Educar é Semear

Educar é Semear

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

DENGUE? TÔ FORA!


PROJETO
DENGUE? TÔ FORA!
· PÚBLICO ALVO:
A ESCOLA E A COMUNIDADE.
· DURAÇÃO:
TODO O ANO LETIVO.
· INÍCIO:
ANO: 2008.
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista o grande número de pessoas infectadas pelo vírus da Dengue na comunidade Gleba B – Chaperó, apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do Município, incansáveis no combate a essa praga que assola os nossos dias, formou-se no Município, equipes mirins denominadas “Patrulheiros da Saúde.” Com a finalidade de formar cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel na solução de problemas sociais que exijam a participação ativa e coletiva.
Neste contexto, a EEM Chaperó se engajou na luta, elaborando este projeto para dar suporte à frente de trabalho da comunidade escolar, na batalha contra a dengue. Assim, abraçar e disseminar esta campanha por todo o bairro, tornou-se o objetivo maior desta UE, com o fim de despertar nos seus alunos e na comunidade o interesse, a participação e consciência para os riscos que correm, ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDES EGYPTI, transmissor do vírus Causador da dengue.
OBJETIVOS:
  • Esclarecer os alunos e a comunidade sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
  • Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito Aedes Egypti;
  • Despertar no aluno o espírito combativo frente ao problema da dengue;
  • Incentivar no aluno a participação coletiva como força de trabalho na fiscalização, prevenção e combate ao mosquito Aedes Egypti.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como conscientizar os alunos sobre suas responsabilidades em relação ao combate e prevenção ao mosquito Aedes Egypti?
DESENVOLVIMENTO:
No decorrer do ano letivo a Escola Estadual Municipalizada Chaperó estará mobilizada na campanha de combate ao mosquito Aedes Egypti, utilizando toda sua força de trabalho unificando direção coordenação corpo docente e discente no desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera o mosquito Aedes Egypti. Os cuidados que devemos ter para não contrair a dengue, como tratar e evitar essa doença. Para isso, divulgará através de reuniões pedagógicas com as comunidades escolar e comunitárias, o passo a passo para o êxito da campanha. Os professores e coordenadores terão capacitações oferecidas pelo município e serão agentes disseminadores junto aos alunos, na produção de textos, murais, cartazes, maquetes, faixas, jograis, paródias, passeatas, dramatização. Os alunos escolhidos como patrulheiros da saúde, serão líderes de grupos que irão às ruas, casas, organizarão as entrevistas, fiscalizarão e denunciaram possíveis focos de proliferação de mosquitos através de relatórios à Secretária de Saúde, parceira da escola na evolução do trabalho e solução de problemas detectados na comunidade, em relação à Campanha contra o mosquito da dengue.
ESTRATÉGIAS:

  • Palestras;
  • Pesquisas de campo;
  • Entrevistas;


  • Confecção de cartazes;
  • Maquetes;
  • Músicas;


  • Reportagens;
  • Dramatização;
  • Capacitação.


RECURSOS UTILIZADOS:
Textos informativos, jornais, revistas, vídeos, sucata, passeatas, paródias, dramatização, poesias e versos.
CONCLUSÃO:
Todo trabalho realizado no decorrer da campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, será apresentado e exposto na escola, com sua culminância prevista pra o dia 24 de novembro de 2008, às 10h00 da manhã. O evento ficará registrado através de fitas de vídeos, fotografias, cartazes, maquetes e relatório final.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante a execução das atividades propostas, através da observação da participação, interesse e aprendizado coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário