quarta-feira, 20 de março de 2013

Planejamento de Artes 6º ano


Planejamento Anual de Artes
Planejamento anual 2012
Escola: : 
Disciplina: Artes           Professora: 
Turno:_____________________    Turma:_____________   Ano:  6º

OBJETIVO GERAL:  
-Motivar o aluno para desenvolver uma aprendizagem criativa, participativa e conhecer progressivamente seu próprio  talento, tendo oportunidade de criar e expor suas criatividades, priorizando a arte da aprendizagem.
* CONTEÚDOS DA I UNIDADE:
- História da arte;
- Arte e comunicação;
- Composição visual;
- O ponto;
- O volume;
- A linha;
- A forma;
-  A cor;
 - Datas comemorativas do mês.
* CONTEÚDOS DA II UNIDADE:
- Textura;
- Perspectiva, planos e profundidade;
- Luz e sombra;
- O desenho;
- Pintura e escultura;
- Conceito básico de música;
- Os elementos da música;
- O folclore popular.
- Datas comemorativas do mês.
* CONTEÚDOS DA III UNIDADE:
- O som;
- Os elementos do som;
- A voz;
- Como se dá a emissão da voz;
- Classificação da voz;
- Iniciando a teoria básica da música;
- Datas comemorativas do mês.
* CONTEÚDOS DA  IV  UNIDADE:
- Teatro;
- Ator, uma voz e um corpo sob os refletores;
- Textos pictórico ou imaginário;
- História e cultura afro e indígena brasileira;
- Datas comemorativas do mês.
* ESTRATÉGIAS:
- Desenvolver os conteúdos de artes  do 1º e 2º semestres através de leituras, diálogos, debates, criações de artes, confecção de maquete, confecções de cartazes,músicas, pesquisas, dramatizações, filmes, palestras, exercícios orais e escritos, trabalhos em grupos e individuais, produções textuais, interpretações textuais, avaliações orais e escritas.
* RECURSOS:
- Lousa, giz, lápis piloto, livros didáticos, Xerox, colas, cartolinas, tesouras, DVDs, televisão, aparelho de DVD e de som, folhas de papeis, jornais, revistas, réguas etc.
AVALIAÇÕES:
- Observar o desempenho do aluno individualmente e em grupo: quanto à atenção, interesse, participação, leituras, execução  das atividades orais e escritas desenvolvidas e avaliação escrita e oral.
Referências bibliográficas

ABAD, J. Usos y funciones de las artes en la educación y el desarrollo humano. In:
JIMÉNEZ, Lucina; AGUIRRE, Imanol & PIMENTEL, Lucia G. (coords). Educación
artística, cultura y cidadania. Madrid: Fundación Santillana/OEI. 2009.
AGUIRRE, I. & JIMÉNEZ, L. Diversidad cultural y educación artística. In: JIMÉNEZ,
Lucina; AGUIRRE, Imanol & PIMENTEL, Lucia G. (coords).  Educación artística,
cultura y cidadania. Madrid: Fundación Santillana/OEI. 2009.
BARBOSA, A. M. Arte e Inclusão. In: ANDRIES, André (org.) Caderno de Textos:
educação, arte, inclusão. Volume 1 número 1. Rio de Janeiro: FUNARTE. 2002.
________. Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad. 1985.
________. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva: 1978.
DA MATTA, R. Você tem cultura?. Jornal da Embratel. Rio de Janeiro. 1981.

5 comentários:

  1. Estou precisando de orientações para fazer um planejamento de artes visuais para as séries do ensino fundamental II.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei do seu belo trabalho parabens me auxiliou bastante bjs

      Excluir
  2. Boa noite. muito bom esse material porém eu também estou precisando de uns planos de aula para o eixo artes visuais urgente.

    ResponderExcluir
  3. É muito bom o seu trabalho ajuda bastante aos professores de outros estados a compartilhar do seu trabalho obrigada.

    ResponderExcluir