domingo, 31 de março de 2013

Humanos na Idade da Pedra


 Humanos na Idade da Pedra

Projeto de Aprendizagem




Título: Humanos na Idade da Pedra


Série: 4ª Matéria: História

Certezas Provisórias: Eles eram menos evoluídos, eles viveram a milhares de anos atrás e eram muito mais fortes que nós.

Dúvidas temporárias: Como eles evoluíram, nomes específicos e performance dos cérebros.

A Idade Da Pedra


A Idade da Pedra[1] é o período da Pré-História durante o qual, os seres humanos criaram ferramentas de pedra, sendo a tecnologia mais avançada naquele então. A madeira, os ossos e outros materiais também foram utilizados (cornos, cestos, cordas, couro...), mas a pedra (e, em particular, diversas rochas de rotura conchóide, como o sílex, o quartzo, o quartzito, a obsidiana...) foi utilizada para fabricar ferramentas e armas, de corte ou percussão.


Contudo, esta é uma circunstância necessária, mas insuficiente para a definição deste período, já que em ele tiveram lugar fenômenos fundamentais para o ser humano, quanto às aquisições tecnológicas (fogo, ferramentas, moradia, roupa, etc), a evolução social, as mudanças do clima, a diáspora do ser humano por todo o mundo habitável, desde o seu berço africano, e a revolução econômica desde um sistema caçador-coletor, até um sistema parcialmente produtor (entre outras coisas).

O intervalo de tempo que abrange a Idade da Pedra é ambíguo, disputado e variável segundo a região em questão. Por exemplo, escavações mostraram que enquanto em certos lugares como a Grã-Bretanha se vivia na Idade da Pedra, em outros, como Roma, Egito e China, já se usavam os metais e conhecia-se a escrita. Alguns grupos humanos nunca desenvolveram a tecnologia do metal fundido e, portanto, ficaram numa idade de pedra até se encontrarem com culturas tecnologicamente mais desenvolvidas [2].



Em geral, acredita-se que este período começou na África faz 2,5 milhões de anos, com a aparição da primeira ferramenta humana (ou pré-humana). A este período seguiu-se o Calcolítico ou Idade do Cobre e, sobretudo, a Idade do Bronze, durante a qual, as ferramentas desta liga chegaram a ser comuns; esta transição ocorreu entre 6000 a.C. e 2500 a.C.



Biface triangular, ferramenta de pedra talhada

Tradicionalmente vem-se a dividir a Idade da Pedra em Paleolítico, com um sistema econômico de caça-coleta e Neolítico, no qual se produz a revolução para o sistema econômico produtivo: agricultura e pecuária.


A Idade da Pedra encontra-se dividida nos períodos Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada), e Neolítico (ou Idade da Pedra Polida), com um período intermédio chamado de Mesolítico, no qual usavam, ao mesmo tempo, instrumentos de pedra lascada e pedra polida. Os três períodos, por sua vez, encontram-se subdivididos.

Quando o clima começou a esfriar na Europa ocidental, os homens cobriram-se de peles de animais, procurando cavernas para se abrigar, em cujas paredes deixaram notáveis desenhos, como os encontrados na Espanha e França.

Os vestígios mais antigos do Neolítico foram encontrados na Mesopotâmia e Síria, datando de cerca, de 4000 a.C. O sílex (rocha sedimentar) com que os homens faziam os utensílios era tirado de minas, cortado e polido, transformando-se em ferramentas. O clima tornara-se mais ameno, e eles haviam aprendido a cultivar e criar animais. Já construíam casas, começando a viver em grupos maiores, muitas vezes em colinas fortificadas. Conheciam a cerâmica, faziam roupas, abriam caminhos e enterravam os mortos sob pequenos montes.

Mesmo depois que o bronze e o ferro se tornaram conhecidos, os utensílios e o modo de vida da Idade da Pedra ainda permaneceram durante algum tempo.

Os estudiosos acreditam que, uma vez que o homem da Idade da Pedra ainda não conhecia a escrita, os desenhos que gravava nas paredes das cavernas demonstram a necessidade do ser humano de se comunicar.

O período chamado idade da pedra recebeu este nome porque a maioria dos ultensílios utilizados então eram de pedra.E como alguns desses utensílios eram mais simples e outros mais aperfeiçoados dividiu-se o período em idade da pedra baseada(ou paleolítico) e idade da pedra polida(ou neolítico).

http://pt.wikipedia.org/


Australopithecus



Em 1924, Raymond Dart descobriu, na África do Sul, um fóssil primata que ficou conhecido como Australopithecus (que significa "macaco do sul"). As análises provaram que não se tratava de ossada de macaco, mas sim de um hominídeo. Maiores estudos levaram à conclusão de que se tratava de um ancestral humano com estas características: bípede de postura semi-ereta, altura entre 1m e 1,5m, mãos livres que lhes permitia usar objetos (pedras, madeira) para melhor defender-se e sobreviver. A posição semi-ereta e a liberdade das mãos, mais o uso de sua iniciante capacidade intelectual, davam ao Australopithecus vantagens sobre os animais mais fortes e sobre o meio-ambiente.

 Homem de Cro-Magnon

Em 1868, foram descobertos esqueletos na França, em Cro-Magnon (que signfica "grande buraco"). Foram encontrados também fósseis do mesmo estágio de civilização numa gruta em Grimaldi (Itália), na República Tcheca e em muitos outros lugares. Trata-se do nosso ancestral mais direto que apareceu por volta de 40.000 anos atrás. Suas características principais eram: robusto, estatura elevada (1,80m) e traços físicos do homem atual. Pelos utensílios e sinais da civilização que deixou já demonstrava uma inteligência mais evoluída. Por isso foi também chamado de Homo sapiens ("homem sábio"). Fabricou mais de uma centena de objetos diferentes com as mais variadas utilidades, inclusive ornamentais.


Polia pedra, esculpia madeira e osso; suas armas traziam esculturas de animais; fazia arpões, anzóis, lanças e agulhas de osso para costurar suas roupas de pele. Tinha sepulturas coletivas. Foi grande pescador e caçador.

Daí por diante, os seres humanos foram se aperfeiçoando, melhorando suas técnicas de domínio sobre a natureza, desenvolvendo sua cultura e se organizando em sociedades que foram as civilizações antigas.

  Homem-de-neandertal

O homem-de-neandertal (Homo neanderthalensis) é uma espécie extinta, fóssil, do gênero Homo que habitou a Europa e partes do oeste da Ásia, de cerca de 300.000 anos atrás[1] até aproximadamente 29.000 anos atrás (Paleolítico Médio e Paleolítico Inferior, no Pleistoceno), tendo coexistido com os Homo sapiens. Alguns autores, no entanto, consideram os homens-de-neandertal e os humanos subespécies do Homo sapiens (nesse caso, Homo sapiens neanderthalensis e Homo sapiens sapiens, respectivamente).



Conclusão:


Nós achamos uma experiência muito legal e nova aprendemos muitas coisas interessantes sobre os homens da idade da pedra.Aprendemos que viviam em grupos.
Que eram menos evoluídos mas em relação a força eram muito mais fortes que os humanos de hoje , eles eram mais fortes para aguentar o frio, e em entrando em extinção surgiram humanos mais evoluídos e inteligentes.

FIM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário