sábado, 7 de julho de 2012

Sem fé é impossível agradar a Deus


Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa  aqueles  que o buscam." Hebreus 11.6

Uma pobre mulher morava em uma humilde casinha com sua neta muito doente. Como não tinha dinheiro sequer para levá-la a um médico, e vendo que, apesar de seus muitos cuidados e remédios com ervas, a pobre criança piorava a cada dia, resolveu iniciar a caminhada de 2 horas até a cidade próxima em busca de ajuda. Chegando ao único hospital público da região foi aconselhada a voltar pra casa e trazer à neta junto, para que esta fosse examinada. Quando ia voltando, já desesperada por saber que sua neta não conseguia sequer levantar da cama, a senhora passou em frente a uma Igreja e como tinha muita fé em Deus, apesar de nunca ter entrado em uma Igreja, resolveu pedir ajuda. Ao entrar, encontrou algumas senhoras ajoelhadas no chão fazendo orações. As senhoras receberam a visitante e, após se inteirarem da história, a convidaram para se ajoelhar e orar pela criança.Após quase uma hora de fervorosas orações e pedidos de intercessão ao Pai, as senhoras já iam se levantando quando a mulher lhes disse: "Eu também gostaria de fazer uma oração."Vendo que se tratava de uma mulher de pouca cultura, as senhoras retrucaram:"Não é necessário. Com nossas orações, com certeza sua neta irá melhorar."Ainda assim a senhora insistiu em orar, e começou:
 "Deus, sou eu, olha, a minha neta está muito doente Deus, assim eu gostaria que você fosse lá curar ela Deus, você pega uma caneta que eu vou dizer onde fica."As senhoras estranharam, mas continuaram ouvindo."Já está com a caneta Deus? Você vai seguindo o caminho daqui de volta pra Belo Horizonte e quando passar o rio com a ponte você entra na segunda estradinha de barro, não vai errar ta."A esta altura as senhoras já estavam se esforçando para não rir;Mas ela continuou."Seguindo mais uns 20 minutinhos tem uma vendinha, entra na rua depois da mangueira que o meu barraquinho é o último da rua, pode ir entrando que não tem cachorro."As senhoras começaram a se indignar com a situação. "Olha Deus, a porta está trancada, mas a chave fica embaixo do tapetinho vermelho na entrada, o senhor pega a chave, entra e cura a minha netinha. Mas olha só Deus, por favor! Não esquece de colocar a chave de novo embaixo do tapetinho vermelho senão eu não consigo entrar quando chegar a casa...".A esta altura as senhoras interromperam aquela ultrajante situação dizendo que não era assim que se deveria orar, mas que ela poderia ir pra casa sossegada, pois elas eram pessoas de muita fé, e Deus, com certeza, iria ouvir as preces e curar a menina.
A mulher foi pra casa um pouco desconsolada, mas ao entrar em sua casinha sua neta veio correndo lhe receber."Minha neta, você está de pé, como é possível!"E a menina explicou: "Eu ouvi um barulho na porta e pensei que era a senhora voltando, porém entrou um homem muito alto com um vestido branco em meu quarto e mandou que eu levantasse, não sei como, eu simplesmente levantei."E quase em prantos, a menina continuou."Depois ele sorriu, beijou minha testa e disse que tinha de ir embora, mas pediu que eu avisasse a senhora que ele ia deixar a chave embaixo do tapetinho vermelho..."Um pouco de fé, leva-nos até Deus! Muita fé traz Deus até nós!

Desconheço o Autor

A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO CLASSE
           
Conselho de classe é um dos vários mecanismos que possibilitam a gestão democrática  na instituição escolar. A gestão democrática esta prevista na LDB 9394/96 em seu artigo 14:
Art. 14. Os sistemas de 
ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
A finalidade primeira dos conselhos de classe é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos docentes. Na prática acaba por avaliar alguns alunos e/ou turmas e a própria prática pedagógica da escola.
            Normalmente os conselhos acontecem nos fins de bimestres, trimestres ou semestres, onde são discutidos encaminhamentos pedagógicos, notas e comportamento de alunos.
Quando necessário o conselho de classe decide se um aluno será retido ou não.Se não é bem conduzido, o Conselho acaba se atendo somente a questões dos alunos e suas notas e comportamentos, sem avaliar a própria prática educativa da escola.
Ao invés de discutir o aluno de modo integral, os professores acabam acentuando apenas seus pontos negativos. Em uma escola onde a gestão democrática é realidade, o conselho de classe desempenha o papel de avaliação dos alunos e de  auto-avaliação de suas práticas, com o objetivo de diagnosticar a razão das dificuldades dos alunos, e apontar as mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superar tais dificuldades.
Para tanto, as reuniões do Conselho não devem se ater somente aos momentos de “fechar as notas”.Importante salientar que a gestão democrática citada na LDB 9394/96 garante à equipe pedagógica e aos professores da escola o direito de estabelecer os princípios, finalidades e objetivos de seu Conselho de Classe e dos outros mecanismos que a possibilitam.
        No dia do conselho de classe, o responsável pela organização da reunião deve apresentar primeiro o panorama geral com as principais conclusões gerais, com quadros que mostrem os principais elementos a destacar. Depois, é preciso cruzá-los com as possíveis variáveis, que estarão na ficha do diretor, para colocar em discussão a real situação da escola e de cada aluno. O ideal é buscar soluções conjuntas para casos de estudantes com resultados abaixo do esperado, com o planejamento de atividades para que as aulas se tornem mais eficazes.
Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29  de Dezembro nº 57
Departamento Pedagógico
                                                                       Caros Coordenadores
         Estamos com três meses de trabalho, grande tem sido  as dificuldades creio que nem tudo acontece como agente quer. Afinal ,perfeição só  há em Jesus o nosso mestre querido que entende nossas angústias e  os nossos anseios.
       Mas também observamos é claro, que vocês estão caminhando mesmo sobre as ondas e tem procurado dar o melhor! Queremos parabenizar a você que tem desempenhado um bom trabalho em busca de uma educação de qualidade em sua escola.
      Lembre- se que você como coordenador(a) funciona como um espelho .São muitos olhares a sua volta.Por mais simples que seja as condições de trabalho procurem ajudar ofereça ajuda vá em frente em busca de conhecimento.Conta-se uma história em que há muito tempo atrás uma floresta cheia de árvores, pássaros e flores começou a pegar fogo. Os animais corriam tratando de salvar sua própria pele. Foi ai que um leão parou ao ver que um beija-flor pegava água do rio, jogava no fogo e voltava .
- Ah beija-flor! Você acha que sozinho vai apagar esse fogaréu todo? - Disse o leão.
E o beija-flor respondeu:- Sei que não posso apagar esse fogo sozinho, estou apenas fazendo a minha parte. Pois bem vamos fazer a nossa parte  e o resto deixa com Deus.
      O homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente mais deseja, mas e aí ? Fazer o quê ? O que eu desejo para todos é sabedoria. E que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência.
 Claro que a vida prega peças, é lógico .
    Nesse momento todos nós estamos tristes com a perca da nossa coordenadora e amiga Edlene Ferreira, que partiu deixando marcas que só o tempo pode apagar : amizade, respeito,humildade e companheirismo.Pois essa era uma das qualidades de Edilene (companheirismo).
        E isso é fundamental na função que estamos desenvolvendo.Se a gente se entende e permite olhar o outro com generosidade, ajudando ,dividindo ,oferecendo um ombro amigo no momento preciso com certeza, as coisas vão melhorar.
     Bom trabalho a todos!!!!!
                                                Valdinere Alves dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário