quarta-feira, 20 de março de 2013

DISCIPLINARIDADES E SUAS INTERAÇÕES


DISCIPLINARIDADES E SUAS INTERAÇÕES
Texto adaptado por
Ana Paula de Sousa Barbosa

Para atuar no espaço local com visão diversificada o educador deve buscar a compreensão global da questão educacional. Por esta razão, é necessário compreender o princípio da complexidade, posta como desafio à problemática de desconstruir e reconstruir o mundo. Para que isso se efetive o essencial é a formação dos educadores de todos os níveis e modalidades de ensino adentrando-se nas perspectivas da multidisciplinaridade,pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade que já vêm ocorrendo em vários campos do conhecimento.
A multidisciplinaridade corresponde à estrutura tradicional de currículo nas escolas, o qual apresenta várias disciplinas, entretanto, a abordagem multidisciplinar ultrapassa as fronteiras disciplinares. Trabalha o conjunto das disciplinas sem fazer relação entre elas, porém voltado para a obtenção de objetivos únicos recorrendo a informações de várias disciplinas para estudar um determinado elemento, sem a pretensão de interligar as disciplinas entre si. Assim, cada disciplina contribui com informações próprias do seu campo de conhecimento, sem considerar que existe uma integração entre elas (MENEZES, 2002).Os possíveis pontos de convergência entre as várias áreas do conhecimento e a sua abordagem conjunta é o objetivo da abordagem interdisciplinar.
O prefixo ‘inter’ dentre as diversas conotações que podemos lhes atribuir, tem o significado de ‘troca’, ‘reciprocidade’, e ‘disciplina’, de ‘ensino’, ‘instrução’, ‘ciência’. Logo, a interdisciplinaridade pode ser compreendida como sendo a troca, de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências, ou melhor áreas do conhecimento.(FEREIRA apud FAZENDA, 1993, p. 21-22)
Na interdisciplinaridade há uma tentativa de estabelecer relações entre as disciplinas, mas busca-se preservar os interesses próprios de cada uma. Por esse motivo há uma necessidade de um trabalho integrado entre os educadores. Implica, portanto, na reorganização do processo de ensino e aprendizagem e supõe um trabalho continuado de cooperação dos educadores envolvidos. Neste sentido, ela pode traduzir-se num leque muito alargado de possibilidades: cooperação metodológica, transposição de conceitos, tipos de discurso e argumentação, terminologias e instrumental, transferência de conteúdos, resultados, problemas, exemplos e outros.
A transdisciplinaridade representa um nível de integração disciplinar além da interdisciplinaridade.Configura-se numa nova abordagem científica e cultural, uma nova forma de ver e entender a natureza, a vida e a humanidade.
Piaget define a transdisciplinaridade como a “integração global das várias ciências” uma etapa posterior e superior à interdisciplinaridade que “não só atingiria as interações ou reciprocidades entre investigações especializadas, mas também situaria estas relações no interior de um sistema total, sem fronteiras estáveis entre as disciplinas”. Seu objetivo é a unidade do conhecimento por meio da compreensão do mundo presente buscando a complementaridade entre, através e além de todas as disciplinas, ou seja, é a busca do sentido da vida através de relações entre os diversos saberes (ciências exatas, humanas e artes) numa democracia cognitiva.
Transdisciplinaridade:  Sistema de níveis e de objetivos múltiplos;coordenação com vistas a uma  finalidade comum dos  dois sistemas.
Multidisciplinaridade:  Sistema de um só nível e de objetivos múltiplos; nenhuma  cooperação
Pluridisciplinaridade: Sistema de um só nível e de objetivos múltiplos;cooperação mas sem coordenação
Interdisciplinaridade : Sistema de dois  níveis  e de objetivos múltiplos ; cooperação procedendo de nível superior.
Ari Paulo Jantsch – figura extraída do site www.sociologia.org.br

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