sexta-feira, 29 de março de 2013

Leitura


Professora Luciane Correa Vargas

Justificativa
Muitas crianças podem aprender a ler a partir da “leitura” de textos que já sabem de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido). A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização, sendo assim, mais um recurso a favor da alfabetização.

Objetivo Geral
Incentivar o gosto por ouvir histórias através do contato com diversos gêneros literários, despertando a imaginação, a fantasia e ampliando gradativamente seu vocabulário e sua oralidade.

Objetivos Específicos
O caderno de leitura tem como objetivos principais:

• Incentivar a prática da leitura e o desejo de ler

• Possibilitar o contato direto das crianças com textos reais

• Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças

• Garantir um repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta para a escrita de outros textos

• Incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente

• Apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito
                                                         
• Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional

• Favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras...

• Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.

O que se pode aprender?

O caderno de leitura possibilita:

• Trabalhar com textos reais, de diferentes gêneros

• Apresentar um repertório de textos conhecidos das crianças

• Organizar os textos trabalhados em classe

• Desenvolver atividades de leitura compartilhada

• Incentivar as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional

• Socializar com os familiares alguns dos textos que circulam na sala de aula

• Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem e/ou necessitarem

• Criar um referencial estável de textos/palavras que podem ser usados no momento de produzir outros textos.


Metodologia
O caderno será uma oportunidade para que elas se reconheçam capazes de ler. A seleção dos textos deve sempre ter como critérios principais: as características, conhecimentos e preferências da turma e a qualidade do material (tanto do ponto de vista do conteúdo como da apresentação gráfica). Nessa faixa etária o caderno possibilita (principalmente) resgatar textos significativos da cultura popular, ampliar o repertório de textos conhecidos, aprender que tudo o que dizemos, cantamos, recitamos pode ser escrito, que os textos são diferentes e se organizam graficamente de modo diferente, que escrevemos com letras...
A partir dos 6 anos, além dessas vantagens, o caderno serve também como fonte de consulta para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo professor.
O caderno de leitura pode ter textos como parlendas, poemas, quadrinhas, músicas, listas e outros textos que as crianças sabem de cor.
O caderno será usado durante todo ano letivo e deverá ficar na mochila para a ida e volta diariamente, com textos renovados de três a quatro vezes por semana.

Recursos
1 caderno
Xerox

Avaliação

Através de observações constantes dos alunos, observando os aspectos mais significativos do desenvolvimento da leitura, da área cognitiva, psicomotora, social e afetiva. A observação deve abranger os seguintes pontos: ouvir histórias é capaz de fazer o reconto, contar e recontar uma história vivenciada e fatos observados com seqüência lógica, identificando e nomeando os personagens principais.


Era uma Vez...

Público Alvo: 2º ano

Período: 1 Bimestre
Ao longo dos anos, muito vem se falando da importância da formação do leitor, mas pouco se tem feito no sentido de instrumentalizar pais e professores, no que diz respeito ao desenvolvimento do gosto pela leitura. Visto que o ato de ler não visa só a formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã, trabalhar com formação do leitor passa inevitavelmente pela leitura de livros, de imagens e do seu cotidiano com seu acervo cultural, que lhe dará visão de mundo.
Desde pequena, a criança escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou seus familiares mais próximos. Os contos de fadas, as fábulas, as histórias bíblicas, os poemas, as anedotas ou até as histórias inventadas pelos seus pais carregam o poder de encantar e deslumbrar a todos os que os ouvem.
É ouvindo que podemos sentir emoções importantes na vida, como: tristeza, raiva, irritação, medo, alegria, segurança, insegurança, irritação, bem-estar, pavor, tranqüilidade, liberdade, entre muitas outras sensações. Daí a importância de se selecionar livros de literatura infantil que desenvolvam na criança o senso crítico, construindo-se um ser independente, com uma visão de mundo voltada à situação real. De acordo com COELHO, a literatura infantil é responsável pela formação de uma nova mentalidade.
Toda criança que lê e tem acesso a livros tem maior facilidade em aprender e conhecer o mundo; a leitura facilita a compreensão dos conteúdos estabelecidos, traz benefícios para toda a comunidade escolar, pois quanto maior for o entendimento e conhecimento, mais poderá o professor avançar e aguçar a curiosidade dos alunos, para que busquem as suas respostas nos livros, utilizando-os como instrumentos de pesquisa.

JUSTIFICATIVA
A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas. Lê-se para entender e conhecer, para sonhar, viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade; Lê-se para questionar e resolver problemas. O indivíduo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano na sua totalidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Vê-se então que o Projeto “Quem conta, reconta... faz de conta“ vem de encontro com o anseio dos alunos em obter o domínio da habilidade de leitura proficiente garantindo o exercício de cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social
Através da leitura testamos os nossos valores e experiências com as dos outros. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante no desenvolvimento do hábito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto: “Quem conta, reconta... faz de conta”.
Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura.


OBJETIVO GERAL
O objetivo deste projeto é desenvolver momentos onde o aluno e seu professor, terão acesso a "belos contos de fadas". Propiciando assim, de forma lúdica e dinâmica, experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento.
OBJETIVOS CONCEITUAIS:
  Levá-los a conhecer e compreender os contos de fadas e refletir sobre os componentes que são comuns à maioria dos contos.
Provocar a curiosidade e conseqüentemente, o gosto e o hábito pela leitura. Despertar a criatividade e imaginação.
Fazer com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que foi lido e trabalhado.
Desenvolver no aluno a habilidade e incentivá-lo na produção de textos, para descobrir a função social da leitura e escrita.
Incentivar o trabalho em equipe
Conhecer a vida de escritores de contos infantis como, Hans Christian Andersen e Irmãos Grimm;
Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc;
Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.

OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
Desenvolver a linguagem oral;
Ler, ainda que de forma não convencional;
Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança; Descrever cenários e personagens;
Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
Identificar títulos de histórias conhecidas;
Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
Produzir textos, tendo o professor como escriba.



ATIVIDADE DISPARADORA
Filme Branca de Neve
Discussão sobre os fatos e personagens presentes no filme, para levantamento dos conhecimentos prévios, quanto aos contos de fadas. O filme Branca de Neve é um conto de fada? Que seres fantásticos aparecem no filme? Há castelos? Bruxas? Fadas? Quem salva Branca de Neve? Que outros contos de fada você conhece?
PROBLEMATIZAÇÃO: Sabemos que nem todos os contos de fada têm fadas. Então, por que são chamados assim?
Perguntar aos alunos quais são as suas histórias preferidas, quais eram conhecidas, como ficaram conhecendo... Em seguida falar sobre um dos autores de contos de fadas, os irmãos Grimm e Andersen, e que apesar do tempo passado, as histórias continuam encantando crianças até hoje.
Será discutido entre os alunos, um conto no qual eles farão uma releitura da história. Será realizadas leituras, atividades de escrita, interpretação e discussões, para que o aluno interaja e esteja por dentro dos mínimos detalhes. Dependendo do clássico trabalhado, também assistiremos ao filme.

CONTEÚDOS
Conversas formais e informais
Unidades sonoras da língua, letra, sílaba e palavra.
Estratégias de leitura
Apropriação da base alfabética
Leitura compartilhada de textos narrativos e informativos
Escrita convencional e não convencional
Cada criança tem sua história; eu e minha família.
Elementos naturais e culturais do espaço de vivência.
Registro de quantidades, situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e tabelas simples.
Comparação de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente.

OBJETIVOS ATITUDINAIS:
Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real
Resgatar a importância do contar histórias no contexto familiar;
Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos;
Aprender valores;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.



METAS

Partindo dos objetivos propostos, temos as seguintes metas a serem alcançadas:
Incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação;
Considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos;



METODOLOGIA E SUAS TECNOLOGIAS

O projeto será desenvolvido através das seguintes ações:
As atividades serão realizadas 3 vezes por semana utilizando diferentes recursos tecnológicos, como Internet, o Rádio, entre outros, sempre analisando e observando os seguintes aspectos:
Estrutura textual (narrativa), começo, fato complicado, auge do problema e desfecho (final);
Temporalidade;
Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
Descrição de cenários e personagens;
Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, gigantes...);
Listar oralmente as histórias preferidas;
Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
Elaborar um novo final, diferente do original;
Analisar as características das personagens na história.



EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

• Relacionar o conto a situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente.
• Recuperar informações implícitas.
• Ler contos ajustando o falado ao escrito ou apoiando-se na ilustração.
• Reescrever contos, levando em conta o gênero e o seu contexto de produção, ditando-o ao professor ou escrevendo de acordo com sua hipótese de escrita.
• Revisar o conto de repetição apoiado na leitura em voz alta do professor.

• Identificar, com o auxilio do professor, possíveis elementos constitutivos da organização interna de um conto.
• Ouvir com atenção contos lidos ou contados, estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
• Recontar contos, apropriando-se das características do texto-fonte.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Contar e explorar muitas histórias como:
João e Maria, Chapeuzinho vermelho, Cinderela, O gato de botas, A Bela Adormecida, Branca de Neve, o Patinho Feio e muitas outras. Apresentar as histórias para os alunos através do livro, do teatro de fantoches de mão ou de vara, da TV e DVD, internet, data Show etc.
Realizar pesquisas em livros da Biblioteca e na internet por meio de sites pré; selecionados pela professora;
Produzir com as crianças livros infantis dos quais elas deverão participar da construção e ilustração;
Realizar trabalhos na sala de aula explorando as estórias com muito dinamismo e criatividade.
Assistir filmes que destacam castelos, bruxas, reis e rainhas.
Produto Final: Será realizada uma reescrita coletiva de um conto e será confeccionado um livro.

AVALIAÇÃO
É imprescindível enxergar com novos olhos o verdadeiro, o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, conseqüentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
Observar nos alunos os seguintes aspectos: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita e se têm noções das características de um conto.
Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com ajuda, contos identificando e interpretando informações do texto. Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a correspondência com imagem.


RECURSOS
Internet; TV, DVD, Data Show; CD de histórias; Fantoches de diversos tipos; TNT; Lápis de cor, giz de cera, sulfite, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel. Livros de contos de fadas e histórias infantis.




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