Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 31 de março de 2013

PROJETO conhecimento global do ser humano


PROJETO conhecimento global do ser humano


Atividades
• Textos informativos
• Músicas relacionadas ao tema
• Pesquisas
• Jogos
• Conversas e debates
• Preparação de palestras e /ou entrevistas
• Confecção de murais e cartazes
• Recorte e colagem de gravuras , palavras
• Cartazes com regras de higiene
• Caça - palavras
• Palavras Cruzadas
• Quebra-cabeça
• Bonecos
• Calendários
• Literatura infantil
• Atividades Matemáticas
• Fichas com palavras e novos vocabulários
• Dobraduras
• Dinâmicas de grupo
• Seqüência de figuras (ordenação)
• Reprodução de histórias
• Recontos
• Desenhos
Apresentação do projeto:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.

Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar , enfim, a sociedade.

O grupo não só integrará trabalhos no contexto da alfabetização propriamente dita, mas seguirá o caminho da interdisciplinaridade e dos temas transversais propostos.




Objetivos:
• Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
• Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
• Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
• Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;
• Estabelecer uma relação com a sociedade;
• Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
• Conhecer seus antepassados;
• Identificar tipos de moradia e formas de construções;
• Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Procedimentos:
• Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;
• Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
• Ler diferentes tipos de textos;
• Produzir textos;
• Realizar atividades diárias de higiene;
• Entender o papel da escovação dentária;
• Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;
• Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
• Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
• Montar painéis;
• Construir cartazes;
• Confeccionar bonecos, fantoches, dedotes;
• Elaborar com os alunos regras de higiene;
• Desenvolver atividades lúdicas;
• Dramatizar histórias;
• Organizar entrevistas e pesquisas;
• Registrar experiências vividas pelo grupo.
Conteúdos relacionados ao projeto:
Português
• Leitura e interpretação de texto e histórias;
• Formação de palavras e frases;
• Produções de texto;
• Alfabeto(maiúsculo ,minúsculo)
• Introdução a letra cursiva;
• Ordem alfabética;
• Pontuação
• Rimas
• Gênero, número e grau do substantivo
• Sílabas e números de letras.
Matemática
• Seqüência numérica;
• números pares e ímpares;
• Ordem crescente e decrescente;
• Números ordinais;
• Noções das 4 operações fundamentais;
• Situações- problemas;
• Formas geométricas;
• Altura, peso, maior, menor
• Sucessor e antecessor
Ciências
• Partes do corpo;
• Cuidados com o corpo ;
• Prevenção as doenças;
• Órgãos do sentido e suas utilidades;
• Cuidados ao meio ambiente;
• Limpeza e conservação do meio onde vivem.

História e Geografia
• Árvore genealógica;
• Membros Integrante da família;
• Localização da moradia;
• Partes da casa;
• Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;
• Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);
Atividades
• Textos informativos
• Músicas relacionadas ao tema
• Pesquisas
• Jogos
• Conversas e debates
• Preparação de palestras e /ou entrevistas
• Confecção de murais e cartazes
• Recorte e colagem de gravuras , palavras
• Cartazes com regras de higiene
• Caça - palavras
• Palavras Cruzadas
• Quebra-cabeça
• Bonecos
• Calendários
• Literatura infantil
• Atividades Matemáticas
• Fichas com palavras e novos vocabulários
• Dobraduras
• Dinâmicas de grupo
• Seqüência de figuras (ordenação)
• Reprodução de histórias
• Recontos
• Desenhos
Material didático/ recursos
• Livros didáticos,
• CDs/ som
• Sucatas
• Papéis diversos
• Internet/computador/softwares
• Folhas xerocadas
• Tintas e pincéis
• Lápis coloridos e giz de cera
• Hidrocor
• Máquina fotográfica
• Painéis
• Vídeo
• Revista/ jornais
• Livros de literatura infantil
• Cola
• Tesoura
• Tecidos
• Produtos de higiene
• Produtos de limpeza
• Argila
• Espelho
Eventos relacionados ao projeto:
• Exposição dos bonecos de cada criança
• Palestras com médicos ou dentistas
• Semana da higiene com exposição de materiais relacionados ao tema
• Dramatização de peças com bonecos, fantoches
• Exposição de fotos do Projeto;
• Exposição de cartazes confeccionados.
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.

Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
• Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
• Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
• Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
• Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário