quarta-feira, 4 de julho de 2012

PROJETO: ÁFRICA E BRASIL:


PROJETO: ÁFRICA E BRASIL: CONHENCENDO ONTEM, TRABALHANDO HOJE E CONSTRUINDO O AMANHÃ...

 

       Uma boa árvore é aquela que se lembra da semente que a gerou

 Provérbio Africano

Língua Portuguesa


Pesquisar algumas palavras de origem africana que fazem parte do nosso vocabulário, para atividade de leitura e escrita;
Trabalhar com lendas e histórias africanas que tratem de diversidade como:
 Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, O Pássaro-da-Chuva, de Kersti Chaplet, o gibi Zumbi dos Palmares (produzido em 2001 pela Editora Lake , é distribuído gratuitamente.), Gosto de África  de Joel Rufino dos Santos , Lendas Africanas de Júlio Emílio Braz , além de familiares dos alunos afro-descendentes que podem ser convidados para contar histórias de sua vida,de modo que estas informações poderão  ser transformadas em texto.
 História

Buscar nos livros didáticos e paradidáticos informações que esclareçam ao aluno que o continente africano já existia muito tempo antes do continente europeu. Por exemplo No império de Gana, os monarcas se reuniam todos os dias com os súditos para papear, ouvir reclamações e tomar decisões. Essas informações são comparadas com o modo de vida do negro no nosso país, na época da escravidão, nos quilombos e nos dias de hoje.
A tradição oral é forte nas culturas africanas, mas os povos também sabiam ler, escrever e viviam em cidades desenvolvidas, assim os alunos podem construir  maquetes da cidade antigas do continente africano.
 Miséria, epidemias e guerras civis existem hoje nos diversos países da África como as guerras civis em Angola e em Ruanda , mas também estão presentes em outros lugares. A partir desta informação os alunos  podem pesquisar problemas comuns do Brasil e dos povos africanos como  a fome e a epidemia de Aids. E desta pesquisa os alunos poderão até produzir  um programa de rádio e ou um jornal informativo.

 Geografia

   A África não é um país, e sim um continente. Essa afirmação pode parecer absurda, mas não Há uma tendência em falar da África como se todos que ali vivem tivessem os mesmos hábitos e tradições.  Através da construção de mapas  , os alunos conseguirão  localizar  os diversos países existentes do continente e quais foram os seus colonizadores  e as riquezas de cada região
Ao falar sobre os diversos povos, é possível destacar as contribuições de cada um para a economia do Brasil Colônia. É importante que os alunos saibam que os negros  trouxeram para cá a melhor tecnologia dos trópicos como a enxada, o arado e técnicas de irrigação . Tanto que os donos das terras encomendavam aos mercadores mão-de-obra especializada para a atividade de seus domínios.

Ciências naturais

Somos todos africanos ...
Há 7 milhões de anos houve a separação entre as linhagens do macaco e do que viria a ser o homem mais tarde. Os fósseis mais antigos de nossos ancestrais foram encontrados no Vale da Grande Fenda, formação que atravessa a Etiópia, o Quênia e a Tanzânia. Milhões de anos depois, o Homo erectus teria partido dessa região para povoar a Ásia e a Europa, onde se transformou em homem de Neanderthal. Os que continuaram na África evoluíram para a espécie sapiens, que mais uma vez migrou, dizimando ou substituindo os neandertais e os hominídeos asiáticos. E assim o planeta foi povoado.
O professor  ao  trabalhar este tema deverá ressaltar a importância  ao abordar a evolução das espécies, esclarecendo que biologicamente todos os seres humanos são parecidos e que as pequenas diferenças físicas não interferem na capacidade intelectual. E isso vai ajudar o aluno a desmontar o falso embasamento científico que subdividiu a humanidade em raças, no século 19, idéias que perduram até hoje.

Matemática

Simetria, geometria e cálculo
 Ao conhecer a cultura egípcia, os alunos podem estudar  as pirâmides e os triângulos, olhando gravuras que retratam a construção dos monumentos, eles tentam estimar a quantidade de pessoas que trabalharam na obra e de tijolos usados.
Língua estrangeira
Reggae e biografias

 O professor poderá levar algumas letras de músicas do afro-descendente jamaicano Bob Marley e de outros cantores negros e textos em inglês sobre a vida de lideranças como os americanos Malcom X e Martin Luther King.

Artes

Na dança, nas máscaras e nos desenhos
Os elementos da cultura dos povos africanos poderão ser desenvolvidos em todas  as séries,trabalhando  conceitos de arte abstrata e geometria , mitos , adereços  e máscaras  relacionando essas produções às manifestações artísticas do continente europeu. O grande desafio é não resvalar no preconceito nem cair no encantamento do exótico, pois  a cultura dos povos africanos é pouco conhecida para nós, fica fácil se deslumbrar com o diferente e esquecer de dar valor às culturas africanas em sua essência.

Educação física

Vamos jogar iitop ou mbube-mbube?
Para a disciplina que se dedica à educação do corpo, brincadeiras que privilegiam as competições em equipe. Assim o professor poderá apresentar para os alunos o iitop,  o  mbube-mbube (ou o tigre e o impala) e jogos como o yote e a mancala. Ele iniciará  contando a história do jogo e os valores da cultura africana presentes em cada um. Veja como construir o kalah, versão do mancala e conheça as regras dos outros jogos.
*http://revistaescola.abril.com.br
Quer saber mais?
Colégio Estadual Marquês de Maricá, R. Marquês de Maricá, s/n, 40310-000, Salvador, BA, tel. (71) 3244-3120
Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, R. Baden Powell, 409, 91110-040, Porto Alegre, RS, tel. (51) 3340-0822
Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, R. G, 1, quadra J6, s/n, cj. Graciliano Ramos, 53073-340, Maceió, AL, tel. (82) 3354-4343
Escola Estadual Luigino Burigotto, R. Ambrosina Henrique, 65, 13486-449, Limeira, SP, tel. (19) 3451-2643
Escola Internacional de Alphaville, Av. Copacabana, 624, 06472-001, Barueri, SP, tel. (11) 4195-6686
Escola Municipal de Educação Básica Antonio Stella Moruzzi, R. Teotônio Vilela, 501, 13568-000, São Carlos, SP, (16) 3372-5000
Escola Municipal Arthur de Sales, R. Antonio Carlos Magalhães, s/n, 41925-010, Salvador, BA, tel. (71) 3354-9438
Bibliografia
A África na Sala de Aula, Leila Leite Hernandez, 679 págs., Ed. Selo Negro, tel. (11) 3872-3322, 88,80 reais
Superando o Racismo na Escola, Kabengele Munanga (org.), 204 págs., Ed. MEC/BID/UNESCO, distribuição gratuita pelo e-mail luciabraga@mec.gov.br

Projeto elaborado por:Professor Gabriel K.Sima

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