quarta-feira, 11 de julho de 2012

TEMA: A FESTA JUNINA


PROJETO DIDÁTICO

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:
TURMA: PROFESSOR (A):....................................
TURNO:...............................
TEMA: A FESTA JUNINA
DURAÇÃO DO PROJETO:...........................................

JUSTIFICATIVA:

Este projeto didático visa destacar para os alunos o conceito de Festa Junina e sua origem, os santos comemorados em junho, em todo o Brasil, desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. Destacar ainda que no nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do Natal, principal festa cristã, e que elas são, historicamente, o evento festivo mais importante destas regiões, tanto cultural como politicamente. Explicar para os mesmos que as festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro e, que durante este período, o país fica praticamente tomado por festas. De norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com fogueiras e comidas típicas. Explicar para os alunos que é interessante notar que não apenas o dia, propriamente dito, mas todo o mês, é considerado como tempo consagrado a estes santos na região e, principalmente, as vésperas , que é quando se realizam os sortilégios e simpatias, a parte mágica da festa típica do catolicismo popular. Inúmeras adivinhações a respeito dos amores e do futuro (com quem se vai casar, se se é amado ou amada, quantos filhos se vai ter, se vai morrer jovem ou ganhar dinheiro etc.) são feitas nas vésperas do dia dos santos, em geral de madrugada.

OBJETIVOS:
Levar os alunos à:
Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
- desenvolver o interesse e gosto pela tradição;
- Planejar a realização de uma Festa Junina;
- resgatar a memória das Festas Juninas;
- Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas;
- Distinguir a diferença dos costumes das Festas Juninas no Brasil e no mundo;
- Sociabilizar os alunos;
- Desenvolver o ritmo, compasso e criatividade;
- Conhecer a história dos santos padroeiros: Santo Antonio, São João e São Pedro.

ORNAMENTAÇÃO DA SALA:

- Mural com bandeirinhas e balões, chapéus de palha, peneiras enfeitadas, espantalhos feitos de palha de milho.

CONTEÚDOS:- A vida do homem do campo (onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na lavoura, como nos ajuda, como se diverte, aspectos da vida rural.)- As festas juninas: características, roupas típicas, danças, alimentos.
DESENVOLVIMENTO:
Montagem de painés juninos para enfeitar a escola.
Leitura de textos informativos.
Leitura de poesias e/ou músicas juninas.
Montagem de um jornal com dicas juninas.
Leituras de textos criativos.
Caça-palavras.
Cruzadinhas.
Montagem de cartazes e convites.
Confecção de um caderno de receitas de comidas típicas da época.
Confecção de enfeites juninos.
Atividades de matemática com problematização.
Montagem de painel com crendices e superstições.
Conscientização do perigo de soltar balões.


RECURSOS DIDÁTICOS:
Cartazes;
Papel manilha;
Sulfite;
Cola;
Tinta guache;
Lápis de cor;
EVA,
TNT;
Tesoura;
Pincel;
Crepom;
CDs;
Aparelho de som;
Televisão;
Fantasias;


METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e i9ndividual com a interação professor e aluno durante as atividades propostas.


FINALIZAÇÃO:
O projeto será finalizado com a realização da festa Junina com músicas sertanejas, quadrilhas, comidas típicas.


AVALIAÇÃO:
A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário