Educar é Semear

Educar é Semear

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Dengue


RECUPERAÇÃO DO TEATRO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE ESCRITO EM 2006, PARA O PROJETO DA ESCOLA.


NARRADOR:


— Todos sabem que a dengue tem assolado o nosso país e principalmente o Rio de Janeiro, onde as conseqüências têm sido muito graves.
— Essa doença não causa só uma dorzinha de cabeça, febre, vômito, dor no corpo não! Agora o caso é muito mais sério!
— É a dengue na sua forma mais perversa.
— É a dengue hemorrágica!!!
— Muito pior do que as outras, Esta mata mesmo!
— Sendo assim, devemos redobrar os nossos cuidados com o ambiente em que vivemos.
— Por nós e pelo nosso próximo. Procurando evitar tudo o que favorece à formação de focos, criadouros do mosquito aedys egiptys.
— Pensando nisso, nossos entrevistadores foram às ruas fazer uma sondagem, para descobrir como anda a nossa responsabilidade, em relação a campanha contra a dengue, lançada pelo nosso Município e por nossa escola.
— Será que nossa comunidade tem fiscalizado sua casa, seu quintal?
— Será que ela tem se preocupado com seus familiares e consigo mesma, pondo em prática as medidas de prevenção tão faladas na televisão, no rádio jornais e nas escolas?
— Vamos ver o que os nossos entrevistadores vão encontrar em sua caminhada.
— Com um senhor bem informado.
— Com uma moça descompromissada.
— Uma senhora humilde com muitos filhos.
— Um garotão desiludido da vida.
— Vocês viram? Ainda tem gente que nem liga para a doença chamada Dengue!
— Assim, meus amigos, só unidos poderemos lutar e vencer esta doença causada por esses mosquitos malvados, que estão tirando do sério a população brasileira e deixando em pânico a nossa sociedade.

Senhoras e senhores!
A turma do 4º A da professora Nívia. Apresentou o teatrinho:

“Informar e prevenir é a melhor forma de se combater e evitar o mosquito transmissor da Dengue”. Obrigada.

1ª Entrevista
— O senhor conhece a doença causada pelo mosquito Aedes Egypti?
— Ele causa muito mal a saúde, se escondem em água parada, nos copos descartáveis, no meio do lixo, garrafas, pneus, poças d’água.
— O que o senhor tem feito para combatê-los?
Resposta Cantada:
— Eu vou acabar com esses mosquitinhos, no meu quintal eles não vão ficar.
— Eu vou deixar tudo muito bem limpinho,
— Água parada aqui nem pensar.
2ª Entrevista
— Ei você já teve a doença causada pelo mosquito Aedes Egypti?
Resposta:
— La vem você de novo?
Resposta Cantada:
— To nem ai, to nem ai, não vem falar destes mosquitos que eu não quero te ouvir.
3ª Entrevista
— Senhora, o que tem feito para proteger a sua família contra o mosquito da Dengue?
— Ele causa dores no corpo, inchaços, vômitos e pode até matar.
Resposta:
— Ai meu Deus!!!
Resposta Cantada:
— Eu vou matar, Eu vou matar, Eu vou matar esse mosquitinho,
— Eu vou matar, Eu vou matar, Eu vou matar, não quero ele atravessando o meu Caminho
4ª Entrevista:
— Moça você já ouviu falar nas campanhas feitas pelo governo no combate aos mosquitos Aedes Egypti?
Resposta:
— Sim, e sabe o que eu penso?
Resposta Cantada:
— Olha essa campanha é.
— A mesma que outras que eu já vi em dia.
— Todas passam e o mosquito ficará.
— Picando, aqui, ali e lá.
— Com Dengue a gente ficará.
Grito dos mosquitos:
— Mosquitos unidos, jamais serão vencidos.
Os entrevistados dão às mãos, e convocam a comunidade a participar de mais essa campanha no combate ao mosquito Aedes Egypti
Cantado:
Vem vamos unidos, o mosquito combater,
A Dengue é perigosa, para mim e pra você
Esta Luta é nossa, está na hora de vencer
Na guerra contra a Dengue,
Só o mosquito vai morrer.
Montagem da Peça
4 Agentes;
4 Mosquitos;
4 Garotos;
4 Entrevistados;
1 Narrador.
Escrito e Organizado por Maria Miranda de Souza.
Sala de Leitura – 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário