desde o período colonial até a atualidade. Editora: EDIPUCRS.
    As Lutas do Povo Brasileiro – do Descobrimento a Canudos - O autor, Julio José Chiavenato, busca desmitificar a idéia da passividade do povo brasileiro, e a crença de que a Independência do Brasil teria sido alcançada pacificamente. Analisa as diversas revoltas que eclodiram pelo Brasil, desde o século 16, como em algumas delas a adesão popular apenas serviu aos interesses das classes médias ou da elite, e destacando aquelas que se orientaram movidas pelos anseios mais genuínos dos índios, negros e brancos pobres. Aquisição: Editora Moderna

Sites

  • E-Democracia é um portal de interação da Câmara dos Deputados, com o objetivo de promover e incentivar a participação da sociedade no processo de elaboração de leis. Possibilita acompanhar as discussões e participar de comunidades virtuais. 
    O Grito dos Excluídos é uma grande manifestação popular. Não é um evento localizado. Antes, trata-se de um conjunto de atividades que convergem para uma determinada data de mobilização geral: o chamado “dia do Grito”. No Brasil, ocorre a 7 de setembro; na América Latina, a 12 de outubro. Uma série de manifestações precedem ou dão continuidade a esse dia, que busca denunciar todas as situações de exclusão e apontar as possíveis saídas e alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário