quarta-feira, 4 de julho de 2012

Meio Ambiente



 Meio Ambiente
                                                                                                              
1- Apresentação

 2- Público Alvo

 3- Duração

 4- Objetivos

 5- Metodologias

 6- Estratégias

 1- Apresentação

A Educação Ambiental nunca teve uma política  bem definida aqui no Brasil, embora  a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país.

Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.

2- Público Alvo

Este projeto é destinado a criança de 6 a 7 anos alfabetizadas cursando a 1o série do ensino fundamental.

3- Duração

Este tem projeto tem a duração de 12 dias, constando de 12 aulas, tendo cada aula 04 horas diária.

4- Objetivos

Ø  Conscientizar as crianças sobre a importância do meio  ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Ø  Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive  e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
Ø  Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
Ø  Estimular a leitura e a escrita;
Ø  Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
Ø  Desenvolver a oralidade, a socialização;
Ø  Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.


5- Metodologia

A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo.


6- Estratégias

1o AULA:

Ø  História infantil que trate da questão do meio ambiente;
Ø  Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entende por meio ambiente; a situação atual deste meio;
Ø  Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a escrita e o desenho;
Ø  Explanação dos seus trabalhos.
2o AULA:

Ø  Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
Ø  A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Ø  Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/  que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.

 3o AULA:

Ø  Apresentação de um vídeo educativo infantil,  que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;
Ø  Comentários sobre o vídeos;
Ø  Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;


4o AULA:

Reciclando e Brincando com a Matemática.

Ø  Confecção de um boliche com garrafas de “pet”;
Ø  Cada aluno deverá levar uma garrafa de “pet” (garrafa plástica de refrigerante) para a confecção do boliche;
Ø  Cada um irá pintar sua garrafa com cores diferenciadas, pois cada cor corresponderá a um número;
Ø  Construir junto como eles o quadro que servirá de legenda para identificação da cor com seu respectivo número;
Ø  Inicia o jogo;
Ø   Neste jogo pode ser trabalhada adição, subtração, quantidade.

 5o AULA:

Aula Passeio.

Ø  Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes  naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
Ø  Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);
Ø  Como atividade de casa  uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;6O AULA:

Ø  Socialização das construções e das pesquisas;
Ø  Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
Ø  Propor aos alunos a confecção de uma cartilha, feita por eles, onde irão apresentar através de textos e desenhos os problemas que agridem o meio ambiente e as possíveis soluções para esses problemas; ( obs: a confecção desta cartilha será feita no software KidPix. Os textos e os desenhos serão trabalhados em duplas.);
Ø  Apresentar a turma o software KidPix e permitir que eles manusear e conheçam.

 7o AULA:

Trabalhando com Música.

Ø  Apresentar a eles o texto da música de Chico César (Xote da Poluição) e falar um pouco sobre o autor;
Ø  Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
Ø   Ouvir e cantar a música;
Ø  Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
Ø  Ditado de palavras retiradas do texto.

 8o AULA:

Ø  Iniciar a construção da cartilha;
Ø  Em dupla, e com o auxilio do professor, os alunos deverão arrumar os textos, aquele que foi produzido individualmente a partir da aula passeio, relatando sobre um problema de degradação constatado por eles, e transforma-los em apenas um texto para ser digitado no KidPix. ( obs: o professor deve arrumar a dupla de acordo com os textos produzidos onde os dois alunos tratem do mesmo problema.);
Ø  Digitação dos textos.


9o AULA:

Reciclando Papel

Ø  No primeiro momento desta aula o professor irá propor a turma um trabalho de arte no qual será utilizado papel reciclado;
Ø  O professor apresenta alguns materiais que foram construídos com papel reciclado e explica para os alunos como se dá o processo de reciclagem de papel;
Ø  Com os materiais, já previamente prontos, o professor juntamente com os alunos inicia o processo de reciclagem de papel;
Ø  Digitação do trabalho.10o AULA:

Ø  Depois de seco, papel reciclado, será usado para pinturas  e desenhos;
Ø  Ilustração da cartilha (o professor deve orientar ao aluno que a ilustração deve ser feita de acordo com o seu texto).


11o AULA:

Ø  Está aula será dedicada aos preparativos para a Feira do Meio Ambiente, onde os alunos irão apresentar e distribuir as cartilhas preparadas por eles e também fazer a exposição dos trabalhos construídos a partir de reciclagens.


12o AULA:

Ø  Exposição da Feira do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário