sábado, 16 de março de 2013

EDUCAÇÃO INFANTIL


EDUCAÇÃO INFANTIL - vamos sentir o gosto

O professor continuará com as atividades dos órgãos dos sentidos, através do paladar.
.Distribuir em recipientes um pouco de sal, açúcar, caldo de limão, etc.
Cada criança receberá uma colherzinha de plástico e irá provar de cada recipiente.
O professor perguntará:
-O que vocês provaram é azedo, doce ou salgado?

Variação:
O professor colocará em recipientes frutas e alimentos doces, azedos e salgados. As crianças identificação os sabores à medida que forem provando os alimentos dizendo o sabor.
Colocar pedaços de:
.banana, mamão (doce)
.laranja azeda (azedo)
.biscoitos salgados, pipocas (salgados).
No final pedir que as crianças digam nomes de outros alimentos doces, salgados e azedos que conheçam.

PROJETO - alimentação para Educação Infantil


TEMA: verduras e legumes.
DURAÇÃO: março a novembro
PÚBLICO ALVO: Jardim

JUSTIFICATIVA:Por meio, da ação continua e gradual deste projeto, pretendendo fazer com os alunos descubram o valor de uma alimentação saudável, a importância da plantação para a raça humana, e a necessidade de plantarmos para colhermos, ou seja, não fazer do ato de se alimentar uma obrigação, e sim um hábito prazeroso, saudável e nutritivo.

OBJETIVOS:
Identificar diferentes tipos de alimentos;
Desenvolver a atenção e a percepção;
Estimular a criatividade e a imaginação;
Desenvolver o senso crítico;
Desenvolver a cooperação em grupo na elaboração de um plantio saudável;
Desenvolver a coordenação motora, os sentidos, as habilidades e opiniões opostas;
Trabalhar com as crianças o respeito para com a natureza e consigo mesma;
Conhecer as cores, formas, texturas, aromas e sabores, por meio, dos alimentos;
Desenvolver a consciência da necessidade de uma boa alimentação;
Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
Adquirir cuidados com a saúde e higiene;
Levar o aluno a encarar a necessidade de comer legumes, verduras e frutas como uma opção de saúde;
Aprender a plantar e colher;
Classificar e diferenciar os legumes, frutas e verduras;
Compreender o valor nutritivo dos alimentos;
Diferenciar quais as partes dos alimentos que ingerimos (raiz, folhas e frutos);
Estabelecer as diferenças entre doce, salgado e azedo.

CONTEÚDOS:
• Jogos e brincadeiras;
• Musicas e dança;
• Histórias e cantinhos;
• Plantio de diversas mudas;
• Terrário;
• Boneco de alpiste;
• Horta de garrafa pet;
• Culinária;
• Listas;
• Preservação de nosso viveiro (coleta de lixo);
• Construção com sucatas;
• Dobraduras, recortes, pintura;
• Fantoches de frutas, legumes;
• Experimentos;
• Quebra-cabeça;
• Jogo da memória e dominó;
• Bingo de frutas;

• Atividades orais e escritas;
• Confecção de livro (mundo maravilhoso)
• Técnicas de pintura;
• Máscaras;
• Massinha de modelar;
• Criação de esculturas (legumes e elementos tirados da natureza);
• Brincadeiras de feira e supermercado;
• Painel de frutas, verduras e legumes;
• Textos: parlendas, contos, adivinhas, trava-língua, rimas, poemas e receitas;
• Exposição das telas (Tarsila do Amaral);
• Passeio: a feira, ao bosque, ao horto florestal.

MATERIAIS UTILIZADOS:
• Papel (sulfite, cartolina, bubina, cartão, fantasia, crepom, laminado);
• Giz de cera e de lousa;
• Sucata (garrafa pet);
• Tesoura, cola, guache, lápis de cor, caneta hidrocor;
• E.V.A;
• Mural e cartazes;
• Horta (viveiro);
• Sementes e mudas (legumes, verduras, frutas);
• Pinturas;
• Desenhos;
• CD de músicas;
• Livros pedagógicos;
• Pote de vidro (terrário);
• Tela;
• Sala de aula, pátio, sombras das árvores, passarela, parque e outros;

CULMINÂNCIA: Feira do verde, onde poderemos expor toas as nossas plantações (viveiro) com degustações tiradas direto da terra.

AVALIAÇÃO: Contínua através da participação e interesse dos alunos.

BIBLIOGRAFIA:
• Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e Desporto. Brasília, 1998.
• Coleção Novos Caminhos: Formação Continuada na sala de aula. São Paulo: DCL, 2006.
• Revista Projetos Escolares: Educação Infantil.
• Revista Guia Prático do Professor de Educação Infantil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário