quarta-feira, 4 de julho de 2012

ProjetoCultura Afro


EMA: Projeto Cultura Afro 2011




TEMA: Projeto Cultura Afro 2011TEMA: 
SÉRIE: Todas as séries do Ensino Fundamental do 1º ano ao 4º ano e 4ª séries.
JUSTIFICATIVA:
 O racismo precisa ser superado nos atos das pessoas. Esses atos silenciosos são ações e dizem qual é o compromisso que as pessoas têm para combatê-lo.
A III CONFERÊNCIA MUNDIAL contra o Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, ocorreu em Durban, na África do Sul, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi um momento muito significativo na luta contra o racismo, pois, pela primeira vez na historia, 173 países reconheceram que as estatísticas das desigualdades sociais e raciais, a violência e o racismo têm sua origem na escravidão.
O Movimento Negro Brasileiro, exigiu que o Brasil assumisse o compromisso de elaborar AÇÕES AFIRMATIVAS para minimizar o imenso fosso existente na vida dos negros e não negros brasileiros.
Ações afirmativas significam revisão nos livros didáticos, capacitação de professores, revisão de conteúdos curriculares, mudanças de posturas e lógicas, conhecimento e valorização da cultura africana, etc.
OBJETIVOS DO PROJETO:
 Propiciar ao alunato negro e não negro, medidas efetivas para a reversão das práticas escolares e rituais pedagógicos impregnados de racismo, criando-se de fato uma metodologia positiva de tratamento pedagógico da diversidade racial que visualize com dignidade o povo negro brasileiro, se de fato, a escola brasileira quiser construir-se DEMOCRÁTICA.
PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E ETAPAS DO PROJETO (discriminação de tarefas):

·        CONTEÚDO multidisciplinar durante o ano letivo, ou seja, a questão racial pode e deve ser assunto para todas as propostas de trabalho;
·        RECONHECIMENTO e VALORIZAÇÃO das contribuições do povo negro à nação brasileira, ou seja, enfatizar as contribuições sociais, econômicas, culturais. Estudar aspectos relativos a seus costumes, alimentação, vestimentas e rituais festivos e religiosos;
·        COMBATE às posturas etnocêntricas para a desconstrução de estereótipos e preconceitos atribuídos ao grupo negro, ou seja, desconstruir a visão entre grupos etnoculturais serem superiores ou inferiores;
·        AVALIAR  o uso do material pedagógico contendo imagens estereotipadas do negro, ou seja, articular estratégias para o fortalecimento da auto-estima e do orgulho ao pertencimento racial;

·        Uma maior ATENÇÃO á expressão verbal escolar cotidiana, ou seja, cuidado quanto  à linguagem utilizada, falas que  depreciam o povo negro e sua cultura, apelidos, comparações.As falas diretas, de respeito e valorização do grupo racial negro por parte dos educadores, ajudam sensivelmente na CONSTRUÇÃO POSITIVA DA IDENTIDADE.

AÇÕES (sugestões de atividades)

·        Geografia, artes e informática
Tema: clima/mapas/etnias/Google eart
Confecção do planeta e suas zonas climáticas, pg. 6; continente africano x etnias
Referência bibliográfica: revista África (projetos escolares) Ano 3 n.14
(WWW.revistaonline.com)
Culminância: Elaboração de um texto coletivo sobre o tópico estudado nesta fase do projeto e exposição dos trabalhos (artes)


·        Ciências
Tema: A pele é a roupa do seu corpo.
Referência bibliográfica: Leitura do texto: Revista Super Interessante, V.8, do ano de l998, ”Pele: A embalagem perfeita”; e ALMANAQUE PEDAGÓGICO AFRO-BRASILEIRO, pags.93, 95, 96, 97,98.
SUGESTÃO de atividade: leitura do texto, esquema das principais características da pele, produção de texto, pesquisa e colagem de variados tipos de pele (cor, tonalidade, texturas, etc.)
Culminância: debate sobre  os diferentes tons de pele no Brasil e suas origens, montagem de mural e  conclusão coletiva

·        -HISTÓRIA, CIÊNCIAS, INFORMÁTICA
Tema: Surgimento da humanidade, O  Povo Brasileiro.
Referência bibliografia: REVISTA AFRICA PROJETOS ESCOLARES (WWW.revistaonline.com) pg.s12, 13; Google, Coleção Historia: Sociedade & Cidadania (Alfredo Boulos Júnior, FTD);
Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro pags.82 a 90
Sugestão de atividade: Pesquisa sobre o Homo sapiens sapiens, espécie que teria surgido na África; Pirâmides (Egito); pinturas rupestres.
Culminância: Recortar as figuras da imagem de pintura rupestres e escrever a historia da humanidade baseando-se na observação da pintura; Montagem de arvores genealógica identificando o grupo humano predominante na família de cada aluno.

·         GEOGRAFIA/CIENCIAS/ARTES/LEITURA/INFORMÁTICA
TEMA: Bichos da África
Sugestão de atividade:dobraduras de animais; mapas e localizações dos animais; em ciências, observação das características físicas dos bichos e  os ambientes encontrados nos continentes; Leitura dos livros Bichos da Africa, disponíveis na biblioteca da escola.

·        ARTES/EDUCAÇÃO FISICA
TEMA: AFRICANISMO
Sugestão de atividade: Artes
Dobraduras, mascaras africanas, símbolos africanos;confecção de instrumentos.
Educação física: corporeidade como forma de resistência:
Lutas: capoeira e historicidade
Ritmos: Jongo, samba, maculelê, marcatu  e sua historicidade
Referencia bibliográfica: conjunto de CDs e livros (Africanidades), disponível na biblioteca da escola; livro “O rei preto de ouro preto” (SYLVIA ORTHOF), disponível na biblioteca da escola. Revista África, pg. 25
Referência bibliográfica: Revista África (projetos escolares) pg.s 9 e 10
Culminância:  apresentação artística representando,pelo ritmo e danca,a trajetória do povo negro no Brasil ;exposição dos instrumentos confeccionados, Mural “VOCÊ SABIA QUE...”

·        MATEMATICA/ARTES
Tema: Grafismo  e Símbolos africanos
Sugestão de atividade: BRINCANDO COM SIMBOLOS AFRICANOS, pg.s 122 a 125, do Almanaque Pedagógico Afro-BrasileiroCulminância: Elaboração, montagem de mural, jogral

·        LEITURA
TEMA: CABELO
Sugestão de atividade: O cabelo “fala” por você
Pg.s 100,101 do Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro (Ed.Maza),Rosa Margarida de Carvalho Rocha
Referencia bibliográfica: Betina, Menina Bonita do Laço de Fita, As tranças de Bintou ,Bonequinha Preta,(disponíveis na biblioteca da escola)
Culminância: desfile de penteados afros

·        PORTUGUES/LEITURA
TEMA: “AFRICA ESTÁ NO NOSSO PORTUGUÊS”
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: SORTEIO DE PALAVRAS, GANHA PONTO QUEM ACERTAR SEU SIGNIFICADO.
Referencia bibliográfica: Alfabeto Negro, disponível na biblioteca da escola.
MATERIAL/CUSTO
- bolinhas de isopor, diâmetro de 15 cm
- cola para isopor, cola quente
-palitos de churrasco
- tinta guache, pincéis,grampeadores
- fita crepe, tecidos c/estampas florais (chitão) e/ou estampas africanas
- barbante, tesouras, tnt diversas cores
- papel pardo, e diverso
- equipamento sonoro completo, equipamento p/registro:vídeo,maquina fotográfica

300 anos da morte do chefe guerreiro zumbi dos palmares, líder de um dos principais movimentos de resistência negra contra o regime de escravidão.A comemoração possibilitou reflexão e despertou o desejo de conhecer trajetória de lutas do povo negro em nosso país.O resgate da figura desse líder negro animou e fortaleceu a população negra brasileira a prosseguir em sua luta para superar a situação de marginalidade e exclusão,procurando,assim, construir a sua cidadania.Hoje,brancos e negros, enfim,todos os que sonham com um Brasil fraterno, solidário, sem injustiça e discriminação de qualquer espécie, deveriam estar nesta luta...

Nesta concepção,  para sensibilizar,enriquecer,integrar e tornar concreto  alguns conhecimentos adquiridos pelos alunos incluímos uma visita ao museu afro Brasil.

PROJETO: AFRICANIDADE

JUSTIFICATIVA: Constitui um dos direitos essenciais da criança negra na escola que os profissionais que atuam efetivamente em sua formação estejam preparados para lidar com os conceitos e conteúdos necessários aos conhecimentos históricos e culturais do povo negro, sendo assim, uma visita ao Museu Afro Brasil, vem de encontro aos conhecimentos, tornando-os mais  concreto.

OBJETIVO:
- Em atendimento a lei 10.639/03, que altera a LDB e  estabelece as diretrizes curriculares para a implementação da mesma e institui obrigatoriedade do ensino da Historia da África e da cultura Afro Brasileira;
- Dar vida e acrescer os conteúdos  abordados na escola.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
- promover uma prática educativa cultural, ou seja, conhecer um museu;
- diversidade cultural africana
- Formação do povo brasileiro
- Identidade

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
- Postura ao  espaço (museu)
- atitudes positivas de respeito às diferenças;
- elevação da auto-estima e, consequentemente, construção positiva da identidade racial.

AÇÕES:
- visita agendada com acompanhamento para cada 20 crianças, de Educadores do Museu Afro Brasil. Para agendar é necessário 30 dias de antecedência, a entrada é gratuita.Quanto ao transporte contamos com a colaboração da Prefeitura de Osasco.

Publico alvo: Comunidade escolar: 4º ano

TEMPO DE DURAÇÃO:- duração do projeto já iniciado: 2011

MATERIAL/CUSTO:
- Ônibus para transporte de 120 crianças para cada agendamento.

AVALIAÇÃO:
- elaboração de um painel, de acordo com temas abordados  na visita ao Museu Afro Brasil
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
• Apresentação em Movie maker

• Texto informativo;

• Livro Didático e Paradidático;


• Escrita de textos sobre receitas afras e indígenas;

• Lego;

• Músicas e DVD;

• Integração das disciplinas em seus conteúdos e atividades trabalhados durante o bimestre;

• Teatro;


• Murais do tema trabalhado;

• Aparelhos de retroprojetor, TV, vídeo, rádio, CD e outros.

DURAÇÃO: O trabalho durante o ano letivo de fevereiro a dezembro de 2011
AVALIAÇÃO: As atividades ligadas ao projeto serão continuamente avaliadas na medida em que o mesmo esteja sendo desenvolvidas pelas demais disciplinas, mas principalmente História, Geografia, Artes e Língua Portuguesa.
Os professores especialistas de Educação Física, Inglês, Arte e Informática serão ajuda interdisciplinar para o desenvolvimento e realização deste projeto.
Aspectos afetivos: participação, organização, freqüência, responsabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário