Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 20 de março de 2013

PROJETO REFORÇO


PROJETO   REFORÇO
JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista a multiplicidade de dificuldades apresentadas por parte de nossa clientela e a necessidade de promover progresso em suas aprendizagens para que possam prosseguir seus estudos, promoveremos recuperação nas disciplinas em que o aproveitamento for insatisfatório.

ESSAS ATIVIDADES DEVERÃO OCORRER:
• De forma contínua, como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento das aulas regulares;
• De forma paralela, ao longo do ano letivo e em horário diverso às aulas regulares.

OBJETIVOS:
• Criar uma nova via de acesso ao conhecimento;
• Estimular a curiosidade e o prazer em aprender, dando novos significados a velhos

CONTEÚDOS;

• Possibilitar a aceleração dos estudos, através de diferentes metodologias;
• Possibilitar que inserção do aluno no mundo de trabalho;
• Preparar o aluno para enfrentar que complexidade da vida em sociedade.

DESENVOLVIMENTO:

Após elaboração da listagem dos alunos que freqüentarão o reforço e ciência dos pais, iniciaremos o reforço que acontecerá de segunda a quinta- feira.Todas sextas, as professoras elaborarão as atividades e materiais que serão utilizados. Foram aplicadas inicialmente sondagens, cujos resultados determinaram os conteúdos que serão desenvolvidos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação terá especial importância auxiliando no progresso dos resultados, através do diagnóstico de dificuldades e programação das atividades. Quinzenalmente, as professoras em seus diários, farão relatório dos resultados obtidos com o desenvolvimento das atividades e interesse dos alunos em realizá-las. Bimestralmente, as professoras de sala de aula e reforço, preencherão quadro com as principais dificuldades detectadas em sala de aula e reforço para direcionamento das ações.
Sementes: O objetivo é de vivenciar com as crianças o nascimento e desenvolvimento de uma planta através de atividades como plantio de sementes, os componentes que a planta precisa para crescer e a importância das plantas em nossas vidas.


Água: O objetivo é reafirmar a importância e utilidade da água em nossa vida.
Devemos preservar a água dos rios, lagos e mares tão importantes para a sobrevivência das espécies do nosso planeta.

Animais: O objetivo é de vivenciar a importância e utilidade dos animais em nossa vida. Dessa forma aprendemos a classificá-los quanto ao tipo de reprodução, corpo, número de patas e outros.

Encaminhamentos metodológicos:
Assistir um filme sobre reciclagem de lixo.
Fazer coleta seletiva
Realizar oficina de reciclagem de papel
Músicas do tema
Visitar um horto e plantar as mudas
Plantas com as crianças sementes.

Você pode trabalhar com esses itens e depois montar com eles um livro e uma exposição. É bem legal!Para a exposição, você pode fazer brinquedos com material reciclável. Ex: carrinhos de garrafas pet.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Para Alfabetizar os Alunos
• organize a classe de maneira que todos os alunos possam participar dos projetos
• leia diariamente para eles
• escreva na lousa ou num cartaz o título do texto lido e o nome dos personagens (se houver)
• peça que reproduzam o que você leu, como souberem
• coloque material de leitura ao alcance dos alunos
• comente sobre livros ou outros textos que você leu e achou interessantes
• trabalhe com textos que permitam memorização, organize coletâneas com eles e incentive o aluno a fazer leitura de memória
• leve para a sala de aula embalagens vazias, folhetos de propaganda, catálogo de livros etc
• crie situações em que a escrita se faça necessária
• faça produção coletiva de textos
• procure ler o que os alunos rabiscam ou tentam escrever - traduza para a escrita convencional
• distribua letras móveis e desafie-os a formar e ler palavras
• ofereça jogos e incentive-os a jogar
• elogie todas as tentativas dos alunos

Trabalho com Classes Heterogêneas
Atividades das quais todos participam:
• conversas e debates
• leitura, compreensão e interpretação de texto
• produção de texto: coletiva, em grupos, dupla e individual
• recriação de texto de outros autores

Atividades para alunos não alfabetizados:• jogos para:
o reconhecer letras
o relacionar som e grafia
o perceber como se combinam letras formando palavras
o leitura apoiada principalmente na memória e na ilustração
o escuta de leitura
o compreensão e interpretação de textos (oralmente, através de desenhos, dramatizações, tentativas de escrita)
Atividades exclusivas para alunos alfabetizados:
• jogos para aperfeiçoar:
o grafia das palavras
o aspectos gramaticais
o segmentação de palavras e frases
• uso de dicionário
• trabalho independente de leitura e escrita
• revisão de texto (auto correção)
• reescrita de texto - coletiva, em duplas, individualmente

Sugestões de atividades
Atividades das quais todos participam:
• Leitura de histórias e outros textos
o desperta e desenvolve o gosto pela leitura;
o favorece o conhecimento intuitivo da escrita;
o possibilita a internalização do discurso escrito - por exemplo, a leitura freqüente de texto narrativo favorece a apropriação da estrutura da narrativa e do uso de elementos de coesão, contribuindo para que o aluno produza textos mais claros e coerentes
• Elaboração de jornal  que possibilita que o aluno se exercite na produção de diferentes tipos de textos (narrativo, informativo, argumentativo, publicitário, humorístico etc;
O desenvolve habilidades de planejamento, coleta e organização de informações; escolha do tipo de texto mais adequado à finalidade definida; planejamento do texto a ser escrito, de acordo com a modalidade textual (narrativo, publicitário, argumentativo etc; revisão e reescrita de texto; diagramação; ilustração.
• Títulos (de histórias e outros textos) o favorecem a leitura do texto (ajudam a antecipar o conteúdo / mensagem do texto) o ajudam a estabelecer relação entre texto e contexto (construção do sentido) o contribuem para a alfabetização inicial:
são modelos de escrita  convencional - quando, após uma leitura feita, o professor registra o título na lousa ou num cartaz para o aluno copiar no caderno;
 levam a pensar sobre  a  escrita - quando o aluno é solicitado a escrever o título da história lida, da forma que sabe; possibilitam observar a separação das palavras numa frase;
o podem ser utilizados em diferentes atividades (dar títulos a desenhos, contos etc.
• Trabalho com nomes próprios
o os nomes próprios são um ótimo ponto de partida para a alfabetização porque:
 são palavras
§ significativas para os alunos;
 funcionam como modelos estáveis de escrita
§ convencional;
 propiciam o confronto entre diferentes escritas (diferentes
§ nomes têm letras diversas, diferentes quantidades e arranjos de letras);
§ fornecem informações sobre letras e outras convenções da escrita de palavras (variedade, quantidade, posição das letras na palavra).
• Atividades com letras móveis
o facilitam a alfabetização inicial porque:
 os
§ alfabetizandos arriscam-se mais em suas tentativas de escrita e corrigem com mais rapidez e menos esforços quando erram;
 favorecem a reflexão sobre a
§ escrita: que letras usar, quantas, em que ordem;
 estimulam a cooperação
§ entre os colegas - os mais adiantados ajudam os que têm dificuldade.
• Jogos
o levam ao reconhecimento das letras do alfabeto;
o ajudam a relacionar som e grafia
o contribuem para a percepção de como se combinam letras para formar palavras;
o fixam a grafia correta de palavras mais usuais;
o favorecem a aprendizagem de conteúdos gramaticais.
• Revisão e escrita coletiva e individual de texto
o desenvolve a consciência da necessidade de estruturar bem o texto, evitando lacunas e repetições, utilizando eixos de coesão próprios da escrita e pontuação;
o favorece o uso adequado da concordância verbal, nominal e pronominal;
o contribui para a grafia correta das palavras mais usadas.
• Trabalho com rimas: poesias, letras de músicas, parlendas, adivinhas etc
o desperta e desenvolve o gosto por esse tipo de texto;
o desenvolve a sensibilidade e a consciência sonora, fundamentais para a alfabetização;
o familiariza o aluno com aspectos discursivos do texto poético: rima, ritmo, repetição, uso de metáforas e aspectos gráficos de organização desse tipo de texto;
o por ser fácil de memorizar, o texto poético pode ser usado na alfabetização inicial: como modelo de escrita convencional; como texto para leitura de memória; para atividades lúdicas do tipo: descobrir a palavra que falta, colocar em ordem os versos, remontar estrofes, recortando e colando as palavras da poesia, canção ou parlenda etc.
• Trabalho com rótulos e propagandas
o possibilita o reconhecimento de nomes de marcas conhecidas;
o propicia o contato com diferentes tipos de letras;
o funciona como modelo de escrita convencional;
o leva a pensar sobre como se estruturam as palavras (letra inicial e final, relação entre som e grafia, posição das letras na palavra);
o favorece a capacidade de grafar um certo número de palavras e frases curtas (apoiando-se na memória) mesmo antes de estar alfabetizado.


Planejamento Anual
2º ano

Língua Portuguesa

1º Bimestre

Objetivos
Oralidade:
1- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
2- Ouvir com atenção respeitando diferentes opiniões
Leitura:
3- Socializar as experiências de leitura.
Escrita:
4- Produzir listas e bilhetes
5- Escrever textos memorizados
6- Revisar seus registros.
Ortografia:
7- Utilizar os conhecimentos sobre a ortografia nas produções escritas

Conteúdos:
• Produção de listas e bilhetes
• Escrita de textos memorizados( cantigas e parlendas)considerando a separação entre palavras
• Produção de diário de bordo por um aluno a cada dia
• Relato de experiências,idéias e opiniões de forma clara e ordenada
• Leitura de poesias utilizando diferentes estratégias;
• Utilização e empréstimos de livros da BEI;
• Realização de combinados;
• Organização da rotina;

Gramática

• Ordem alfabética.

Ortografia

• Regularidades ortográficas –dígrafos
• Pontuação : vírgula e enumerações (uso em listas )


Gêneros

• Bilhetes
• Listas
• Poesia
• Músicas(cantigas) e parlendas
• Diário de bordo
• Regras de instrução ( combinados e rotina)





2º Bimestre

Objetivos
Oralidade:
1- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
2- Utilizar a linguagem oral com clareza expressando-se por meio de argumentações
Leitura:
3- Ler e interpretar com autonomia.
Escrita:
4- Reescrever fábulas e Contos de Fadas preocupando-se com aspectos que caracterizam o gênero
5- Preocupar-se com a coerência e coesão do texto reescrito
6- Revisar seus registros

Ortografia:
7- Compreender a utilização das letras intercaladas
8- Compreender o uso da letra maiúscula

Conteúdos:

• Reescrita coletiva e individual de fábulas e Contos de Fadas considerando a divisão do texto em frases utilizando recursos do sistema de pontuação
• Produção de diário de bordo por um aluno a cada dia
• Participação em diálogos e debates argumentando e respeitando as opiniões dos demais
• Leitura autônoma de cartas e diferentes gêneros
• Utilização e empréstimos de livros da BEI
• Retomada de combinados
• Organização da rotina

Gramática
• Substantivo – Gênero e número

Ortografia
• Regularidades ortográficas –letras intercaladas
• Pontuação:parágrafo e ponto final
• Uso da letra maiúscula
Gêneros
• Fábulas
• Contos de Fada
• Cartas
• Diário de bordo
• Regras de instrução (combinados e rotina)

3º Bimestre

Objetivos
Oralidade:
1- Utilizar a linguagem oral com clareza, expressando-se coerentemente;
2- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
Leitura:
3- Ler com autonomia;
4- Localizar informações em textos.
Escrita:

5- Reescrever lendas
6- Produzir textos com coerência preocupando-se com:
6 . 1 - Questões ortográficas;
6 . 2 - Questões de pontuação;
6 .3 - Revisão textual;
6. 4 – Coerência e coesão.

Ortografia:
7-Compreender a utilização do dicionário para resolver dúvidas ortográficas
8-Compreender a utilização dos sons do X

Conteúdos:
• Reescrita coletiva e individual de lendas respeitando a organização das idéias de acordo com as características do gênero
• Narração de histórias conhecidas respeitando a temporalidade e o encadeamento dos fatos
• Produção de diário de bordo por um aluno a cada dia
• Valorização da leitura literária folclórica como fonte de apreciação e prazer
• Utilização e empréstimos de livros da BEI
• Retomada de combinados
• Organização da rotina


Gramática
• Substantivo – Grau
Ortografia
• Utilização do dicionário
• Pontuação:maiúscula inicial,ponto final,exclamação e reticências
• Os sons do X


Gêneros
• Lendas
• Mitos
• Provérbios
• Trava-línguas
• Adivinhas
• Piadas
• Diário de bordo
• Regras de instruções (combinados e rotina)
• Receita

4º Bimestre


Objetivos
Oralidade:
1- Interagir com os grupos com os quais se relacionam acolhendo e respeitando as diferentes formas de falar;
2- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
Leitura:
3- Valorizar a leitura como fonte de apreciação e prazer;
4- Ler com fluência;
5- Interpretar diferentes tipos de textos.
Escrita:

6- Produzir anúncios e histórias em quadrinhos
7- Produzir textos com coerência preocupando-se com:
7.1- Questões ortográficas;
7.2- Questões de pontuação;
7.3- Revisão textual;
7.4- Coerência e coesão
Ortografia:
8- Compreender a utilização do uso do “mp” e “mb”.

Conteúdos:
• Produção coletiva e individual de histórias em quadrinhos e anúncio utilizando estratégias de escrita:planejar o texto,redigir rascunhos,revisar e cuidar da apresentação com orientação
• Leitura e escuta de textos informativos emitindo opiniões e indicando preferências
• Produção do diário de bordo por um aluno a cada dia
• Uso da descrição como elemento enriquecedor da narração e da exposição oral para caracterizar personagens e objetos e definir cenários
• Retomada de combinados
• Organização da rotina
Gramática
• Singular e plural
Ortografia
• Uso do “mp” e “mb”
• Pontuação: dois pontos e travessão
• Dicionário.
Gêneros –Jornalísticos
• Anúncio
• Histórias em quadrinhos
• Texto informativo
• Reportagem
• Notícia
• Diário de bordo
• Regras de instruções (combinados e rotina)


MATEMÁTICA

1º Bimestre

Objetivos:
1- Conhecer numerais até 100;
2- Compreender o significado das ordens do sistema de numeração decimal;
2.1-Resolver operações de adição simples;
2.2-Resolver operações de subtração simples;
3- Resolver situações problema e construir a partir delas, o significado das operações fundamentais;
4- Identificar figuras geométricas planas;
5- Estabelecer referências entre as medidas de tempo;
6- Reconhecer o antecessor e o sucessor dos números.


Conteúdos:
• Reconhecimento de números no contexto diário;
• Leitura e escrita de números naturais até 100;
• Utilização do material dourado;
• Cálculo de adição e subtração por meio de estratégias pessoais e algumas técnicas convencionais;
• Análise,interpretação e resolução de situações- problema;
• Observação de formas geométricas presentes em elementos naturais ou objetos e suas características;
• TANGRAN- Percepção de semelhanças e diferenças entre as formas geométricas planas. Estimulação da criatividade e imaginação;
• Identificação de unidades de tempo (dia, semana, mês, ano) e utilização de calendário.




2º Bimestre

Objetivos:
1- Representar e ordenar numerais naturais de 1 a 300;
2- Desenvolver procedimentos de cálculo:
2.1- Resolver operações de adição com reserva;
2.2- Resolver operações de subtração com recurso;
2.3-Adquirir procedimentos de multiplicação e divisão simples usando estratégias pessoais;
3- Interpretar e resolver situações problema;
4- Identificar formas geométricas espaciais;
5- Utilizar gráficos e tabelas para facilitar a leitura e interpretação de informações;
6- Identificar medida de comprimento.

Conteúdos:
• Leitura e escrita de números naturais de 1 a 300;
• Operações fundamentais (adição com reserva e subtração com recurso)
• Análise,interpretação e resolução de situações- problema;
• Cálculo de multiplicação e divisão por meio de estratégias pessoais;
• Estabelecimento de comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos;
• Leitura e interpretação de informações matemáticas contidas em imagens;
• Coleta de dados e elaboração de formas para organizá-los;
• Identificação de medidas de comprimento e sua utilização no dia- a- dia.
• Dimensionamento de espaços,percebendo relações de tamanho e forma


3º Bimestre

Objetivos:
1- Representar e ordenar numerais naturais até 600;
2- Desenvolver procedimentos de cálculo:
2.1- Resolver operações de adição com reserva;
2.2- Resolver operações de subtração com recurso;
2.3- Resolver multiplicação simples;
2.4- Resolver divisão por meio de estratégias pessoais;
3- Interpretar e resolver situações problema;
4- Formular situações problema;
5- Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e o seu uso social;
6- Desenvolver procedimentos de cálculo utilizando a calculadora.
7- Compreender a leitura de horas.

Conteúdos:
• Leitura e escrita de números naturais até 600;
• Operações fundamentais (adição com reserva e subtração com recurso)
• Análise,interpretação e resolução de situações problema;
• Realizar cálculo de multiplicação e divisão simples por meio de estratégias pessoais;
• Sistema monetário;
• Uso da calculadora para verificação e controle de cálculos;
• Leitura de horas pela comparação de relógios digitais e analógicos.


4º Bimestre
Objetivos:
1- Representar e ordenar numerais naturais até 1000;
2- Desenvolver procedimentos de cálculo:
2.1- Resolver operações de adição com reserva;
2.2-Resolver operações de subtração com recurso;
2.3-Resolver cálculo de multiplicação;
2.4-Resolver divisão simples por meio de técnica operatória;
3- Ler, interpretar e solucionar situações problema;
4- Utilizar gráficos e tabelas para facilitar a leitura e interpretação de informações;
5- Identificar medidas de volume e massa.

Conteúdos:
• Leitura e escrita de números naturais até 1000;
• Decomposição das escritas numéricas
• Operações fundamentais (adição com reserva, subtração com recurso, multiplicação simples e divisão simples);
• Situações problema;
• Leitura e interpretação de informações matemáticas contidas em imagens;
• Coleta de dados e elaboração de formas para organizá-los;
• Identificação das medidas de volume e massa em situações diárias.


CIÊNCIAS

1º Bimestre


Objetivos:

1- Perceber a importância dos hábitos de higiene
2- Reconhecer a importância da alimentação saudável.
3- Conhecer os órgãos dos sentidos e suas funções.

Conteúdos
• Conhecimento de condições para o desenvolvimento e preservação da saúde em relação à higiene pessoal e alimentação;
• Reflexão sobre o consumo indiscriminado de determinados alimentos prejudiciais à saúde;
• Compreensão da saúde como equilíbrio de fatores físicos , psíquicos e sociais
• Comparação do corpo e do comportamento humano respeitando a semelhanças e diferenças;
• Conhecimento das necessidades e funções dos órgãos dos sentidos.


2º Bimestre

Objetivos:

1- Reconhecer características e comportamento de animais.
2- Conscientizar-se sobre a importância da preservação do meio ambiente reconhecendo-se como agente transformador e multiplicadores.

Conteúdos
• Comparação entre animais: aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios.
• Conhecimento sobre animais peçonhentos e transmissores de doenças.
• Reflexão sobre os animais em extinção.
• Estabelecimento de relações entre as condições do ambiente em que vivem os animais e suas características
• Compreensão de ações voltadas para a preservação do meio ambiente




3º Bimestre

Objetivos:
1- Conhecer as partes da planta.
2- Reconhecer o processo de reprodução dos vegetais.

Conteúdos
• Observação das partes das plantas.
• Conhecimento sobre a reprodução dos vegetais.
• Reflexão sobre plantas nocivas a saúde.
• Observação e comparação dos diferentes ambientes naturais e modificados no que se refere à presença de água,seres vivos,ar,luz,calor e solo.


4º Bimestre

Objetivos:
1- Reconhecer processos e etapas de transformação de matérias em objetos.
2- Identificar diferentes matérias-primas.
3- Compreender o uso consciente dos materiais recicláveis.

Conteúdos:
• Conhecimento sobre matéria-prima e seu processo de transformação.
• Compreensão da coleta seletiva e o uso consciente dos materiais recicláveis.
• Conhecimento de alternativas sustentáveis e experiências transformadoras na relação com o meio ambiente
• Investigação de processos artesanais ou industriais da produção de objetos e alimentos ,reconhecendo a origem das suas propriedades,matérias-primas,algumas etapas e características de determinados processos,relacionando-os aos seus usos.



HISTÓRIA

1º Bimestre

Objetivos
1- Identificar a formação do povo brasileiro com influências de algumas etnias
2- Entender a história como a construção do homem dentro de um espaço que vai sendo transformado

Conteúdo
• Identificação do povo brasileiro,através do conhecimento,na atualidade de algumas etnias:indígenas,africanas,européias e asiáticas
• Influências étnicas na formação do povo brasileiro a partir de suas contribuições
( alimentação,língua,manifestações artísticas e culturais)


2º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer a historia da escola
2- Obter informações por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente

Conteúdo
• Compreensão da origem do nome da Escola
• Conhecimento da biografia e imagem do patrono
• Comparação por meio de fotos e relatos para verificar mudanças ocorridas na escola
• Conhecimento dos direitos das crianças por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente



3º Bimestre

Objetivos
1- Compreender sua história de vida identificando sua origem e de seus familiares
2- Conhecer diversas manifestações locais e regionais:religiosas ,artísticas e culturais

Conteúdo
• Conhecimento de sua história de vida,identificando sua origem
• Identificação do povo brasileiro por meio de diferenças regionais
• Identificação de antigos moradores do bairro , formas de lazer,lendas,brincadeiras,músicas e danças atuais e de outras épocas;
• Comparação de aspectos com outras comunidades e relacionando-os a outros espaços


4º Bimestre

Objetivos
1- Identificar a evolução dos meios de transportes e de comunicação.
2- Adquirir procedimentos de observação e comparação entre o passado e o presente

Conteúdo
• Comparação entre os meios de transportes e comunicação do passado e do presente
• Identificação das mudanças dos meios de transporte e de comunicação que ocorreram com o passar do tempo
• Conhecimento de algumas evoluções tecnológicas


GEOGRAFIA

1º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer e localizar as dependências da escola e os funcionários
2- Identificar a rua,bairro e cidade onde moram

Conteúdos:
• Infra-estrutura local:habitação,educação e locais do bairro
• Características do ambiente onde vivem
• Observação,descrição,representação,construção de explicações sobre mudanças ocorridas no espaço bairro/escola


2º Bimestre

Objetivos:
1- Conhecer e discutir as mudanças ocorridas na paisagem provocada pela ação humana
2- Reconhecer e concientizar-se sobre as transformações ocorridas no espaço por fatores físicos e ambientais

Conteúdos:
• Comparação das diferentes formas em que a natureza se apresenta na paisagem local;
• Relações que indivíduos e sociedade estabelecem com a natureza e suas conseqüências
• Relações entre as transformações nas paisagens provocadas por ações humanas e fenômenos naturais


3º Bimestre

Objetivos:
1- Desenvolver noções de cartografia,compreendendo a divisão do país em estados e regiões
2- Estabelecer relações entre regiões e diferenças culturais

Conteúdos:
• Relações entre as pessoas e o lugar:as condições de vida,as histórias,as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem
• Respeito aos costumes e regras de convivência
• Leitura de imagens ,paisagens e textos enfocando a diversidade regional e cultural


4º Bimestre

Objetivos:
1- Compreender a necessidade de conservação e do uso adequado dos recursos naturais.
2- Desenvolver atitude de respeito consciente no tratamento da natureza

Conteúdos:
• Conservação do meio ambiente.
• Formação de valores para preservação do meio ambiente
• Utilização racional dos recursos naturais numa perspectiva de sustentabilidade e preservação do espaço geográfico.



ARTES

1º Bimestre

Objetivos
1- Expressar-se através de diferentes linguagens artísticas ( artes visuais ,teatro e dança)
2- Valorizar os bens artísticos e o patrimônio cultural humano
3- Ampliar o repertório para a construção de um percurso criador próprio
4- Conhecer vida e obra de Adélio Sarro

Conteúdo

• Experimentação e pesquisa pelos alunos em suas produções artísticas nas diversas modalidades das artes visuais como:
1.1 Pintura sobre papel,papelão ,tela,etc.
1.2 Colagem, usando imagens prontas e papéis variados
1.3 Dobradura e modelagem
• Vida e obra de Adélio Sarro (biografia)


2º Bimestre

Objetivos
1- Expressar-se através de diferentes linguagens artísticas
2- Desenvolver atenção e concentração na realização das atividades que necessitam de coordenação motora fina ,criatividade e paciência
3- Conviver com produções artísticas
4- Conhecer obras de arte por meio de contato com reproduções
5- Apreciar,criar e recriar obras de Adélio Sarro


Conteúdo
• Experimentação e pesquisa pelos alunos em suas produções artísticas nas diversas modalidades das artes visuais como:
1.1 Desenho livre ou dirigido,propondo tema
1.2 Desenho ,pintura,colagem,recorte e gravura
• Apreciação e análise de produções do pintor Adélio Sarro
• Releitura das obras de Adélio Sarro



3º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer,vivenciar e usufruir de diferentes músicas brasileiras e folclóricas
2- Ampliar o conceito de música e estilo: populares e eruditos

Conteúdo
• Musicas popular e erudita
• Musicas brasileira e folclórica
• Reflexão sobre as idéias, impressões e sentimentos despertados em cada um a partir da fruição de produções musicais.


4º Bimestre


Objetivos
1- Conhecer e experimentar diferentes manifestações culturais: teatro e dança
2- Experimentar,utilizar e pesquisar materiais e técnicas artísticas

Conteúdo
• Dramatização
• Conhecimento de danças populares brasileiras através de pesquisa e vídeos
• Técnicas artísticas usando materiais diversos


EDUCAÇÃO FISICA

1º Bimestre

Objetivos
1- Participar de diferentes atividades corporais pessoais e da comunidade procurando adotar uma atitude cooperativa
2- Resgatar brincadeiras e jogos cooperativos
3- Adotar atitudes de respeito,dignidade e solidariedade em situações coletivas
4- Elaborar e respeitar regras,compreendendo as suas funcionalidades e estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os colegas

Conteúdo

• Jogos competitivos e cooperativos
• Discussão das regras dos jogos




2º Bimestre


Objetivos
1- Valorizar as atividades corporais como meio para manutenção da saúde e qualidade de vida
2- Participar de jogos e brincadeiras representando as regras estabelecidas pelo grupo.
3- Participar de diferentes atividades corporais pessoais e da comunidade procurando adotar uma atitude cooperativa



Conteúdo
• Atividades corporais
• Jogos e brincadeiras
• Relaxamento
• Regras



3º Bimestre

Objetivos
1- Executar exercícios de lateralidade, de orientação, espaço-temporal e de ritmo.
2- Resgatar e participar de brincadeiras folclóricas


Conteúdo
• Brincadeiras de roda e folclóricas
• Manifestação da cultura corporal
• Noções de lateralidade e espaço-temporal

4º Bimestre

Objetivos
1- Participar de atividades rítmicas, brincadeiras e jogos

Conteúdo
• Conhecimento e vivência das manifestações no que se refere à: rodas, cantigas,brincadeiras,danças,ginásticas e esportes,discutindo sua importância no contexto histórico/social

Orientações Didáticas _ 2º ano / Ciclo I

Língua Portuguesa
Estratégias
• Roda de conversa
• Roda de leitura
• Agrupamentos e duplas produtivas
• Atividades diversificadas de escrita e leitura
• Intervenções individuais
• Jogos de alfabetização
• Projetos
• Atividades seqüenciadas

Matemática
Estratégias
• Situações-problema
• Agrupamentos e duplas produtivas
• Atividades diversificadas
• Intervenções individuais
• Jogos matemáticos
• Roda de conversa
• Projetos

História, Geografia, Ciências e Artes.
Estratégias
• Roda de leitura
• Roda de conversa
• Trabalho em grupo
• Pesquisa
• Atividades seqüenciadas
• Projetos

Educação Física
Estratégias
• Roda de conversa
• Roda de Leitura
• Atividades físicas e corporais
• Brincadeiras
• Intervenções


Avaliação
A avaliação é processual e continua, pois se apresenta inicialmente numa fase diagnostica (ponto de partida) e conseqüentemente passa a ser diária, acompanhando os avanços conquistados do aluno.


Período de duração: 2º bimestre
População Alvo: Maternal, Pré-1, Pré-2 e Pré-3


Justificativa

Oportunizar as crianças a vivência de situações de leitura através da abordagem de diferentes manifestações literárias proporcionando-lhes prazer na medida em que atende as necessidades de ludismo e de informação da criança.

Música

Objetivo: Interessar-se pela leitura de diferentes tipos, como fonte de prazer e entretenimento.

Desenvolvimento:

• Paródia de histórias
• Brincadeiras cantadas: Seu lobo
• Letras de músicas
• Bibliografia de compositores famosos
• Revistas de música
• Rimas
• Escolher uma música que combine com o texto lido.

Movimento

Objetivo: Desenvolver a comunicação e a expressão através dos jogos e brincadeiras.

Desenvolvimento

• Baú de objetos e brinquedos úteis para o faz de conta
• Cabideiro com roupas velhas de adultos ou fantasias
• Imitações e jogos de faz-de-conta
• Dança.
• Livro: Catarina e o urso preguiçoso (trabalha aspectos psicomotores, locomoção, equilíbrio, lateralidade).
• Desenvolvimento de atividades de expressão corporal como mímica e jogos teatrais.

Artes Visuais

Objetivos: Expressar-se por meio de gestos, posturas, linguagem oral e produções artísticas.

Desenvolvimento

• Utilização de modelagens, recortes, pinturas, desenhos, colagens e diferentes formas de fazer artístico para criar ou recontar histórias.
• Elaboração de pequenos cenários e figurinos (com papéis/jornais) para que a criança faça extrapolação do texto lido.
• Utilização de sucatas para construção de personagens e cenários para contar histórias
• Ilustração de uma parte do livro.
• Confecção de ilustrações novas para um livro
• Confecção de livros
• Confecção de livros-vivos (Livro das sensações)
• Construção de máscaras e de quebra-cabeça que representam os personagens.
• Confecção de fantoches com sucatas
• Confecção de maquetes com materiais diversos
• Leitura de obras de arte.

Natureza e Sociedade

Objetivo: Participar de diferentes situações de comunicação para interação e demonstrar curiosidade.

Desenvolvimento

• Visita a Biblioteca Municipal
• Possibilitar às crianças os empréstimos de livros, onde possa estar provocando momentos de leitura em casa, junto com seus familiares. (Cidadania)
• Criação do livro de história (1º livro)
• História do livro
• Escritor (autor), editor, ilustrador
• Inauguração de cantinhos: Gibis, revistas e jornais, fantasias
• Realização de pesquisa sobre a vida e a obra de autores trabalhados
• Montar o jornal mural das informações da turma podendo transformar-se em espaço de troca entre turmas da escola
• Organização de um Tribunal para defender personagens opostos (bruxa e princesa por exemplo).



Linguagem oral e escrita

Objetivos:

• Desenvolver interesse e curiosidade pela linguagem.
• Escolher os livros para ler, apreciar e participar de rodas de empréstimo.
• Interessar-se por conhecer vários gêneros escritos e participar de diversas situações sociais na qual possa contar suas vivências, recontar histórias e ouvir as de outras pessoas.

Desenvolvimento

• Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar vivências, vontades, necessidades e sentimentos nas diferentes situações de interação com a linguagem escrita.
• Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
• Reconto de histórias conhecidas com aproximação das características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor.
• Promoção de teatros, dramatizações.
• Disposição de um acervo de livros em sala de aula, possibilitando à criança escolha de suas leituras e contato com livros.
• Reconto de história através de objetos, utilizando-os como personagens.
• Construção de textos coletivos, lista de palavras.
• Participação de situações em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
• Extrapolação de história dos livros, buscando em seus entremeios, situações que a criança possa vivenciar. Ex: Chapeuzinho Vermelho – Confecção de doces (receitas).
• Escrita do início, meio e final da história, tendo o professor como escriba.
• Listar coletivamente os títulos do texto que os alunos mais gostaram e discutir com eles o por quê;
• Trabalho com poesias, parlendas, trava-línguas, folhetos, jornais, revistas.
• Lendas, contos de fadas, fábulas, piadinhas.
• Convite a vir à escola Contadores de histórias ou uma Vovó de aluno.
• Criar e manusear um dicionário.
• Teatro de sombra.
• Declamação de poesias
• Quebra-poemas.
• Entrevista com um escritor
• Painel de poetas.
• Produzir uma revista de história em quadrinhos
• Criação de novos finais para a mesma história
• Criação de uma nova história com mesmos personagens
• Organização de um alfabetário de um livro
• Criação de rimas e poesias a partir de tema de livro

Matemática

• Objetivo: Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão aproximando a algumas noções matemáticas.

Desenvolvimento

• Contagem e Quantidade de livros lidos
• Montagem de Gráficos
• Marcação de tempo para leitura
• Dias da semana (Levar e devolver o livro do empréstimo)
• Seqüência, número de páginas
• Leitura de livros relacionados com a matemática
• Coleção de figurinhas
• Organização de álbum de figurinhas com a ficha pessoal de cada personagem.
• Elaborar jogos com as crianças a partir da história – jogo da memória , trilha, dominó etc
• Elaborar problemas orais de acordo com situações de uma história narrada
• Explorar as características dos personagens, tais como tamanho, peso, altura, o mais bravo, o selvagem, o doméstico, realizando assim atividades classificatórias
• Sugerir a confecção de um varal na classe com a seqüência das cenas da história. Perguntar Qual cena é a primeira? Qual vem depois? Qual é a última?
• Utilizar livros para explorar formas geométricas, lateralidade, espaço.

Culminância

• Feira do livro com apresentação dos trabalhos confeccionados pelos alunos.
• Baile à fantasia.

Avaliação

Observar a postura do aluno quanto à aproximação com a literatura, o gosto pela leitura, a participação nas atividades propostas.



“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça.” (Maria Dinorah).







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